- Autores: Finlândia
- Gosto: doce querida
- Período de amadurecimento: média
- Resistência à geada: resistência ao gelo até -40 ° С
- Compromisso: para consumo in natura, para fazer sucos e congelar
- Período de frutificação: no final de julho
- Poda: lombo de primavera de brotos secos
- Taxa de rendimento: Alto
- Apareceu ao cruzar: princesa x framboesa
- Sinônimos (ou nome latino): Ele é um
A variedade de framboesa Hayes pertence a uma nova espécie. Na Rússia, é muito popular entre os residentes de verão e jardineiros. A variedade apaixonou-se pela simplicidade no atendimento, alta resistência a pragas e pelo seu sabor.
História de criação da variedade
Os autores das framboesas Hayes são criadores da Finlândia. A variedade apareceu ao cruzar a planta príncipe e a habitual framboesa. O nome latino é Heisa.
Descrição da variedade
Os rebentos dos arbustos são eretos, muito resistentes e espinhosos. Espinhos triangulares estão localizados em todo o rebento. A altura do arbusto atinge 150-180 cm. A variedade é caracterizada pela baixa formação de novos ramos.
Termos de amadurecimento
Hayes tem um período de maturação médio. A frutificação começa no final de julho e dura 2 semanas.
Regiões em crescimento
A framboesa Hayes é cultivada em quase todas as regiões da Rússia. Devido à sua robustez invernal, é muito comum nas regiões setentrionais.
Produção
A variedade é de alto rendimento.
Bagas e seu sabor
Os bagos são redondos e cónicos, de cor vermelha brilhante. O peso de uma baga é de 4–5 g. O sabor é doce, mel, há uma leve acidez, o aroma é pronunciado, baga. As frutas têm um propósito universal. São consumidos in natura, assim como os sucos são colhidos e congelados.
Recursos crescentes
As framboesas são plantadas no início da primavera ou no outono, após a frutificação. Para o plantio de primavera, o solo começa a ser preparado no outono, para o plantio de outono - pelo menos 3 semanas antes do plantio. As mudas grandes enraízam-se muito mal, por isso escolhe-se uma planta com uma altura de cerca de 0,7 m. A muda deve ter 2 hastes com um bom sistema radicular.
As framboesas são plantadas de 2 maneiras: covinhas e valas. Com o método de cova, a distância entre os arbustos deve ser de 1 m, e entre as linhas - pelo menos 2 m. Antes do plantio, o sistema radicular das mudas é colocado em uma solução de verbasco misturado ao solo. Este exercício melhora o enxerto radicular.
No plantio em vala, a distância entre as fileiras deve ser de 1 m. As mudas na vala são plantadas a uma distância de 40 cm uma da outra. Antes de colocar as plantas no solo, fertilizantes orgânicos e minerais são despejados na trincheira.
Após o plantio, as plantas são regadas abundantemente e cobertas com cobertura morta para melhor retenção de umidade. Para que as mudas criem raízes bem, elas são podadas. A altura da muda após a poda deve ser de 30 cm.
Em um lugar, os arbustos de framboesa podem crescer por não mais de 10 anos, depois dos quais o solo se torna pobre em vitaminas. Os arbustos começam a crescer mal e a produção é significativamente reduzida.
Seleção do local e preparação do solo
Para framboesas, escolha uma área bem iluminada com um ligeiro declive. Se não houver luz solar suficiente para os arbustos, os brotos jovens começam a se esticar e a sombrear outras hastes. O solo no local do plantio deve ser solto, leve e com acidez neutra.
Poda
Ameixa de arbustos de framboesa na primavera. Remova os brotos secos e congelados. Eles também realizam podas sanitárias conforme necessário durante a temporada.
Regar e alimentar
A cultura pertence a uma variedade resistente à seca. A rega é realizada raramente, mas abundantemente. De acordo com o esquema padrão, os arbustos são regados 3 vezes por estação: na primavera - durante a formação dos ovários, no verão - pelo menos 4 vezes em 3 meses, em outubro - antes da preparação para o inverno.
As framboesas são alimentadas 3 vezes por temporada. Na primavera, fertilizantes de nitrogênio, cinzas de madeira e superfosfato são misturados com água. A solução é derramada no sistema radicular. Durante a floração, são aplicados fertilizantes à base de potássio e superfosfato, além de cinzas de madeira e uréia. No outono, os arbustos são alimentados com fertilizantes orgânicos, reabastecendo os nutrientes perdidos.
Se os arbustos enfraquecerem, a alimentação adicional é feita na forma de esterco diluído em água. Pelo menos 3 litros de solução são despejados sob cada arbusto.
Resistência à geada e preparação para o inverno
As framboesas desta variedade são muito resistentes ao inverno. Ele pode hibernar em temperaturas de até -40 °. Se a região for inverno com baixa cobertura de neve, os arbustos são cobertos com uma lona especial. O abrigo não é necessário se a cobertura de neve for grande o suficiente.
Doenças e pragas
A variedade está muito bem adaptada a infecções e pragas, portanto, apenas medidas preventivas são tomadas contra pragas e doenças. Insetos que podem prejudicar a cultura: besouro ou mosca da framboesa, gorgulho-morango-framboesa. Raramente, os arbustos podem adoecer com oídio, antracnose, didimela.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas.Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A variedade não forma bem os novos brotos, portanto, o método de divisão do arbusto é adequado para reprodução. A reprodução ocorre como em todas as variedades remanescentes.
Visão geral da revisão
Jardineiros amadores e residentes de verão falam apenas positivamente sobre as framboesas Hayes. Esta variedade é muito fácil de cuidar. Mesmo as pequenas bagas não incomodam os residentes de verão, pois têm um sabor delicioso.