- Autores: Bulgária
- Reparabilidade: inclinado
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Peso da baga, g: 3,5-3,6
- Produção: 9-12 t / ha
- Resistência à geada: médio
- Compromisso: novo uso, para processamento
- Período de frutificação: a partir do final de junho
Framboesas da variedade Rubin búlgara (sinônimo de Rubin) apareceram na Bulgária em 1957, quando as variedades Kaliningradskaya e Lloyd George foram cruzadas. No território da Rússia, tornou-se conhecido no final da década de 60 do século XX. Desde então, tem sido invariavelmente popular entre os jardineiros devido ao seu alto rendimento e frutos grandes com um sabor delicioso.
Descrição da variedade
A variedade Rubin búlgara é caracterizada por um arbusto comprimido alto e poderoso, com um número médio de rebentos e brotos de reposição, que não se espalha pelo local. Esta variedade atinge uma altura de cerca de 180 cm, os rebentos jovens são de cor esverdeada e muitos espinhos curtos e grossos de cor púrpura escura com uma base espessa da mesma cor. Não há revestimento de cera sobre eles.
Os rebentos roxos maduros e opacos são grossos e eretos e não se dobram à medida que os frutos amadurecem. Seus espinhos estão localizados exclusivamente na parte inferior da planta. A variedade é caracterizada por grandes folhas verdes, constituídas por três pequenas folhas, com ligeiro enrugamento. O rubi búlgaro não precisa ser plantado com outras variedades de polinizadores.
Termos de amadurecimento
Ruby búlgaro começa a dar frutos a partir do final de junho. Em termos de maturação dos frutos silvestres, pertence às variedades meados de tarde. A variedade é propensa a remontantity com frutificação prolongada. Os frutos maduros ocupam uma grande área do ramo.
Produção
Dos arbustos desta variedade de framboesas, você pode colher 9-12 t / ha. Isso significa que o rubi búlgaro pertence às culturas de alto rendimento. Bagas totalmente maduras não se desintegram. Os espinhos da base do caule não atrapalham a colheita.
Bagas e seu sabor
Os frutos do Rubi da Bulgária são de um vermelho vivo e de formato cônico. Eles são caracterizados por um tamanho grande, o peso de uma baga é 3,5-3,6 g A polpa é densa em consistência. As drupas da fruta aderem umas às outras firmemente, de modo que as bagas não se desintegram durante a colheita.
Esta variedade tem um sabor agridoce e um aroma delicado e pronunciado a framboesa silvestre. As bagas são utilizadas para consumo in natura, bem como para processamento (conservas, compotas). Os frutos da variedade Rubin da Bulgária são ideais para congelar. Eles retêm bem a sua forma durante o transporte.
Recursos crescentes
A variedade é fácil de cuidar, não requer regas frequentes. Por cerca de 10 anos, pode crescer bem e dar frutos em um só lugar. Mas deve ser lembrado que o rubi búlgaro é caracterizado por resistência moderada à geada, e umidade excessiva durante o cultivo pode levar a doenças fúngicas.
Seleção do local e preparação do solo
Recomenda-se que as framboesas rubi búlgaras sejam plantadas em uma área ensolarada e sem vento, localizada perto de uma cerca ou em um canto. O solo deve ser bem drenado, fértil, neutro ou ligeiramente ácido. É preparado duas semanas antes do plantio do outono e antes do plantio da primavera é fertilizado no outono, adicionando grama, composto e esterco ao solo. Ao plantar mudas, a distância entre as plantas em uma fileira deve ser de 30-60 cm, e entre as fileiras, pelo menos 120 cm.Após o plantio, os arbustos jovens devem ser regados e cobertos com turfa ou húmus.
Regar e alimentar
A variedade Rubin búlgara, que é caracterizada por alta resistência à seca, requer rara irrigação 3-4 vezes por temporada. É imprescindível regar as framboesas durante a floração e a frutificação. A variedade é fertilizada com 20 g de fertilizantes complexos e 3 kg de esterco por 1 m2 de plantio. Ressalta-se que não é possível aplicar fertilizantes contendo nitrogênio, pois as mudas não enraizarão bem.
Doenças e pragas
Brotos de framboesa Rubi búlgaro raramente são afetados por pragas, mas são menos resistentes a vírus do que as variedades mais modernas. Em particular, esta variedade não é resistente à antracnose; os rebentos anuais mais frequentemente sofrem desta doença fúngica. Nas folhas e caules surgem manchas cinzentas com uma margem vermelha, as folhas secam e morrem, os rebentos ficam cobertos de úlceras, os frutos ressecam. Os arbustos infectados são tratados com fungicidas, por exemplo, "Abiga-Peak" ou "Quadris". Para fins de prevenção, as plantas devem ser protegidas de alta umidade e solo ácido, potássio e fósforo devem ser introduzidos em tempo hábil.
Rubi búlgaro também não é resistente a didimella (ou mancha roxa). Com essa doença, aparecem manchas lilases na base da planta, que se espalham para cima, para todo o caule e para todo o arbusto, e como resultado os brotos racham, os galhos se quebram e a planta morre. O desenvolvimento da doença é facilitado pela alta umidade, densidade de plantio, excesso de nitrogênio no solo. Os arbustos doentes devem ser queimados e, como medida preventiva, trate o Rubi da Búlgara com framboesas com 1% de Bordeaux líquido ou Fundazol.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas.Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Na maioria das vezes, a variedade Rubin búlgara é propagada por descendentes que se formam nas raízes e se desenvolvem a partir de botões adventícios. É melhor fazer isso no outono, depois que as folhas caírem. Deve-se notar que a mata-mãe deve ter 3-4 anos de idade. Na primavera, a variedade é propagada por rebentos de raiz verdes. Para isso, brotos com altura de 20-25 cm são desenterrados com raízes e imediatamente plantados.