- Autores: EUA
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Peso da baga, g: 6-8
- Produção: 4-5 kg por arbusto
- Resistência à geada: inverno resistente
- Avaliação de degustação: 4,8
- Período de frutificação: do final de junho ao início de julho e dura três semanas
- Mantendo a qualidade: Sim
A cultura conquistou os amantes domésticos das framboesas com seu alto rendimento, suculência e lindo sabor de frutas grandes, com sua despretensão. Na Rússia, um híbrido é um convidado recente, instalando-se rapidamente na vastidão do país.
O nome Cascade Delight corresponde ao Russo - Entusiasta Cascata.
História de criação da variedade
Cascade Delight é uma hibridização de Chilliwack e WSU 994 em 1989 nos Estados Unidos. Sua história genética reflete as qualidades da variedade Meeker. Os resultados dos experimentos foram implementados em condições de casa de vegetação em 1990. Após o recebimento dos frutos, procedeu-se à seleção das mudas codificadas como WSU 1090. As características dominantes na seleção foram: a força e o apetite dos frutos, bem como o alto rendimento. Posteriormente, em 1993, durante os testes finais, foram confirmadas as características positivas da nova variedade.
A pesquisa do grupo de criação foi liderada pelo professor Patrick Moore. A novidade foi patenteada em 2004 com o código WSU 1090.
Descrição da variedade
A planta é de alto rendimento. Tipo - meia estação, redondo-frutado, caducifólio, com arbustos de 1,6 a 2,5 m de altura, com placas foliares complexas características. Uma cultura com excelente potencial adaptativo, formando arbustos bem arranjados com desenvolvimento vertical dos brotos. Studding médio. Possui bom vigor, produzindo até 12 hastes por safra. Os brotos são altos, sólidos. Semi-caule, com ramos extensos e pequenos entrenós, o que é uma característica da casta. A largura média do caule é de 1,8-2,0 cm. Os brotos frescos têm uma cor verde suculenta, mas, ao amadurecerem em climas frios, adquirem tonalidades acastanhadas.
As folhas são grandes, alargadas, com uma ondulação, ovóides com pontas pontiagudas, incluindo até 5 folhas de tom verde suculento, ligeiramente pubescentes, com serrilhas. Os dentículos costumam apresentar tons avermelhados. As folhas maiores têm 13 cm de comprimento e 8,6 cm de largura. As folhas de tons amarelados são freqüentemente formadas - a transformação é típica tanto para "urtigas" quanto para plantas frutíferas.
Crescimento dos brotos da cultura no primeiro ano - até 1 m. O desenvolvimento da raiz é intenso, com raízes grossas e perfeitamente ramificadas. Os espinhos são pequenos, de cor roxa, eretos. Hastes de até 30 cm de comprimento, com frequência de 20-40 pcs. por 1 cm em execução. Ao atingir o crescimento de um metro, a densidade dos espinhos é ajustada para cerca de 5 unidades. 1 cm de comprimento. Laterais ligeiramente alongadas, flexíveis, fortes, bastante ramificadas, esverdeadas, sem espinhos, freqüentemente adquirem cor de antocianina.
Termos de amadurecimento
As datas de amadurecimento são meio precoces, no final de junho ou início de julho. Colheita de frutas - até três semanas.
Regiões em crescimento
As principais regiões de cultivo eficaz são: EUA, regiões da Bielo-Rússia e Ucrânia, Inglaterra e Rússia central. A cultura é recomendada para cultivo em terras agrícolas e em escala industrial. A planta resiste perfeitamente aos métodos de colheita mecanizada.
Produção
O potencial de criação e produtividade da espécie é alto. Em média, é de 4 a 7 kg por unidade, com um setor de frutificação de 70% do tamanho do caule, (no caso de um histórico agrícola competente e com condições favoráveis chega a 8 kg).
Bagas e seu sabor
Os frutos são largos, carnudos, regulares, ligeiramente alongados, em forma de coração, grandes na primeira colheita, podendo atingir os 8 g, mas após duas semanas após o aparecimento dos bagos maduros o seu peso diminui para 5,6 g.O comprimento médio dos bagos é de 3,3 cm, às vezes até 5 cm, e a largura é de 2,4 cm Os frutos são de um vermelho vivo, com ligeiro brilho e penugem, por vezes com capa ligeiramente esbranquiçada. As drupas são pequenas, uniformes e bem amarradas.
As características de degustação são excelentes - doçura insaturada. Final de boca natural, conferindo sensação de frescura natural. Bagas com estrutura firme, núcleo úmido e aroma denso.
Os frutos são versáteis, perfeitamente conservados no congelamento, secagem e outros métodos de colheita. Eles fazem uma geléia maravilhosa e perfumada (os frutos não transbordam).
Recursos crescentes
Para obter colheitas significativas, a cultura exige uma alimentação sistemática e criteriosa, a implementação de medidas de proteção em um complexo. A variedade responde vividamente à matéria orgânica introduzida perto do solo. A aração do solo e a cobertura morta para arbustos de adubo verde-mostarda amarelo plantados também não farão mal aqui.
Como suporte para arbustos altos, dispositivos de treliças de arame de duas carreiras serão apropriados. Para que a cultura arbustos abundantemente, a parte superior de seus brotos é submetida a beliscões (ao atingir um crescimento de 90-100 cm).
Seleção do local e preparação do solo
Para o correto manejo de uma variedade de alto rendimento, é importante selecionar corretamente a posição do local e a qualidade do solo. Loams, arenitos e solos ácidos são absolutamente inadequados. As framboesas ficam bem em áreas bem iluminadas e protegidas contra correntes de ar, preparadas para o plantio por métodos tradicionais (presença de húmus, composto, esterco) mesmo no outono.
Poda
A poda na primavera envolve a remoção de galhos secos e defeituosos e a poda dos brotos que formam arbustos em 10-15 cm.
No outono, eles são podados a uma altura de 1 m. Todos os ramos frutíferos são removidos.
Para a formação produtiva de brotos nas laterais no verão, os arbustos devem ser pinçados.
Regar e alimentar
A variedade é extremamente sensível à quantidade de rega. A deficiência de umidade leva à formação de esmagamento e alteração do sabor da fruta.
Em solos de alta qualidade, com o preparo adequado com adição de aditivos tópicos, a cultura não necessita de reposição.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A cultura é caracterizada por uma boa resistência à geada. No entanto, ocorrem algumas deformidades nas hastes e botões. Para o seguro, eles recorrem a entortar os galhos. Em áreas com geadas severas, as plantas tortas são cobertas com agrofibras.
Doenças e pragas
A planta é resistente a várias infecções comuns (antracnose) e pragas. Ela está preocupada com o pulgão da framboesa e o vírus do anão (RBDV), aos quais ela é extremamente vulnerável. Ele se espalha através do pólen. O câncer de raiz também danifica a planta. A prevenção é realizada com base em uma alta experiência agrícola, rega regular e plantio de mudas normais. Em climas úmidos e frios, os frutos são infectados com bactérias do fungo cinza. Freqüentemente, afeta arbustos e vermes do caule.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A variedade se propaga vegetativamente com:
processos raiz;
dividindo os arbustos;
estacas de raiz.
A primeira opção é a mais simples e popular. Para escalas industriais, uma tecnologia agrícola uterina especial é usada. O método da semente é usado apenas na criação. A propagação da raiz é considerada um método rápido. Muitas plantas em miniatura brotam ao redor dos arbustos, são retiradas com raízes e plantadas em novos lugares no outono.