- Autores: Fortaleza Kokinsky do Instituto de Seleção e Tecnológico de Horticultura e Viveiro de toda a Rússia
- Reparabilidade: Não
- Cor de baga: roxo escuro
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: média
- Peso da baga, g: 2,7 — 3,5
- Produção: até 2,5 kg por arbusto, 6 - 8 t / ha
- Resistência à geada: Alto
- Compromisso: universal
- Local de entrega: em lugares abertos
Cruzando as variedades Ruby Bulgarian e Newburgh, uma nova cultura de jardim chamada Balsam foi obtida. Seus frutos são versáteis. Trata-se de uma iguaria saudável e aromática consumida fresca ou utilizada no preparo de sobremesas populares.
Descrição da variedade
Arbustos retos e extensos crescem até 180 cm de altura. Os brotos verdes são cobertos por uma flor de cera. O número de espinhos é médio. Eles são duros, mas curtos, de cor marrom. A massa verde consiste em folhas planas e enrugadas de cor verde brilhante. Seus tamanhos são grandes ou médios. A quantidade de crescimento da raiz é média.
Termos de amadurecimento
A variedade Bálsamo não é remanescente, portanto, dá frutos uma vez por temporada. O período de amadurecimento das bagas é médio. As primeiras bagas amadurecem por volta de meados de junho, e o período de frutificação dura até o início de julho.
Produção
O rendimento da variedade é alto: até 2,5 kg de framboesas por um arbusto. Em escala industrial - de 6 a 8 toneladas por hectare. A transportabilidade das frutas é excelente, pois mantêm a forma durante o transporte.
Bagas e seu sabor
Quando maduras, as framboesas ficam roxas escuras sem brilho. Os bagos são grandes, ganhando peso de 2,7 a 3,5 g.A polpa de consistência densa. Os frutos estão bem presos ao pedúnculo, portanto, após o amadurecimento, não se desintegram. Sua forma é amplamente cônica.
O aroma a framboesa é pronunciado, intenso. O sabor é doce e azedo. A combinação de sabores contrastantes é harmoniosamente equilibrada.
Recursos crescentes
O bálsamo de framboesa não tem medo da sombra e é ótimo em áreas espaçosas. A cultura do jardim tolera bem a geada. Cuidar da variedade não é difícil, basta seguir as regras padrão da tecnologia agrícola:
- irrigação e alimentação regulares;
- preparação de uma plantação de bagas para o inverno;
- remoção de brotos secos e quebrados;
- tratamento de infecções, proteção contra pragas.
Seleção do local e preparação do solo
A qualidade e a quantidade da colheita dependem diretamente da escolha do local. Deve atender a certos requisitos.
- Uma área iluminada pelo sol e localizada em uma pequena encosta ou colina é o ideal. Este arranjo não permite que a umidade fique estagnada.
- Se os arbustos forem plantados em solos pesados, é recomendável cultivá-los em canteiros altos. A planta é elevada de 15 a 20 cm para que o excesso de umidade não danifique o sistema radicular.
- A área selecionada deve ser preparada no outono. A terra é desenterrada e fertilizada. É aconselhável plantar a variedade Bálsamo na primavera.
- A direção ideal de pouso é de norte a sul. Uma lacuna de 0,7-0,8 m é deixada entre os arbustos, até 2 m entre as linhas.
Nota: Recomenda-se mudar a localização das framboesas a cada 10 anos para manter o alto rendimento.
Poda
O corte pode ser o seguinte:
- remoção de brotos que já frutificaram;
- podar ramos soltos e em excesso para ajustar o espessamento;
- a uma altura de 80–90 cm, os brotos são pinçados para provocar o crescimento de ramos de segunda ordem.
Regar e alimentar
A irrigação e a alimentação regular são garantia de uma excelente colheita. Os fertilizantes devem ser aplicados de forma comedida, caso contrário, só prejudicarão as framboesas. Durante a preparação do solo, o local é coberto com húmus ou composto de acordo com o seguinte cálculo:
- 0,5 baldes de matéria orgânica por arbusto ou balde por metro de plantação;
- ao usar fertilizantes minerais prontos (com potássio, fósforo e cálcio), siga as instruções da embalagem.
A cinza de madeira é comum. Esta substância é utilizada na proporção de 1 vidro por arbusto ou 0,5 litros por metro linear do local. Durante a estação de crescimento, a terra ao redor do local é coberta com cobertura morta de húmus. A espessura da camada é de 5 a 8 cm.
Nota: se os orgânicos não estiverem disponíveis, você pode usar compostos de nitrogênio, como uréia ou salitre. Proporções - 2 colheres de sopa por 10 litros de água. A composição finalizada é usada para 1 metro em execução. Uma colheita de frutas precisa de alta umidade em 2 situações:
- durante o crescimento ativo das folhas, quando a planta retira muita umidade do solo;
- durante o período de maturação dos ovários e frutos.
Ao formar bagas, os arbustos são regados regularmente se não houver precipitação. Durante a irrigação, a água deve umedecer o solo a uma profundidade de 30–40 cm. O sistema radicular da planta está neste nível.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar da resistência às geadas, para conservar a framboesa nas duras condições, os arbustos começam a preparar-se para o inverno em pleno verão. Após a cessação da frutificação, os ramos são cortados quase na raiz, ao mesmo nível do solo. Os arbustos são alimentados com uma composição nutritiva de potássio, fósforo e outros microelementos úteis. O solo pode ser polvilhado com cinzas. Meio litro é suficiente para o plantio de 1 m 2. Após a alimentação, o solo se solta um pouco. Dentro dos limites da região de Leningrado e da região de Moscou, as framboesas podem hibernar sem abrigo.
Doenças e pragas
A cultura do jardim O bálsamo não tem medo da maioria das doenças e pragas de insetos, mas se as condições obrigatórias da tecnologia agrícola não forem seguidas, as plantas começam a doer. A plantação pode sofrer de várias doenças.
- Bagas suculentas e brilhantes atraem a atenção do besouro da framboesa. Livre-se dele mecanicamente. Afrouxando o solo e removendo as partes infectadas da planta. Proteja as framboesas tratando-as com Iskra ou Intavir.
- A segunda praga comum é o ácaro-aranha. Inicia na ausência dos cuidados necessários. Sua presença pode ser determinada pela pequena teia de aranha nas folhas, que se torna perceptível com a chegada da primavera. Como medida preventiva, os arbustos são limpos de folhas afetadas e o local é limpo de ervas daninhas. As framboesas são tratadas com fungicidas.
- Manchas enferrujadas nos brotos jovens indicam uma mancha roxa. O líquido bordalês apresenta alta eficiência como agente protetor.
A variedade Bálsamo é altamente resistente a doenças fúngicas e raramente sofre com as condições climáticas adversas.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar framboesas.
- O método mais rápido é a divisão. Nesse caso, cada planta deve ter 2-3 brotos desenvolvidos e um sistema radicular completo.
- Nas raízes, nos botões adventícios, processos lignificados são interrompidos. Você pode usar uma prole anual que cresceu a um metro da planta-mãe. Desenterre no outono.
- Os galhos verdes também são usados para reprodução. Com o início da primavera, quando atingem um comprimento de 10 a 20 cm, precisam ser desenterrados e cuidadosamente transplantados para outro local. Além disso, as framboesas jovens, que cresceram em uma área a 40 cm do arbusto, criarão raízes notáveis.
Independentemente do método de criação escolhido, o material de plantio deve ser forte e saudável.