- Autores: Ponto forte de Kokinsky VSTISP
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: damasco dourado, amarelo
- Gosto: doce e azedo, adorável
- Período de amadurecimento: cedo
- Peso da baga, g: 2,5-3 g, até 6 g
- Produção: 2 kg por arbusto (76,3 kg / ha)
- Resistência à geada: Alto
- Compromisso: universal, geralmente consumido fresco
- Local de entrega: nas paredes dos edifícios, cercas
A variedade de framboesa Beglyanka foi cultivada no ponto de apoio Kokinsky do VSTISP. Os admiradores dessa variedade são jardineiros amadores que preferem cultivar tipos universais de frutas vermelhas. A variedade é única por apresentar frutos amarelos e dourados de damasco, que além de terem um aspecto delicioso, têm um sabor excelente.
Descrição da variedade
O arbusto tem uma altura de 1,7–2 m, ligeiramente espalhado, brotos eretos, quase sem espinhos, marrom claro no outono. A produtividade do rebento é boa - 7–9 plantas por arbusto. As folhas não têm borda, a lâmina da folha é verde e enrugada, dentículos meio afiados são visíveis ao longo das bordas. Os espinhos são curtos, verdes, localizados na parte inferior dos brotos.
Termos de amadurecimento
O amadurecimento precoce é observado. O período da primeira colheita dos bagos cai na segunda quinzena de julho, a segunda colheita ocorre no final do outono.
Produção
O rendimento é alto: é de 2 kg por arbusto, o que equivale a cerca de 76,3 kg / ha. Em boas condições, a produtividade pode aumentar significativamente.
Bagas e seu sabor
A polpa da fruta é macia, doce e azeda. As bagas podem ser utilizadas em qualquer prato adequado, mas normalmente são consumidas frescas. O aroma é sutil, leve. O tamanho dos frutos é médio, geralmente o peso é de 2,5–3 ge pode chegar a 6 G. O formato dos bagos é redondo-cônico, a cor é amarela. Os frutos são bons comerciáveis, mas não transportáveis.
Recursos crescentes
Um jardineiro que decide cultivar esta variedade deve se familiarizar com algumas das regras com antecedência:
- Recomenda-se o plantio em solo arenoso e bem permeável à água;
- 2-4 semanas antes do desembarque, um poço de pouso deve ser preparado;
- época de plantio favorável - primavera, a temperatura do solo recomendada é de pelo menos 15 °;
- o curativo mais adequado na primavera é verbasco, no outono - potássio e fósforo;
- para reter a umidade, é recomendável criar sulcos especiais e cobrir o solo com cobertura morta, uma vez que a variedade adora a umidade.
Seleção do local e preparação do solo
Em geral, a variedade não é exigente quanto ao tipo de solo, mas na hora do plantio deve-se ter em mente que a planta adora sol e sombra parcial. Por exemplo, uma área próxima às paredes de edifícios ou cercas seria um local adequado para organizar um local.
A cova é preparada com antecedência. A terra escavada é combinada em partes iguais com húmus, cinzas de madeira são adicionadas (1 colher de sopa). A partir da mistura resultante é feito um monte em profundidade, onde se planta o rebento, as raízes são distribuídas ao longo das encostas. Em seguida, eles adormecem, enquanto o pescoço não deve ser enterrado. A terra está compactada, a rega está feita.
Poda
Durante a poda da primavera, é comum remover os brotos que congelaram ou secaram durante o inverno. Se apenas a parte superior estiver danificada, é permitido aparar o broto até o primeiro botão saudável.
No período de outono, é necessário eliminar os brotos verdes não lignificados, bem como os que sobraram da última temporada - de qualquer forma, os frutos não crescerão mais. Eles devem ser cortados pela raiz. No inverno, a planta deve conter apenas brotos lignificados absolutamente saudáveis da estação atual.
Regar e alimentar
Fertilize framboesas desta variedade ao longo da estação de crescimento. Existem recomendações para alimentar a planta.
- Na primavera, durante o período de desenvolvimento da cultura, alimente o arbusto com nitrogênio - ele contribui para a formação da massa verde.
- Quando os botões são colocados, use excrementos de galinha com água (1:20) ou verbasco com água (1:10) para fertilização.
- Antes que os frutos comecem a derramar, alimente a planta com potássio e fósforo para fortalecer e aumentar a resistência.
- Em vez de potássio e fósforo, é permitido usar cinzas de madeira, o que reduz a acidez do solo (esse tipo de solo é freqüentemente encontrado, por exemplo, na Rússia central).
- As framboesas desta variedade respondem bem à infusão de ervas. Coloque a erva em um barril (na metade), encha com água, adicione fertilizante de nitrogênio (1 colher de sopa) e deixe a mistura infundir por 1,5-2 semanas. Em seguida, combine a solução com água (1: 3) e regue o arbusto sob a raiz. Não jogue fora o resto da grama, espalhe-a pelos corredores - essa cobertura vai proteger o solo de secar e servir como alimento adicional.
- No outono, as misturas de potássio e fósforo serão novamente apropriadas.
A variedade requer rega moderada. No tempo seco, recomenda-se umedecer o solo a cada 7 a 10 dias, no período das chuvas a planta não precisa ser regada se o solo for umedecido a uma profundidade de pelo menos 40 cm.
É importante regar antes da floração, durante o período de derramamento, após a colheita e antes do inverno. Recomenda-se cavar um sulco de 30 cm do arbusto a uma profundidade de 15 cm e preenchê-lo com água - a umidade chegará diretamente às raízes da planta.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade apresentada é caracterizada por alta robustez de inverno. Não é necessário abrigo para o mato. Recomenda-se amarrar os brotos de modo que não quebrem sob a massa de neve. Se houver expectativa de geadas severas, você pode proteger a planta com um material de cobertura não tecido. Nenhuma ação adicional é necessária, o Runaway resiste bem ao inverno.
Doenças e pragas
As doenças fúngicas mais comuns geralmente não estão relacionadas a essa variedade de framboesas, mas os ácaros da aranha ou o crescimento excessivo de micoplasmas podem se tornar um problema. Além disso, os amantes da variedade são o mosquito da framboesa, o gorgulho da framboesa-morango.
Na primavera e no outono, afrouxe a área até uma profundidade de 8–10 cm e elimine os restos de plantas nas raízes - esta é uma boa defesa contra parasitas. É melhor evitar produtos químicos durante a floração e recorrer à remoção mecânica de insetos.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Esta variedade é geralmente produzida por sugadores de raiz. Eles são separados do arbusto-mãe na primavera ou no final do verão. As crianças são plantadas da mesma forma que as mudas comuns.