Como cultivar framboesas remanescentes?

Contente
  1. Onde e quando é melhor plantar?
  2. Tecnologia de pouso
  3. Como aparar corretamente?
  4. As nuances de regar e afrouxar
  5. Transferir
  6. Top curativo
  7. Amarrando
  8. Wintering
  9. Doenças e pragas
  10. Métodos de reprodução
  11. As nuances do crescimento em diferentes regiões
  12. Dicas úteis

A variedade reparada de framboesas varietais é conhecida há mais de 200 anos. Esta característica da planta da baga foi notada e usada pela primeira vez por criadores na América. A peculiaridade da forma remanescente é que os arbustos dão duas colheitas por estação: a de verão é obtida em brotos de 2 anos, e a de outono - em fresco, no ano corrente.

Os invernos rigorosos da Sibéria durante muito tempo não permitiram que os jardineiros criassem framboesas nesta região, mas agora foram desenvolvidas novas variedades - resistentes à geada - que dão frutos duas vezes por ano.

Onde e quando é melhor plantar?

Para plantar framboesas remanescentes em campo aberto, eles escolhem locais protegidos do vento norte, bem iluminados pelo sol.... Estes podem ser cobertos com plantações florestais ou edifícios, pequenas áreas sombreadas. A sombra profunda afeta negativamente o rendimento da framboesa. Variedades reparadoras de bagas adoram solo bem fertilizado com composto ou húmus, com a adição de uma pequena quantidade de fertilizantes minerais universais.

O húmus é aplicado para o plantio na quantidade de 1-2 baldes por 1 metro quadrado, e um complexo de fertilizantes para a mesma área é fornecido na quantidade de 200 gramas. É necessário plantar framboesas remanescentes na primavera antes do início da estação de crescimento ativa, enquanto os brotos ainda estão dormentes.

Os resultados do plantio de variedades remanescentes no outono são mais bem-sucedidos. Plantadas em solo preparado e fertilizado em setembro, elas conseguem criar raízes antes do início do frio.

Tecnologia de pouso

Os métodos de plantio de framboesas remanescentes não são diferentes de estabelecer uma plantação de variedades comuns... Você pode usar um esquema de nidificação, em que todas as mudas são escalonadas em relação umas às outras, a uma distância de 1 a 2 metros. Ao plantar framboesas remanescentes, eles seguem a regra: não há mais do que 2-3 plantas por 1 metro quadrado. As moitas de framboesa muito frequentes e espessas não darão colheitas completas, uma vez que o arbusto experimenta constantemente falta de sol, calor e ar.

Ao plantar framboesas na primavera ou no outono, deixam-se 1,5–2,0 metros entre elas em linhas regulares e 70–90 cm entre as plantas. Para que o arbusto não cresça nos corredores e seja mais fácil de cuidar dele, nas laterais das linhas ao nível da raiz são vedadas com material denso: ardósia, material de cobertura espesso ou blindagens de plástico. Nesse caso, as camadas de húmus e drenagem ficam no fundo das trincheiras de plantio.

Como aparar corretamente?

Os cuidados de verão com as framboesas remanescentes incluem a poda dos brotos em excesso, pois, se todos crescerem, a planta ficará muito espessa e produzirá pequenos frutos em pequenas quantidades. Em áreas com climas amenos e invernos com pouca neve, pode-se fazer a poda primaveril, que deve ser concluída de preferência antes do início do brotamento.

No final do outono, e o melhor de tudo após a primeira nevasca, os jardineiros cortaram toda a parte aérea dos arbustos de framboesa. Em climas frios, não faz sentido cultivar brotos de dois anos, pois eles congelam de qualquer maneira. As datas de poda posteriores permitem às plantas estocar uma grande quantidade de nutrientes antes de um longo inverno.

As mudas devem ser colhidas do canteiro de framboesas, retiradas do jardim e queimadas, e as cinzas podem ser borrifadas em volta dos arbustos.

As nuances de regar e afrouxar

A framboesa responde a um excesso de umidade com amadurecimento prolongado dos frutos silvestres, diminuição da produção e do sabor, mas ainda precisa ser regada. Assim como os tipos usuais de framboesa, a forma remanescente responde bem à rega oportuna durante os períodos secos do verão ou outras estações. O sistema radicular da planta da baga está localizado muito perto da superfície do solo, de modo que a cultura reage muito rapidamente à fertilização e à umidade. O afrouxamento do solo ao redor dos arbustos não deve ser muito profundo, para não danificar muitas raízes.

As framboesas são ótimas quando cobrem a zona da raiz com turfa ou húmus. Esses substratos ajudam a reter a umidade no solo e são fertilizantes úteis ao mesmo tempo.

Transferir

No início da primavera, se for necessário reproduzir framboesas, o transplante para um novo local deve ser feito antes mesmo do início da estação de crescimento e da abertura das primeiras folhas. As plantas são desenterradas cuidadosamente, os brotos são cortados, deixando 3-5 botões acima do nível do colo da raiz, e transferidos para um novo local. São preparados poços para mudas com raízes desenvolvidas com dimensões de 50x50x50 cm, onde é colocada no fundo uma camada de drenagem de pequenas pedras, recobertas com húmus ou composto.

O período de outono continua sendo preferível para o transplante de todas as formas de arbustos de framboesa. Além disso, o tempo deve ser calculado de forma que as plantas tenham tempo de se enraizar em um novo lugar, e isso, dependendo da região, é início ou final de setembro.

Top curativo

Pela primeira vez, as framboesas remanescentes devem receber fertilizantes na forma de fertilizantes, composto, turfa ou húmus durante o plantio das mudas em um buraco onde uma camada de nutrientes já está sob as raízes... Todo o solo no local para o assentamento da framboesa deve ser completamente desenterrado 2 a 3 semanas antes do plantio e fertilizantes espalhados na forma de húmus de esterco de vaca e feno devem ser adicionados a ele.

Durante o período de frutificação, uma quantidade suficiente de minerais obtidos com a umidade do solo dará à planta um bom crescimento e acelerará o amadurecimento de uma colheita abundante.

Fertilizantes necessários

Desde o momento do plantio no local, as framboesas precisam constantemente de alimentação com vários tipos de fertilizantes minerais. Eles geralmente começam a ser aplicados 2-3 anos após o plantio das mudas. Framboesas grandes e altas, remanescentes, rapidamente tornam o solo pobre em nitrogênio, razão pela qual é tão importante reabastecer o consumo de nitrogênio com freqüência. A este respeito, o esterco de galinha é bem adequado, que deve fermentar por 1,5 semanas, e depois diluído na forma de um concentrado com água 1: 20 para irrigação na quantidade de 2-3 litros por 1 metro quadrado.

A fertilização líquida com fertilizantes orgânicos é a melhor maneira de manter a alta produtividade e a imunidade das framboesas. Às vezes, não é uma má ideia aplicar o fertilizante complexo Ideal, que contém um conjunto útil de minerais.

Cronometragem

É aconselhável aplicar fertilizantes de nitrogênio à parcela de framboesa na primeira metade do verão. Maio e início de junho são o período em que as framboesas remanescentes aumentam ativamente sua massa verde e alongam-se em altura. O rendimento dos arbustos e o tamanho de cada baga dependem muito da força dos brotos. Você pode regar as plantas com matéria orgânica líquida até meados de julho, pode alimentá-la com uma solução complexa em agosto para que os arbustos se recuperem para a segunda onda da colheita. No outono, os corredores são cobertos com resíduos do jardim e do jardim na forma de feno e folhas caídas.

Na presença de palha, também é bom espalhar em volta dos arbustos no outono, colocando-a em cima do húmus.

Amarrando

Os troncos altos e finos das framboesas não suportam o peso da colheita, localizados principalmente nos ramos superiores, ou são dobrados pelo vento. Nesse caso, os bagos se deterioram com o contato com o solo úmido e os troncos dos arbustos podem quebrar e danificar as plantas vizinhas. Para evitar problemas, a cultura da baga precisa de uma liga, que é produzida antes de as plantas entrarem na fase de floração.

Como suporte, pode-se utilizar treliças feitas de pranchas de madeira ou arame esticado em 2-3 carreiras, já que a primeira amarração é feita quando os novos brotos atingem 0,5 metros de altura, e a próxima - quando a altura dos arbustos de framboesa é 1,5 -2,0 metros ...

Wintering

Para se preparar para o inverno em climas temperados, as mudas de framboesa plantadas neste ano não são cortadas, deixando os brotos encurtados para 30 cm de altura até a primavera. Para obter duas colheitas dos arbustos de framboesa remanescentes no outono, todos os brotos velhos e marrons devem ser removidos. Ao mesmo tempo, é preciso garantir que não deixem o cânhamo grande, que no próximo ano será um criadouro de doenças.

Apenas os rebentos jovens e fortes permanecem para o inverno, os topos dos quais são encurtados em 15-20 cm. Alguns jardineiros que vivem nas regiões mais ao norte e na Sibéria, devido ao curto verão, criam framboesas remanescentes para obter uma, mas uma colheita abundante . Portanto, em regiões frias, costuma-se cortar as framboesas que crescem em campo aberto, logo abaixo das raízes.

Em todos os casos, a poda é feita quando a framboesa perdeu completamente a folhagem.

Doenças e pragas

Entre as doenças comuns dos arbustos de framboesa, é mais frequente encontrar a flor branca nos frutos, que é frequentemente provocada pela abundância de humidade e pela falta de luz solar.... Nesses casos, o arbusto não dá frutos totalmente. Nesse caso, apenas uma saída de drenagem pode ser feita, para que em caso de chuvas fortes a água saia do local mais rapidamente. Se a razão para o aparecimento de várias placas ou mofo reside na derrota das plantas por infecções fúngicas, elas devem ser tratadas com uma solução de sulfato de cobre.

Se as framboesas frutificam tardiamente ou não têm tempo de amadurecer, por serem remanescentes, podem não ter força suficiente devido ao esgotamento do solo - ou estão enfraquecidas por doenças. Devido aos danos causados ​​por pragas na fase final, a planta não floresce, não há ovários nela. No início da primavera, é útil pulverizar seu jardim com produtos químicos comuns, como inseticidas comercialmente disponíveis em ampolas e comprimidos. Se as framboesas secarem e os bagos ficarem mumificados e não amadurecerem, é possível que as plantas estejam com o sistema radicular danificado pelo fato de não terem sido tratadas preventivamente no outono.

Devido ao fato de que as framboesas remanescentes gastam mais energia na frutificação do que as frutas comuns, deve ser mantida antes do inverno para ter boas colheitas para o próximo ano ao longo da temporada. A primeira alimentação é realizada no início do outono e consiste em um complexo mineral de potássio-fósforo. Tem efeito no fortalecimento das raízes e da casca antes do início do frio. Após 2 semanas, você pode alimentar as plantas com qualquer fertilizante complexo rotulado como "outono". Após outros 10-15 dias, é realizada a última alimentação, consistindo de cinzas. Para que as pragas não permaneçam nos arbustos que permanecerão durante o inverno nos botões, cascas ou raízes, devem ser tratadas com fármacos fitofarmacêuticos. Após as primeiras geadas, é útil cavar superficialmente o solo ao redor da framboesa para que todos os microrganismos prejudiciais que permanecem nela morram e, após alguns dias, cobrir a zona da raiz com palha, feno ou cobertura morta.

Métodos de reprodução

Para preservar as características varietais das framboesas remanescentes, especialmente variedades híbridas, ela deve ser cultivada principalmente com mudas obtidas de partes de plantas adultas. A reprodução é geralmente realizada de várias maneiras.

  • Ao dividir o arbusto. Ao transplantar arbustos velhos com brotos ramificados da raiz, eles podem ser divididos em vários novos e plantados em outro local.
  • Estacas... Você pode manter os brotos novos aparados para o inverno em serragem com areia para que brotem dos botões inferiores ou fazer camadas de um arbusto adulto para obter estacas com sistema radicular.
  • Prole de raiz. Os arbustos de framboesa se reproduzem na natureza pela descendência de seu sistema radicular, espalhando-se mais para os lados do que para baixo.Neles crescem novos brotos, que podem ser separados do rizoma uterino e plantados separadamente.

As nuances do crescimento em diferentes regiões

Apesar de o cuidado com as framboesas remanescentes diferir pouco em tecnologia agrícola de outros tipos desta cultura, ainda existem algumas características. Eles consistem no amadurecimento em uma estação do verão - outono da colheita em ramos jovens que surgiram no ano corrente. Portanto, após a colheita, quando chegam as geadas e a primeira neve cai, todos os brotos são cortados muito rapidamente. Ao mesmo tempo, nas parcelas domésticas de regiões geladas, na Sibéria ou nos Urais, não há necessidade de cavar ou curvar e cobrir os ramos anuais com feno, como nas variedades comuns de framboesa.

Cultivando variedades resistentes à geada de bagas remanescentes em uma dacha em algum lugar na faixa do meio ou na região de Moscou, os jardineiros não podem temer por sua colheita com geadas recorrentes de até -3–5 graus. O formato especial da framboesa resiste a uma ligeira queda de temperatura mesmo durante a floração e a formação do ovário.

Quase todas as variedades de framboesas remanescentes são altamente resistentes a várias doenças, mas é necessário cuidar delas, como em qualquer plantação de jardim, para que as plantas tenham um aspecto saudável e dêem bons rendimentos de frutos silvestres.

Dicas úteis

Cada jardineiro e jardineiro sempre tem seus próprios segredos em estoque, herdados da geração anterior ou adquiridos por sua própria experiência prática. Então, percebeu-se que não é desejável plantar framboesas em áreas onde antes cresciam a erva-moura: batata, tomate, berinjela.

Uma maneira interessante de plantar framboesas solitárias em cubas separadas de até 10 litros de tamanho... Os arbustos são plantados um de cada vez em recipientes decorativos que são exibidos com destaque. Cada planta é formada por 5-6 rebentos frutíferos e certifique-se de que não crescem. Com este método de plantio, os rizomas aquecem melhor, com uma onda de frio podem ser levados para um abrigo ou estufa, e em dias quentes vão decorar qualquer canto da área da casa com uma vegetação luxuriante com frutos vermelhos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário