Quando e como transplantar framboesas para um novo local?

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Qual é a melhor época para transplantar?
  3. Escolhendo um novo local
  4. Seleção de material de plantio
  5. Preparação
  6. Como transplantar corretamente?
  7. Cuidados de acompanhamento

Com o passar dos anos, os arbustos de framboesa deixam de encantar seus proprietários com altos rendimentos. Por um tempo, os fertilizantes resolvem o problema, mas só há uma saída - a planta precisa ser transplantada para um novo lugar. Não é difícil fazer frente a essa tarefa: basta saber quando e como ela é realizada corretamente.

A necessidade de um procedimento

Muitos jardineiros acreditam que ao longo dos anos as framboesas frutificam com sucesso, sem mudar de "local de residência". Eles admitem o erro rapidamente - após 4-6 anos a partir do momento do plantio, quando o rendimento do arbusto é visivelmente reduzido. Com bons cuidados, os sintomas de ansiedade aparecem mais tarde, mas são inevitáveis ​​de qualquer maneira. Com o tempo, as bagas tornam-se menores, seu sabor e aroma tornam-se menos pronunciados e o número de frutas diminui continuamente.

Vamos considerar as principais razões para esses problemas.

  • Depleção gradual do solo. Para uma frutificação completa, as framboesas precisam de componentes úteis e nutritivos que recebem do solo.
  • Falta de espaço para o desenvolvimento das raízes. O resultado natural é uma diminuição no número de novos brotos, o arbusto deixa de rejuvenescer adequadamente.
  • A falta de cuidados adequados leva, na maioria das vezes, ao espessamento excessivo das plantações, quando os galhos começam a interferir uns nos outros. Outros infortúnios também são possíveis - pragas e microflora patogênica, que gradualmente se acumulam no solo.
  • Mudança na acidez do solo. Via de regra, surge devido à conduta indevida de medidas agrotécnicas.

Além da idade do arbusto, um transplante de framboesa pode ser provocado por:

  • falta de iluminação;
  • excesso de umidade;
  • estar em um rascunho.

A experiência mostra que na maioria das vezes o procedimento descrito é realizado a cada 5 anos. Com o início tardio dos sintomas de ansiedade, é realizada 1,5-2 vezes menos frequentemente.

Qual é a melhor época para transplantar?

No caso das framboesas, o evento em questão pode ser realizado na primavera e no outono. Ambas as opções têm suas vantagens óbvias e, portanto, o sucesso do procedimento depende principalmente não da temporada, mas da adesão estrita aos esquemas e regras estabelecidos.

  • Transplante de primavera - uma garantia do rápido desenvolvimento do mato na estação quente. A duração do dia de verão, combinada com altas temperaturas, torna as framboesas mais fortes, acelerando o desenvolvimento do sistema radicular da planta. Essa cultura sobreviverá ao inverno sem problemas - uma das principais ameaças ao arbusto. Outra vantagem do transplante de framboesas na primavera é a capacidade de resolver problemas emergentes em tempo hábil (por exemplo, o aparecimento de pragas).
  • Fazer o procedimento no outono tem vantagens inegáveis. Nesses casos, a planta não precisa de muitas substâncias úteis e nutritivas e, com a chegada da primavera, entra imediatamente em fase de crescimento ativo - sem adaptação. Ao mesmo tempo, o jardineiro pode identificar com precisão os brotos afetados pela geada e removê-los (se houver).

Um fator igualmente importante na determinação do momento do transplante de framboesas será a região onde a cultura é cultivada. Para a faixa do meio e regiões do sul, a melhor opção é o outono e, em áreas com clima mais severo, o procedimento é melhor realizado na primavera. O último ponto é explicado pelo fato de que uma planta jovem deve criar raízes antes do início do tempo frio.

A principal condição para um transplante de framboesa bem-sucedido na primavera é o procedimento antes do nascimento do botão.

Dependendo da região, o momento ideal para concluir o trabalho difere significativamente:

  • a faixa do meio (incluindo a região de Moscou) - a última década de abril;
  • Sibéria, Ural, regiões noroeste - a primeira década de maio;
  • Kuban, região de Rostov e outras regiões do sul - a última década de março.

Já o transplante de outono de framboesa é realizado 4 semanas antes da chegada das verdadeiras geadas. Arbustos com brotos jovens lignificados que possuem vários botões de substituição são considerados prontos para tal procedimento. Como no caso do transplante de mola, o momento da obra é determinado pelas especificidades da região:

  • áreas de clima frio - imediatamente após a colheita (da última década de agosto a meados de setembro);
  • banda média - do início de setembro a meados de outubro;
  • áreas com condições climáticas amenas - do início de outubro à segunda década de novembro.

Atenção especial deve ser dada à variedade de arbustos a serem transplantados. Se em uma certa região as framboesas com um período de maturação precoce são transferidas em meados de setembro, então os representantes das variedades tardias são perturbados somente após 2-3 semanas.

Escolhendo um novo local

Para obter o máximo efeito do transplante de framboesas, o jardineiro também deve levar em consideração a nova localização do arbusto, cuja escolha é determinada por vários fatores.

  • Boa iluminação. A cultura não deve sofrer com a falta de luz solar, mas idealmente, sombra clara na hora do almoço é desejável. Se não houver luz suficiente, os brotos de framboesa esticam-se e o rendimento diminui.
  • Proteção contra o vento. O maior perigo para a planta é representado pelas correntes de ar frio e, portanto, justifica-se plantá-la pelo lado sul do prédio ou cerca.
  • Solo adequado. Em primeiro lugar, o solo no local deve ser fértil e pertencer ao tipo franco-arenoso ou argiloso. O indicador de pH também é importante: qualquer um de seus valores de 5,8 a 7,0 são permitidos (reação de ligeiramente ácido a neutro).
  • Proteção contra alagamento. As framboesas não devem crescer em áreas que sofrem inundações periodicamente (em primeiro lugar, as planícies devem ser evitadas). Também vale a pena verificar o nível do lençol freático (os valores permitidos são 1 m ou mais).

É necessário levar em consideração as safras que cresceram na área selecionada anteriormente. A melhor opção é o terreno que “descansa” das plantas há 5 anos.

Se não houver tal lugar no jardim, você precisa encontrar um local que não tenha crescido:

  • framboesas (sempre);
  • batatas (6 anos);
  • groselhas, morangos e morangos (5 anos);
  • groselha (4 anos).

Quanto aos predecessores recomendados para as framboesas, em primeiro lugar, incluem-se os siderados, também chamados de "fertilizantes verdes". Eles melhoram visivelmente a estrutura do solo, saturam-no com nitrogênio e retardam o desenvolvimento da maioria das ervas daninhas.

Um ponto igualmente importante são as fábricas localizadas no bairro. Em primeiro lugar, as culturas de frutas com caroço estão entre as opções inadequadas:

  • Damasco;
  • pêssego;
  • ameixa e cereja;
  • cereja e cereja doce.

Outros vizinhos indesejados são as nozes e a maioria das colheitas de frutos silvestres (morangos, morangos silvestres, mirtilos, uvas, groselhas, espinheiro mar, groselha).

Seleção de material de plantio

A escolha de mudas para novos arbustos de framboesa é determinada pela estação do ano. Para o período da primavera, plantas maduras com raízes fortes e um tronco bastante grosso (pelo menos 10 mm), coberto com um grande número de botões, são adequadas. Os especialistas observam que esses arbustos podem ser divididos em várias partes, seguindo um algoritmo simples:

  • umedeça o solo bem acima das raízes;
  • cave cuidadosamente a framboesa de todos os lados (a pá deve ser segurada perpendicularmente ao solo - este método é o menos perigoso para a parte subterrânea da planta);
  • remova lentamente o arbusto do solo;
  • divida a planta em partes com um podador.

Uma solução alternativa é usar estacas de raiz. Eles devem ser colhidos no outono, escolhendo espécimes de 10-15 cm de comprimento e cerca de 3 mm de espessura.O material selecionado hiberna em um porão ou outro lugar fresco, e você precisa plantá-lo no início da primavera.

Quanto ao transplante de framboesa de outono, os brotos lignificados são os mais adequados. O segundo ponto significativo é o comprimento das raízes das plantas: é desejável que seja de 15 a 20 cm. E também vale a pena atentar para a sanidade do material de plantio: não deve haver vestígios de pragas e / ou microflora patogênica . As mudas doentes não fazem muito sentido - elas não criam raízes na grande maioria dos casos.

Preparação

Um novo local para o arbusto de framboesa deve ser preparado um mês antes do transplante. Este procedimento envolve cavar o solo a uma profundidade de 25-35 cm, removendo pedras e resíduos de ervas daninhas. Além disso, o solo gradualmente se acomoda e se comprime.

Se o solo não atender aos critérios ideais mencionados anteriormente, certas etapas podem ser exigidas do produtor.

  • Eliminação do excesso de acidez (pH abaixo de 5,8). É realizado adicionando-se ao solo cal apagada ou farinha de dolomita.
  • Arranjo de drenagem eficaz. Como o último, você pode usar tijolos quebrados ou cascalho. Isso geralmente é verdadeiro para áreas com solo pesado, cuja base é argila.
  • Criação de uma almofada para reter a umidade. É necessário em áreas com predominância de solo arenoso, o que permite a passagem da água com muita rapidez e representa o arranjo de uma camada de argila.

E também para efeito de prevenção, o solo pode ser tratado com um inseticida de amplo espectro. O procedimento é realizado 3-5 dias antes do transplante agendado. Este último é realizado em covas pré-preparadas.

  • Wells. A largura e a profundidade de tais fossos é de cerca de 35 cm, a distância entre eles é de 60 cm. Se várias linhas forem fornecidas, elas devem ser feitas a uma distância de 1,5-2 m uma da outra.
  • Trincheiras. A largura e a profundidade da vala é de 35 cm, como é o caso dos furos. Via de regra, o comprimento de uma trincheira é de 2 m, o que é suficiente para a colocação confortável de 3 arbustos. A distância recomendada entre os fossos (se houver vários planos) é de 2 m.

No processo de preparação de covas, atenção especial deve ser dada à camada superior do solo. É a mais fértil e, portanto, é deixada de lado e usada no plantio de mudas. E também no fundo das reentrâncias, é aconselhável equipar uma dupla camada de matéria orgânica. Primeiro, você deve colocar os pedaços cortados de casca e galhos e, em seguida, grama e folhas secas. Em seguida, os buracos ou valas são preenchidos com uma mistura, que inclui:

  • terra com grama e composto (em proporções iguais);
  • carvão (370-380 g por 1 m²);
  • superfosfato (cerca de 90 g por 1 metro quadrado);
  • sulfato de potássio (40-50 g por 1 m²).

Os fertilizantes devem ser aplicados no solo, misturando-os bem. Ignorar esta recomendação pode levar a uma distribuição desigual de nutrientes e queimaduras nas raízes da planta. Ao final da obra, a reentrância deve ser recoberta com um material que não transmita luz para evitar a germinação das ervas daninhas.

O último ponto significativo é a poda correta do arbusto de framboesa. Este procedimento permite que a planta suporte mais facilmente o estresse após o transplante, mudando a ênfase de seu desenvolvimento para o enraizamento. Via de regra, os brotos são cortados em 50 cm - o que é suficiente para retardar o crescimento da massa verde.

Como transplantar corretamente?

Dependendo das especificidades da planta, o procedimento descrito pode ter suas próprias características. Considerando-os, o jardineiro alcançará o resultado desejado com o mínimo de investimento de tempo e esforço.

Arbusto maduro

Vamos analisar o procedimento de transplante de um velho arbusto de framboesa.

  • Remova a planta do solo. A escavação no mato é realizada a uma distância segura do tronco. A pá deve entrar no solo em ângulos retos, com o menor risco para as raízes principais.
  • Transfira as framboesas do local antigo para o novo. Isso deve ser feito sem demora, mantendo um coma de terra ao redor das raízes.Se a transferência envolver transporte de longo prazo, a muda é bem umedecida, enrolada em um pano grosso e colocada em um saco.
  • Coloque o arbusto junto com o torrão de terra na cova de plantio. Em uma situação com divisão da planta, cada espécime é cuidadosamente endireitado as raízes. Eles devem ser posicionados de maneira uniforme e organizada, sem dobrar para cima.
  • Verifique o nível do colar da raiz. Idealmente, deve estar nivelado com o solo.
  • Encha o buraco com terra fértil, que foi reservada durante o processo de preparação. A seguir, o solo deve ser compactado e regado (para cada arbusto de framboesa são necessários 5-6 litros de água). Se, após algumas horas, o solo se assentar, é necessário adicioná-lo ao nível anterior e umedecê-lo novamente.
  • Fixe uma estaca perto da planta plantada, tomando cuidado para não pegar as raízes. A liga de framboesa é feita com barbante, cuja tensão deve ser moderada.

A última etapa é a cobertura do solo com uma camada de cobertura morta de 5 a 7 cm de espessura, sendo que serragem, aparas, grama cortada, húmus e outros materiais naturais são adequados para resolver este problema.

Rebentos de raiz

Esse material de plantio é representado por rebentos crescendo a uma distância de 30-70 cm do meio do arbusto. Seu aparecimento é possível devido aos botões adventícios, que se formam nas raízes com orientação horizontal.

O transplante de rebentos é mais frequentemente realizado na primavera. Este período é preferível ao outono, pois em toda a sua extensão o solo é mais úmido. Para resolver o problema em consideração, é necessário:

  • selecione um material adequado para o plantio - brotos saudáveis ​​com 20-25 cm de altura;
  • desenterrar cuidadosamente as plantas jovens;
  • realizar a transferência de acordo com o algoritmo padrão.

Durante a primeira década a partir do momento do transplante, as plantas devem ser protegidas dos raios escaldantes do sol. Um tecido denso fixado em suportes temporários permite que você alcance o que deseja.

Tiros de reposição

Este material de plantio se desenvolve a partir dos botões localizados no colo da raiz da planta. A altura média do broto de reposição é de 50 cm, e sua principal função é o rejuvenescimento regular do arbusto de framboesa. O transplante desse material é realizado na primavera. O local para a planta é preparado de acordo com o esquema discutido anteriormente, começando no outono. O próprio procedimento de transferência fornece 7 pontos principais:

  • retire os caules das plantas velhas e os rebentos de raiz, deixando no máximo dois brotos de reposição (o evento é realizado após a colheita);
  • cravar estacas e prender os brotos nelas com segurança;
  • spud a planta em tempo hábil (antes da primeira geada);
  • com o início da primavera, corte os brotos em 10 cm;
  • retirar o amontoado quando o comprimento das folhas atingir 15 mm;
  • corte as raízes a uma distância de 20 cm do centro do arbusto;
  • remova cuidadosamente a planta e transfira-a para um novo local de acordo com o algoritmo padrão.

No final do procedimento, resta regar bem as framboesas e cobrir o solo com cobertura morta.

Cuidados de acompanhamento

Para que a framboesa transplantada crie raízes mais rapidamente, os especialistas aconselham aplicá-la com um estimulante de formação de raízes, seguindo as instruções do medicamento utilizado. No futuro, vale a pena considerar mais algumas recomendações.

  • Regue a planta regularmente, mas com moderação. A frequência média do procedimento é uma vez por semana (o valor específico é determinado pela quantidade de precipitação). O principal é que o solo ao redor do arbusto nunca seca.
  • Condições não menos importantes são a remoção oportuna de ervas daninhas e o afrouxamento do solo. Graças a essas medidas, as raízes da framboesa não temem a deficiência de nutrientes e oxigênio.
  • Um mês após o transplante de primavera, é aconselhável alimentar a cultura. Para resolver este problema, são utilizadas preparações minerais complexas. Alternativamente, o arbusto pode ser fertilizado com nitroammofos.
  • Antes do início da geada, o solo é coberto com uma camada espessa (15-20 cm). A agrofibra é utilizada como proteção adicional para as plantas jovens.

Seguindo as recomendações listadas, você pode alcançar uma excelente sobrevivência da cultura transplantada.O resultado natural disso serão colheitas abundantes que farão as delícias do jardineiro nos próximos anos.

1 comentário
Svetlana 10.07.2021 08:22
0

Onde posso encontrar um terreno, numa horta ou numa casa de campo, onde nada cresce há 6 anos?

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário