- Autores: Kazakov I.V.
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho, ligeiramente pubescente
- Gosto: doce com acidez
- Período de amadurecimento: a partir dos primeiros dez dias de agosto até as geadas
- Peso da baga, g: 3,8-4,0
- Produção: até 3 kg por arbusto
- Resistência à geada: Alto
- Compromisso: para qualquer tipo de processamento
- Resistência a fatores climáticos adversos: médio
Entre as muitas variedades de framboesas cultivadas, Elegant se destaca pelo sucesso da combinação de alto rendimento com despretensão. Pertence à espécie remanescente de arbustos de bagas, o que permite que você coloque frutas frescas na mesa por um longo período de verão-outono.
História de criação da variedade
Um tipo relativamente novo de arbusto de jardim de elite foi o resultado de muitos anos de experiência do famoso criador russo e doutor em ciências - I.V. Kazakov. O Raspberry Elegant foi incluído oficialmente na lista de conquistas agrícolas nacionais em 2005, e seu criador ganhou um dos prêmios no concurso de hortaliças.
Descrição da variedade
A variedade foi inicialmente planejada para as condições da Rússia Central, mas os jardineiros da Sibéria e dos Urais também fazem avaliações excelentes sobre ela. A sua maior sobrevivência em climas frios explica-se pelo facto de esta cultura poder ser cultivada de forma anual, cortando-se completamente os rebentos de que foi colhida antes do inverno. Cobrir o sistema radicular com amontoa ajuda a planta a suportar as temperaturas de inverno abaixo de -35 graus, e liberar novas na primavera.
O Raspberry Elegant pertence aos arbustos com um indicador médio de tolerância à seca. Ela precisa de bastante rega nos dias quentes. Por falta de umidade, a planta perde parte da colheita e os frutos restantes tornam-se pequenos e azedos. Com boa tecnologia agrícola e rega oportuna, a variedade demonstra perfeitamente um rendimento alto e estável.
Termos de amadurecimento
Arbustos delgados e altos são um tipo remanescente de framboesa. As primeiras bagas são formadas no início de junho nos brotos que sobreviveram às geadas de inverno do ano passado. A segunda linha de frutas maduras surge no final de agosto e continua em setembro.
Produção
Numerosas análises de jardineiros que cultivam framboesas elegantes em seus lotes caracterizam esta variedade como de alto rendimento. Em média, até 3 kg de frutos maduros são colhidos de um arbusto durante uma temporada. De todos os arbustos localizados em 1 metro quadrado, você pode coletar cerca de 14-15 kg de frutos grandes e suculentos.
Os brotos de um arbusto alto e poderoso não precisam de suporte, mas quando cultivados em treliças, nota-se um notável aumento no rendimento das framboesas, já que os brotos vizinhos não se bloqueiam do sol e da entrada de ar. O tamanho dos frutos atinge seu máximo em brotos anuais que não foram enfraquecidos pela vizinhança do ano passado. Nos anos favoráveis, observa-se um aumento do rendimento dos bagos devido aos períodos mais longos de frutificação.
Bagas e seu sabor
Bagas escarlates escuras grandes, suculentas, arredondadas e cônicas crescem em borlas. Eles têm um sabor agridoce, com um aroma pronunciado de framboesa e um alto teor de vitamina C. Todos os frutos crescem aproximadamente do mesmo tamanho, pesando 3,8-4 gramas cada, e se afastam facilmente dos talos. A colheita da baga concentra-se principalmente nas extremidades superiores dos ramos.
Recursos crescentes
Os arbustos de framboesa da variedade Elegant crescem até 1,6-1,8 metros. Os espinhos localizam-se principalmente na parte inferior dos brotos. Os ramos bienais são castanhos e densamente pelados com um número moderado de espinhos. Se você amarrá-los no início da floração, eles darão mais frutos.
Os ramos jovens e anuais dos arbustos de framboesa podem ser reconhecidos pela sua cor verde e baixa estatura. Eles geralmente não precisam ser amarrados, pois são bastante fortes e estáveis. Cada arbusto pode consistir em 5-7 brotos separados durante a temporada. Quando cultivadas em treliça, as framboesas são mais bem ventiladas.
Elegant responde bem à remoção frequente de ervas daninhas e ao afrouxamento do solo na zona das raízes. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes que estão próximas à superfície. A rega regular é necessária para as framboesas em qualquer clima, especialmente quando chega o período de seca. Ajuda a fertilizar e reter a umidade do solo, cobrindo com serragem, húmus ou palha. No outono, a planta é podada: completamente - nas regiões frias e apenas nas áreas férteis - nas mais quentes. Na primavera, a pulverização é realizada para doenças. A partir do terceiro ano, é necessário aplicar cobertura e fertilização.
Seleção do local e preparação do solo
As framboesas elegantes são plantadas em áreas bem iluminadas e ventiladas. Ela se sente bem ao pousar em cercas baixas. A planta prefere solos leves e neutros. Os locais de pouso são preparados com antecedência, 2 a 3 semanas de antecedência. Para fazer isso, cave o solo a uma profundidade de 25-30 cm. Em uma camada de argila pesada, a drenagem é organizada em cada furo de pedra triturada ou pequenos pedaços de tijolo. O solo destinado ao reaterro é misturado com húmus.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A variedade de framboesa reparada se propaga por meio de brotos de raiz ou estacas. Eles aparecem no final da primavera ou início do outono. De acordo com inúmeras análises de jardineiros experientes, a melhor taxa de sobrevivência de novos arbustos de framboesa foi observada durante o plantio de outono. As raízes grandes da planta, cujo diâmetro não seja inferior a 1 cm, devem ser cortadas em pedaços separados de 10-15 cm de comprimento, sendo plantadas horizontalmente em covas ou recipientes preparados para posterior transplante em terreno aberto.