- Autores: Seleção nacional, Ivan Vasilievich Kazakov
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Gosto: doce e azedo
- Período de amadurecimento: atrasado
- Peso da baga, g: 2- 3
- Produção: 1 - 1,5 kg por arbusto, 4-5 t / ha
- Resistência à geada: Alto
- Avaliação de degustação: 4
- Compromisso: para consumo fresco e processamento
Encontrar alguém que não goste de framboesas é muito difícil. Aroma delicado, sabor delicado, aparência atraente - tudo isso remete aos frutos desta cultura. Especialmente interessantes são as variedades remanescentes de framboesas, que frutificam duas vezes. Uma dessas variedades é o verão indiano.
História de criação da variedade
Variedades consertadas de framboesa da seleção doméstica começaram a aparecer há cerca de 50 anos. Indian Summer foi um dos primeiros. Esta variedade foi cultivada por Ivan Vasilyevich Kazakov, e aconteceu com base na Seleção Russa e Instituto Tecnológico de Horticultura e Viveiro. Duas outras variedades foram utilizadas para o melhoramento: September e Novost Kuzmina. O verão indiano foi inscrito no registro estadual em 1995.
Descrição da variedade
As framboesas da variedade descrita têm arbustos compactos, de tamanho médio e ligeiramente espalhados, atingindo uma altura de 100-150 centímetros. Os rebentos são eretos, ramificando-se fortemente. Os espécimes jovens têm uma tonalidade rosa e os que já têm 2 anos são castanhos. Todos os brotos são cobertos por uma flor de cera clara.
As folhas do Indian Summer são médias, quase planas, verdes. Eles se assemelham à forma de um triângulo. A lâmina foliar é lisa, mas quase sempre há pequenas rugas. Quanto aos espinhos, são bastante espinhosos e resistentes. Espinhos finos e retos de cor púrpura claro estão localizados ao longo de todo o comprimento do broto.
Termos de amadurecimento
O verão indiano é considerado uma variedade de maturação tardia. Se a variedade for cultivada anualmente, os primeiros frutos podem ser esperados no final de agosto. A frutificação continuará até as primeiras quedas significativas de temperatura. Espécimes bienais dão frutos duas vezes por temporada. A primeira safra é colhida no final de junho, a segunda - do final de agosto até a geada.
Regiões em crescimento
É possível cultivar framboesas no verão indiano nas regiões Central, Central da Terra Negra e Norte do Cáucaso. Os maiores rendimentos são observados no Território de Krasnodar, Crimeia, Daguestão. As regiões do norte também são adequadas para o cultivo, mas aqui você deve esperar rendimentos ligeiramente mais baixos.
Produção
O verão indiano conquistou o amor dos jardineiros justamente por seu alto rendimento. Os arbustos da cultura são literalmente pontilhados de frutas vermelhas. De um arbusto, você pode coletar de 1 a 1,5 kg de bagas, e de um hectare - até 4-5 toneladas. Os frutos colhidos repousam bem, não perdem o aspecto. Eles podem ser transportados por longas distâncias.
Bagas e seu sabor
Os frutos da framboesa de verão indiano apresentam uma cor vermelha viva e formato arredondado-cônico. Eles estão localizados quase ao longo de todo o comprimento do broto. Os bagos são ligeiramente alongados nas pontas, o tamanho é médio. Cada fruta pesa de 2 a 3 gramas.
Os frutos silvestres têm um sabor agridoce, muito agradável. A polpa é vermelha, suculenta, densa, tem uma estrutura delicada. O aroma é delicado, framboesa, estimado em 4 pontos. A finalidade das bagas é universal: podem ser utilizadas frescas, bem como processadas em pastilhas e compotas. Frutas congeladas não perdem o sabor. 100 gramas de fruta contém cerca de 30 mg de vitamina C.
Recursos crescentes
O cultivo de framboesas desta variedade começa com a seleção correta das mudas. Os especialistas recomendam a compra de amostras bienais que estão em um contêiner. Esses espécimes criam raízes rapidamente em um novo lugar. Ao plantar, é importante garantir que o colo da raiz esteja nivelado com o solo. A área da raiz deve ser coberta com palha. Os brotos após o plantio são podados de forma que fiquem iguais a 40 centímetros.
Seleção do local e preparação do solo
Para o verão indiano, os solos argilosos ou arenosos são escolhidos. A acidez do solo deve ser neutra. Você não deve plantar uma safra onde antes havia tomates e batatas. Abobrinha e pepino serão bons predecessores. As framboesas também crescem bem ao lado de macieiras e groselhas. O local deve ser em terreno plano, terras baixas e plataformas superiores não são adequadas. É importante que haja muito sol.
Se as mudas têm sistema radicular aberto, é melhor plantá-las no outono, cerca de um mês antes do solo congelar. As instâncias compradas em contêineres podem ser plantadas a qualquer momento. Antes de plantar, prepare o local, removendo raízes velhas e restos de plantas. 20 dias antes do plantio, são introduzidos 20 quilos de húmus, 50 gramas de superfosfato e 300 g de cinza de madeira. Ao plantar entre plantas, observa-se uma distância de 0,7-1 metro, e entre linhas - até 2,5 m.
Poda
O tipo de poda vai depender de quantas vezes o produtor planeja colher. Em espécimes anuais, todos os rebentos são cortados ao nível do solo. Eles fazem isso no final de outubro. Se você quiser colher, retira-se duas vezes brotos de dois anos, que já deram frutos nesta temporada. Anuários terão que ser reduzidos em 15 centímetros.
Na primavera, a poda rejuvenescedora é obrigatória, removendo os brotos secos e não viáveis. O excesso de talos é cortado, deixando 5-6 brotos vigorosos no arbusto. A descendência da raiz também precisará ser removida.
Regar e alimentar
Ao cuidar das framboesas do Indian Summer, é importante ser responsável pela rega. Excesso ou deficiência não devem ser permitidos. Regue a cultura uma vez por semana, cada arbusto leva um balde de água (10 l). É melhor irrigar em ranhuras ou por aspersão. O segundo método é mais adequado para o calor. Em grandes plantações, a irrigação por gotejamento é apropriada. Depois de fornecer água, a terra é solta com 7 centímetros de profundidade.
O curativo superior também será necessário. Na primavera, é aconselhável adicionar nitrogênio, pode-se usar matéria orgânica, por exemplo, esterco de galinha ou verbasco. Perto de meados de julho, a nitroammophoska dará um bom efeito e, após a frutificação, vale a pena fertilizar a cultura com superfosfato e sal de potássio. Além disso, as framboesas respondem muito bem a fertilizantes como Yagodka, Kemira e Zdraven.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Quando a frutificação termina, os brotos de dois anos são cortados da framboesa do Indian Summer. Se não chove há muito tempo, procede-se à rega de boa qualidade (20 litros debaixo do arbusto). A resistência à geada da cultura é muito alta, portanto, na presença de neve, não pode ser coberta. Mas a zona de raiz deve ser necessariamente coberta com cobertura morta. Os brotos anuais são fixados em arcos de arame e isolados com agrofibra.
Infelizmente, as framboesas, como outras plantas, não contornam várias doenças e pragas. Apenas armado com o conhecimento e os meios necessários para isso, você pode lidar com tais problemas. Para ajudar a planta, é muito importante ser capaz de reconhecer a doença a tempo e começar o tratamento na hora certa.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar o verão indiano.
Estacas (verde). Esse método é realizado em junho, cortando-se brotos de 5 cm no subsolo e enraizando-os em copos plásticos. Os brotos são ventilados, regados, fertilizados. No outono, eles podem ser plantados em um local permanente.
Corte (raiz). No fim da estação, as raízes devem ser desenterradas e divididas em pedaços de 10 cm. As peças são plantadas em seus locais designados, regadas e cobertas com cobertura morta. Cubra com ramos de abeto. Na primavera, o abrigo é retirado e o transplante é feito no outono.
Divisão do mato. O arbusto de framboesa é retirado do solo, dividido em 5 partes, deixando raízes e brotos. As hastes são cortadas em 45 centímetros. As peças resultantes são plantadas em local permanente.