Como cultivar framboesas a partir de sementes?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades adequadas
  3. Seleção e coleta de material
  4. Quando e como semear?
  5. Plantar mudas em local permanente
  6. Cuidados de acompanhamento

Na maioria das vezes, os jardineiros cultivam framboesas por meio de estacas. Mas, atualmente, as sementes também são usadas para criar esta cultura. Hoje vamos falar sobre como você pode cultivar framboesas a partir da semente, quais variedades são adequadas para isso, quando você pode plantar.

Vantagens e desvantagens

A propagação desta cultura por sementes apresenta uma série de vantagens importantes.

  • Não há necessidade de preparar estacas. Às vezes pode ser muito difícil encontrar as partes fortes e saudáveis ​​certas para a propagação posterior da cultura.
  • Você pode exibir uma visão diferente. Freqüentemente, quando cultivadas dessa forma, elas formam uma planta diferente, não semelhante à planta-mãe.
  • Salvando. Colher sementes em casa pode levar muito pouco tempo. Além disso, sementes prontas podem ser encontradas em quase todas as lojas especializadas a um preço acessível.

Mas este método de cultivo de framboesas também tem uma série de desvantagens significativas:

  • brotos heterogêneos;
  • baixa taxa de germinação (cerca de 50%);

Variedades adequadas

Uma atenção especial deve ser dada à seleção de variedades de framboesa. Para tal criação, você pode escolher quase qualquer tipo, mas, no entanto, deve-se dar preferência a variedades que se distinguem pelo período de frutificação grande e longo. Na maioria das vezes, as seguintes variedades são propagadas por sementes.

  • "Hércules", "Zyugana". O mais comum na parte sul e na faixa do meio.
  • "Bryansk Marvel". A espécie é comum nas regiões frias do norte.
  • "Gigante Amarelo", "Gigante". Refere-se a opções de sobremesa.
  • "Hussardo", "Polana". Eles são considerados os mais produtivos.

Seleção e coleta de material

As sementes para futura semeadura podem ser coletadas independentemente de uma variedade selecionada. Para isso, um arbusto forte é selecionado sem danos, do qual os frutos maduros são cuidadosamente removidos. O material preparado deve estar livre de defeitos e organismos prejudiciais. Depois disso, eles começam a processar os frutos colhidos. Deve ser colocado sobre a gaze com antecedência, depois esprema todo o suco. A massa sólida remanescente é colocada em uma caneca com água e bem lavada.

Após este procedimento, as sementes pequenas devem flutuar. Eles são coletados e descartados. O líquido é drenado do recipiente. Os ossos pequenos terão de permanecer nele, que terão de ser espremidos, colocados num guardanapo de papel seco, bem secos em local ventilado, protegendo-os da luz solar. Certifique-se de que esses ossos não estejam secos em excesso. Em sua parte interna, uma quantidade mínima de água deve necessariamente permanecer.

O bom material de plantio deve ser razoavelmente firme e pequeno. A semente terá uma forma oval-redonda. A cor desse material é geralmente branca com uma leve tonalidade amarela.

Na hora da colheita, vale lembrar que nem sempre ela terá características maternas. Nesse caso, tudo dependerá de como a flor da cultura da qual o fruto foi colhido foi polinizada.

Quando e como semear?

As sementes preparadas devem ser semeadas na primavera ou no outono. No primeiro caso, é recomendável fazer isso no início de março. No segundo, o procedimento é realizado aproximadamente 2 ou 3 semanas antes do início da geada. Todas as manipulações podem ser realizadas em casa.

É permitido plantar sementes não germinadas, mas mesmo assim o pré-tratamento irá acelerar significativamente o processo de germinação, além de aumentar as chances de um bom resultado. A germinação permitirá a remoção de todas as sementes inutilizáveis.

  • Primeiro, as sementes são colocadas cuidadosamente entre duas camadas de gaze. Desta forma, tudo é retirado em local seco e escuro e aí armazenado por 2 ou 3 dias. Durante este período, o tecido precisará ser ligeiramente umedecido periodicamente, não deve estar seco.
  • Para que tal procedimento seja bem-sucedido, a estratificação deve ser realizada. Envolve o fornecimento das condições mais favoráveis ​​para a preparação dos componentes da semente. Se for semear na primavera, as sementes são colocadas em um saco de náilon ou outro tecido, levemente umedecido e encaminhado para a geladeira.
  • Nesse caso, a semente precisará ser separada periodicamente. Você também precisa controlar para que não seque. O regime de temperatura ideal para estratificação é de 1 a 5 graus Celsius.
  • Recomenda-se que todas as sementes sejam tratadas com fungicidas especiais antes da germinação. Isso reduzirá ao mínimo as chances de aparecimento e desenvolvimento de várias doenças. Você também pode usar estimulantes de crescimento especiais que garantem uma germinação rápida.
  • Para que a germinação seja bem-sucedida, você precisa considerar cuidadosamente a escolha de um recipiente e substrato adequados. O recipiente não deve ter mais de 15 centímetros de profundidade. Você pode comprar um pote de plástico para mudas com orifícios de drenagem com antecedência.
  • Para essas plantas, a melhor opção seria um substrato saturado de potássio e nitrogênio. Para preparar a terra, areia, terra e turfa são conectadas em proporções iguais entre si. A mistura preparada e bem misturada é cuidadosamente colocada em recipientes limpos e secos.
  • As sementes de framboesa preparadas são distribuídas uniformemente na superfície do substrato resultante, enquanto são enterradas em cerca de 0,5 centímetros. Tudo isso é polvilhado levemente com areia limpa.
  • Depois disso, todos os recipientes são cobertos com polietileno. Recipientes de plástico com sementes são retirados em local bem iluminado e seco. Ao mesmo tempo, eles não devem ser expostos à luz solar.

As safras da primavera e do outono têm suas próprias vantagens e desvantagens. Assim, segundo os jardineiros, ao realizar tal procedimento no outono, é muito mais fácil para os rebentos jovens se acostumarem com o ambiente externo. Além disso, o material não precisará ser transplantado e prejudicará as raízes frágeis. Mas para a semeadura de outono, um número maior de sementes será útil, porque algumas delas morrerão rapidamente. Além disso, com mudanças bruscas de temperatura, existe o risco de congelamento dos rebentos.

Com o plantio de primavera, você pode acelerar significativamente o processo de brotação, em casa ou em casa de vegetação há muito mais oportunidades para o cuidado adequado da vegetação.

O material pode ser enviado para solo aberto após o fim da geada. Mas, ao mesmo tempo, você terá que armazenar as sementes por muito tempo, mantendo um microclima adequado. Há também uma grande probabilidade de danos às pequenas raízes quando transplantadas para um local permanente.

Plantar mudas em local permanente

Esse material, germinado em casa, se desenvolverá melhor no período da primavera do ano, portanto, as mudas resultantes devem ser plantadas antes que os botões jovens comecem a florescer. Normalmente, esse período ocorre em abril. A terra deve ser o mais fértil possível e não muito ácida. Nesse caso, a melhor opção seria solo preto, limoeiros leves, que eram previamente alimentados com substâncias orgânicas. As camas devem ser selecionadas penumbra ou ensolarado. Mas, no primeiro caso, os brotos podem ser muito finos.

As mudas jovens devem ser colocadas a uma distância de 70-80 cm umas das outras. Tudo isso é feito em uma única trincheira ou em buracos separados que são previamente escavados.Ao mesmo tempo, areia limpa e grossa precisará ser despejada no fundo de todos os assentos, ela atuará como uma camada de drenagem, também é recomendado despejar uma pequena quantidade de cinzas e curativos nutritivos lá.

Composto, turfa e húmus podem ser usados ​​como fertilizantes. É melhor transplantar os brotos junto com um torrão de terra. Após o plantio da vegetação, os canteiros devem ser bem umedecidos. A terra entre as fileiras precisará ser coberta com cobertura morta. Lembre-se de que a framboesa não pode ser plantada nos locais onde essa safra já foi cultivada. De fato, em tal terra pode haver várias pragas, bem como patógenos. Às vezes, as mudas são transplantadas para estufas. Esta será a melhor solução para regiões do norte com condições climáticas adversas.

Cuidados de acompanhamento

Lembre-se de que depois de plantar mudas jovens de framboesa em uma área permanente, você precisará formar um arbusto adequadamente. É necessário desbastar essas plantações no início do verão, antes da floração. Além disso, é importante preservar os processos raiz mais fortes e completos. Além disso, ao formar, você precisa se esforçar para que a distância entre as plantas chegue a pelo menos 15-20 cm. Se você plantou uma variedade remanescente de framboesas, a poda dos brotos também deve ser feita na primavera. Isso aumentará o rendimento desta espécie. Recomenda-se amarrar os brotos da cultura a um arame ou a outro suporte.

Se você umedecer regularmente as camas, bem como aplicar vários fertilizantes orgânicos, composições minerais, os frutos nas plantas ficarão muito maiores como resultado. No outono, é melhor adicionar cinzas ao solo. Não se esqueça de cobrir a área periodicamente para que não haja necessidade de cavar constantemente o solo. Além disso, este procedimento irá minimizar a quantidade de vegetação daninha prejudicial. Para esse procedimento, costuma-se usar palha, serragem e grama seca. 10-15 dias antes do amadurecimento dos frutos, os arbustos podem ser tratados com esterco diluído em água na proporção de 1 para 10. Após o plantio, os arbustos começarão a frutificar por 3 ou 4 anos.

Após 5-6 anos, recomenda-se que as plantas sejam transplantadas para outro local, porque o solo ficará muito esgotado durante esse período. Isso levará a uma redução significativa no rendimento, a uma diminuição no tamanho da fruta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário