- Autores: Grã-Bretanha, D. Derek
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho escuro
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 6-8
- Produção: 6-7 kg por arbusto
- Resistência à geada: baixo, até -16 ° C
- Avaliação de degustação: 4,7
- Compromisso: consumo in natura, congelamento, enlatamento
As variedades mais populares de framboesa são as remontant, ou seja, aquelas que frutificam contínua e repetidamente. A framboesa de Joan J é considerada uma novata neste tipo de planta. No artigo, consideraremos as características da variedade, os aspectos positivos e o rendimento, bem como os métodos de reprodução e resistência ao gelo.
História de criação da variedade
Raspberry Joan Jay é um híbrido. O cruzamento foi realizado pelo criador britânico D. Derek. Para o casal de pais, ele escolheu Joan Squire (flores masculinas, pólen foi coletado para polinização) e Terry Lewis (flores femininas, flores foram polinizadas). O resultado não demorou a chegar e, em 2008, um novo tipo de framboesa apareceu em Maidstone, na Inglaterra.
Descrição da variedade
O arbusto é de tamanho médio, baixo. As mudas do primeiro ano crescem até 1 metro e 5 a 8 hastes por arbusto. No segundo ano, os ramos crescem até 2 m. A particularidade dos rebentos é que são grossos e não têm espinhos.
Um broto tem em média 7 hastes laterais de 40 a 60 cm de comprimento, sendo os próprios brotos de cor verde claro, retos. Mas quanto mais colheita, mais o galho pode dobrar. Para evitar isso, vale a pena instalar treliças.
As folhas são grandes, com um padrão profundo raso, há uma ligeira pilosidade.
As principais vantagens da variedade:
boa resistência à seca;
alta produtividade;
período de frutificação longo;
falta de espinhos;
algoritmo de propagação descomplicado.
As desvantagens incluem:
baixa resistência à geada;
vida útil curta;
super amadurecido;
a necessidade de instalar suportes.
Termos de amadurecimento
Framboesa Joan Jay tem um período de maturação médio e pertence ao tipo de remanescente. A colheita começa na segunda quinzena de julho, a colheita principal cai em setembro, mas em outubro os remanescentes amadurecem.
Produção
Existem 50-80 frutas por ramo, 6-7 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto. Se considerarmos as plantações, então você pode colher até 15 toneladas de frutos por hectare.
Bagas e seu sabor
Os frutos são grandes, de um vermelho intenso. São de formato cônico, pesando de 6 a 8 g, mas no final da safra o peso dos bagos diminui significativamente.
Se a ponta for branca nas bagas, então a fruta ainda não está madura. A cor da baga é uniforme e, na colheita, a baga é facilmente removida do miolo.
A fruta tem sabor doce e azedo, rica, suculenta, com um agradável aroma de framboesa. A polpa é densa, firme e carnuda. A pele é forte, as bagas não racham. A principal desvantagem: os frutos tendem a amadurecer rapidamente.
Recursos crescentes
Você pode plantar esta framboesa durante todo o período vegetativo, pois as mudas apresentam uma alta taxa de sobrevivência. Para uma boa colheita imediatamente no primeiro ano, os jardineiros costumam usar fertilizantes e estimulantes de crescimento. E também regar a planta corretamente.
Os arbustos devem ser cobertos com cobertura morta. Isso proporcionará um ambiente natural normal para o solo, não secará nem ficará muito quente e também impedirá a germinação de ervas daninhas.
Vale a pena desbastar os arbustos corretamente, bem como amarrar os brotos para que não se quebrem com o peso dos frutos.
Seleção do local e preparação do solo
Se falamos de um lugar onde é melhor plantar framboesas, então esse é sempre o lado ensolarado do local. As linhas devem ir de norte a sul. Vale a pena cavar a área previamente alocada, deixando a terra repousar um pouco para que se solte. Se necessário, o solo pode ser escavado com fertilizantes. Se a área for argila, então, se possível, é necessário retirar a argila.
Em seguida, você precisa fazer as linhas. Para o plantio de mudas, você pode usar o método de covas ou trincheiras. Aqui, a escolha será puramente pessoal. As covas devem ter até 50 cm de profundidade e até 80 cm de largura e o número de covas deve ser igual ao número de mudas. Instalamos treliças junto aos buracos e em todo o framboesa. A distância entre os apoios é de 3 m, sendo que o fio sobre o qual serão fixados os ramos deve ser distribuído em 3 níveis: 0,7 m, 1 me 1,6 m.
Além disso, estimulantes de crescimento ou qualquer outro fertilizante podem ser despejados nas fossas. As mudas são baixadas para o buraco e cobertas com terra para que o colo da raiz fique ao nível do solo. É necessário deixar 80 cm entre os arbustos, mas entre as linhas bastam 1-2 m.
Após o plantio, as mudas devem ser vertidas, 2 baldes por cova.
Poda
As framboesas são podadas, como todas as colheitas domésticas, duas vezes por ano: na primavera e no outono. No segundo ano após a safra, vale a pena cortar os galhos para que fiquem apenas 30 cm de comprimento. Isso contribui para o crescimento ativo dos brotos no ano seguinte. No outono, a poda é feita após a primeira geada.
Na primavera, são retirados os brotos secos, os que não saíram depois do inverno, e os sadios são podados até o primeiro botão inchado. Cada corte deve ser tratado com um campo de jardim.
Regar e alimentar
Raspberry Joan Jay adora água. Embora esta cultura tolere a seca, não deve ser usada em demasia. A falta de umidade afetará o rendimento, os frutos começarão a encolher, embora seu sabor não seja afetado. Em média, um arbusto deve consumir 20 litros, mas se partirmos do fato de que os arbustos são plantados em uma trincheira, então 60 litros por 1 m.
E também vale a pena fazer o top dress ao longo da estação de cultivo. Pode ser cinza de madeira, vai ajudar a evitar o ataque da maioria das pragas e abastecer os arbustos com os minerais necessários ou esterco.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Esta variedade tem baixa resistência ao gelo, apenas até -16 graus. Portanto, muitos jardineiros, depois de cortar os arbustos, começam a cobri-los com cuidado. Se os brotos forem cortados em cânhamo, eles podem ser cobertos com uma camada de cobertura morta de serragem. Em seguida, eles colocam ramos de abeto, e então qualquer material denso de cobertura serve, geralmente um filme é usado.
E também vale a pena cuidar das raízes. Neste caso, quando cai a primeira neve, faz-se um pequeno monte sobre o mato.
Nas regiões do sul, você não deve cobrir as framboesas.
Doenças e pragas
Raspberry Joan Joy resiste perfeitamente às doenças e pragas mais comuns. Mas só se você cuidar dela adequadamente. Se você não processar os arbustos a tempo, algumas doenças podem se desenvolver.
Didymella ou manchas roxas. Por causa disso, a imunidade enfraquece e as framboesas se tornam vulneráveis a uma série de outras doenças e insetos.
Podridão cinzenta, destrói a fruta.
Mosaico, doença que se espalha pelas feridas do caule. Difícil de se retirar.
Dentre as pragas, vale destacar:
serrador de framboesa, come o caule por dentro;
pulgas comendo folhas.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Durante toda a estação de crescimento, as framboesas dão novos rebentos, o que facilita muito a reprodução dos arbustos.
Para a propagação de framboesas, você precisará de brotos jovens e saudáveis de 15 a 20 cm de comprimento As mudas são cuidadosamente separadas do arbusto, de preferência junto com o solo, e transferidas para um novo local designado. Covas para novos brotos devem ser cavadas com antecedência.
E também pode ser propagado por brotos de rizomas. Para fazer isso, você precisa desenterrar pequenos brotos verdes em maio e transplantá-los para recipientes. Durante o período de enraizamento (3,5-5 semanas), os brotos devem ser alimentados intensivamente. Antes do desembarque já devem ter 40-60 cm de comprimento O desembarque deve ser feito antes do início de julho.