- Autores: Polônia
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: cedo
- Peso da baga, g: 6-8
- Produção: 3-5 kg por arbusto, até 20 t / ha
- Resistência à geada: acima da média
- Compromisso: universal
- Período de frutificação: Junho a julho e antes das geadas
A variedade de framboesa polonesa Lyachka também é conhecida como Lyashka. Os criadores desenvolveram uma cultura universal, cujos frutos encontraram uso generalizado. Eles podem ser um lanche delicioso e saudável ou ingrediente de sobremesa.
Descrição da variedade
Os semi-arbustos chegam a atingir 2,5 m de altura, mais parecidos com árvores de baga. Os rebentos são retos, poderosos, mas elásticos. A planta de tamanho médio é coberta por numerosos e pequenos espinhos. As folhas são pubescentes nas bordas, têm formato oval e dentes. Sua cor é um verde rico. Se os arbustos não forem aparados, a parte superior da planta terminará com um caule dobrado sob seu próprio peso. Durante a floração, pequenas flores brancas aparecem no arbusto, que são coletadas em uma escova.
Termos de amadurecimento
A framboesa Lyachka é uma variedade remanescente, por isso dá frutos várias vezes por temporada. As primeiras bagas amadurecem cedo. O período de frutificação cai em junho-julho (a data exata depende do clima) e dura até as primeiras geadas.
Produção
O rendimento desta cultura de jardim é alto. Com cuidado constante, de 3 a 5 quilos de frutos são obtidos de uma planta. Com o cultivo comercial, a produtividade chega a 20 toneladas por hectare de plantio. Framboesas maduras são altamente transportáveis.
Bagas e seu sabor
A cor dos frutos silvestres é tradicional: vermelho vivo e com um toque de framboesa. A forma é um triângulo oval ou alongado. Em peso, os frutos ganham de 6 a 8 gramas com comprimento de 3-5 cm, porém, também há exemplares mais autênticos. Os tamanhos das bagas são grandes. As hastes são cobertas por um revestimento ceroso.
O sabor dos frutos maduros é doce, com agradáveis notas de acidez. A polpa é suculenta e moderadamente densa. Os frutos são adequados para processamento ou congelamento. Devido à sua alta densidade, as framboesas mantêm sua forma durante o armazenamento ou transporte de longo prazo. Sem geladeira, as frutas vermelhas podem ser armazenadas ao longo do dia.
Recursos crescentes
Graças aos esforços dos criadores, a variedade Lyachka obteve resistência ao gelo acima do nível médio. Ao mesmo tempo, as framboesas reagem negativamente à seca. A variedade reparadora precisa de luz solar suficiente, caso contrário, os frutos ficarão azedos. Ao colocar uma framboesa, você precisa calcular a quantidade correta de espaço livre (entre linhas - 1,5 metros, arbustos - 0,5 metros). As framboesas também precisam de boa rega e poda.
Plantar uma variedade polonesa não é muito diferente de cultivar outros tipos de framboesas. Os arbustos se sentem confortáveis em solo úmido e solto, que fornece oxigênio para as raízes da planta. A estagnação de umidade não deve ser permitida. A umidade é ruim para a saúde e a frutificação das framboesas. Lyachka é especialmente exigente quanto à composição química do solo. As safras de frutas requerem uma grande quantidade de nutrientes. Portanto, os arbustos são alimentados. Formulações contendo nitrogênio são freqüentemente utilizadas.
Seleção do local e preparação do solo
O local para a futura framboesa deve ser espaçoso e ensolarado o suficiente.Uma vantagem adicional será a proteção do território de correntes de ar e ventos frios. Para o plantio na primavera, você deve comprar e instalar treliças com antecedência. Os jardineiros recomendam organizar as mudas em fileiras duplas, no sentido norte-sul.
No plantio das mudas, são feitas covas com o tamanho de 40x40x40 centímetros. Para evitar que a planta caia, é feito um pequeno montículo no fundo, sobre o qual é instalado um arbusto jovem. As raízes são suavemente esticadas. O ponto de crescimento deve estar 3-4 centímetros acima do nível do solo. No final do plantio, o solo é cuidadosamente calcado e as plantas são regadas em abundância. A terra ao redor das plantas é coberta com estrume podre, serragem ou palha. A cobertura morta ajuda a manter o nível de umidade desejado, evitando que as plantas sofram com o calor extremo ou com a seca. É também uma cobertura adicional, que gradualmente nutre a terra com microelementos úteis.
Poda
A primeira vez que as plantas são podadas durante o plantio de outono. Os ramos são encurtados ao nível do solo. Assim, as raízes criam raízes facilmente e a parte superior verde não é afetada por infecções fúngicas.
No primeiro ano, os brotos enfraquecidos são removidos no início de maio. Assim, o número de plantas no local é limitado (10-12 hastes por metro quadrado). Na próxima vez, o trabalho é realizado após a colheita, por volta do início de agosto. Os rebentos que já têm 2 anos são removidos completamente, restando apenas ramos jovens até um ano de idade. Os brotos verdes também são desbastados, mantendo um intervalo de 15 a 20 centímetros entre eles.
No segundo ano, para que as plantas saiam rapidamente da hibernação, os brotos são elevados e encurtados em 10-15 centímetros. Após o procedimento, é necessário amarrar os brotos com arame à treliça. Os galhos que já deram frutos são removidos no final de julho ou início de agosto. Os brotos lenhosos são cortados na raiz.
Regar e alimentar
Ao irrigar uma framboesa, você precisa dosar corretamente a quantidade de umidade. A frequência de rega é fortemente influenciada pelo regime de temperatura. O excesso de umidade é prejudicial para a planta e a falta de umidade leva à deterioração da qualidade da fruta. Com chuvas regulares, a plantação não é regada. A planta precisa especialmente de umidade após a floração e ao verter as bagas. A rega moderada é recomendada. O sistema de irrigação por gotejamento demonstra alta eficiência.
A rega costuma ser combinada com o tempero superior. Compostos orgânicos e inorgânicos contendo nitrogênio são usados no início da primavera, quando uma massa verde exuberante precisa ser construída. 2 colheres de sopa de ureia são dissolvidas em 10 litros de água. Além disso, as framboesas precisam de fertilizantes minerais. Em vez de compostos prontos, você pode polvilhar o solo com cinzas de madeira. Ele está espalhado na zona da raiz e a camada superior do solo está ligeiramente solta.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Em regiões de clima gelado, a variedade Lyachka enraizou-se facilmente devido à sua alta resistência à geada. Os arbustos toleram geadas de até 30 graus abaixo de zero, mas como medida preventiva, medidas adicionais serão úteis. Os brotos são amarrados em cachos e pressionados ao solo. Sob uma espessa cobertura de neve, a planta sobreviverá até o próximo ano.
Doenças e pragas
A cultivar polonesa raramente sofre de doenças tradicionais e ataques de pragas. A forte imunidade inata evita que as plantas sofram de condições climáticas adversas. Para evitar que a framboesa adoeça, deve haver espaço livre suficiente entre as plantas. Também é importante desbastar as plantas e limpá-las de brotos fracos e quebrados.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Os arbustos da variedade Lyachka formam um grande número de rebentos de raiz. Com a ajuda deles, você pode cultivar arbustos jovens e saudáveis rapidamente. Para que os arbustos se desenvolvam plenamente, é necessário eliminar o excesso de crescimento até que ultrapasse a marca de 15-25 centímetros.
Alguns residentes de verão recomendam enraizar mudas verdes ou propagar a plantação dividindo o arbusto. Esses métodos raramente são usados, mas ainda têm o direito de existir. Essas opções de criação são escolhidas quando há falta de material de plantio. Mudas prontas podem ser compradas em viveiros especiais onde os arbustos são cultivados para venda.