- Autores: Rússia, Kichina V.V.
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: luz vermelha
- Gosto: doce, sobremesa
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 4-12
- Produção: 4-5 kg por arbusto
- Resistência à geada: médio
- Compromisso: universal
- Local de entrega: local elevado ou declive, com lençol freático profundo
Um raro canteiro de jardim não tem, entre as plantas que nele crescem, framboesas - uma fruta doce favorita. Afinal, não é apenas saboroso e perfumado, é um auxiliar insubstituível na luta contra resfriados. A variedade Orgulho da Rússia é frequentemente encontrada nos jardins russos.
História de criação da variedade
O sonho dos jardineiros russos era obter uma variedade frutífera de framboesas de frutos grandes, resistentes a doenças e condições de cultivo desfavoráveis. Foi executado pelo homenageado criador russo Viktor Kichina. A base eram os híbridos americanos e escoceses, conhecidos por sua grande frutificação. A variedade, chamada de Gigantic pelos jardineiros, foi criada pela hibridização de variedades de framboesa como Stolichnaya e Shtambovy-20, em 1998 recebeu o nome oficial - Orgulho da Rússia.
Descrição da variedade
Arbusto poderoso, mas compacto, de baixa propagação, 1,5-1,8 m de altura, com rebentos retos, grossos, flexíveis e cerosos sem espinhos. Os ramos jovens não apresentam flor de cera. A folha é grande, verde-escura. Durante a estação, a planta produz 5 a 7 rebentos de raiz, 7 a 10 rebentos de reposição. Frutificando em rebentos longos de dois anos anualmente.
O Orgulho de Malina da Rússia é caracterizado por:
excepcional de frutos grandes;
excelente sabor e bela aparência;
a ausência de frutos caindo ao atingir a maturação;
robustez média de inverno;
resistência ao calor;
falta de espinhos.
O orgulho da Rússia não tolera a falta de luz e a falta de rega regular. Se durante a frutificação houver precipitação prolongada, queda prolongada de temperatura, os bagos podem perder a apresentação, muitas vezes duplicada, o sabor deteriora-se. As desvantagens são a baixa qualidade de conservação dos frutos e seu aroma fraco, a impossibilidade de transportar a colheita.
Termos de amadurecimento
A variedade não é reparável, mas tem um longo período de frutificação, chegando a 5-6 safras por safra. O início do amadurecimento dos bagos ocorre em julho e vai até agosto.
Produção
É possível coletar até 4-5 kg por arbusto ou 20 toneladas por hectare, o que o torna uma das variedades de maior rendimento.
Bagas e seu sabor
De cor vermelha clara, de forma cónica, frutos grandes, doces, de 4 a 12 g, com sabor a sobremesa, a polpa é sumarenta e apresenta um aroma agradável e suave. Os frutos são coletados em cachos de 15-20 peças. Os ossos são pequenos, quase invisíveis ao comer. Os frutos maduros separam-se facilmente dos caules, mas não se desintegram. Não é recomendado guardar framboesas frescas por muito tempo, no máximo 3 dias na geladeira. Frutas para uso universal - adequadas para todos os tipos de processamento: congelamento, compotas, compotas, conservas.
Recursos crescentes
No momento do plantio, é necessário manter um intervalo de 1-1,2 m entre as mudas e 2 m entre as fileiras A variedade enraíza-se bem em um novo local e desenvolve rapidamente novos territórios, portanto, é necessária a colheita oportuna do crescimento. Cuidados com a variedade O orgulho da Rússia se resume em regar regularmente, afrouxar e aplicar cobertura morta na terra da framboesa, diluir o arbusto e alimentar.
O criador da variedade, Viktor Kichina, aconselhou o cultivo de variedades de framboesa de frutos grandes, que incluem o Orgulho da Rússia, em suportes que sustentam o arbusto, principalmente na época da frutificação, quando os bagos tornam os brotos mais pesados. A liga aumenta a iluminação de cada arbusto e facilita o cuidado da framboesa. Os caules são amarrados a suportes em dois lugares: a uma altura de 50 e 130 cm. No cultivo de uma variedade, as treliças são montadas em uma linha, cujos postes são instalados em 2 fileiras ao longo dos arbustos plantados a cada 3 m. amarrado ao fio esticado nos suportes.
Seleção do local e preparação do solo
Encostas bem iluminadas, os lugares mais altos em uma área com baixo nível do lençol freático, são adequadas para o cultivo de framboesas do Orgulho da Rússia. A cultura cresce bem no lado sul ao longo de cercas, galpões, blocos de utilidades que atuam como proteção dos ventos frios. A variedade necessita de solos franco-arenosos leves, a acidez é melhor neutra. Os solos argilosos da área destinada ao plantio de mudas devem ser melhorados com a adição de 1 balde de areia por 1 m2. Se o solo for ácido, a calagem é melhor - 500 g de cal por 1 m2.
Se você tiver escolha, é melhor evitar o plantio de framboesas ao lado de batata, pimentão, tomate e morango, essas culturas também são indesejáveis como antecessoras.
2 semanas antes do plantio, o local é desenterrado, escolhendo as ervas daninhas. Para 1 m2, são adicionados 2 baldes de composto ou húmus e 300 g de cinzas. Para o cultivo da variedade na mata, são preparadas covas de 60x50 cm. Para linear, são cavadas trincheiras de 50 cm de largura e 45 cm de profundidade. A distância entre as fileiras é mantida em cerca de 1,5-2 m, entre as moitas - 70 cm.
Após o plantio, regou abundantemente a taxa de 5 litros de água por planta. A framboesa deve ser coberta com palha, feno, capim seco, com uma camada de pelo menos 10 cm e os brotos devem ser cortados a uma altura de 45 cm.
Regar e alimentar
A rega é de particular importância no cuidado de uma framboesa, com falta de humidade, os rebentos da planta amadurecem mal, os frutos podem encolher, os rendimentos são reduzidos. As plantas adultas devem ser regadas uma vez por semana e as mudas recém-plantadas com mais frequência. A taxa desejada é um balde por arbusto. A variedade Pride of Russia é especialmente exigente para regar durante a floração e a formação dos frutos. Não se recomenda regar a framboesa borrifando-a durante o amadurecimento dos bagos, é melhor nas estrias. A rega Podzimny, especialmente em um ano seco, é recomendada à taxa de 2 baldes por arbusto.
Solo fertilizado fértil no campo de framboesa é a chave para altos rendimentos. Na primeira safra após o plantio, a lavoura não é fertilizada. No ano seguinte, após o derretimento da cobertura de neve, 30 g de uréia por 1 m2 são adicionados para estimular a formação de rebentos. Em junho, fertilizar com sal de potássio nitrofosfato na proporção indicada na embalagem do medicamento. No outono, você pode adicionar superfosfato e sal de potássio.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Uma maneira simples e rápida de propagar a variedade Orgulho da Rússia é com a ajuda de sugadores de raiz. Eles são cuidadosamente escavados com um pedaço de terra, retirando aqueles a uma distância de pelo menos 30 cm do mato, e transplantados para fossos ou trincheiras pré-preparadas. Este procedimento é realizado no outono, em setembro-outubro. A variedade forma muitos descendentes, não há problemas com a criação.
Jardineiros experientes usam um método mais trabalhoso - os cortes.
Variedade de framboesa The Pride of Russia, plantada no jardim, será sempre a inveja dos vizinhos, o objeto das preocupações vigilantes do proprietário e uma fonte de frutas saborosas e saudáveis.