Como podar framboesas remanescentes no outono?
As framboesas são uma das bagas mais populares, apreciadas pelo seu sabor, valor nutricional e todo um arsenal de propriedades medicinais. Como regra, a maioria das variedades é colhida no verão, dentro de um período bastante limitado. No entanto, graças ao trabalho bem-sucedido dos criadores, surgem novas variedades de plantas que frutificam em abundância por muito mais tempo (até a primeira geada).
Naturalmente, estamos falando de framboesas remanescentes, que, com os devidos cuidados, podem agradar ao jardineiro. E aqui é importante saber cortar adequadamente os arbustos na queda, para que se desenvolvam ativamente no futuro.
A necessidade de um procedimento
A poda correta e oportuna dos arbustos de framboesa no outono é uma das práticas agrícolas obrigatórias. Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração que a implementação das operações correspondentes requer certos conhecimentos teóricos e habilidades práticas. Refira-se que as medidas previstas nas regras de conservação diferem das aplicáveis ao cultivo das variedades convencionais de framboesa. Com as ações corretas e o cumprimento dos prazos recomendados, levando em consideração as características climáticas da região, é garantido um alto rendimento do fruto. Isso é de particular importância para jardineiros iniciantes.
Uma das principais tarefas no cultivo de framboesas é a remoção oportuna do excesso de galhos. Isso permite aumentar significativamente o rendimento dos arbustos e, em paralelo, resolver vários problemas mais importantes. Em primeiro lugar, é importante notar a importância de eliminar o crescimento excessivo e os ramos velhos antes do inverno. E, neste caso, estamos falando sobre os seguintes fatores:
- Os jovens que substituem as hastes amadurecidas têm a garantia de receber nutrientes e luz nos volumes necessários. Isso, por sua vez, proporcionará condições favoráveis para ficar mais forte antes do início do inverno e sobreviver com segurança à estação gelada.
- A poda é uma das maneiras mais eficazes de lidar com muitas pragas que danificam as plantas. É importante lembrar que eles passam o inverno não só na terra, nos frutos secos e nas folhas caídas, mas também nos galhos mortos. Como mostra a prática, são eles que freqüentemente se tornam fontes de fungos e mofo.
- O controle competente do crescimento excessivo elimina o risco de crescimento excessivo da framboesa e de sua natureza selvagem. Deve-se lembrar que os brotos jovens que crescem a partir do sistema radicular se desenvolvem ativamente durante a estação quente. Cada arbusto é capaz de produzir até duas dúzias desses brotos, que consomem muitos recursos, o que por si só tem um efeito extremamente negativo na frutificação normal.
Entre outras coisas, vale lembrar que preparar arbustos de framboesa para o inverno envolve mais do que podar. Também falaremos sobre todo o algoritmo de ações, cada um dos quais é obrigatório. Deve-se prestar atenção especial aos cuidados com as plantas após o procedimento de outono descrito.
Cronometragem
A principal característica das variedades remanescentes é a capacidade de produzir safras duas vezes em uma safra, o que, por sua vez, se deve à formação e posterior amadurecimento dos frutos, tanto em brotações com dois anos como em rebentos jovens (um ano). É este o momento que vai determinar as nuances e os prazos das medidas agrotécnicas descritas. Saiba quando é a melhor época para podar e o que exatamente você precisa fazer.
Os termos ideais para a região de Moscou, Urais, Sibéria e qualquer outra região são determinados levando em consideração as características climáticas de uma determinada área. Agora, na vastidão da rede mundial de computadores, você pode encontrar facilmente tabelas nas quais as informações necessárias são coletadas. No entanto, deve-se lembrar que as datas indicadas são recomendadas e aproximadas. Determinar as datas de poda desejadas com a máxima precisão vai ajudar, entre outras coisas, a experiência de um jardineiro que conhece bem as condições da sua região. Além disso, as características do clima de uma determinada estação e as flutuações médias diárias de temperatura serão significativas.
Assim, por exemplo, no sul, não se deve ter pressa para realizar o trabalho em questão, enquanto os jardineiros que vivem nas regiões norte, é altamente indesejável atrasar até o início do tempo frio. Nessas condições, o processamento das plantas começa assim que a folhagem das árvores fica amarela.
No norte
Em regiões com clima frio do norte, atividades relacionadas à poda de arbustos de framboesa, deve ser totalmente preenchido até os primeiros dias de outubro. Deve-se ter em mente que as variedades descritas muitas vezes não são cultivadas apenas para obter uma colheita dupla. Está provado por muitos anos de prática que nas condições do norte é aconselhável deixar apenas ramos anuais na poda, prevendo-se uma colheita única de bagas por época.
Esta abordagem para a formação de arbustos se deve ao risco de congelamento dos brotos anuais. Além disso, devido às geadas precoces, a segunda safra geralmente não tem tempo de amadurecer. Com base nas características climáticas, a grande maioria dos jardineiros prefere se concentrar em um, mas ao mesmo tempo frutificação abundante. Isso é facilitado pela poda completa, que prevê a retirada de todos os brotos, sem exceção, no outono.
Na pista do meio
Deve-se notar que as técnicas agrícolas descritas são freqüentemente usadas nas regiões da Rússia central, que são caracterizadas por um clima temperado. Neste caso, estamos falando do fato de que todas as obras propostas recaem no período de final de setembro a meados de outubro.
O momento e as características das medidas agrotécnicas devem-se principalmente ao desejo de maximizar o rendimento da framboesa. Ao mesmo tempo, como resultado desses cuidados com as plantas, seu esgotamento pode ser evitado. É importante levar em consideração que a dupla frutificação por temporada requer uma quantidade adequada de nutrientes.
No sul
Não é segredo que para uma frutificação abundante e ainda mais para obter duas colheitas por estação, as condições de um clima temperado e ainda melhor quente serão as mais adequadas. A poda de outono realizada corretamente, na qual os brotos são removidos seletivamente, permite obter resultados máximos. Em princípio, os caules com dois anos são completamente cortados após a primeira e após a segunda fase de frutificação. Os brotos do primeiro ano de vida são parcialmente removidos, deixando os exemplares mais fortes para o inverno.
Na hora de escolher variedades de framboesa para cultivo e reprodução em regiões de clima quente, é preciso focar, antes de tudo, nas peculiaridades do cuidado. E o tempo de trabalho relacionado à formação de arbustos é de particular importância aqui. Nessas áreas, recomenda-se iniciar a poda não antes do final do segundo mês de outono. Ao mesmo tempo, todos os eventos são concluídos em meados de novembro.
Outro ponto importante - esta é uma germinação ativa de brotos ao longo da temporada. Naturalmente, o crescimento afeta negativamente a frutificação dos arbustos de framboesa e, conseqüentemente, o volume e a qualidade da futura colheita.
Tendo em conta esta nuance, nas regiões meridionais, via de regra, a retirada dos caules jovens é feita sem esperar o outono.
Quais ferramentas são necessárias?
Como mostra a prática de longo prazo, os resultados de aparar o excesso de brotos jovens e desnecessários de dois anos de idade são em grande parte determinados pela qualidade do equipamento usado.Ferramentas mal preparadas e, em particular, mal processadas podem causar danos irreparáveis às plantas. A poda de framboesa no outono proporciona:
- tesouras de podar corretamente e bem afiadas;
- uma faca afiada de jardim para remover pequenos brotos;
- um ancinho, com o qual, após a poda, se retiram as hastes cortadas, eliminando-se simultaneamente a palha velha;
- luvas para proteger as mãos de lesões.
Além do exposto, vale atentar para o preparo de tudo que é necessário para alimentar o plantio com fertilizantes. É importante que o equipamento utilizado diretamente para aparar seja necessariamente desinfetado. Caso contrário, o risco de infecção da planta nos locais de corte aumenta muitas vezes. Os fungos e outras infecções não só atrasam o processo de cicatrização, mas também podem provocar doenças graves, que no futuro afetam negativamente o desenvolvimento e, consequentemente, a frutificação das framboesas. E em alguns casos, o arbusto afetado pode até morrer.
Tecnologia
Observando as regras básicas e aderindo ao esquema escolhido, pode-se formar uma framboesa boa e desenvolvida. A sua principal vantagem será a frutificação abundante e os frutos silvestres de grande qualidade e sabor marcante. Na implementação dos métodos agrotécnicos considerados, é necessário levar em consideração os seguintes pontos mais importantes:
- Bienal os caules geralmente precisam ser cortados com um podador de jardim afiado.
- Crianças de um ano removido seletivamente, deixando um máximo de 7 brotos no arbusto.
- Filiais anuais amarrar e, em seguida, cortar a parte superior seca.
- Crescimento jovem, brotando no corredor, é cortado pela raiz (se possível, é melhor arrancar).
Determine a altura a ser aparada, levando em consideração os objetivos de todo o procedimento. Portanto, se a tarefa é conseguir um, mas a colheita mais rica, todos os brotos são removidos completamente. É importante que, em tais situações, a camada de cobertura morta sob os arbustos seja significativamente mais espessa do que no resto da área.
Separadamente, vale a pena considerar as principais características da formação em fases dos arbustos de framboesa remanescentes. Estas são situações em que jardineiros experientes praticam a poda de várias maneiras. Existem dois estágios principais em mente.
- Retirar as crianças de dois anos imediatamente após a colheita dos frutos.
- Remoção parcial e poda de alguns dos rebentos anuais retidos.
No entanto, alguns jardineiros aconselham realizar as atividades listadas ao mesmo tempo após a conclusão total da frutificação. Essas recomendações são baseadas no fato de que as plantas experimentam menos estresse com a abordagem especificada para seu processamento.
Cuidados de acompanhamento
Naturalmente, podar brotos e formar arbustos estão longe de ser os únicos componentes do cuidado com as framboesas no outono. Portanto, há toda uma lista de medidas destinadas a fortalecer a fitossanidade e prepará-los para o inverno que se aproxima. De acordo com o esquema padrão, a sequência de ações inclui as seguintes etapas:
- Limpar a área de cobertura morta velha e talos cortados.
- Rega abundante da árvore de framboesa.
- Se necessário, a introdução de curativos minerais.
- Afrouxamento do solo após 2-3 dias com a remoção das ervas daninhas existentes e seus rizomas.
- Crie uma nova camada de cobertura morta. Neste caso, o material de partida pode ser composto, esterco ou serragem.
Ao aplicar cobertura morta, é altamente recomendável usar matéria orgânica. E as melhores opções neste caso seriam compostagem ou esterco que sobreaqueceriam.
A prática provou que esses fertilizantes servem como fonte de uma quantidade suficiente de nutrientes e também ajudam a reter a umidade no solo. Essas qualidades são especialmente relevantes para arbustos jovens e brotos na fase de seu desenvolvimento e crescimento ativo da massa vegetativa.
O que acontece se você não cortar as framboesas?
Jardineiros e jardineiros experientes estão bem cientes do que pode levar a ignorar as técnicas agrotécnicas descritas. É importante destacar os seguintes pontos-chave:
- Sem podar, a framboesa se transformará rapidamente em matagais intransponíveis e ficará selvagem.
- A iluminação insuficiente e desigual das plantas é a causa dos pequenos frutos e da deterioração de seu sabor.
- A absorção de nutrientes do solo devido ao crescimento excessivo é acelerada muitas vezes.
- Com cuidado insuficiente, aumenta o risco de desenvolver doenças perigosas e o aparecimento de pragas na planta da framboesa crescida.
- Cuidar dos arbustos fica muito mais difícil.
Levando em consideração tudo o que foi exposto, podemos afirmar com total segurança que a poda é um procedimento obrigatório, inclusive para variedades remanescentes. Mas é importante levar em consideração as características das variedades de framboesa e o clima da região.
O comentário foi enviado com sucesso.