Características do transplante de framboesas remanescentes
Recentemente, variedades remanescentes de framboesas ganharam popularidade especial. Eles têm a principal vantagem que os distingue das variedades comuns - frutificação constante da primavera ao outono. No entanto, com o tempo, a quantidade da colheita pode diminuir e os frutos podem ficar menos saborosos. Uma solução para esse problema é o transplante de plantas. Tudo sobre como e quando fazer corretamente, bem como sobre outras nuances deste tema, leia o artigo.
A necessidade de um procedimento
Aqui estão algumas razões pelas quais um transplante de framboesa remanescente é uma obrigação.
-
A framboesa, e ainda mais remanescente, tem a propriedade de "puxar" substâncias úteis do solo. Como já foi mencionado, isso afeta imediatamente a qualidade da colheita - ela fica menor e os bagos ficam pequenos e sem sabor.
-
Após o crescimento de longo prazo em um só lugar, as framboesas se tornam menos resistentes a várias infecções, doenças, e também tolera geadas e mudanças de temperatura piores.
-
A framboesa é um arbusto que cresce bem e rapidamente com o tempo.... Esses matagais podem ser habitats ideais para fungos, bactérias patogênicas e outras pragas.
-
Arbustos crescidos parecem feios... E também é difícil colher deles. Eles se tornam ainda mais espinhosos.
-
Nem todos os ramos podem dar frutos bem. O transplante estimula o crescimento de novos brotos que são capazes de viver e são a fonte da colheita.
Qual é a melhor época para transplantar?
O momento em que você pode transplantar framboesas para outro lugar pode ser condicionalmente dividido em dois períodos.
-
Transplante de primavera. Se você transplantar framboesas na primavera, elas criarão raízes melhor. Como a estação quente está se aproximando, as raízes terão tempo suficiente para se estabelecerem em um novo lugar. A planta gasta energia para alongar as raízes e não para sobreviver no frio.
-
Transplante de outono. Em algumas regiões, o transplante ocorre no outono. Isso se deve ao fato de terem tempo para colher mais safras na primavera e no verão. No outono, é melhor fazer uma transferência para um novo local em setembro. Isso é necessário para que a planta tenha tempo de se firmar em um novo lugar antes do início do frio.
O transplante de verão também é permitido, mas em casos excepcionais. No verão, via de regra, o arbusto não cria raízes e os raios escaldantes do sol podem simplesmente "queimá-lo".
Para um transplante de verão, você precisa pegar um dia nublado, quase chuvoso.
O momento do transplante é altamente dependente da região. Por exemplo, na Rússia central, as framboesas são transplantadas no outono - em setembro ou outubro. Em particular, nos subúrbios, isso é feito em setembro. O mesmo se aplica à região do Volga. Nos Urais e na Sibéria, as framboesas são transplantadas no final de agosto ou início de setembro. Isso ocorre na presença de um outono relativamente quente. Se o outono for frio, o transplante será adiado até a primavera. No sul da Rússia, a transferência pode ser adiada até novembro.
Tecnologia
É muito fácil plantar arbustos de framboesa - não requer equipamento especial ou alimentação. No entanto, o processo tem características próprias.
-
Para transplantar adequadamente um arbusto de framboesa, você deve primeiro cortá-lo.... É necessário retirar todas as folhas (se de repente forem) e deixar o pequeno cânhamo com 40-50 cm de comprimento.
-
Em seguida, você precisa cavar no mato... A escavadeira deve ser posicionada quase verticalmente. Na verdade, ela não desenterrará a planta, mas cortará as raízes. Além disso, o arbusto, junto com um pedaço de terra, é levantado com uma pá.
-
O arbusto, junto com um pedaço de terra, é transferido para um saco ou pano úmido. O melhor é embrulhar o arbusto com um pano úmido, e depois colocá-lo em um saco e amarrá-lo bem para que a umidade não evapore.
-
Em seguida, um buraco é cavado... Deve ser mais longo que a raiz e também capaz de acomodar o composto.
-
Composto ou húmus é despejado na fossa, que é parcialmente misturado com o solo na fossa. O composto pode ser substituído por estrume. Este último deve estar necessariamente podre. Caso contrário, vai queimar as raízes da planta.
-
Um arbusto é colocado no buraco, e coberto com terra.
-
A planta é regada com uma pequena quantidade de água (cerca de 5 litros). É permitido adicionar "Kornevin" ao regar. Pode ser substituído por qualquer estimulante de crescimento. A rega é necessária para que o solo ao redor do arbusto se assente. Se necessário, a terra é preenchida novamente.
-
Polvilha no solo ao redor da planta cobertura morta (geralmente cinzas).
O primeiro curativo superior é aplicado em duas semanas para arbustos saudáveis e entrincheirados. Para arbustos mais fracos, é aplicado somente após um mês. Durante o período de sobrevivência, é melhor proteger os arbustos de framboesa do sol. Para fazer isso, basta prender alguns pinos ao redor do arbusto e enrolar qualquer trapo ao redor do perímetro da planta - você pode consertar com prendedores de roupa.
Não é necessário cobrir a planta de cima, bastará cobri-la pelas laterais, e também deixar os trapos mais altos que o próprio arbusto.
Dicas úteis
Como regra, as framboesas que crescem no local têm um grande sistema radicular. Os rebentos jovens podem brotar até um metro ou mais da árvore-mãe. Assim, o sistema radicular pode se espalhar por distâncias relativamente longas e pode ser facilmente danificado durante a escavação. Você precisa cavar com cuidado. E também é preciso lembrar que as raízes das framboesas são muito finas e secam rapidamente. Ao transferir um arbusto, é imperativo umedecer o saco ou pano no qual ele está localizado.
O segredo de uma grande colheita, via de regra, está no grande número de curativos que foram introduzidos no solo com antecedência. É com eles que as framboesas podem mostrar todo o seu potencial ao nível da quantidade e qualidade da colheita. Se você plantar no solo sem cobertura, a qualidade e a quantidade da colheita serão a metade.
Não plante framboesas muito fundo no solo. Será difícil para os brotos subirem de grandes profundidades.
O comentário foi enviado com sucesso.