- Autores: 4. Kazakov
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: rubi profundo
- Gosto: doce e azedo, refrescante
- Período de amadurecimento: atrasado
- Peso da baga, g: 5-6
- Produção: 2,0 - 2,5 kg por arbusto, 10-12 t / ha
- Resistência à geada: inverno resistente
- Compromisso: para consumo fresco e todos os tipos de processamento
- Período de frutificação: da primeira quinzena de agosto até as geadas
O Raspberry Hercules, também conhecido como Gerakl, há vários anos agrada os jardineiros com abundantes colheitas e excelente sabor. É usado com sucesso para consumo fresco e para todos os métodos de processamento, e é cultivado para venda. A planta é despretensiosa no cuidado, suas mudas são fáceis de obter na sua própria fazenda.
História de criação da variedade
Hércules é uma variedade de framboesa que surgiu graças ao trabalho de criação de I.V. Kazakov. O especialista estabeleceu como objetivo criar uma planta capaz de passar o inverno com sucesso no clima da região de Moscou, resistente a doenças e que dê frutos grandes. Os esforços dos especialistas do VSTISP foram coroados de sucesso, e a variedade Ottom Bliz do grupo de meia temporada foi tomada como base.
Descrição da variedade
Hércules é uma framboesa que forma arbustos ligeiramente espalhados até 200 cm de altura, plantas de tamanho médio, com rebentos fortes e direitos. Os ramos são cobertos em todo o seu comprimento por espinhos castanho-claros - duros, espinhosos, finos, com ligeira inclinação para baixo. As folhas não são muito grandes - tamanho médio, cor verde escuro, com ondulação e rugas características do prato.
Fotografa um roxo profundo de 1 ano. No final da temporada, um revestimento ceroso perceptível aparece neles.
Termos de amadurecimento
Remontante de framboesa, dá 2 colheitas durante a época de frutificação. As datas de amadurecimento estão atrasadas. Os arbustos frutificam no início de julho e, a partir da primeira quinzena de agosto, até a geada.
Regiões em crescimento
A framboesa auto-fértil Hercules é adequada para cultivo em todas as regiões da Rússia, sem restrições. Seus arbustos toleram a seca e o frio igualmente bem e são altamente resistentes aos fatores climáticos adversos. No norte, as framboesas oferecem um ganho padrão, mas os rendimentos estão diminuindo. Hércules se adapta melhor ao clima da zona intermediária da Federação Russa e do sul.
Produção
O rendimento é alto, 2,0-2,5 kg por arbusto, 10-12 toneladas por hectare. Os brotos frutíferos são formados na primavera, de modo que os velhos podem ser removidos sem dor no outono.
Bagas e seu sabor
A cor rubi rica e brilhante da baga é uma característica pela qual as framboesas Hércules são facilmente reconhecidas pelos jardineiros. Ele tem esse nome também por um motivo. Os bagos de Hércules são muito grandes, truncado-cónicos, o seu peso chega a 5-6 g A polpa densa tem um sabor refrescante, doce e azedo. As framboesas têm um aroma distinto que não é insuportável quando comidas frescas.
Recursos crescentes
Framboesas Hércules precisam fornecer condições de cultivo bastante confortáveis. No plantio, recomenda-se manter uma distância entre as plantas de 0,7 m, as linhas devem separar um espaço de 1,2 a 1,5 m. No cultivo, esta variedade não requer o uso de suportes, é possível cultivar em um. ciclo anual com remoção completa dos brotos antes da geada. A planta deve ser replantada a cada 8 a 10 anos, mudando de local.
Seleção do local e preparação do solo
Na hora de escolher um local, você deve dar preferência a áreas bem iluminadas, banhadas de sol durante o dia. A melhor solução seria uma colina localizada na parte sul do jardim. A sombra de Hércules é contra-indicada, assim como o pouso nas baixadas, onde a neve derrete por muito tempo. Você não pode usar as cristas nas quais havia erva-moura ou morangos sob a framboesa, mas legumes, abobrinha, pepino e abóbora podem ser considerados antecessores de sucesso.
As plantas são insensíveis à escolha do solo. Qualquer tipo de solo serve. Mas as águas subterrâneas não devem ficar a menos de 1 m da superfície. A proteção contra o vento também é necessária - natural ou artificial. Para o plantio na primavera, o período de abril a maio é adequado, no outono é realizado em setembro.
A preparação do fosso não é muito difícil. Basta realizar 2 a 3 semanas antes do plantio. Para 1 m2 de área, recomenda-se adicionar 20 kg de húmus, 50 g de superfosfato e 30 g de nitrato de potássio. A terra é desenterrada, solta, solos fortemente ácidos são adicionalmente polvilhados com cal ou cinza de forno. Em seguida, são formados poços de 60 cm de diâmetro e 45 cm de profundidade.
A planta é imersa no solo até o nível do colo da raiz, com cobertura morta na base. O método de pouso em trincheira também é comum. Ao usar este método, as linhas são orientadas de norte a sul, colocadas em paralelo. As trincheiras são feitas de até 50 cm de largura e até 45 cm de profundidade.
Regar e alimentar
A rega é moderada. Ao podar os brotos para o inverno, é necessária uma rega abundante preliminar. O excesso de umidade para essa variedade é prejudicial, assim como sua falta. A frequência ideal é uma vez por semana, 10 litros na raiz. Em clima chuvoso, as taxas de rega são reduzidas para evitar a morte das plantas.
A alimentação das plantas é mostrada 3 vezes durante a temporada. No início da primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados ao solo - nitrato de amônio, bem como sulfato de potássio. Antes do início da primeira onda de frutificação em julho, recomenda-se regar com uma solução de nitrophoska - 70 g por 10 litros de água - para aumentar o tamanho dos frutos. No outono, no final da safra, vale a pena adicionar ao solo grânulos de superfosfato, cinzas e sal de potássio. É necessário regar previamente o solo, caso contrário, pode simplesmente queimar as raízes.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade é resistente ao inverno. Resiste a geadas até -30 graus. Com um corte completo da parte aérea no outono, o arbusto praticamente não precisa de abrigo. Além disso, o aquecimento excessivo levará ao superaquecimento das raízes, levando à morte do arbusto.
Doenças e pragas
Hércules é uma framboesa resistente a doenças e pragas, infecções fúngicas. As plantas praticamente não são afetadas pelos ácaros da framboesa, podridão cinzenta. O perigo para a variedade é representado pelos pulgões do caule e das folhas, do besouro da framboesa, da traça do rim.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Raspberry Hercules dá uma grande quantidade de crescimento. Pode ser facilmente propagado obtendo-se um grande número de rebentos laterais. A planta produz brotos de raízes, que são desenterrados após atingirem 15 cm de comprimento junto com as raízes. Após a separação do arbusto-mãe, a muda jovem rapidamente se adapta a um novo local.
A reprodução no outono ocorre por meio de estacas. Neste caso, as raízes da planta são cortadas. O comprimento de cada estaca é deixado dentro de 10 cm, a seguir são colocadas nos sulcos, deixando 30 cm entre as mudas. A palha é polvilhada por cima, a rega é feita e as agulhas são colocadas. No início da primavera, esse abrigo é removido, o canteiro é enviado sob o filme antes que os brotos apareçam.
Visão geral da revisão
Framboesa Hércules, de acordo com a maioria dos residentes de verão, pode ser considerada uma das melhores variedades remanescentes, dividida em zonas para a região de Moscou. É fácil de recolher, transportar - os bagos não caem dos talos, mantêm a sua forma. Nota-se que quanto mais ensolarada a área, mais açúcar as frutas acumulam. Muitos recomendam esta subespécie para cultivo comercial.
As análises negativas estão principalmente relacionadas ao sabor específico das variedades remanescentes. Para alguns, não parece completamente carmesim. A falta de doçura e brilho do aroma é praticamente a única reclamação que se faz contra o Hércules. Além disso, os espinhos afiados tornam o processo de colheita muito mais difícil.