Reprodução de framboesas por estacas no outono
Criar framboesas no seu jardim não só é possível, mas também muito simples. Os métodos de reprodução mais populares para framboesas são por sugadores de raiz, estacas lignificadas e estacas de raiz. Este artigo irá discutir como você pode fazer isso no outono.
Peculiaridades
A propagação de framboesas por estacas no outono tem suas vantagens. Por exemplo, a planta não precisa ser desenterrada, por isso não será danificada e continuará a dar frutos no próximo ano.
As estacas de outono são realizadas em épocas diferentes, tudo depende da região onde o arbusto cresce. Nos Urais e na parte central do nosso país, eles começam a cortar arbustos em setembro.
Preparação
Antes de cortar as mudas de framboesas, é necessário preparar uma solução especial, que ajuda na formação de raízes. Diluir o produto em água morna com temperatura de +23 a +25 graus Celsius. Você pode adicionar:
- Epin;
- Kornevin;
- "Heteroauxin".
O rebento é cortado na base do arbusto, ao mesmo tempo que se escolhe uma planta forte e saudável. As estacas são feitas a partir do rebento cortado. O comprimento de cada um deve ser de 7 a 9 cm, não se utiliza a ponta para enraizamento, por ser inadequada. Vários cortes são feitos na parte que será imersa no estimulador de crescimento. Para fazer isso, use uma faca esterilizada. A desinfecção do instrumento pode ser realizada com uma solução de permanganato de potássio.
Na solução, os cortes preparados devem ser exatamente os indicados na embalagem. Após o plantio, o material é enviado para solo especialmente preparado. Você pode comprá-lo pronto ou cozinhá-lo você mesmo. Para o solo, você precisa de areia e turfa, misturadas em partes iguais. Se houver áreas de floresta nas proximidades, você definitivamente precisará adicionar uma pequena quantidade delas.
Como propagar por estacas verdes?
É necessário cortar as framboesas em outubro, quando a planta está ganhando quantidade suficiente de nutrientes nas raízes. Este método é usado para a propagação rápida de arbustos no solo, quando há pouco material de partida. Para obter mudas de framboesa verde, pegue os brotos que vêm da raiz da planta-mãe. Corte a muda do topo a uma distância de 10-20 cm e plante-a. Vale a pena plantar imediatamente em local permanente, antes do inverno, para que a planta se enraíze bem na primavera. Fazem isso o mais cedo possível, porque se o rizoma não tiver tempo de aparecer, as framboesas morrerão de frio.
No final do outono ou inverno, no ano anterior ao plantio, cortamos fortemente os brotos do arbusto. A poda é feita de forma a que não fiquem mais de 2-3 botões nos ramos, localizados acima do solo. Deixamos apenas galhos fortes.
O procedimento de poda intensiva causará um forte crescimento de rebentos jovens na próxima primavera. Eles, por sua vez, se tornarão o novo material de plantio no próximo ano.
Reprodução por material lignificado
A reprodução por este método também é realizada no início de outubro, mais cedo nas regiões do norte. O método é ideal para iniciantes. Para obter um caule, corte brotos anuais de framboesa lenhosos de 15 a 18 cm, cada um com pelo menos um botão. Corte o caule acima do botão e sempre em ângulo. Este material é armazenado sem raízes, antes de plantar você pode diluir o Kornevin e mergulhá-lo por um tempo para que as mudas se enraízem melhor. Quanto mais baixo for o corte, melhor será o enraizamento. Isso ocorre porque o maior número de reguladores de crescimento natural se acumula na base dos brotos de um ano de idade.
Estacas lignificadas obtidas de framboesas são imersas em areia úmida por alguns jardineiros durante o inverno e mantidas em uma sala fria, por exemplo, em um porão a uma temperatura de cerca de 1-2 ° C. É melhor plantar estacas lignificadas imediatamente no solo no outono, mas isso deve ser feito o mais cedo possível para que o sistema radicular recém-criado tenha tempo de se desenvolver o suficiente antes que a temperatura do inverno caia.
Ao propagar framboesas usando este método, você deve prestar atenção a vários aspectos importantes.
- O rim deve se projetar acima do solo.
- É imperativo manter a umidade ideal, caso contrário, o caule não germinará no solo.
- É melhor usar cobertura morta que é usada para cobrir o solo ao redor do material de plantio após o plantio. Para isso, a casca de pinheiro triturada e a serragem de coníferas são ideais.
Melhoramento com estacas de raiz
Estacas de raízes são partes de raízes com ramos laterais que são capazes de crescer ainda mais, independentemente do rizoma principal... A espessura de tais brotos deve ser de 2 a 5 mm, e o comprimento deve ser de 10-15 cm, embora seja obrigatório que tenham 1-2 botões. Essa tecnologia é utilizada quando o caule da planta é afetado por algum tipo de doença. Nesse caso, as mudas não estão infectadas, então framboesas saudáveis podem ser cultivadas a partir delas. Além disso, esse método é ótimo para framboesas remanescentes.
Você pode plantar mudas no outono em um canteiro de jardim ou em uma pequena estufa. O substrato é preparado com antecedência, pois é melhor se estiver solto. O material de plantio é imerso no solo por 5-10 cm. Enquanto as mudas estão enraizando, elas são regadas regularmente, o solo ao redor é solto. O enraizamento leva 1,5 meses, por isso é melhor começar no início do outono. Você pode então plantar arbustos jovens em uma árvore de framboesa. As estacas separadas do rizoma no outono são perfeitamente armazenadas no inverno. Devem ser amarrados em cachos e deixados em uma vala de 15 cm de profundidade, o solo deve ser coberto com folhas ou serragem.
As mudas podem ser armazenadas no porão, colocando-as em recipientes cheios de areia, terra ou folhas. A temperatura ideal de armazenamento é de zero a +4 graus. Se for mais baixo, o material de plantio vai congelar e perder a viabilidade, em uma temperatura mais alta, as mudas vão começar a germinar antes do tempo.
A reprodução com rebentos de raiz verde requer atenção especial. Você pode plantar mudas de raiz aparadas e cultivar uma árvore de framboesa chique.
Esta é a maneira mais fácil de reproduzir as framboesas, pois seu sistema radicular forma muitos filhotes, que são usados como mudas.... Para obter esse material de plantio, pegamos uma pá e colocamos entre a planta-mãe e os brotos. Você precisa cortar a raiz de conexão. O material de plantio deve ser retirado apenas de plantas saudáveis.
Tiramos mudas de raízes de framboesas no outono - no final de setembro e em outubro. Devem ser imediatamente enterrados no solo para que o enraizamento seja menos doloroso para as framboesas. Na verdade, é mais fácil enraizar tal estaca, uma vez que ela já possui, embora um pequeno, mas sistema radicular através do qual a muda jovem se alimentará. É melhor colocar as mudas em um local permanente.
Um bom material de plantio deste tipo deve atender a certos requisitos:
- o caule principal tem pelo menos 5-7 mm de espessura;
- o comprimento da alça é de pelo menos 30 centímetros;
- um sistema radicular fibroso bem desenvolvido.
O plantio de estacas de raízes no outono também envolve um pouco de poda. Se após o plantio elas crescerem, vale a pena cortar o caule principal para que a altura total da planta seja de 20 a 30 cm.
O comentário foi enviado com sucesso.