Características de cuidar de framboesas remanescentes no outono

Contente
  1. Nuances de rega
  2. Top curativo
  3. Poda
  4. Tratamento contra doenças e pragas
  5. Aquecimento
  6. Dicas úteis

As framboesas restantes têm muitos benefícios. Produz uma safra duas vezes ao ano e os frutos são bem grandes. Porém, para desfrutar de uma rica colheita, é necessário cuidar bem do arbusto. É necessário fazer o curativo na hora certa, fornecer a quantidade adequada de água e tratar as pragas.

Nuances de rega

A rega para a framboesa remanescente desempenha um papel importante em todo o processo de preparação. Durante o período de verão, o arbusto consome uma grande quantidade de nutrientes do solo. Depois de colher as últimas bagas, a rega torna-se especialmente importante para o arbusto.

Nas regiões do sul do país, a umidade evapora rapidamente do solo, por isso a rega no outono e antes do inverno é realizada até que ocorra a primeira geada. A faixa do meio é caracterizada por um outono chuvoso, por isso a última rega é realizada lá em setembro. A profundidade de umedecimento do solo é importante, em média é de 40-45 cm.

Porém, embora a rega no outono ajude o arbusto, ela estimula o crescimento de novos brotos, com isso, o solo se esgota ainda mais, e os brotos jovens não têm tempo de se preparar para o inverno e morrem com a chegada do frio.

Por isso é importante levar em consideração a zona climática e umedecer o solo em um horário estritamente definido. Acompanhe a rega no outono com a poda das framboesas.

Top curativo

Muitos jardineiros usam fertilizantes para acelerar o amadurecimento das framboesas remanescentes. Se fertilizado no outono, o arbusto poderá acumular a quantidade necessária de nutrientes para o inverno. É nesse período que é depositado o estoque para a safra do ano seguinte. Você pode alimentar a framboesa em setembro ou outubro.

De agosto a setembro, aconselha-se o uso de cobertura contendo fósforo e potássio, mas não nitrogênio, pois dá início a um novo crescimento, sendo indesejável no outono... Deve-se entender que durante este período a planta necessita de nutrientes não para o crescimento vegetativo, mas para a frutificação futura. É uma boa ideia usar húmus.

O nitrogênio é melhor aplicado na primavera para que a framboesa cresça rapidamente, mas é interrompido na fase de frutificação.

O sal de potássio e o superfosfato seriam uma excelente opção no outono.... Para um arbusto, uma colher de chá de fertilizante é suficiente. A quantidade de húmus é um balde por arbusto.

O princípio "quanto mais, melhor" nem sempre funciona para o benefício. Esta regra só pode ser usada se a planta da framboesa crescer em solo arenoso, que é muito pobre em oligoelementos.

Poda

Antes do inverno, você precisará preparar adequadamente a árvore de framboesa. É necessário fazer a formação de arbustos, rebentos de poda. A remoção de ramos desnecessários é necessária para:

  • na nova estação, o mato formou-se lindo;
  • realizar a prevenção do supercrescimento, que contribui para a diminuição da produtividade;
  • fortalecer a imunidade das plantas e reduzir a probabilidade de danos por microorganismos patogênicos;
  • melhorar a ventilação dentro dos arbustos.

Se as framboesas foram plantadas recentemente, é melhor usar uma poda suave. O suficiente para remover as tampas. Deixe 20 centímetros da raiz, o que é suficiente para o acúmulo de nutrientes até o próximo ano.

Cronometragem

Se o jardineiro está pensando em cortar todos os brotos antes do inverno, então é melhor realizar o procedimento pelo menos duas semanas antes do início da primeira geada. Se os rebentos jovens permanecerem intactos, os rebentos antigos são retirados em setembro, neste caso haverá tempo suficiente para os arbustos jovens ficarem mais fortes e sobreviverem normalmente ao inverno.

Antes do abrigo, apenas os galhos danificados, doentes e frágeis são removidos.

Esquema

Vale a pena seguir algumas regras.

  • Quando se presume que no próximo ano a framboesa dará apenas uma colheita, no outono colhem tudo. Se forem guiados por duas colheitas, apenas os rebentos que já deram fruto são cortados.
  • Os rebentos jovens não precisam de tocar nos topos, uma vez que os ramos laterais da framboesa remanescente não são formados.
  • Se os brotos forem removidos, então apenas na raiz, caso contrário, as pragas hibernarão lá.
  • Galhos não devem ser quebrados ou arrancados - use uma tesoura desinfetada.
  • Os brotos que sobram para o inverno são eliminados da folhagem, de modo a não apodrecer e congelar.

Tratamento contra doenças e pragas

Cada jardineiro decide por si mesmo se usará remédios químicos ou populares. De qualquer forma, as framboesas precisam ser processadas no outono, quando o fluxo de seiva nos caules já acabou.

A pulverização é realizada de acordo com uma série de regras.

  • Não deve haver vento ou calor, por isso é melhor realizar o procedimento de manhã cedo.
  • É melhor olhar o tempo alguns dias à frente, se chover no dia seguinte, a precipitação vai levar tudo embora, e não haverá benefício com tal pulverização.
  • Certifique-se de usar equipamentos de proteção: respirador, luvas.
  • É importante seguir as instruções do medicamento e a dosagem.

Durante este período, os arbustos e o solo ao seu redor são abundantemente regados com os seguintes meios:

  • Actellik;
  • "Hom";
  • Karbofos.

Você pode usar amônia e uréia.

Na Sibéria e nos Urais, eles são pulverizados 10 dias antes do início do frio. Antes de realizar o procedimento, você precisará remover cobertura morta, galhos, folhas, inspecionar os arbustos para ver se há brotos danificados. Durante este período, é realizada a poda sanitária das framboesas. Normalmente são usados ​​sulfato de cobre, ureia ou topázio.

De remédios populares - água fervente. Eles devem regar os arbustos de framboesa remanescentes após o fim do fluxo de seiva nos brotos. O solo ao redor também é processado. Este é um dos métodos mais baratos para se livrar das larvas de pragas logo no início. No entanto, este método é considerado trabalhoso, portanto, não é usado por todos os jardineiros.

Para o processamento, uso um regador normal. É muito importante que a água fervente atinja o topo dos arbustos e o solo ao redor da raiz.

Além disso, os especialistas recomendam o uso de preparações contendo cobre para o processamento. E também se encaixam:

  • Fitoverm;
  • "Baktofit";
  • Alirin-B.

Dos remédios populares, as decocções de tansy, absinto e malmequeres provaram-se bem.

O espaço ao redor do caule central deve ser tratado com uma solução de pó e cinzas de tabaco. Ajuda a prevenir a clorose e também protege contra vidros e outros insetos que vivem no solo e no inverno.

Depois de colhida toda a colheita de outono, a framboesa pode ser tratada com meios mais agressivos, por exemplo, "Fufanon". Ele lida bem com carrapatos, nematóides e outros insetos. A pulverização vale de setembro a outubro.

Antes das primeiras geadas, o solo ao redor dos arbustos de framboesa deve ser desenterrado e fartamente fertilizado com cinzas de madeira. Junto com ele, é utilizada uma solução de sulfato de cobre.

Aquecimento

Preparar framboesas remanescentes para o inverno é outra das etapas do cuidado das frutas vermelhas. Nos subúrbios, nos Urais, na Sibéria, é necessário abrigar as framboesas em épocas diferentes, pois todas as regiões são diferentes do ponto de vista climático. É muito importante evitar que os rebentos congelem.

Como regra, o abrigo de capital é necessário em regiões com invernos frios. Na faixa do meio, uma quantidade excessiva de material de cobertura pode levar ao fato de as framboesas simplesmente apodrecerem e apodrecerem, mas também é errado deixá-las completamente desprotegidas.

Antes de preparar a framboesa para o inverno, vale a pena limpar o solo ao redor. Folhas, galhos, palha velha - tudo isso é removido, porque os insetos vivem ali.

Se todos os brotos fossem removidos durante a poda, as framboesas remanescentes invernam em uma pilha de feno ou palha. Se os brotos permanecerem, eles cobrem o arbusto até a raiz.

A agrofibra provou ser a melhor de todas, já que a condensação não se acumula sob ela, mas é uma proteção de alta qualidade contra geadas e vento. A palha e o estrume são frequentemente usados ​​para proteger as raízes.

Dicas úteis

Cuidar das framboesas remanescentes no outono possibilita uma colheita de alta qualidade no próximo ano. Ao fazer um abrigo, se sobrarem os rebentos da velha, é necessário retirar as framboesas dos suportes, caso contrário não vai adiantar dobrá-las ao solo.

No período de outono, você não deve pular o trabalho de poda e processamento de arbustos. Se você cuidar dessas framboesas, então regularmente, caso contrário, ela vai crescer e parar de produzir frutos na quantidade desejada.

Você deve sempre se lembrar que um grande arbusto não significa uma grande colheita.... Há muito crescimento excessivo, antes de mais nada, doenças permanentes, um acúmulo de insetos.

Durante o processamento, é importante seguir as instruções e não alterar a dosagem. A pulverização inadequada não pode ajudar, mas prejudica, assim como a fertilização prematura.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário