- Autores: Ucrânia
- Cor de baga: roxa
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 8
- Produção: 4 t / ha
- Resistência à geada: Alto
- Compromisso: para consumo fresco, para fins culinários
- Período de frutificação: desde o início de junho e dura cerca de um mês
- Taxa de rendimento: Alto
A variedade de framboesa Maria foi criada por criadores ucranianos em 1987. É uma variedade muito especial que apresenta vantagens e desvantagens quando cultivada. Jardineiros em diferentes áreas devem considerar vários fatores.
Descrição da variedade
O arbusto de framboesa Maria é forte, reto, atinge 170-180 cm de altura e apresenta rebentos castanhos verticais. As folhas são grandes, a lâmina foliar é densa, tem uma borda clara, enrugada. Existem pequenos espinhos nos rebentos.
Termos de amadurecimento
Maria pertence a variedades com um período de maturação médio. As bagas podem ser colhidas 3-4 vezes desde o início de junho durante cerca de um mês.
Produção
O resultado da colheita é de cerca de 4 t / ha. Os jardineiros observam que mesmo se a irrigação for negligenciada durante o cultivo, a qualidade da colheita não mudará.
Bagas e seu sabor
Os frutos são de cor púrpura, os bagos são grandes, de forma regular, pesam cerca de 8 G. A polpa tem um sabor adocicado, caracterizada por um aroma pronunciado. As frutas podem ser utilizadas tanto frescas como para a confecção de doces, tortas, sucos e outros produtos culinários.
A vantagem da variedade é a preservação do sabor dos frutos silvestres durante toda a colheita. Além disso, os frutos mantêm sua apresentação por muito tempo e têm boa transportabilidade.
Recursos crescentes
Ao decidir plantar a variedade Maria no local, considere uma série de fatores.
Esta framboesa não é exigente quanto à composição do solo, por isso não desperdice energia nesta fase.
Uma das vantagens de Maria é um pequeno crescimento excessivo, ou seja, o mato não vai rastejar no local. Esse ponto deve ser levado em consideração na escolha do local para o plantio e na reprodução.
A variedade é caracterizada por alta resistência a pragas e doenças fúngicas.
É indesejável cultivar tais framboesas nas regiões do sul. Apesar de sua viabilidade em todas as condições, essa variedade não tolera o calor. Em temperaturas acima de +25 graus, as folhas começam a enrolar, o arbusto murcha. Os frutos também começam a secar sob a influência do sol. Portanto, a variedade é recomendada para cultivo na faixa do meio.
Seleção do local e preparação do solo
O plantio começa no início da primavera. Ao mesmo tempo, mesmo no outono, é importante desenterrar o local e adicionar matéria orgânica e cinzas de madeira. Além disso, não se esqueça de remover as ervas daninhas do cume. Como mencionado, a planta não tolera o calor, então escolha um local na sombra.
Normalmente, recomenda-se plantar framboesas desta variedade com fitas a uma distância de 70-90 cm uma da outra, as linhas são colocadas a uma distância de 150-200 cm. Se a variedade for plantada em economia industrial, então o o espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 250 cm. Após o plantio, as plantas são bem regadas e a cobertura vegetal é aplicada ...
Poda
Na primavera, os galhos danificados durante o inverno devem ser removidos. Eles são podados para o primeiro botão vivo. Durante o verão, você precisa limpar o arbusto do crescimento da raiz, mas geralmente esse processo não leva muito tempo - a variedade não é propensa a crescer demais. No outono, é permitido deixar de 7 a 8 brotos de reposição, e é melhor eliminar os caules restantes - o rendimento de um arbusto muito espesso pode ser reduzido.
Regar e alimentar
Esta variedade tem uma alta resistência à seca (não deve ser confundida com resistência ao calor!), Mas responde bem à umidade. Esta plantação precisa ser regada uma vez por semana e então - se a terra tiver tempo para secar. A cobertura morta é recomendada para reter a umidade no solo.
Se o arbusto for plantado em terra argilosa, ele não poderá ser alimentado nos primeiros 5 anos. Se o solo não for muito fértil, você pode usar os seguintes tipos de fertilizante:
no início da primavera, a nutrição de nitrogênio será útil, também não negligencie o fósforo, potássio, cálcio;
excrementos de pássaros ou verbasco diluído são relevantes uma vez no verão.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Raspberry Maria tem alta resistência à geada, pode suportar temperaturas de -30,35 graus. Para que o arbusto sobreviva com mais facilidade nesse período, é preciso desamarrar os galhos do arame, dobrar até o chão e cobrir com agrofibra. Quanto mais neve houver, melhor a planta resistirá ao inverno.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A variedade produz no máximo 5 brotos de reposição por ano, portanto se caracteriza por um processo de propagação lento. Para aumentar o crescimento das raízes, é permitido cortar raízes em um raio de 50 cm, essa manipulação ativa o desenvolvimento de novos brotos.
A reprodução dividindo o arbusto também é possível. Para isso, em um espécime adulto forte, a parte central é retirada e dividida em mudas separadas, que são plantadas em novas áreas. Nas raízes velhas deixadas no mesmo lugar, novos brotos também começarão a se desenvolver.
Para obter mudas, você pode tentar propagar a cultura por meio de estacas. Para fazer isso, selecione estacas com 2-3 botões, polvilhe-os horizontalmente, cubra com uma camada de palha.Remova a cobertura morta na primavera. Normalmente, pouco mais da metade das estacas estão enraizadas.