Tudo sobre mudas de framboesa
As framboesas são uma das bagas de jardim mais populares. Entre suas vantagens destaca-se a despretensão no atendimento. Graças a isso, ela começou a habitar quase todos os canteiros de jardim. Para obter frutas saborosas, primeiro você deve plantar uma muda forte e saudável. Como escolher e salvar antes do plantio, bem como algumas outras nuances, serão discutidas no artigo.
Visualizações
Para cultivar framboesas, não é necessário começar por uma etapa tão difícil como semear. Existe uma forma muito mais simples e eficaz - a aquisição, bem como o posterior cuidado com as mudas. Existem diversas variedades de mudas.
- Estacas enraizadas, também chamadas de brotos verdes... Eles se parecem com caules verdes com poucas raízes. O comprimento médio é de 1 a 15 cm. Eles diferem em uma "vida útil" muito curta - essas mudas de framboesa precisam ser plantadas em no máximo um dia. Eles são a variedade mais simples de mudas. Você pode encontrá-los principalmente em bazares ou perguntar a vizinhos / conhecidos.
- Mudas de cassete. Os cassetes são recipientes retangulares rasos alongados com células quadradas. Uma muda cresce em cada uma dessas células. As próprias mudas são cultivadas por meio de estacas enraizadas. Às vezes, eles podem ser cultivados usando clonagem de raiz. Nessas mudas, a probabilidade da presença de parasitas ou doenças é praticamente excluída. Uma das vantagens desse tipo de mudas é que elas podem continuar crescendo em cassetes por mais algum tempo. São um dos tipos de mudas mais caros.
- Mudas do primeiro ano. São mudas pequenas de 30 a 40 cm de comprimento, consideradas a opção mais conveniente e aceitável. Na maioria das vezes, você pode encontrá-lo nas respectivas lojas. Eles têm um caule completo e bem desenvolvido e um sistema de raízes forte. Freqüentemente, eles são preparados no outono. Tenha um preço razoável.
- Mudas bienais. Via de regra, são as mudas anuais do ano passado. Eles já têm um sistema de raiz bastante forte e poderoso. Algumas mudas podem até dar frutos no primeiro ano de plantio. Eles têm um custo mais elevado em relação às mudas anuais.
Como escolher uma muda?
Obviamente, o sortimento moderno oferece muitas variedades e variedades, não apenas de framboesas, mas milhares de outras safras.
E é muito fácil se confundir nesta variedade.
No entanto, existem vários fatores, com foco no qual você pode escolher a variedade de framboesa mais adequada.
-
Em primeiro lugar, você precisa decidir para que vai cultivar framboesas... Por exemplo, frutas doces e grandes são obviamente adequadas para comer. E você precisa escolher o grau apropriado. Para compotas, pode-se escolher variedades com frutos silvestres ligeiramente azedos e não muito grandes. Se você planeja vender, então você precisa parar de escolher variedades cujos frutos podem permanecer por muito tempo, e também relativamente fáceis de transferir em movimento.
-
E você também precisa levar em consideração um fator como a possibilidade de atendimento regular.... Por exemplo, se você não mora em um talhão e não tem a oportunidade de monitorar diariamente se os arbustos estão bem amarrados, então é melhor optar por mudas verticais. Se você tiver essa oportunidade, pode comprar mudas com hastes flexíveis.
-
A região de cultivo também é importante. Para áreas frias, amostras resistentes à geada devem ser coletadas.Também é necessário descobrir os nomes das variedades que crescem na sua região. Ou pelo menos encontre nomes de variedades que se dão bem no clima e solo locais.
-
Um dos benefícios das framboesas é sua boa resistência a doenças. A presença de doenças requer cuidado e investimento constantes, para os quais alguns jardineiros novatos podem não estar preparados.
-
A época de plantio também é importante.... Para plantar no outono, é melhor escolher certas variedades mais resistentes ao frio. Eles diferem daqueles recomendados para o plantio na primavera.
-
A seleção de mudas é a maior no outono.... A razão para isso é bastante comum - a maioria das mudas é colhida neste período. As amostras de outono são geralmente vendidas na primavera. É mais aconselhável adquirir e plantar brotos no outono.
Uma muda bem escolhida pode dar uma sucessão de bons rendimentos a longo prazo. E também essas framboesas podem ser transplantadas sem perda de rendimento.
Como salvar antes de pousar?
Se a variedade já foi selecionada, as mudas foram encomendadas ou já foram compradas, agora você precisa passar para a próxima etapa - ter certeza de que a muda vive com segurança até o momento do plantio. Existem algumas diretrizes simples, mas poderosas.
-
Se o broto estiver embrulhado em um saco, primeiro é necessário retirá-lo. Em seguida, você precisa envolvê-lo com um pano úmido. Tente colocar esse broto no solo o mais rápido possível.
-
Outra maneira de manter o broto "fresco" é colocá-lo em um solo de envasamento. Para fazer isso, o balde deve estar cheio até a metade com terra e com a mesma quantidade de água. Você não precisa abaixar todo o broto completamente. Será o suficiente para colocar as raízes no balde.
-
Remover raízes mortas ou danificadas também ajudará a manter as mudas viáveis. Eles precisam ser cortados.
Também é importante notar que mudas são mais bem preservadas em um recipiente, enquanto em papel, um saco ou simplesmente no ar, elas não vivem muito.
O comentário foi enviado com sucesso.