- Autores: Itália, "Vivai Molari"
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Peso da baga, g: 6-12
- Produção: até 25 t / ha, 1,3 kg por arbusto
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até -25 С
- Compromisso: para consumo pessoal, decoração e recheio de sobremesas, secagem, congelação, enlatamento e outros tipos de processamento
- Local de entrega: sem correntes de ar e ventos fortes
Para os jardineiros estrangeiros e russos, a variedade remanescente de framboesas Enrosadira (sinônimo de Enrosadira) tornou-se um verdadeiro presente desde o seu início. A variedade é versátil, com alta transportabilidade e apresentação. Os frutos são usados para consumo in natura, conservação, congelamento, secagem, venda à população. Além disso, a Enrosadira é um verdadeiro totimer - dá 2 colheitas por época.
História de criação da variedade
A variedade foi cultivada em Tabor, que fica na Itália, região do Trentino. O aparecimento da Enrosadira remonta a 2004. O trabalho de criação foi realizado por Aldo Telc no viveiro Vivai Molari, chefiado por Gilberto Molari. Neste trabalho, foram cruzadas as cultivares T44L04 Lagorai (doador materno) e T35L04 (paterno).
A tecnologia para obter o resultado final era bastante complicada e demorou vários anos. As primeiras plantas obtidas como resultado da hibridização foram posteriormente propagadas por estacas de raízes assexuadas com observação de características varietais. O resultado resultante exigiu registro e uma patente, e o pedido foi depositado com sucesso em 2013. Na exposição internacional MACFRUT, o híbrido foi premiado com a mais alta avaliação dos especialistas - uma medalha de ouro.
Descrição da variedade
A Enrosadira é um arbusto poderoso com 175–250 cm de altura, constituído por vigorosos rebentos verticais. Os ramos são cobertos por folhas verdes ovais onduladas com pontas pontiagudas. Existem pequenos espinhos nos rebentos.
A planta dá colheita em meados de julho no que diz respeito aos primeiros anos. Os ramos do segundo ano frutificam já a partir de junho, se crescerem em climas mais quentes. A colheita de outono é feita por muito tempo: até 70 dias. As bagas amadurecem mais rapidamente em túneis do que ao ar livre.
Os brotos jovens são coloridos em tons de verde mais claro, enquanto as plantas do segundo ano já apresentam uma estrutura lignificada com coloração marrom. A planta floresce com flores brancas de tamanho médio: cerca de 1 cm.
Termos de amadurecimento
As framboesas são variedades tardias, seu período de frutificação é de julho a agosto e outono, às vezes até geadas de novembro.
Regiões em crescimento
O híbrido é adaptado para o sul da Rússia, Rússia central e Sibéria.
Produção
O híbrido Enrosadira é uma planta de alto rendimento que rende até 1,3 kg por arbusto, se falamos de cultivo industrial, então são 25 t / ha.
Bagas e seu sabor
Durante a apanha, os rebentos são cobertos por grandes bagos de cor vermelha brilhante e de formato alongado e cónico. O comprimento é de 3 cm, a largura é de 2 cm, o peso é de 6–12 g. A polpa carnuda e suculenta, densa, tem um aroma pronunciado de framboesa e sabor doce. A firmeza da fruta proporciona excelente transportabilidade, o que torna o híbrido muito popular para o cultivo industrial.
Recursos crescentes
Ao ar livre, as framboesas preferem áreas ao sul, bem iluminadas e sem correntes de ar. A planta não tolera o plantio no local de cultivo de solanácea: tomate, pimentão.Solos argilosos férteis ou argilosos arenosos com um nível neutro de acidez devem ter boa aeração. As datas de desembarque mais favoráveis são clássicas: primavera-outono.
Seleção do local e preparação do solo
Para o plantio de mudas, são preparadas trincheiras com profundidade de 40 cm, com distância entre os arbustos de 50-70 cm e 2 m entre linhas. A terra está cheia de matéria orgânica e fertilizantes complexos especiais. Ao plantar, deve-se ter o cuidado de deixar o colo da raiz ao nível do solo: nem para cima nem para baixo, caso contrário a planta não conseguirá se desenvolver. As framboesas são derramadas após o plantio, fazendo com que a água escorra pelas encostas das serras, acumulando-se nos sulcos.
Regar e alimentar
Framboesa Enrosadir precisa de rega adicional durante o período de seca, caso contrário, os frutos ficam menores, os brotos e a folhagem começam a secar. A taxa de irrigação é umedecimento do solo a 50 cm de profundidade com frequência de 1 vez em 7 a 10 dias. Durante uma seca prolongada, a rega continua até ao início da vindima, interrompendo-a por vários dias, caso contrário o fruto pode ficar aguado.
O mesmo vale para o enfeite superior. Nesse caso, a regularidade também é observada. Os estágios principais são primavera, vegetação, brotação, outono. Durante a temporada, fertilizantes orgânicos são aplicados 3 vezes, isto é verbasco ou excrementos de galinha na quantidade de 5 litros por 1 m2. Os fertilizantes de nitrogênio são aplicados na primavera, fertilizantes de potássio-fósforo - no verão.
Resistência à geada e preparação para o inverno
O híbrido tem boa resistência de inverno: a planta pode suportar até -25 °. Mas isso não garante um bom inverno sem abrigo em latitudes frias, se pretendem cultivar framboesas em uma safra de dois anos. Nesse caso, os brotos são retirados das treliças, dobrados e fixados ao solo. A seguir, as framboesas são cobertas com ramos de abeto, ramos, fibras agrícolas e, adicionalmente, cobertas com neve. Com as plantas anuais, a tecnologia é um pouco diferente: as plantas são cortadas na raiz, o cânhamo é coberto com turfa, serragem.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Propagado pela Enrosadira por rebentos de raiz, estacas, estacas. A descendência da raiz é obtida desenterrando o crescimento jovem germinado no verão, durante a remoção de ervas daninhas e o desbaste. Cortar é uma maneira bastante difícil para um iniciante, e atenção especial deve ser dada a isso, assista ao vídeo de treinamento. A divisão do mato é feita no outono, com o plantio das divisões em cristas preparadas.