- Autores: 4. Kazakov, S. N. Evdokimenko, fortaleza de Kokinsky
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: atrasado
- Peso da baga, g: 5-6
- Produção: 12 - 17 t / ha, 2,5 - 3,0 kg por arbusto
- Resistência à geada: inverno resistente
- Compromisso: consumo in natura, para todos os tipos de processamento
- Local de entrega: protegido de vento forte
Bryanskoe Divo é uma variedade de framboesa russa adequada para todos os tipos de processamento, bem como para consumo in natura. É cultivada com sucesso em escala industrial, apreciada por sua excelente transportabilidade, resistência à deformação e grande tamanho de fruto, bem como por sua capacidade de formar dois ramos de fruto em cada nó ao mesmo tempo. A variedade também é conhecida como Bryansk Miracle.
História de criação da variedade
O Bryansk Divo foi recebido no ponto de apoio Kokinsky pelos criadores Acadêmico I.V. Kazakov e Professor S.N. Evdokimenko. No decorrer de seu trabalho, eles usaram a polinização livre de uma grande forma interespecífica, que na época aparecia sob o número 47-18-4. Em 2001, ela foi alocada para a elite e 5 anos depois ela foi registrada como uma variedade completa.
Descrição da variedade
Bryanskoe Divo forma arbustos de altura média, atingindo 160-175 cm de altura. Eles se distinguem por contornos elegantes, tipo aberto, poder de brotos. A propagação é mal expressa. Rebentos de espessura média são cobertos de espinhos, a folhagem é grande, de cor verde escura, com relevo pronunciado. Os caules são flexíveis, sua cor muda de azul esverdeado para quase roxo no final da temporada.
Termos de amadurecimento
Variedade Bryanskoe Divo - remanescente, maturação tardia. A frutificação começa na segunda década de agosto, vai até a primeira geada. Ocorre principalmente em brotos com 1 ano de idade. Quando cultivada como uma variedade remanescente, a primeira onda de amadurecimento da safra ocorre de 12 a 15 de julho.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para cultivo na região de Moscou, Rússia central. Dando até 90% da colheita antes da geada, as framboesas Bryanskoe Divo podem ser cultivadas nas regiões do norte - isso não afetará o momento da colheita.
Produção
Raspberry Bryanskoe Divo pertence a variedades de alto rendimento. 2,5-3,0 kg de bagas são colhidas do mato. Com o cultivo industrial, a produtividade chega a 12-17 t / ha.
Bagas e seu sabor
Pele grossa e polpa densa, suculenta e de sabor agridoce - são estas as características desta variedade de framboesas. Sua cor é o vermelho clássico, o formato parece um cone alongado - até 4 cm da base à ponta. A baga pesa de 5 a 6 G. O aroma da fruta é delicado e requintado.
Recursos crescentes
No momento do plantio recomenda-se deixar 1 m entre os arbustos, a variedade tolera bem esse procedimento, mas é melhor realizá-lo no início de outubro, quando os processos biológicos nos troncos e raízes já estão desacelerando. E também, dependendo das peculiaridades do clima, o plantio pode ser realizado com sucesso no início do outono e no meio da primavera, quando a temperatura do ar atinge cerca de + 8 ... 12 graus Celsius. Uma liga é opcional, mas nas treliças, as framboesas são mais fáceis de manter em ordem e a colheita é muito mais fácil.
Seleção do local e preparação do solo
O local de pouso ideal é protegido de ventos fortes.A luz solar é necessária para as framboesas desta variedade, mas a planta não é tão sensível ao tipo de solo. Qualquer um suficientemente fértil servirá, mas melhor do que outros - solo argiloso e arenoso. O pouso é feito em forma de trincheira, não é necessário cavar fundo - em 1 baioneta de pá, mas a largura da pista de pouso deve ser de 400 mm. Uma distância de 1,5 m é mantida entre as linhas.
Durante a preparação, uma mistura de estrume e composto é despejada na vala de modo que cerca de 150 mm da altura da vala sejam cobertos. Em seguida, é adicionado superfosfato - cerca de 20 g por m2. Tudo se mistura com o solo, as estacas são cravadas como suportes. Você pode começar a plantar.
Poda
No final da estação, em preparação para o inverno, os rebentos acima do solo são podados na raiz. Isso é feito se a framboesa Bryanskoe Divo for cultivada como um arbusto com frutificação nos brotos do ano em curso. Se você quiser ver manifestações de renovação, a poda será diferente. Apenas os ramos nos quais os ovários estavam localizados terão que ser removidos.
Mas essa não é a única medida que terá que ser tomada para que a planta da framboesa não engrosse. No início da primavera, quando os ramos laterais são formados, os brotos mais baixos são removidos. Isso estimula a ramificação no topo, frutificação.
A poda de outono na raiz nas regiões do sul não começa antes da 3ª década de novembro. Em climas nórdicos, é possível colher a massa verde no final da colheita. A variedade apresenta poda higiênica adicional de verão com desbaste. 7-8 dos brotos mais fortes e mais fortes são deixados no arbusto.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Bryansk Divo é uma framboesa resistente ao inverno. Por estar ausente a parte superior dos brotos, não é tão sensível à diminuição das temperaturas no inverno. A planta requer a cobertura das raízes com uma espessa camada de cobertura morta apenas em invernos sem neve.
Doenças e pragas
A alta resistência a infecções e parasitas típicos atrai a atenção dos agricultores para esta framboesa. E, no entanto, é afetado por pragas. Eles são especialmente ativos na fase de floração e formação de botões. Aqui, o perigo é representado por um besouro da framboesa, um gorgulho. Durante os períodos de seca, é importante garantir que os brotos não sejam atacados por ácaros. É possível reduzir o risco de pragas pulverizando os brotos com inseticidas químicos modernos, como Aktellik, Iskra, Alatar.
Das doenças fúngicas, a mais perigosa para as framboesas é a podridão de Bryansk Divo. Basicamente, a planta é afetada por sua variedade cinza. E também as folhas são capazes de atingir cachos ou ferrugem, oídio. Perigoso para os danos às plantas por antracnose e didimella. Como medida preventiva, os arbustos são submetidos a tratamento fungicida.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
O processo de autocruzamento da Bryansk Diva está sempre associado à obtenção de mudas da planta-mãe. Na maioria das vezes, o arbusto é propagado por estacas.
Com o primeiro método, a colheita do material de plantio começa em setembro. Um broto bem desenvolvido é cortado do arbusto, dividido em pedaços de 10 cm e enviado para uma solução que estimula a formação de raízes por 6 horas. Em seguida, os cortes resultantes são enviados ao solo em um ângulo de 45 graus. Durante os meses de outono, as raízes terão tempo para se formar. No inverno, as mudas são cobertas, na primavera são separadas e plantadas no entorno do local.
Na propagação por estacas de raízes (segundo método), no final da colheita, parte do rizoma é arrancado do arbusto-mãe. Sua espessura deve ser de pelo menos 10 mm. Parte da raiz é cortada, dividida em segmentos de cerca de 150 mm, para o inverno ela é enviada para uma caixa com areia seca em local fresco - uma adega, porão. Na primavera, as mudas salvas só terão que ser embebidas no formador de raiz.
Visão geral da revisão
Jardineiros amadores, que estão bem familiarizados com as características surpreendentes da Bryansk Diva, já estão acostumados com os tamanhos excepcionalmente grandes de frutas e colheitas abundantes. Proprietários novatos ficam invariavelmente surpresos com a capacidade da planta de dar frutos quase até o inverno. Além disso, a falta de crescimento rasteiro abundante é atribuída às grandes vantagens da variedade. Jardineiros experientes recomendam organizar irrigação de alta qualidade para framboesas usando sistemas de gotejamento.
As desvantagens incluem apenas a raridade da variedade. É muito difícil encontrá-lo à venda em viveiros e adquirir mudas com as mãos é perigoso.