- Autores: Escócia, Dr. Derek
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: roxo-preto
- Gosto: gentil, doce e azedo
- Peso da baga, g: Até 5
- Resistência à geada: Alto
- Compromisso: para fazer tortas, conservas, compotas e molhos para sobremesas, consumíveis frescos, podem ser secos, congelados
- Período de frutificação: meio de junho
- Taxa de rendimento: Alto
- Sinônimos (ou nome latino): Glen Coe
Raspberry Glen Coe, sinônimo de Glen Coe, é um híbrido versátil com qualidades e aparência extraordinárias. Muitos jardineiros consideram-na uma obra-prima de conquistas de seleção - o campo de aplicação da baga inclui o consumo fresco, enlatamento e vinificação (tinturas, licores). A alta transportabilidade permite que você entregue colheitas em longas distâncias.
História de criação da variedade
A framboesa híbrida Glen Coe é o resultado do trabalho árduo de criadores escoceses sob a direção do Dr. Derek. Os criadores conseguiram trazer uma variedade com uma baga de sabor incrível e cor incomum. Isso aconteceu na distante década de 80 do século passado, quando uma nova baga roxa foi obtida das variedades parentais Manger e Glen Prosen. Como as colheitas subsequentes mostraram, a variedade revelou-se tão versátil que sua popularidade não para de crescer.
Descrição da variedade
Raspberry Glen Coe é um arbusto alto, de até 2 metros, com uma copa espalhada formada por galhos flexíveis semi-espalhados. A videira requer ligas obrigatórias em treliças ou suportes. O arbusto atinge 120 cm de diâmetro e a largura depende da flexibilidade dos rebentos, dos frutos grandes e do peso das escovas dos frutos.
A variedade híbrida não possui espinhos, o que facilita muito a colheita, apenas um pequeno número deles é observado na própria raiz. Raspberry Glen Coe é uma planta não remanescente e autofértil em seu segundo ano. Na primeira estação, os botões das flores são colocados. Os rebentos são cobertos por folhas verdes escuras complexas com pinadas ímpares ou trifolioladas. A variedade despretensiosa tem formação moderada de brotos.
Termos de amadurecimento
As primeiras bagas amadurecem em meados de junho, seguindo-se uma frutificação contínua a longo prazo até setembro.
Regiões em crescimento
A variedade cresce em países da Europa, Ucrânia, Bielo-Rússia e praticamente em todas as regiões da Rússia, onde é possível cultivar esta baga. Na faixa do meio, nos Urais e na região da Sibéria, os brotos são dobrados ao solo para o inverno.
Produção
As framboesas da variedade Glen Coe são caracterizadas por alto rendimento - até 6 kg de frutas vermelhas são colhidas de um arbusto.
Bagas e seu sabor
Baga preta-roxa arredondada de tamanho médio tem um delicado sabor agridoce com notas de framboesa-amora e um aroma excelente e pronunciado. A polpa suculenta mas firme contribui para uma excelente transportabilidade. O peso de uma baga madura é de 5 g, os frutos não são propensos a derramar, eles crescem em cachos de 7 a 10 pedaços.
Recursos crescentes
Pelas suas características (altura, distribuição), a variedade é cultivada em fileiras, o que facilita muito o seu cuidado. Mudas, estacas são plantadas no início da primavera e no outono. Espaçamento entre linhas de pelo menos 1,5-2 metros, entre arbustos de 40-50 cm.O colar da raiz exige cuidado - quando se aprofunda, a planta pode sofrer uma doença fúngica. As plantas jovens são reduzidas para 40-50 cm, o que ajudará a construir o sistema radicular.
Seleção do local e preparação do solo
Glen Coe prefere solo fértil e solto. Para a variedade, a proximidade de lençóis freáticos próximos, áreas pantanosas é excluída - seu sistema radicular não tolera umidade de longo prazo. A área selecionada é pré-enriquecida com matéria orgânica, fertilizantes complexos, ao mesmo tempo, o nível de acidez é controlado - as framboesas não gostam de solos ácidos.
Poda
Após a colheita, os brotos de dois anos são removidos junto com as crianças do primeiro ano doentes e pouco desenvolvidas. Não se deve deixar mais de 6 brotos no arbusto - o engrossamento leva ao corte das bagas, as pontas são cortadas ao nível do suporte. Na treliça, os caules são dispostos em leque, com distância de 15-20 cm entre os ramos.
Regar e alimentar
Durante o período de seca, a planta necessita de rega adicional, embora seja altamente resistente à seca, o que permitirá um alto rendimento. Dada a baixa ocorrência do sistema radicular (apenas 40 centímetros de profundidade), as raízes podem secar criticamente, o que afetará negativamente não só o rendimento, mas também o estado geral do arbusto. A rega oportuna é especialmente importante durante a floração, a brotação e o derramamento dos frutos silvestres. Húmus, composto e fertilizantes minerais são usados como cobertura de acordo com o esquema padrão de tratamento da framboesa.
Resistência à geada e preparação para o inverno
O híbrido se distingue pela boa resistência à geada, porém, em condições de cultivo de risco, necessita de medidas de proteção. Os brotos deixados para o inverno são dobrados, presos ao solo, cobertos com material não tecido ou cobertura morta.
Doenças e pragas
Apesar do aumento da resistência à maioria das doenças, medidas preventivas são necessárias. Este é um tratamento com fungicidas para doenças fúngicas, inseticidas para pragas.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Glen Koe se propaga por métodos tradicionais - dividindo o arbusto, estacas, enraizando estacas. Todos os três métodos permitem que você obtenha um novo material de plantio rapidamente e sem muitos problemas.