- Autores: EUA, Universidade Cornell na Estação Experimental do Estado de Nova York
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: preto com uma flor azulada
- Gosto: doce
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: Até 5
- Produção: até 1,1 kg por arbusto
- Resistência à geada: inverno resistente. -30–34 ° C
- Local de entrega: sem vento ou correntes de ar
- Período de frutificação: no final de junho
Black Jewel é uma variedade de framboesa preta desenvolvida nos Estados Unidos pela Cornell University na New York State Experimental Station. A cultivar foi um cruzamento entre as framboesas NY 29773 e Dundee. Na Rússia, a Black Jewel está se tornando cada vez mais popular a cada ano.
Descrição da variedade
A planta possui as seguintes características:
arbusto ereto, vigoroso, altura 100 cm;
os rebentos são eretos, flexíveis, elásticos, de cor verde, escurecem com a idade, têm muitos espinhos;
as folhas são grandes, verde-escuras, cobertas por pêlos na parte inferior, serrilhadas nas bordas.
Termos de amadurecimento
É uma variedade não reparável com um período de maturação médio. O período de frutificação ocorre no final de julho.
Produção
A casta distingue-se pelo elevado grau de produtividade, desde 1 arbusto pode-se colher até 1,1 kg de bagas.
Bagas e seu sabor
Os frutos são de cor preta com tonalidade azulada. A forma é redonda, peso - até 5 G. Os bagos têm sabor doce, a polpa é suculenta, com sabor a amora. E também as frutas se caracterizam pela boa transportabilidade, o que permite sua utilização para fins comerciais.
Recursos crescentes
A variedade distingue-se pela resistência à seca e robustez no inverno, sendo capaz de suportar geadas até -34 graus. Dentre as vantagens, destaca-se a resistência às condições climáticas adversas. E também tenha em mente que esta é uma variedade autopolinizada que não precisa ser plantada ao lado de variedades de frutos vermelhos para evitar cruzamentos.
Seleção do local e preparação do solo
Ao pousar, use as seguintes diretrizes:
escolher uma área de plantio bem iluminada pelo sol e não localizada em um projeto;
qualquer solo é adequado, mas é importante que não esteja encharcado;
a época ideal para o plantio de uma muda com sistema radicular aberto é a primavera ou o outono, a muda em um recipiente pode ser plantada em qualquer época da primavera ao outono.
O próprio processo de plantio consiste em várias etapas.
2-4 semanas antes do plantio, cave buracos com 40-45 cm de profundidade.
Encha um terço com compostos orgânicos ou minerais, por exemplo, húmus, composto, fezes de frango, cinzas de madeira.
Organize a drenagem. Use, por exemplo, uma camada de entulho ou cascalho.
Mexa o solo e o fertilizante, coloque a mistura na cova.
Plante uma fuga.
Regue abundantemente no local de plantio e adicione uma camada de cobertura morta.
Regar e alimentar
Acima de tudo, a cultura da variedade apresentada precisa de rega no primeiro ano da estação de crescimento. E também é necessário umedecer abundantemente o solo no verão, principalmente quando o recheio começa a se formar nas bagas. O volume de água por vez é de 30-40 litros, a frequência é em média de 1 a 2 vezes por semana, no outono é preciso garantir o mínimo de rega.
A variedade tem boa produção e crescimento vigoroso, por isso a cultura precisa de fertilização. A cobertura é aplicada durante as seguintes estações de cultivo:
no início da primavera, depois que a neve derreteu;
na fase de formação do ovário;
no final da colheita.
Os fertilizantes orgânicos e minerais são usados como nutrição adicional. É importante evitar formulações de nitrogênio ao aplicar cobertura no outono.
Doenças e pragas
A variedade apresentada possui alta imunidade a insetos e antracnose, mas pode ser afetada por verticillium. Para evitar essa enfermidade, é recomendável reduzir a quantidade de fertilizantes nitrogenados e também não plantar no jardim uma planta onde se cultivam batatas, tomates, pimentões e amoras nos últimos cinco anos. Além disso, rosas e crisântemos plantados nas proximidades podem atrair a doença.
Para a profilaxia em fazendas industriais, os fungicidas são usados; para uma parcela privada, os meios "Trichodermin" e "Fitosporin" são adequados.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Os arbustos podem ser plantados dividindo ou deixando cair as copas. O primeiro método é simples para os residentes de verão novatos, portanto, iremos nos deter no segundo método com mais detalhes.
Incline os ramos mais baixos para o canteiro, corte 3-5 cm do rebento, retire algumas folhas e polvilhe esta parte com terra. Providencie rega abundante durante o verão e, após um ano, separe esta área do rebento-mãe. Cave o rebento enraizado com um torrão de terra e transplante para outro lugar.