- Autores: Ucrânia
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: mate, vermelho brilhante
- Gosto: rico, doce e azedo
- Peso da baga, g: até 15 g
- Produção: até 7 kg por arbusto
- Resistência à geada: inverno resistente
- Compromisso: universal
- Período de frutificação: em junho, de meados de agosto até a geada
- Mantendo a qualidade: Sim
As framboesas são uma das colheitas de frutos silvestres mais saudáveis. Os jardineiros ficam especialmente satisfeitos com as variedades que podem dar frutos várias vezes por temporada. A brusvyana tornou-se uma variedade relativamente nova, produzindo frutos grandes e espetaculares.
História de criação da variedade
O viveiro de Brusvyan está localizado na região de Zhytomyr, na Ucrânia. Eles começaram a criar framboesas da variedade descrita em 1993, usando variedades de cultura locais e polonesas. A seleção durou 15 anos, mas no final o autor V. Dmitriev ainda conseguiu o resultado desejado. A nova variedade recebeu o mesmo nome do viveiro. Foi inscrito no registo estadual ucraniano em 2009.
Descrição da variedade
A brusvyana é um arbusto semelhante a uma árvore com 220 cm de altura, arbusto poderoso, denso, rebento ereto, forte, sem espinhos. Os arbustos não requerem ligas.
O sistema radicular em Brusvyana está desenvolvido, está localizado nas camadas superiores do solo. No entanto, o crescimento da raiz é pouco desenvolvido, então as framboesas não rastejam pelo local. As folhas são grandes, em relevo, com uma tonalidade verde clássica. A principal desvantagem da Brusvyana é um odor pungente e desagradável que emana do arbusto.
Termos de amadurecimento
Brusvyana é uma variedade de framboesa remanescente, então você pode esperar uma colheita dupla. A primeira onda começa em junho, a segunda começa em meados de agosto e dura até a primeira geada. A peculiaridade da variedade é que a segunda safra nunca ataca o besouro da framboesa.
Regiões em crescimento
A Brusvyana é cultivada em várias regiões e países. Jardineiros da Ucrânia, Rússia, Bielo-Rússia e Cazaquistão estão ativamente envolvidos em seu cultivo.
Produção
Brusvyana dá frutos duas vezes. Os primeiros frutos são colhidos de brotos de dois anos, enquanto a segunda safra cresce em um ano de idade. O rendimento é muito alto: você pode colher até 7 kg de um arbusto. As framboesas desta variedade têm excelentes propriedades de conservação. Se coletada corretamente, pode ser transportada com sucesso, portanto, a Brusvyana é cultivada ativamente para fins comerciais.
Bagas e seu sabor
Brusvyana tem frutas vermelhas brilhantes com uma superfície fosca. Os frutos têm formato alongado, sendo sempre muito grandes: até 15 g de peso. A polpa está firme. A framboesa tem um sabor rico, doce e azedo.
Recursos crescentes
Recomenda-se cultivar Brusvyana ao lado de macieiras, endro, ameixas, groselhas. Vale a pena evitar o bairro com espinheiro, sabugueiro, íris e malmequeres, alho, salsa, rabanete.
A principal característica da variedade é o seu sistema radicular superficial. Portanto, o solo deve estar solto no momento do plantio. O afrouxamento posterior é feito com o máximo de cuidado possível.
Ao crescer, a Brusvyana parecida com uma árvore não precisa ser amarrada, mas muitos jardineiros ainda preferem usar treliças. Os pilares são colocados a uma distância de 9 m entre si, a altura deve ser de pelo menos 2 m. Um fio é tracionado entre os pilares.Com este método de cultivo, deve-se tomar cuidado para que os arbustos não façam sombra uns sobre os outros e sobre as plantações vizinhas.
Seleção do local e preparação do solo
Para que as framboesas tenham uma colheita decente, o local de seu crescimento deve ser o mais iluminado possível. As áreas do sul são mais adequadas, protegidas de correntes de ar e excesso de umidade. O solo deve ser solto, fértil, com bom nível de acidez. Se não houver, o solo é corrigido com cobertura.
A preparação do local depende da época de plantio das mudas. Se for plantar na primavera, o solo deve ser preparado no outono. Para o plantio de outono, o trabalho é realizado em um mês. O local está limpo de restos de plantas antigas, escavadas até 30 cm de profundidade. Para o plantio na primavera, são adicionados potássio e superfosfato, para o plantio no outono - húmus, frango e composto. Ao plantar, uma distância de 1–1,5 m é mantida entre os arbustos.
Poda
A primeira poda anti-envelhecimento é feita na primavera. É necessário remover os ramos velhos, cortar os caules em 15–20 cm. No final de maio, desbaste o arbusto, deixando não mais do que 7 brotos mais fortes. Em agosto, os brotos das raízes são desbastados, removendo-os com uma pá. No final da safra, pode-se cortar as framboesas pela raiz, mas neste caso, apenas uma frutificação deve ser esperada no próximo ano.
Regar e alimentar
A brusvyana é altamente resistente à seca, mas isso não significa que não precise de rega. Regue as plantas de manhã cedo ou à noite, quando não há sol. A frequência ideal é a cada 10-15 dias. Cada arbusto precisará de 2-3 baldes de 10 litros. Jardineiros experientes recomendam irrigação por gotejamento ou aspersão.
Do curativo superior, a Brusvyana prefere a matéria orgânica acima de tudo. Eles começam a introduzi-lo no segundo ano. A primeira fertilização com nitrogênio é realizada no início da primavera, a segunda após a frutificação. Apenas orgânico é usado. Além disso, as framboesas podem ser alimentadas com preparações minerais complexas projetadas especificamente para esta cultura.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Brusvyana é uma cultura resistente ao gelo, mas para o período de geada precisa de abrigo (a temperaturas de -25 °). Antes do início do inverno, o local é cuidadosamente limpo. Os caules podem ser cortados completamente, deixando apenas a raiz.Se houver brotos anuais, a folhagem é cortada deles e eles são amarrados em um cacho. O feixe é dobrado ao solo em forma de arco, a distância ao solo deve ser de cerca de 30 cm. Preso ao solo com ganchos. A zona da raiz é coberta com turfa ou palha. Os rebentos são cobertos por ramos de abeto.
Doenças e pragas
Brusvyana é resistente a muitas doenças, mas infecções fúngicas a atacam com bastante frequência. São manchas brancas e alguns tipos de podridão. Os arbustos não são fáceis de curar, por isso é melhor prevenir as doenças. A prevenção consiste na pulverização sistêmica com fungicidas, além do líquido Bordeaux.
Das pragas, apenas o besouro da framboesa e o gorgulho podem ser mencionados. Os insetos não aparecem com os devidos cuidados, mas se eles se multiplicarem, um forte tratamento com inseticida é recomendado.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Não será possível propagar Brusvyan com brotos de raiz, portanto, os jardineiros recomendam o uso de um dos seguintes métodos.
- Corte central. Depois que o arbusto completar 2 anos, no início da primavera você precisará cortar seu meio junto com as raízes. Em diâmetro, esse segmento deve ter cerca de 15 cm. As raízes que permanecem no solo darão pelo menos 10 rebentos de raiz.
- Estacas verdes. Escolha estacas verdes fortes com uma área branqueada (encontrada no solo). Eles são plantados na areia e colocados em uma estufa. Quando os rebentos se enraízam, são transferidos para uma residência permanente.