- Autores: Ponto forte de Kokinsky VSTISP, I.V. Kazakov, V.V. Kichina
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 4–10
- Produção: 4-4,5 kg por arbusto, 20 t / ha
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até - 30 ° С
- Compromisso: sobremesa
- Local de entrega: coberto de ventos frios, pela parede sul de uma casa ou cerca
A variedade com o interessante nome Izobilnaya surgiu graças ao cruzamento das framboesas Stolichnaya e Elizabeth Kip. A nova variedade também é conhecida como Izobilnaya Kazakova. A designação da sobremesa indica a doçura e o alto sabor dos frutos silvestres.
Descrição da variedade
Uma característica dessa variedade é a ausência de espinhos. Os arbustos são fortes, semi-espalhados e comprimidos. Eles atingem uma altura de 2 metros. Os rebentos jovens são elásticos, de espessura média. No ano seguinte, ficam vermelhos, ficam grandes e ganham até 3 centímetros de diâmetro. As folhas pequenas têm uma estrutura lisa, a cor é verde escura, com tonalidade acinzentada. A massa verde não é muito densa devido ao fato das folhas estarem distantes umas das outras.
Termos de amadurecimento
Em uma estação de cultivo, uma variedade remanescente pode ser colhida de 5 a 6 safras. O tempo de amadurecimento é médio. Os arbustos começam a dar frutos a partir do início de julho (3-8 dias) e até o final do mês.
Produção
Produtividade das framboesas Abundante alta, como indica o volume de frutos colhidos. De uma planta obtenha de 4 a 4,5 kg de fruta ou 20 toneladas por hectare para cultivo comercial. De realçar a transportabilidade dos bagos, o que permite o seu transporte por longas distâncias sem perder qualidade.
Bagas e seu sabor
O peso dos frutos varia de 4 a 10 gramas, às vezes há exemplares que ganham mais de 14-15 gramas. A forma é cônica correta. A cor é vermelha brilhante. Os jardineiros marcam os tamanhos como grandes ou muito grandes. A superfície é brilhante, com um leve brilho.
As framboesas são muito doces, com polpa suculenta e firme. Apesar da doçura rica, uma acidez delicada é perceptível nas bagas. O aroma é brilhante, framboesa. As frutas costumam ser consumidas frescas devido às suas altas qualidades gastronômicas e cheiro de dar água na boca. Durante a colheita, as framboesas não fluem e mantêm a sua forma.
Nota: o sabor dos frutos silvestres depende diretamente das condições de cultivo e das características climáticas. Se você quebrar as regras da tecnologia agrícola, as frutas podem ficar azedas e aguadas.
Recursos crescentes
A variedade resistente à geada pode ser cultivada em regiões frias. A fruticultura ama o sol e não tolera ventos fortes. No sul do país, os arbustos devem ser plantados no outono, depois que o calor diminuir. O clima quente e úmido ajudará as mudas a se adaptarem às novas condições. No norte, é melhor plantar na primavera, antes que os botões se abram. Nessas regiões, o outono frio e as plantas jovens não têm tempo para criar raízes.
Ao escolher um material de plantio pronto, recomenda-se comprar arbustos com torrão inteiro ou em vasos. Caso contrário, as mudas devem ser inspecionadas cuidadosamente quanto a danos e infecções.As raízes devem ser flexíveis e os botões das estacas ligeiramente inchados.
Durante o plantio, as raízes abertas são suavemente endireitadas e cobertas com terra. O solo é calcado e cada planta regada com 10 litros de água. Uma camada de cobertura morta de material vegetal seco é formada na parte superior do solo. É importante que o colo da raiz fique nivelado com o solo.
Seleção do local e preparação do solo
O local da framboesa é escolhido dependendo da região. Na zona média e no nordeste do país, as hortaliças são plantadas na zona sul para que os frutos recebam calor e luz suficientes. As regiões do sul são famosas por suas condições climáticas abafadas. As plantas começam a secar sob o sol escaldante. Uma área com sombra parcial é mais adequada.
Atenção especial é dada à composição do solo. Abundante prefere solo fértil e não ácido (argiloso ou argiloso). Os desembarques são feitos em uma colina ou planície para que o excesso de água não fique estagnado.
A área para cultivo de framboesa é preparada com antecedência. A terra é desenterrada para que as raízes recebam uma quantidade suficiente de oxigênio. Se o nível de acidez ultrapassar o permitido, pode ser corrigido com cal. O solo esgotado é necessariamente alimentado com compostos orgânicos, especialmente se outras culturas frutíferas cresceram na área selecionada antes.
Uma pequena dose de fertilizante é colocada em cada buraco ou sulco antes do plantio. São utilizadas as seguintes substâncias: fertilizantes de fósforo, húmus, cinzas, excrementos de galinha.
Poda
Certifique-se de remover brotos secos e danificados. O trabalho é realizado na primavera ou outono, dependendo da época de plantio. Galhos que conseguiram dar frutos também são removidos. Para ativar o crescimento dos brotos laterais, aperte o topo. Quando os arbustos atingem a altura de 2 metros, os brotos são cortados no mesmo nível da treliça.
Regar e alimentar
Em áreas com climas quentes, a irrigação por valas ou gotejamento deve ser organizada. A cultura da baga gosta muito de umidade. Nas regiões do norte, a irrigação é feita no verão. As raízes da planta estão localizadas a uma profundidade de 30-40 centímetros, portanto a água deve atingir essa marca.
A framboesa é alimentada 3 vezes por temporada. Se o local foi fertilizado antes do plantio das mudas, você pode fazer sem fertilizar mais por 3-4 anos. Com o início do outono, o estrume é espalhado entre as fileiras. Para o crescimento da massa verde, fertilizantes de nitrogênio são usados, e para o ovário de frutas suculentas - fertilização mineral.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade Izobilnaya não tem medo de geadas até –30 ° С. Os arbustos sobreviverão ao inverno sob uma cobertura de neve de pelo menos 1-1,5 metros. Caso contrário, sem proteção adicional, as framboesas congelam. Para proteger a plantação, as framboesas são retiradas dos suportes, prensadas ao solo e isoladas com um material de cobertura, ramos de abeto conífero ou geotêxteis.
Doenças e pragas
As framboesas raramente são atacadas por doenças comuns e insetos nocivos.
Se os arbustos não forem devidamente cuidados, a plantação pode ser atacada por algumas infecções.
O alagamento do solo pode provocar uma doença fúngica chamada antracnose. Os sintomas são manchas azuis ou roxas nas folhas com uma borda cor de vinho. Para proteção, as plantas são tratadas com líquido bordalês (3%).
A presença de crescimentos nas raízes indica câncer de raiz. Para prevenir o aparecimento e o desenvolvimento da doença, o sistema radicular é tratado com sulfato de cobre. Em seguida, é mergulhado em um purê de argila.
O clima úmido e frio geralmente causa oídio. Para combatê-lo, use meios prontos: "Lucro Ouro", "Fitosporina" e outras drogas. Uma flor de luz indica a presença de infecção.
A conhecida droga "Rubigan" ajudará a lidar com a mancha roxa. Este fungo freqüentemente ataca as plantações de frutos silvestres.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Com a ajuda de brotos semilignificados, você pode obter por conta própria novo material de plantio.
As estacas são preparadas no outono. Os brotos selecionados são cortados em 12 centímetros. Depois os ramos são tratados com um preparado para estimular o crescimento. As estacas são transferidas para uma estufa sem aquecimento e polvilhadas com turfa para o enraizamento.
Com o início da primavera, o material de plantio é transferido para vasos ou estufas.
Quando as plantas atingirem 30 centímetros de altura, devem ser transferidas para um recipiente separado com volume de 1,5 a 2 litros.
Mudas novas são plantadas em terreno aberto quando o tempo quente diminui.