- Autores: Scottish Crop Institute em Dundee (Szkockim Instytucie Produkcji Roślinnej w Dundee
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: gentil, doce e azedo
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Peso da baga, g: 4-5
- Produção: 4-6 kg por arbusto, 20 t / ha
- Resistência à geada: inverno resistente
- Compromisso: adequado para tratamento térmico e congelamento, consumo fresco
- Período de frutificação: segunda-terceira década de julho
Raspberry Glen Ample (sinônimos Glen Ample, Glen Ample) é uma variedade versátil, cujos frutos são adequados para consumo fresco e enlatamento, e também toleram perfeitamente o congelamento, mantendo sua forma e sabor após o descongelamento. A variedade pertence à variedade padrão, entre os jardineiros há uma definição - uma árvore de framboesa.
História de criação da variedade
A autoria na criação do híbrido pertence ao Instituto Escocês de Indústria Vegetal em homenagem a James Hutton da cidade de Dundee (Szkocki Instytucie Produkcji Roslinnej w Dundee). Glen Ample ficou conhecido em 1996. Externamente, o arbusto, de fato, se assemelha a uma planta parecida com uma árvore, pendurada com bagas brilhantes, como se iluminadas por dentro, na época da colheita. Os criadores utilizaram o método do cruzamento à distância no seu trabalho, o que lhes permitiu, no final, combinar as melhores propriedades das framboesas Glen Prosen e Meeker. O novo híbrido ganhou altura, potência, alta vitalidade mesmo em um clima hostil, boa saúde, excelente rendimento, sabor, transportabilidade.
Descrição da variedade
O híbrido auto-fértil e vertical, vigoroso, Glen Ampl pertence a variedades não reparáveis - a planta dá frutos nos rebentos do segundo ano. Uma característica distintiva é a estrutura do arbusto. Um rebento vem da raiz, que dá vida a 20-30 ramos laterais duros. Sujeita à tecnologia agrícola e em condições favoráveis, a planta pode atingir 3 metros de altura. As framboesas precisam de uma liga nas treliças, porque junto com a colheita, que é mais de 20 frutos grandes em cada galho, cria-se uma carga elevada no caule.
Glen Ample possui um poderoso sistema radicular, um rebento central (caule), verde no início, adquire estrutura lignificada no segundo ano de vida, é pintado em uma tonalidade marrom-avermelhada, podendo apresentar uma flor esbranquiçada na casca. Localizam-se alternadamente folhas grandes, ligeiramente enrugadas, de cor verde escura, os rebentos não têm espinhos, com excepção da parte inferior da planta. Durante a floração, a framboesa é coberta por grandes flores brancas, o que contribui para o seu efeito decorativo.
Termos de amadurecimento
O híbrido pertence às variedades mid-late - o período de frutificação cai na segunda ou terceira década de julho. Nas regiões mais ao sul de nosso país, a colheita começa em meados de junho.
Regiões em crescimento
Glen Ample está adaptado para o cultivo em um clima europeu, cresce bem na Ucrânia, Bielo-Rússia e nas latitudes médias, caracterizadas por verões quentes e invernos com neve.
Produção
A variedade híbrida tem alto rendimento - até 4-6 kg por arbusto e 20 toneladas por hectare. Os rendimentos são estáveis, os frutos amadurecem ao longo de todo o comprimento do rebento.
Bagas e seu sabor
As propriedades organolépticas de Glen Ample são avaliadas por 9 pontos em um sistema de 10 pontos. Bagas cônicas redondas de tamanho médio pesam 4-5 gramas. A polpa firme e suculenta tem um sabor adocicado delicado com um azedume leve e agradável e uma cor vermelha viva, mesmo carmim, com um rico aroma a framboesa. Para o transporte, os bagos são colhidos no início da maturação técnica, mas mesmo durante a maturação fisiológica os frutos não caem da videira por muito tempo e mantêm a sua apresentação.
Recursos crescentes
Os requisitos agrotécnicos da Glen Ample não são diferentes das variedades tradicionais de framboesas. O híbrido prefere locais bem iluminados, mas com sombras claras à tarde, caso contrário, o fruto pode começar a murchar e secar. Em chalés de verão, uma distância entre fileiras de até 2,5 m é observada ou um pouso de uma linha é feito. A opinião tradicional da maioria dos jardineiros: é melhor plantar framboesas no outono, mas elas criam raízes bem depois do plantio na primavera. Durante o verão, a muda consegue construir um excelente sistema radicular e, no inverno, deixa uma planta forte e saudável.
Seleção do local e preparação do solo
A variedade cresce bem em todos os tipos de solo, mas seu rendimento depende diretamente da fertilidade do solo. O solo deve ter todos os oligoelementos e matéria orgânica necessários. É dada preferência a loams com uma estrutura leve e solta com adição de turfa e areia. No preparo das fossas, é necessária a organização de uma camada de drenagem, uma vez que o híbrido não tolera alagamentos prolongados. Baixas, pantanosas, bem como áreas com uma ocorrência próxima de água subterrânea são contra-indicados. Antes do plantio, o solo é preenchido com matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos, proporcionando à planta jovem nutrição adequada por alguns anos.
Poda
A altura dos arbustos fez com que se tornasse a norma para os jardineiros, especialmente para aqueles que cultivam a variedade em escala industrial, o uso do método de entrançamento. Neste caso, a videira do segundo ano não é cortada, os seus topos são trançados em volta do arame da latada a cerca de um metro de altura, tornando-se confortável para a vindima futura.
O segundo método é a poda dupla, que permite formar uma "árvore de framboesa". Os rebentos de substituição são cortados no início da estação de crescimento, encurtando-os para 1 metro. Em meados do verão procede-se a uma segunda poda-pinçamento dos rebentos laterais que cresceram nesta época. É assim que se obtém um arbusto semelhante a uma árvore.
Regar e alimentar
A cobertura começa na primavera do terceiro ano, a essa altura os jovens plantios já "comeram" os nutrientes introduzidos durante o plantio. Na primavera, são introduzidos matéria orgânica e fertilizantes nitrogenados, provocando um rápido crescimento da massa vegetativa. No verão, as plantas precisam de fertilizantes complexos, que incluem potássio e oligoelementos, no outono é hora de introduzir compostos de fósforo e potássio.Quanto à rega, durante o período de seca, as framboesas precisam de umidade adicional na primavera, durante a floração e a brotação. As taxas de irrigação recomendadas são de 30 a 40 litros de água sob o mato.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A alta resistência à geada permite que os arbustos tolerem bem os invernos. No entanto, na faixa do meio, a planta precisa de proteção adicional para suportar geadas de até 30-35 graus negativos sem perdas. Os rebentos são desamarrados das treliças, dobrados ao solo e recobertos com fibra não tecida, polvilhada com palha, ramos de abeto.
Doenças e pragas
Glen Ample tem alta resistência a doenças - 8 pontos em uma escala de 10 pontos. É importante respeitar a possibilidade de arejar os corredores. O espessamento pode provocar o aparecimento de oídio. Os fungicidas são usados para prevenir doenças fúngicas, os inseticidas são usados contra as pragas.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Não há problemas com a reprodução de um híbrido - dá um número suficiente de descendentes. Ao separá-los da mata-mãe, o jardineiro receberá muito material de plantio.
Visão geral da revisão
A maioria dos jardineiros, assim como os fazendeiros, nota a alta decoratividade de Glen Ample e seu sabor. Os amantes da framboesa apreciam a excelente qualidade de conservação do fruto - a polpa elástica permite transportar a safra para venda em longas distâncias. Hoje em dia, muitas pessoas preferem o congelamento ao tratamento térmico, e o híbrido é ideal para esse fim. Os seus bagos mantêm a forma após a descongelação e podem servir de decoração para sobremesas, uma mesa festiva no inverno.