- Autores: Fortaleza Kokinsky de VSTISP, criadores I.V. Kazakov, V.L. Kulagina
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: carmesim escuro, intenso, com um belo brilho
- Gosto: doce e azedo, médio, bom
- Período de amadurecimento: tarde, meio-tarde
- Peso da baga, g: 3-3,8 g
- Produção: 2,2 kg por arbusto
- Resistência à geada: médio
- Avaliação de degustação: 3,9
- Compromisso: para consumo fresco, para congelamento rápido
Raspberry Brigantine fecha a temporada de frutas vermelhas. Começa a amadurecer quando a maioria das safras hortícolas já completou sua frutificação.
Descrição da variedade
Uma variedade intermediária testada ao longo dos anos. A agricultura foi cultivada na década de 70 do século XX pelos excelentes criadores Kazakov I.V. e Kulagina V.L., mas até hoje ocupa uma posição de liderança não apenas entre os jardineiros amadores, mas também entre as empresas agroindustriais. A popularidade foi alcançada devido à boa resistência à geada, resistência à seca e taxa de sobrevivência. Os arbustos parecem ótimos tanto nas condições da Sibéria Ocidental, nos Urais e na Rússia central e nas regiões do sul.
Termos de amadurecimento
Variedade meio tardia, o amadurecimento dos frutos ocorre em agosto-setembro.
Produção
O bergantim tem bons indicadores de comercialização. Em escala industrial, os frutos são colhidos com equipamentos de colheita de framboesa. A safra colhida é fácil de transportar.
Os indicadores de rendimento são excelentes. De um arbusto, você pode coletar de 2,2 a 5 kg de frutas silvestres.
É muito apreciado por especialistas culinários. A aplicação é ampla. Utilizado para fazer compotas, iogurtes, compotas, geleias, mousses, compotas, cocktails, gelados.
Refere-se a variedades não renovadas. A colheita pode ser obtida apenas uma vez por temporada. A maturação é amigável. Quando os frutos amadurecem, eles não se esfarelam, permanecem no galho até serem colhidos.
Bagas e seu sabor
Os frutos de Brigantine são grandes, com uma cor carmesim escura, rica e brilhante. O peso de um pode chegar a 3-3,8 G. O formato é arredondado-cônico, com uma leve queda.
Em uma escala de degustação de cinco pontos, a pontuação é de 3,9 pontos devido à agradável acidez presente no paladar, assim como ao aroma fraco. A carne é bastante firme. Quando descongelados após o congelamento, os bagos não perdem a forma e não fluem.
Recursos crescentes
A cultura não requer nenhuma habilidade de cuidado especial, mas existem certos segredos no cultivo. As plantas são plantadas pelo método de latada a uma distância de até 2 m entre linhas e 1 m entre arbustos. O suporte é composto por 2 filas (0,5 m de largura e 1,5 m de altura). Este método fornecerá às framboesas a quantidade necessária de luz e ar.
Arbustos de tamanho médio, 180-200 cm de altura, compactos, ligeiramente espalhados, eretos, com rebentos potentes eretos, ligeiramente espinhosos, castanho-púrpura, com folhas verdes densas e onduladas.
A rega é moderada, dependendo do clima. Se houver chuva suficiente, não há necessidade de fornecer umidade adicional às plantas. Com pouca precipitação, é necessária uma irrigação profunda na raiz. A umidade é especialmente necessária durante a floração e o amadurecimento dos frutos. A perda excessiva de água do solo é resolvida com cobertura morta ao redor dos arbustos.
Seleção do local e preparação do solo
A framboesa prefere solos férteis (franco ou franco-arenoso).O local é escolhido ensolarado, sem água estagnada e sem correntes de ar, aquecido rapidamente.
A framboesa é plantada no meio do outono ou no início da primavera. O solo é preparado com antecedência com a introdução de fertilizantes orgânicos e minerais (húmus, cinza de madeira, areia de rio, fosfatos). No entanto, os curativos minerais não devem ser eliminados. Brigantine responde melhor à matéria orgânica no crescimento e na frutificação.
Poda
A poda constante ajuda a aumentar o rendimento. É realizado 4 vezes por ano:
Março-abril - remova todos os brotos fracos e finos;
Julho - até o aparecimento do ovário da flor, os brotos são pinçados no ramo principal, o que permitirá a formação de botões adicionais;
Setembro-outubro - remova os ramos em que os talos estavam;
Novembro - a framboesa é desbastada, são removidos os rebentos quebrados, secos e fracos.
Doenças e pragas
Brigantine tem resistência média a muitas doenças e pragas. Mas a resiliência de uma cultura depende da qualidade do solo. Framboesas fortes e robustas são capazes de resistir a pragas e doenças.
No entanto, alguns insetos podem prejudicar a saúde das mudas.
Stem fly. Os galhos novos são notáveis - eles murcham, ficam pretos e morrem.
Caule com midge de galha de framboesa. As larvas se alimentam de brotos jovens, podem levar à morte de arbustos.
Besouro da framboesa. Alimenta-se de flores, comendo os botões e as primeiras folhas, contribuindo para o verme do fruto.
Atire no mosquito da bílis. As larvas que vivem em colônias nas hastes usam a planta como alimento. De tal bairro, a muda seca e morre.
Ácaro-aranha. O motivo do seu aparecimento é o espessamento excessivo. O inseto infecta as folhas, que ficam amarelas, se enrolam e caem.
Weevil. A praga mais perigosa que pode destruir quase todas as safras futuras comendo botões de flores.
A planta pode ser afetada por doenças fúngicas, como:
antracnose - um fungo que se desenvolve como resultado de alta umidade;
A mancha roxa também é uma infecção fúngica que começa a se desenvolver após as chuvas de verão, as folhas começam a rachar, cair, levando à morte da planta.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Uma nova framboesa é plantada no outono, usando jovens brotos anuais. A Brigantine fornece ao jardineiro material de plantio por conta própria, lançando novos brotos dos rizomas. Para a reprodução, pegue mudas saudáveis sem sinais de doenças e apodreça no rizoma.
É preferível utilizar mudas recém-cavadas, para que as raízes não sequem, tendo previamente encurtado os rebentos para 50 cm, sendo as covas de plantio preparadas com antecedência (profundidade 10 cm). Enraizado ao nível do colo da raiz, regado abundantemente e coberto com cobertura morta no local.