Como propagar framboesas remanescentes?
O desejo de aprender como propagar framboesas remanescentes surge entre os residentes de verão com bastante frequência, porque as variedades de frutificação de arbustos de frutas silvestres são especialmente populares entre os jardineiros. Normalmente, para esses fins, utiliza-se a divisão da mata uterina, realizada no outono, mas outros métodos podem parecer mais convenientes para os iniciantes. Uma revisão detalhada ajudará os iniciantes a criar framboesas facilmente com estacas e também permitirá que você aprenda mais sobre a propagação desta planta por sugadores de raiz ou "urtigas".
Cronometragem
Ao planejar a multiplicação de framboesas remanescentes, você deve decidir desde o início sobre o momento ideal para o trabalho. Os arbustos que frutificam duas vezes durante a temporada têm uma qualidade importante - longos períodos de colheita. Os frutos são preservados quase até a geada. Mas os arbustos propriamente ditos fornecem poucos brotos de substituição e processos de raiz. Na hora de escolher o momento de obtenção do material de plantio, é melhor levar esse fator em consideração.
Você pode propagar framboesas remanescentes no outono e na primavera. Plantar para o inverno é muito raro. O outono é usado para colocar no solo as estacas colhidas no verão.
Eles são cortados de arbustos de dois anos de idade, selecionando os brotos centrais e, em seguida, dividindo-os em segmentos. As estacas estão enraizadas e a parte que permanece no solo começa a aumentar ativamente o volume da massa da raiz.
A primavera é considerada a melhor época de reprodução para as variedades remanescentes de framboesa. As plantas jovens têm tempo de enraizamento, não congelam no inverno, crescem bem. Nesse caso, o jardineiro tem muitas oportunidades de escolher o método de obtenção do material de plantio.
Propagação por estacas
Se você precisa propagar rapidamente as framboesas remanescentes, a maneira mais fácil de fazer isso é por meio de estacas. Neste caso, o cultivo de mudas pode ser realizado a partir do outono. Apenas as estacas das raízes são deixadas para o plantio na primavera, mesmo se colhidas no período pré-inverno. O resto de sua espécie cria raízes bem no outono.
Raiz
Esse é o nome dos processos que se formam no rizoma da planta. Fragmentos bem desenvolvidos com um diâmetro de 2-5 mm são adequados para corte. Eles são separados da planta-mãe com uma faca afiada de jardim, previamente desinfetada. Em seguida, as estacas de raiz resultantes são divididas em fragmentos de 10 cm, colocados em um recipiente de pequena profundidade, preenchido com um substrato de uma mistura de turfa, turfa e húmus.
Uma vez que a germinação ocorre horizontalmente, grandes recipientes não são necessários.
Chega de tal reservatório, que vai caber uma pequena camada de substrato e cortes, levemente polvilhada com solo de jardim. As mudas germinam depois de regadas, em estufa, em local bem iluminado. É importante manter o regime de temperatura na faixa de + 20 ... 25 graus Celsius. O transplante de mudas de framboesa para o jardim é feito depois que seus brotos independentes atingem um comprimento de 50 mm ou mais.
Verde
Este tipo de material de plantio é obtido no verão. As estacas verdes são colhidas nos meses de verão, retirando-as da base do arbusto, o mais próximo possível das raízes. É importante selecionar brotos saudáveis, fortes e limpos, livres de pragas ou doenças.
Siga um esquema simples.
- Separe as mudas do arbusto com uma faca afiada. Corte-os em pedaços de 100-150 mm de comprimento.
- Coloque as mudas verdes colhidas em um recipiente com água... Adicione algumas gotas de qualquer estimulante de raiz adequado ao líquido.
- A água precisa ser trocada periodicamente. Após o aparecimento de raízes bem desenvolvidas nas estacas, podem ser transferidas para um local permanente em terreno aberto.
Estacas verdes são a melhor escolha para o plantio de outono.
As plantas jovens precisam ser regadas imediatamente e fertilizantes de nitrogênio devem ser adicionados aos poços.
A frutificação desse tipo de crescimento pode ser esperada até 3 anos após o plantio.
Tronco
Os brotos anuais colhidos no outono são adequados para esse método de criação.... Eles terão tempo para amadurecer por esta altura. As estacas são cortadas em mais compridas, de 30 cm cada, com vários botões em cada uma. A separação do arbusto-mãe é feita com uma faca esterilizada e afiada, ligeiramente inclinada na parte inferior e em linha reta na parte superior.
As estacas do caule são plantadas exclusivamente na primavera. O material de plantio colhido é liberado das folhas, amarrado em feixes de várias peças e adicionado gota a gota para o inverno em um porão de areia úmida.
A grande desvantagem desse método de estaca é a baixa porcentagem de enraizamento dos brotos.
Para aumentar este indicador, hastes anuais cortadas em pedaços são mantidas em um recipiente com água e um estimulador de crescimento. "Kornevin" adequado, bem como composições semelhantes... As estacas que já criaram raízes são transferidas para um novo local em recipientes separados com um substrato nutritivo. Elas são levadas para o jardim somente após o aparecimento de 3 folhas reais.
Como diluir dividindo o arbusto?
Framboesas reparadas dão um crescimento das raízes um tanto fraco, e as estacas em suas várias variedades nem sempre criam raízes bem. Para jardineiros novatos, uma solução mais fácil pode ser propagar esta planta separando as partes do arbusto-mãe. Embora não apresente uma taxa de sobrevivência elevada, permite-lhe rejuvenescer de forma rápida e eficaz as plantações, aumentar a sua área.
A principal condição para o sucesso do cultivo da framboesa por divisão do arbusto é realizá-la durante o período em que já terminou o escoamento da seiva, ou seja, no final do outono ou início da primavera, antes do despertar dos botões.
Vamos considerar o procedimento neste caso.
- Desenterrando o arbusto selecionado... É completamente removido do solo, livre de pedaços aderentes de solo.
- Preparação... Nesta fase, o sistema radicular da planta é cuidadosamente lavado com água corrente. Isso facilitará o trabalho subsequente.
- Divisão... Espalhe o arbusto sobre um oleado ou outra roupa de cama limpa e uniforme. Corte-o em vários pedaços com 2-3 rizomas e caules cada. Quanto maiores são os segmentos, maiores são as chances de sobrevivência.
- Preparando os poços. Eles são cavados a uma profundidade correspondente ao comprimento das raízes. Eles são preenchidos com um substrato fértil de uma mistura de cinza, areia, turfa e composto.
- Aterrissagem... Os segmentos divididos do arbusto são colocados em covas preparadas, suas raízes são cobertas com terra.
Em um novo lugar, as plantas requerem irrigação regular e fertilização periódica. Em condições favoráveis, eles crescem bem na primavera.
Outros métodos
Existem várias maneiras ao mesmo tempo que permitem obter um novo rebento de framboesas remanescentes no jardim em um curto espaço de tempo. As sementes raramente são utilizadas para esses fins, pois apresentam baixa germinação. Além disso, o ciclo da semente ao arbusto levará vários anos. Será muito mais fácil usar brotos prontos, dando-lhes uma nova direção de desenvolvimento. Esses métodos de criação merecem atenção especial.
Formação de camadas horizontais
Este método de criação é usado na primavera e no verão. Eles escolhem caules jovens para isso antes da floração ou brotos lignificados do segundo ano, localizados no lado norte do arbusto sombreado.
É preciso dar preferência a galhos grandes e flexíveis que tenham crescimento abundante nas laterais.
Aqui está a aparência do procedimento básico para obter uma nova planta.
- O broto é dobrado no chão para marcar seu futuro enraizamento.
- O solo é escavado na direção escolhida, aprimorado com uma mistura de areia e turfa.
- Uma pequena ranhura é formada. Sua superfície foi derramada com água.
- As camadas selecionadas para o enraizamento horizontal são dispostas em um sulco, afastando o caule das folhas e galhos direcionados para baixo ou para os lados. Os processos direcionados para cima são preservados, fazendo entalhes de 2 mm de profundidade perto de sua base.
- O ramo colocado na ranhura é fixado com grampos na superfície do solo. Cubra com terra para que as folhas e os rebentos que crescem para cima fiquem acima do solo. Uma parte do caule com uma altura de cerca de 200 mm é colocada como um arbusto de framboesa comum, amarrado a uma estaca.
As plantas enraizadas são regadas e cuidadas até que estejam completamente enraizadas, como um arbusto normal. Será útil cobrir o solo com serragem.
Com a formação de uma camada horizontal no verão, será necessário separar o novo arbusto da mãe não antes do período da primavera.
Se os eventos foram realizados em abril-maio, você terá que esperar até o outono com o transplante da planta para um local permanente.
Reprodução da primavera por "urtigas"
A vegetação ativa da mata com o início dos primeiros dias de calor pode trazer muitos benefícios. Neste caso, o jardineiro novato deve prestar atenção ao crescimento jovem que se forma na base da framboesa. Sua aparência se assemelha a uma urtiga, daí o nome incomum do método. Esses brotos são bons para o transplante se já tiverem 2 folhas verdadeiras e atingirem uma altura de 100 mm.
Recomendações de trabalho.
- Escolha um broto - "urtigas". Quebre levemente o solo em sua base, liberando a parte subterrânea do caule em 30 mm.
- Corte com uma faca afiada e limpa... Coloque o broto em uma solução estimulante de enraizamento.
- Prepare um recipiente com uma mistura de turfa e areia. Colocar os rebentos no substrato, humedecer abundantemente com água tépida.
- Organize uma mini estufa. Para isso, uma cúpula protetora de uma garrafa de plástico é colocada sobre cada broto.
Demora até 2 semanas para enraizar framboesas remanescentes dessa forma. Depois disso, as plantas são transferidas para o solo do jardim. O período ideal para isso é o primeiro mês de verão, quando a framboesa não está mais ameaçada pela geada.
Reprodução por sugadores de raiz
Este método é como dividir um arbusto. Para obter o material de plantio, a planta deve ser totalmente desenterrada e, em seguida, cortada no centro em várias partes. Cada rebento de raiz é enviado para sua própria cova de plantio. O método é bom porque dá uma alta taxa de sobrevivência das plantas.
É importante tratá-las bem, é imperativo tratar previamente as raízes com compostos estimulantes.
A planta escolhida para a separação das camadas das raízes deve ser pré-alimentada com matéria orgânica e complexos minerais. Os brotos resultantes precisam de abrigo para o inverno. O procedimento pode ser realizado no outono e na primavera.
Dicas de cuidados
Framboesas reparadas obtidas após a reprodução por qualquer um dos métodos acima são importantes para os cuidados adequados. Aqui está o que as plantas precisam.
- Rega periódica. Será necessário umedecer abundantemente as plantas no início da primavera se houver pouca chuva, bem como antes da floração e na fase de frutificação. A rega é feita de forma que a água sature o solo a uma profundidade de 50 cm.
- Top curativo... Framboesas reparadas precisam de nitrogênio na primavera. No outono, é dada preferência aos complexos minerais de potássio-fósforo. Você pode adicionar nitroammophoska ou superfosfato.
- Fixação ao suporte. Devido ao crescimento ativo dos brotos, as variedades remanescentes de framboesas são freqüentemente cultivadas em uma treliça, especialmente se o plantio foi realizado pelo método de trincheira. Com uma liga arbustiva, os brotos são amarrados, presos a suportes simples do tipo vertical.
- Poda... Em regiões com início precoce de clima frio, as plantas são cortadas até a raiz no outono e a colheita é feita uma vez. No sul, as framboesas remanescentes frutificam duas vezes; no outono, elas são liberadas apenas dos brotos do ano passado.
Seguindo as regras de cuidado, você pode fornecer framboesas jovens remanescentes com excelentes condições de crescimento após a reprodução.
O comentário foi enviado com sucesso.