- Autores: NIISS em homenagem a M.A. Lisavenko; Lisavenko M.A., Kravtseva N.I., Pavlova N.M., Shein F.T., Anisova V.I.
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 1,9-3,6 gr
- Produção: média 4,75 t / ha, máximo - 7,0 t / ha
- Resistência à geada: médio
- Localização de pico: na base dos brotos
- Taxa de rendimento: Alto
- Apareceu ao cruzar: Viking x Usanka
Framboesa Barnaul é uma planta muito interessante e promissora. No entanto, deve-se ser capaz de cultivá-lo. O artigo é dedicado à análise dos pontos principais.
História de criação da variedade
Framboesas Barnaul foram criadas na década de 1930 no NIISS. O trabalho com a variedade foi realizado pelos criadores Lisavenko, Shein, Kravtseva, Pavlova, Anisova. As variedades Viking e Usanka serviram de base para a obtenção de um híbrido. Desde 1961 (segundo outras fontes, desde 1978), a variedade entrou no registro oficial, e os testes foram concluídos em 1964. De acordo com a descrição então adotada, a planta está certificada para fazendas privadas na Região da Terra Não Negra.
Descrição da variedade
Termos de amadurecimento
A cultura tem uma taxa de maturação média. As bagas amadurecem quase simultaneamente. Isso permite que você faça uma grande colheita de uma vez. Mas os jardineiros preguiçosos correm o risco de perdê-lo. Não há grandes problemas com clima favorável.
Regiões em crescimento
A cultura está zoneada para:
norte da Rússia;
noroeste;
Ural;
Sibéria Ocidental;
Regiões da Sibéria Oriental e Extremo Oriente;
Região do Volga;
Região do Volga-Vyatka.
Produção
De acordo com este indicador, a variedade está em um nível médio. Desde então, é claro, eles conseguiram criar variedades muito mais prolíficas. 1 arbusto é responsável por até 1,5 kg de frutas. Em cem metros quadrados, a arrecadação total pode chegar a 60 kg. Mas isso só acontece com um cuidado escrupuloso e cuidadoso.
Bagas e seu sabor
As framboesas são pintadas em um tom de escarlate brilhante. Na configuração, eles são mais parecidos com um ovo. A massa de uma baga não é inferior a 1,9 nem superior a 3,6 g. A variedade é caracterizada por um sabor agridoce. A massa mole tem uma consistência densa.
O tamanho dos bagos é médio e pouco servem para o transporte, mesmo por curtas distâncias. A superfície da fruta é brilhante. A julgar por alguns comentários, eles tendem a ter um sabor picante em vez de doce e azedo (embora isso possa ser explicado pela percepção individual). Framboesa Barnaul contém uma grande quantidade de ácido ascórbico. As drupas de seus frutos são pequenas e sempre fortemente ligadas umas às outras.
Recursos crescentes
Seleção do local e preparação do solo
A planta tolera calmamente até mesmo uma secura bastante severa. Como outras framboesas, Barnaulskaya não pode sobreviver a condições restritas. Normalmente 1 sq. m plantado não mais do que 10 arbustos. Antes de iniciar o trabalho, a terra deve ser cavada com 0,3 m de profundidade. Além disso, estrume podre, composto, superfosfato são introduzidos; o tamanho dos buracos de plantio e trincheiras - 0,4x0,5 m.
Regar e alimentar
A cultura responde à irrigação, especialmente no início da primavera. Mas com muita intensidade, dificilmente vale a pena regar. A fertilização é recomendada em terras inicialmente pobres ou esgotadas. Os complexos orgânicos e minerais são adequados para a alimentação. Não há outras sutilezas aqui.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Em termos de resistência ao frio, a framboesa Barnaul não se distingue por conquistas especiais, mas também não pode ser considerada uma planta que gosta de calor. A temperatura crítica é de -35 graus. Se isso for mesmo teoricamente possível, é melhor cobrir a planta. Os métodos de trabalho são os mesmos da preparação para o inverno de outras variedades.
Doenças e pragas
A variedade resiste bem à antracnose e à podridão cinzenta, embora ainda possa infectar-se com elas. Mas as plantas podem sofrer de manchas roxas. Os ácaros da aranha também os danificam. E também tome cuidado com os mosquitos da framboesa e a botrytis. Em áreas com muitas pragas ou doenças, é melhor escolher outras variedades.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
A reprodução vegetativa é reconhecida como a opção mais promissora. É melhor tirar brotos de raiz para este procedimento. É necessário separá-lo do arbusto original junto com o rizoma. Por algum tempo, o material de plantio fica enraizado na estufa, e só então no outono são plantados em local permanente.