- Autores: VSTISP, I. V. Kazakov, S. N. Evdokimenko, V. L. Kulagina
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: carmesim escuro
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Peso da baga, g: 3,7 - 4,5 ge até 6,3
- Produção: 2,2 - 2,6 kg por arbusto, 15 t / ha
- Compromisso: para consumo fresco e processado e ultracongelamento
- Local de entrega: à prova de vento
- Período de frutificação: na primeira década de agosto e até meados de setembro
A Raspberry Eurasia ainda não se espalhou. Mas agora mais e mais jardineiros estão interessados nesta cultura, pois é caracterizada por uma grande produtividade e facilidade de cultivo.
História de criação da variedade
Os autores da variedade universal são criadores I. V. Kazakov, S. N. Evdokimenko, V. L. Kulagin. Eles o levaram para o ponto forte de Kokinsky do VSTISP. Ele foi enviado para teste em 2005. Listado no registro estadual da Federação Russa.
Descrição da variedade
Os arbustos de framboesa são autopolinizadores, pequenos e eretos. A altura do arbusto chega a 130-160 cm. Brotos do tipo padrão, anuais, de espessura. No final da estação de crescimento, eles ficam roxos, com uma forte cobertura de cera. As folhas do arbusto são grandes, verdes, enrugadas. Os espinhos localizados na base do broto são pontiagudos e curvos. Mais perto das partes intermediárias e superiores do broto, eles são curtos e esparsos.
Termos de amadurecimento
A framboesa eurasia pertence às variedades remanescentes. Tem um período de maturação meio tardio. A floração começa no final de julho. Os frutos começam a amadurecer em agosto.
Regiões em crescimento
Na maioria das vezes, a cultura é cultivada na região de Moscou. Mas como as framboesas provaram crescer mesmo em climas frios, as regiões do norte são perfeitas para isso.
Produção
A variedade Eurasia tem alto rendimento. Durante o período de maturação completa dos frutos, 2,2-2,6 kg de bagas são colhidos de um arbusto e 15 t / ha de plantações. Para toda a temporada, eles são colhidos 2 vezes.
Bagas e seu sabor
O fruto é cônico e grande. O peso da baga é 3,7-4,5 g. Mas você também pode encontrar outras maiores - até 6,3 g. O sabor das frutas é doce e azedo, com um aroma suave. A consistência da polpa é densa. Separação fácil do pedúnculo. Os bagos têm muito boa transportabilidade e longa vida em prateleira. Eles retêm perfeitamente o seu sabor não só fresco, mas também após congelamento.
Recursos crescentes
As framboesas são plantadas no início da primavera ou no final do outono. Mas o período de plantio mais recomendado é o final de setembro e início de outubro. Um local protegido do vento e com luz solar suficiente seria ideal para o crescimento da cultura.
Antes de plantar uma muda, é necessário inspecionar suas raízes, se necessário, remover as danificadas. Depois disso, você precisa colocar o sistema radicular em húmus diluído em água.
Comece a plantar cavando trincheiras. Isso deve ser feito para que a distância entre os arbustos plantados seja de 1,5 metros. Em seguida, adicione solo misturado com fertilizantes à trincheira. Aí é colocada uma muda, depois da qual é coberta com terra para que o colo da raiz fique ao nível do solo.Depois disso, o plantio é regado com bastante água. O período de frutificação do arbusto inicia-se na primeira década de agosto e termina em meados de setembro.
Os jardineiros podem cultivar framboesas de duas maneiras: com um ano e com dois. Mas, ao longo dos anos, a experiência tem mostrado que é melhor cultivar framboesas de um ano. Ele permite que você obtenha um rendimento maior do que uma criança de dois anos.
Seleção do local e preparação do solo
Qualquer solo é adequado para framboesas, mas ao mesmo tempo há uma característica - no local onde vai crescer, não deve haver água estagnada. Se o local for assim, um sistema de drenagem deve ser instalado. O preparo do solo deve ser feito no outono. Todas as ervas daninhas e vegetação devem ser cuidadosamente removidas do solo.
Regar e alimentar
A variedade Eurasia não gosta de umidade excessiva. Portanto, a rega deve ser realizada depois que a camada superficial do solo estiver completamente seca. E você também pode usar a irrigação da água do arbusto, mas isso deve ser feito antes da floração. Quando as flores aparecem, apenas o sistema radicular precisa ser regado.
É necessário alimentar a cultura pelo menos 3 vezes por temporada. No início da primavera, as framboesas são alimentadas com fertilizantes contendo nitrogênio. No verão, as framboesas são fertilizadas com os mesmos curativos de nitrogênio, você ainda pode usar esterco de cavalo ou de vaca fermentado diluído em água. No outono, para um bom inverno, o arbusto precisará de fertilizantes à base de potássio e fósforo.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A Raspberry Eurasia tolera muito bem o inverno. Portanto, para o inverno, basta cortar completamente os brotos da planta, para limpar o solo das ervas daninhas. Cubra o sistema radicular com palha ou feno, se necessário.
Doenças e pragas
A cultura é muito resistente a doenças e pragas. Mesmo assim, existem várias doenças às quais ela pode estar exposta.
Supercrescimento - quando muitos brotos se formam no arbusto.Por causa dessa doença, as framboesas não dão frutos e, depois de um tempo, a planta morre.
Nanismo espesso. A fruta madura se divide em pedaços. A framboesa contrai esta doença a partir do pólen das plantas.
Antracnose - a infecção danifica os brotos e as folhas da planta. Manchas marrons aparecem neles.
Septoria. Esta infecção afeta apenas as folhas. Após o aparecimento de manchas nelas, o tecido foliar morre e surge um buraco.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento oportuno.
Reprodução
Existem duas maneiras de propagar framboesas: por estacas de raízes e estacas verdes. Propagado por estacas de raízes de acordo com o esquema usual. É melhor propagar o arbusto com mudas verdes em clima frio. É necessário cortar o talo sob o solo. O local onde foi feito o corte é salpicado de cinzas. O caule é plantado em solo úmido. Após a formação do sistema radicular, os processos são transplantados para um local permanente.