- Autores: Canil Supermalina, região de Moscou, Rússia
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: framboesa
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Peso da baga, g: 15-20
- Produção: 5-12 kg por arbusto
- Resistência à geada: Alto
- Período de frutificação: início de julho a agosto
- Mantendo a qualidade: Boa
A framboesa padrão Bogatyr é uma variedade relativamente nova. A planta foi cultivada no viveiro supermalina perto de Moscou. A cada ano, há mais e mais fãs dessa variedade.
Descrição da variedade
O arbusto tem um tamanho de altura de 180-200 cm, compacto. Os rebentos são fortes, poderosos e eretos. Os entrenós são encurtados, os espinhos estão ausentes.
Termos de amadurecimento
O framboesa bogatyr pertence às variedades remontantes precoces. As primeiras bagas podem ser degustadas no início de julho. Ao mesmo tempo, a colheita não amadurece na mesma época - de julho ao final de agosto, são possíveis 5 safras de frutas.
Produção
A produtividade da variedade apresentada é muito alta, 6-12 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto.
Bagas e seu sabor
Os frutos são de cor framboesa e em forma de cone. Os bagos são grandes, o seu peso atinge os 15-20 G. O sabor é agradável, doce e azedo, e um aroma pronunciado também é característico dos frutos. A framboesa Bogatyr tem excelente qualidade de conservação e boa transportabilidade.
Recursos crescentes
Ao plantar esta variedade, os seguintes fatores devem ser considerados:
é uma variedade resistente à seca, mas a rega oportuna garantirá uma colheita bem-sucedida;
apesar da alta resistência às geadas, em regiões com clima severo e pouca neve, a cultura é coberta com agrofibras para o inverno para proteger a parte do solo do congelamento;
não plante framboesas em solos que sejam ligeiramente ácidos, adicione cal antes de plantar para reduzir o nível de acidez;
evite cultivar esta variedade numa região com verão curto, pois os bagos não terão tempo de amadurecer.
Seleção do local e preparação do solo
A terra mais favorável para o plantio dessas framboesas deve ser fértil e moderadamente úmida. A quantidade de cal adicionada é de cerca de 0,5 kg por 1 sq. m. Certifique-se de que o cume está longe do local onde flui o lençol freático. O Raspberry Bogatyr se sentirá confortável em uma área bem iluminada.
É melhor plantar um arbusto no lugar onde costumavam crescer ervilhas, feijão, feijão, salsa, endro, alho e cebola. Evite canteiros que continham batatas, pimentões e berinjelas.
Poda
Este arbusto requer uma poda formativa padrão. É importante apertar o topo do tronco principal em 10 cm.Para estética, os ramos frutíferos laterais com brotos de raiz são removidos.Essas ações são realizadas em meados do outono. Na primavera, os brotos danificados durante o inverno são eliminados perto do mato.
A variedade padrão pode formar brotos de reposição. Se todos os brotos forem removidos e deixados sozinhos, você obterá uma planta em forma de árvore que pode suportar o peso de frutos grandes e resistirá com firmeza a rajadas de vento. Se você deixar o cultivo perto do arbusto e permitir que ele cresça, a probabilidade de uma colheita bem-sucedida diminui.
Regar e alimentar
Esta variedade não gosta de umidade abundante, em épocas de seca basta regar as árvores 4 vezes por mês. A quantidade de água é de um balde por arbusto. É importante umedecer o solo durante a colheita dos frutos - durante esse período, a cultura gasta muita energia. Se a rega for completamente negligenciada, isso não afetará o sabor das bagas, mas podem acabar sendo pequenas. Normalmente, para hidratar a área onde a framboesa Bogatyr é mantida, os jardineiros recomendam usar o método de irrigação por gotejamento.
O arbusto precisa de fertilização três vezes por temporada.
A primeira alimentação é na primavera, antes da floração. Durante este período, uma solução de ureia é usada como aditivo (20 g por balde de água), um litro para cada instância. Você pode fazer a compostagem da colheita ao seu redor.
Na segunda vez, a árvore é fertilizada quando os frutos se formam. O potássio será apropriado durante este período.
A última alimentação é feita no outono, o fósforo é usado para isso.
Doenças e pragas
A variedade é considerada resistente à antracnose, verticillium e didimella. Mas os ácaros da aranha ou mosquitos da bílis devem ser temidos. Para prevenir doenças, você pode usar um tratamento duplo: na primavera, BI-58 é relevante, no outono - Bordeaux líquido 3%.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A reprodução dessas framboesas é possível de duas maneiras.
Crescimento avassalador. Para isso, separe os processos junto com o solo e plante-os em outro local. A colheita pode ser esperada na próxima temporada.
Estacas. Para fazer isso, você precisa cavar em um arbusto e separar a estaca da raiz com botões. Coloque-o em um substrato de turfa arenosa para que ele crie raízes. No ano seguinte, a muda pode ser transplantada para campo aberto.