- Autores: Shiblev I.V.
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: médio 6, maior até 12
- Produção: até 5 kg por arbusto, até 20 t / ha
- Resistência à geada: inverno resistente
- Avaliação de degustação: 4,6
- Compromisso: universal
Variedades remontantes de framboesas, que têm um período de frutificação prolongado e altas taxas de rendimento, são muito populares entre os jardineiros domésticos. Uma dessas variedades é o Caramelo de Framboesa, que se diferencia não só pelas excelentes características gustativas dos frutos silvestres, mas também pela excelente qualidade de conservação.
História de criação da variedade
Esta variedade foi desenvolvida durante 10 anos por muitos criadores na Rússia. Como resultado, graças ao esforço do pesquisador I. V. Shiblev, do canil Shkolny Sad, foi criada a variedade perfumada Caramelka, que em 2016 foi incluída no Registro Estadual. É recomendado para cultivo em toda a Rússia.
Descrição da variedade
O caramelo tem um arbusto ereto de tamanho médio, sua altura não ultrapassa 150-170 cm. Os rebentos jovens são cobertos por uma flor cerosa e as folhas verdes púberes tornam-se roxas no final da frutificação. Os arbustos não precisam de polinizadores adicionais, pois são totalmente autoférteis. Devido aos tiros poderosos, eles não precisam ser fixados em suportes. As folhas de tamanho médio, em forma de trevo, com uma extremidade pontiaguda, são de cor verde suculenta. A floração do arbusto é muito elegante, grandes flores brancas são coletadas em inflorescências racemosas.
Termos de amadurecimento
A planta tem um período de maturação médio. Dependendo da região, a frutificação pode começar no final de julho ou início de agosto e continuar até a geada.
Produção
A variedade é considerada muito produtiva, podendo ser colhidos no arbusto até 5 kg de bagos por safra, e em plantios industriais até 20 toneladas por hectare.
Bagas e seu sabor
Os frutos silvestres em forma de cone têm polpa suculenta e firme, com sabor adocicado e aroma brilhante a framboesa. O peso médio de um fruto é de 6 ge o maior pode chegar a 12 g Os frutos são facilmente retirados do caule, distinguem-se pela boa transportabilidade, não perdem a forma e não escoam no prazo de 3-4 dias. Têm versatilidade absoluta, podendo ser utilizados tanto para consumo in natura como para sobremesas e preparações diversas. A pontuação da degustação em uma escala de cinco pontos é de 4,6 pontos.
Recursos crescentes
Os arbustos de framboesa preferem crescer ao sol, em local elevado e aberto, longe do lençol freático. Eles têm uma resistência média à seca. Eles têm uma grande capacidade de adaptação a fatores climáticos adversos.
Seleção do local e preparação do solo
O outono é considerado a melhor época para o plantio de framboesas, mas plantar na primavera não prevê uma boa colheita, já que todas as forças do mato irão para a sobrevivência.
Jardineiros experientes recomendam não plantar framboesas em lugares onde tomates, pimentões ou morangos foram cultivados anteriormente. Os locais após o cultivo de pepinos, abobrinhas e leguminosas são perfeitos. Recomenda-se que os arbustos de framboesa sejam plantados com groselhas, cerejas ou macieiras.
Em regiões com sol escaldante e climas secos, a planta cresce melhor em sombra parcial. Para isso, os locais ao longo da cerca ou em qualquer edifício são perfeitos.
Para caramelo, terra preta ou argila é o ideal. Após 8 a 10 anos, a concentração de nutrientes no solo é reduzida significativamente, sendo necessário transplantar o mato para outro local. Como os arbustos de framboesa são muito pequenos, pelo menos 0,7 m podem ser deixados entre os arbustos, pelo menos 1 m de outras variedades.
Poda
Como todas as variedades remanescentes, no outono os arbustos de framboesa são completamente cortados na raiz, de modo que no próximo ano a frutificação será nos brotos jovens. No início do verão, é recomendável remover o crescimento jovem. A poda sanitária é necessária ao longo da estação para evitar o espessamento dos arbustos,
Regar e alimentar
As framboesas são muito suscetíveis à falta de rega, por isso deve ser feito regularmente, cerca de 10 litros de água devem ser despejados no arbusto. Em verões especialmente chuvosos, a rega é reduzida conforme necessário. A estagnação da umidade pode afetar negativamente não apenas o sabor da baga, mas também provocar várias doenças.
O rendimento também depende do conteúdo de nutrientes. Portanto, durante a escavação na primavera, fertilizantes minerais, nitrato de amônio ou sulfato de potássio são adicionados. No início do verão, eles são alimentados com nitrofos. As framboesas também respondem bem a fertilizantes orgânicos (verbasco, fezes de frango ou cinzas).
Resistência à geada e preparação para o inverno
O caramelo é bastante resistente à geada, mas isso só se aplica a regiões onde há muita neve. Em áreas com pouca ou nenhuma neve, é melhor cobrir os arbustos para o inverno, pois agrofibras, palha ou cobertura morta são adequadas para isso.
Doenças e pragas
Esta variedade apresenta boa resistência a diversos tipos de doenças e pragas. Apesar disso, com tecnologia agrícola inadequada ou em épocas especialmente desfavoráveis, os arbustos podem ser afetados por antracnose, mancha roxa ou podridão cinzenta.Os primeiros sinais de doença são danos à folha e sua queda, ressecamento dos botões e deformação do fruto. Para quaisquer sintomas da doença, é necessário tratar imediatamente os arbustos com líquido bordalês 1% ou sulfato de cobre. A folhagem caída e doente deve ser removida e queimada. O engrossamento das plantações não deve ser permitido.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Existem várias maneiras de criar.
O método mais trabalhoso e incomum entre os jardineiros é o método das sementes, por isso não prestaremos atenção a ele.
O mais simples e mais utilizado é a reprodução por divisão do arbusto. No outono ou início da primavera, os arbustos são encurtados e divididos em várias partes. Cada um deles deve ter raízes desenvolvidas ou deve haver 2-3 brotos. Essas mudas podem ser plantadas em um local permanente.
E também é possível propagar por brotos de raiz, o que é uma opção muito simples e acessível. Além disso, as raízes do Caramelo são muito propensas a isso. Para isso, é necessário transplantar o processo jovem para um lugar permanente. Para que criem raízes o melhor possível, é melhor sombrear e cortar as folhas.
Você também pode realizar a propagação com estacas verdes. Para isso, no início do verão, cortam-se estacas com um comprimento de 10-15 cm para que a parte inferior fique branca. Para melhor formação de raízes, devem ser mantidos em estimulador por 12 horas e, a seguir, plantados para enraizamento sob filme ou jarro.
Visão geral da revisão
Com base nas avaliações dos jardineiros, pode-se constatar que a maioria deles, aliás, nota o rendimento da variedade, mesmo em anos chuvosos os bagos não se deterioram. A colheita não diminui, os bagos permanecem grandes e saborosos. A variedade é especialmente promissora para o cultivo em grande escala, tem bons resultados e é muito procurada pelo consumidor. Os arbustos dão frutos até outubro e não têm medo das primeiras geadas.