- Autores: Rússia
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 4-6
- Produção: 4,5 kg por arbusto
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até -35 ° С
- Compromisso: preparação de compotas e compotas, para congelamento e consumo in natura
- Período de frutificação: Julho agosto
- Mantendo a qualidade: Não
A variedade Kras da Rússia é relativamente nova. Mas, ao mesmo tempo, ele já é conhecido por muitos amantes de frutas perfumadas de jardim.
História de criação da variedade
Esta framboesa surgiu no início dos anos 1990 graças ao trabalho do criador Viktor Kichina de Moscou. As variedades Mirage e Maroseyka foram tomadas como base. Por si mesmos, eles não diferiam em nada de especial. Mas foi sua combinação que deu um resultado insuperável em muitas qualidades.
Descrição da variedade
A planta é um arbusto poderoso com altura de mais de 1,6 metros. Não há espinhos nos galhos, o que os jardineiros apreciarão na coleta. As folhas são muito grandes, caracterizadas por uma rica tonalidade esmeralda brilhante. Os caules são cobertos por um revestimento ceroso claro. Os frutos são coletados em um cacho com bagas de aproximadamente o mesmo tamanho. A planta se ramifica facilmente após ser pinçada.
A beleza da Rússia é uma variedade não renovada no meio da temporada. Excelente resistência à seca e geadas (até -35 ° C). Pode ser cultivado em uma ampla variedade de zonas climáticas. Relativamente resistente a doenças e pragas comuns.
Termos de amadurecimento
No clima temperado da Rússia central, as bagas começam a amadurecer a partir da segunda década de julho. A coleta é realizada durante os meses de julho e agosto, ou seja, quase toda a segunda metade do verão. O amadurecimento mais maciço ocorre em meados do final de julho e meados de agosto.
Ao mesmo tempo, a cultura apresenta a seguinte característica: após a maturação, os bagos caem rapidamente.
Regiões em crescimento
A variedade é versátil e adequada para cultivo em quase todas as regiões da Rússia. É cultivado com bastante sucesso nas regiões áridas do sul e do norte. Isso é possível devido às melhores qualidades da Beauty of Russia, que conferem à planta alta resistência às condições externas adversas.
Produção
A beleza da Rússia é uma das variedades de maior rendimento. Você pode chamar os arbustos de verdadeiros campeões. Mesmo com o menor cuidado, uma média de 4,5 kg de bagas são colhidas de uma planta.
O rendimento da baga é estável ano a ano. No entanto, com pouco sol e verões chuvosos, as colheitas podem ser prejudicadas.
Bagas e seu sabor
A variedade distingue-se pelos bagos muito grandes, até ao tamanho de uma pequena ameixa ou metade de uma caixa de fósforos. Todos eles, via de regra, são "calibrados", ou seja, aproximadamente do mesmo tamanho.
As framboesas têm uma cor vermelha profunda, brilhando levemente ao sol, com poucos grãos. Muito suculento e ao mesmo tempo com paredes carnudas.
As qualidades do sabor são consideradas excelentes. As framboesas muito perfumadas e doces são utilizadas tanto frescas como em diversas preparações (compotas, conservas, compotas, vinho e outros). E o aroma característico de framboesa durante o amadurecimento se espalhará por toda a pequena área de horticultura.
O único ponto negativo é a falta de manutenção da qualidade dos frutos silvestres. Portanto, eles não são adequados para uso comercial. As framboesas desta variedade não são vendidas frescas. Deve ser consumido ou processado imediatamente após a coleta.
Recursos crescentes
As plantas desta espécie respondem bem a qualquer cuidado. Você não pode chamá-los de caprichosos. Mas se você deseja obter uma safra estável e impressionante a cada ano, existem algumas regras simples a seguir.
Segundo os criadores da variedade, a Beleza da Rússia não degenera. Esta variedade mantém perfeitamente todas as suas qualidades gustativas e genéticas. É necessário abandonar completamente e correr os arbustos durante vários anos para que comecem a dar uma pequena colheita com frutos silvestres picados.
Seleção do local e preparação do solo
O melhor é tomar o lugar mais iluminado sob os arbustos. Esta variedade adora o sol, mas não tolera sombra e excesso de umidade, pode ser afetada por bactérias putrefativas, doenças fúngicas. A produtividade também depende diretamente de quão livremente as plantas são colocadas. As distâncias entre os arbustos em uma linha são de pelo menos um metro, entre as linhas de arbustos 2-2,5 m.
O solo deve ser leve e fértil, com muita areia. A água subterrânea não deve fluir muito perto da superfície. As plantas jovens são plantadas na primavera (na faixa do meio) ou no outono (no sul). Para isso, é feito um buraco com a adição de fertilizantes orgânicos (húmus, esterco) e minerais. É melhor misturar os ingredientes com antecedência para que eles saturem o solo. Em nenhum caso o arbusto deve ser plantado diretamente na mistura de fertilizantes. Para isso, despeja-se uma camada de húmus com areia por cima e já está instalado um arbusto sobre ela.
Após o plantio, a terra é compactada firmemente para que não haja vazios de ar no sistema radicular. A muda é regada com um balde d'água.
Poda
Para obter uma boa colheita, é importante podar corretamente, e com regularidade, pois a planta se reproduz muito bem. A beleza da Rússia dá raízes abundantes e brotos frescos.
Normalmente, a poda é feita duas vezes por temporada. Na primavera, os ramos velhos e doentes são removidos. Dos novos ramos, não sobram mais de 7-9 pedaços por arbusto, pois com espessamento forte, a frutificação e o amadurecimento são piores.
É para esta variedade que é importante cortar os ramos até à base junto ao solo, sem deixar o cânhamo, uma vez que nestes locais as bactérias e os microrganismos se multiplicam bem.
A segunda poda é realizada no outono antes de preparar a planta para o inverno (se possível). O procedimento deve ser realizado com um instrumento pontiagudo para que o corte seja uniforme, claro e não fendido.
Regar e alimentar
As plantas jovens nos primeiros 2 anos após o plantio em um novo local precisam de rega especialmente abundante. Os adultos regam à medida que o solo seca de maio a julho. Quando as bagas amadurecem, a rega é realizada no máximo uma vez por semana. Depois de irrigar a terra, deve-se fazer uma cobertura morta para que a umidade permaneça nas raízes por mais tempo.
Após a colheita, é importante não abandonar os arbustos, mas dar-lhes água suficiente. Nesse caso, a água é despejada estritamente no solo, no círculo da raiz. É necessário evitar a umidade de troncos, frutos e folhas. A partir disso, a planta pode adoecer e apodrecer.
Para o crescimento e um conjunto de vegetação, as plantas jovens são alimentadas com fertilizantes orgânicos na primavera. E após a colheita, fertilizantes à base de uréia e potássio são introduzidos no círculo do tronco.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Os jardineiros apreciam a variedade não só pelo seu rendimento e excelente sabor a frutos silvestres aromáticos, mas também pela sua excelente resistência à geada. Com uma boa camada de neve, os arbustos podem tolerar facilmente temperaturas de até -35 graus. Em invernos com pouca neve, eles não morrem aos -25.
Para o inverno, a planta costuma ser dobrada ao solo com a ajuda de suportes especiais e coberta com uma mistura de turfa com serragem, ramos de abeto. Você pode cobrir a planta com material não tecido (spunbond). O isolamento dos arbustos é realizado a uma temperatura próxima de zero grau. Você não deveria fazer isso antes.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A beleza da Rússia é facilmente propagada por processos basais, aos quais o arbusto dá várias peças por estação. Na primavera (geralmente maio), os brotos são separados da planta-mãe. Para isso, eles escolhem o mais forte, com um sistema radicular bem desenvolvido.
Para isso, a planta jovem é separada da planta-mãe com uma pá. Antes de plantar no solo, as raízes são mergulhadas na solução Kornevin por 30-60 minutos.