- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: preto com um toque cinza
- Gosto: doce
- Peso da baga, g: 5
- Produção: até 5 kg por arbusto
- Resistência à geada: resistente ao inverno, até -29 ° С
- Compromisso: consumo fresco, processamento e congelamento
- Período de frutificação: em julho
- Mantendo a qualidade: Sim
- Taxa de rendimento: Alto
As framboesas nem sempre têm que ser apenas vermelhas, existem outras cores, por exemplo, o preto. Um dos representantes mais brilhantes deste tipo é a framboesa Bristol. Neste artigo, consideraremos a descrição da variedade, rendimento, características de cultivo, reprodução.
História de criação da variedade
O framboesa Bristol foi cultivado pela primeira vez em 1934 em Nova York na Geneva Garden Station.
Descrição da variedade
O Raspberry Bristol tem um sistema radicular forte, sem liberar ativamente novos brotos. Os arbustos atingem uma altura de 3 m, são eretos, existem espinhos por toda a vinha. As mudas a partir de um ano são muito finas e apresentam um florado característico. As mudas com dois anos já se distinguem por uma videira mais espessa e uma tonalidade mais castanha, a placa na cova torna-se mais acentuada.
Os galhos estão se espalhando e o topo inclinado para o solo. A folhagem é verde escura, de tamanho médio e ondulada.
As flores são combinadas em um pincel de 5-10 peças.
Lados positivos das framboesas:
bom sistema radicular;
não se arrasta pelo site;
os bagos ficam bem agarrados ao pedúnculo, pelo que não se desfazem com o seu próprio peso.
Termos de amadurecimento
A variedade é remanescente, pois o período de cultivo é muito prolongado. Os primeiros frutos amadurecem em meados do final de julho e continuam a amadurecer até o final de agosto.
Produção
O rendimento das framboesas Bristol é muito alto, até 5 kg de frutas vermelhas são colhidas de um arbusto.
Bagas e seu sabor
Os frutos são grandes, com formato mais próximo do círculo, pesando até 5 g.O tom dos frutos é preto com o característico florado cinza. A polpa é firme e suculenta, graças à qual os bagos não perdem a forma mesmo depois de congelados.
Os frutos silvestres são doces no sabor, com um gosto residual tipo mel.
Recursos crescentes
Não há requisitos agrotécnicos especiais. As framboesas crescem em qualquer lugar, sob quaisquer condições. Mesmo assim, vale a pena seguir algumas regras para fazer uma boa colheita.
O solo deve ser macio, solto, com pequena quantidade de argila e com baixo teor de ácido. A água não deve estagnar na área selecionada.
Seleção do local e preparação do solo
O local deve ser ensolarado, no lado sul do jardim. O local não deve ser fortemente soprado por ventos ou correntes de ar. Framboesas pretas se dão bem com vermelhas, mas não toleram a proximidade com amoras.
Também convive bem com cereais e leguminosas, por serem ricos em nitrogênio.
É necessário garantir que as framboesas não cresçam demais com galhos e grama. Portanto, a distância entre os arbustos é em média 0,8 m, e a largura entre as linhas é de 2 m.
Vale a pena cavar buracos para mudas de 0,5 a 0,8 m de profundidade e 0,5 m de diâmetro. As mudas são plantadas de norte a sul. O solo deve primeiro ser escavado com cobertura e deve ser deixado em repouso por duas semanas. Em seguida, as mudas são cuidadosamente plantadas em um buraco e socadas com terra. Após o desembarque, cada buraco resultante deve ser derramado em abundância com água.
Poda
A videira framboesa tem um crescimento rápido, é muito rala, por isso necessita de poda oportuna e jarreteira para as treliças.
Na primavera, vale a pena cortar todos os brotos congelados e afetados por pragas.
No verão, no final de junho - início de julho, vale a pena podar todos os jovens brotos anuais em cerca de ¼ parte. Isso é necessário para que os brotos comecem a dar frutos no próximo ano.
E a última poda é realizada no outono, antes da primeira geada. É necessário remover todos os galhos antigos, de preferência na própria raiz. E as vinhas saudáveis devem ser encurtadas até 2 m de comprimento.
Regar e alimentar
Framboesas Bristol não são tão exigentes para rega frequente. Nesse caso, vale a pena observar o regime, principalmente após o início da floração, em média é de 2 a 4 baldes para cada arbusto. Se houver chuvas fortes, não deve regar adicionalmente os arbustos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Esta espécie possui alta resistência à geada, mas ainda depende muito da região de cultivo.
Nas regiões do sul, as framboesas podem simplesmente ser deixadas em treliças sem cobertura, mas as raízes devem ser cobertas com cobertura morta, caso não haja neve devido à geada.
Nas regiões do norte, vale a pena abrigar as framboesas, você pode começar antes que comece a primeira geada. É necessário retirar os ramos das treliças e torcê-los, depois amarrá-los frouxamente com uma corda e cobri-los com palha, melhor de tudo com ramos de abeto, mas não se deve cobrir com serragem, pois absorvem bem a umidade. E só depois disso, os arbustos devem ser isolados com uma cobertura ou agrofibra.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Uma vez que as framboesas Bristol não produzem nenhum crescimento de raiz, os jardineiros usam o método de criação chinês para criar a espécie.
No final da temporada, quando toda a safra é colhida, os brotos são gentilmente inclinados ao solo e fixados com alfinetes.É melhor fazer um pequeno sulco para isso, abaixar o broto ali e polvilhar com uma camada de terra de até 10 cm.
Eleve a parte superior do broto acima do solo e enrole um pouco ao longo de uma estaca especialmente presa no solo. Você pode amarrar uma fuga se ela não se sustentar.
Antes da primeira geada, um novo rebento é isolado com ramos de abeto e turfa. Na primavera, a muda resultante deve ser separada do mato e transplantada para um novo local.