Como propagar framboesas por estacas?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Como se propagar por sugadores de raiz?
  3. Propagação por estacas verdes
  4. Como crescer a partir de material lignificado?
  5. Dicas úteis

As framboesas são familiares e amadas por nós desde a mais tenra infância, têm um sabor brilhante e doce, que a cada vez volta no meio de um verão quente, fazendo com que você se sinta despreocupado novamente. É costume plantar esta baga na sua casa de campo ou no jardim e saborear os frutos abundantes, mas para que a colheita realmente o impressione é necessário plantá-la periodicamente. Esse processo é necessário para que os novos brotos possam compensar os velhos e menos frutíferos. Além disso, desta forma você pode aumentar seu rendimento várias vezes sem gastar com novas mudas, já que a sua própria cresce bem debaixo do mato.

Vantagens e desvantagens

A reprodução de framboesas por meio do plantio de mudas é uma das maneiras mais fáceis e acessíveis, por isso se espalhou entre todos os jardineiros: profissionais e iniciantes. O corte não requer grandes custos materiais ou muito tempo livre, por exemplo, como a propagação por sementes. Você pode obter uma colheita muito rapidamente e, devido ao grande crescimento, não será difícil encontrar o material adequado.

Mas não se esqueça que este é um processo bastante demorado, que ainda pode não correr conforme o planejado. Freqüentemente, as mudas simplesmente não criam raízes e você tem que começar tudo de novo. Esse fenômeno pode ter diversos motivos, desde solo inadequado até danos ao próprio corte durante o transplante. Também vale a pena considerar o fato de que o transplante precisa ser feito em determinadas épocas do ano e em um determinado horário. Caso contrário, pode simplesmente não dar resultado e a muda morrerá.

Além disso, existe o risco de lesões para uma planta já adulta, pois pode simplesmente cortar o excesso ou introduzir uma infecção no corte.

Como se propagar por sugadores de raiz?

Os rebentos de raiz são formados na base do arbusto e são de dois tipos: lignificados e verdes. Ambos os tipos de mudas são adequados para o plantio, porém, cada um deles tem seus próprios cuidados específicos, diferentes tempos de maturação e transplante, além de diferentes sensibilidades às condições externas. Portanto, para cortá-los e plantá-los corretamente, é necessário um estudo aprofundado do assunto.

Propagação por estacas verdes

O cultivo da framboesa geralmente ocorre na primavera por meio do transplante de descendentes verdes, mais frequentemente em abril.... Nesta época, muitos brotos verdes brilhantes crescem ao redor do arbusto. Para plantá-los corretamente, você precisa cumprir algumas condições simples.

Não se aproxime muito do mato, mantenha uma distância curta. Isso é necessário para não pisar acidentalmente nos brotos ou danificar o próprio crescimento. Não é necessário plantar muito longe. Lembre-se de se sentir confortável fazendo o trabalho.

Escolha as mudas maiores com probabilidade de criar raízes. Tenha cuidado para verificar se há parasitas ou outras doenças. Se o talo estiver completamente saudável, a criação será muito mais fácil para você.

Desenterre cuidadosamente as estacas de sua escolha junto com um pequeno torrão de solo. Faça isso com o máximo de cuidado possível para não danificar as raízes jovens, caso contrário, o processo pode não se recuperar e murchar.

Ou você pode se restringir a estacas sem raízes, mas então terá que colocar na água por um tempo. Após o aparecimento do ovário radicular, ele pode ser transplantado.

Assim que você cavar uma planta jovem, plante-a imediatamente em um buraco.... Para evitar que a prole murche, enquanto você prepara um assento para ele, umedeça levemente um torrão de terra. Mas, para não recorrer a isso, é melhor preparar um buraco com terra com antecedência. Para um crescimento mais rápido e saudável, você pode adicionar cinzas ou fertilizantes ao solo, se desejar.

Vale lembrar que uma planta tão jovem precisa de rega regular e abundante, principalmente se ela cresce em um local ensolarado e quente.... Ainda é aconselhável escolher uma área com sombra e úmida, então o arbusto ficará maior e os frutos ficarão mais suculentos e doces.

Assim que ocorrer o enraizamento final da muda, pode-se reduzir gradativamente o número de regas. Depois disso, a planta começará seu crescimento e desenvolvimento ativos, então não se preocupe se a muda ainda não crescer no primeiro mês após o transplante para um novo local.

Como crescer a partir de material lignificado?

Ao contrário dos filhotes verdes, os lignificados costumam ser plantados no outono, pois nessa época eles têm tempo para completar sua formação quase por completo, portanto, este método de plantio proporcionará um maior nível de sobrevivência. Para efetuar o assentamento é necessário seguir uma determinada sequência de passos.

Escolha algumas das mudas de melhor qualidade. Ao examinar o material, preste atenção à saúde e à presença de parasitas nele. Uma planta infectada não pode ser transplantada, pois não sobreviverá e poderá infectar arbustos vizinhos.

É melhor iniciar o transplante no início do outono, antes de fortes geadas. Prepare as ferramentas de que precisa e desenterre as mudas selecionadas.

Antes de plantar, é aconselhável retirar todas as folhas e galhos do tronco, para que o processo de enraizamento seja muito mais fácil. A planta não vai desperdiçar sua energia em manter a vida das folhas ou pequenos ramos.

Quando você tiver descendentes, tente desenterrá-los com o mínimo de perda de sistema radicular. Assim, as chances de o plantio enraizar serão várias vezes maiores e o processo de crescimento da planta será mais rápido.

Vale a pena plantar imediatamente as mudas resultantes e não armazená-las até a primavera no porão. Durante o inverno, eles terão tempo para se fortalecer e fincar raízes, assim, no verão, o arbusto já estará formado.

Regue a plantação abundantemente, mas lembre-se de medir. Não a deixe flutuando na água.

Se, ao desenterrar o material, você observar um grande número de descendentes com neoplasias incompreensíveis, brotos ou inchaço do tronco, então é melhor destruir e processar saudáveis ​​essas mudas. Se isso não for feito a tempo, você corre o risco de infectar outras mudas, que podem simplesmente secar, tornando-se impróprias para o plantio.

Dicas úteis

Ao obter uma prole verde, é recomendável usar uma faca ou podador como ferramenta. O corte deve ser feito na raiz, indo um pouco mais fundo no solo. Faça isso com o máximo de cuidado possível para não danificar o corte ou se machucar.

Para que as estacas criem raízes mais rapidamente e estejam prontas para desenvolvimento posterior, é melhor plantá-las sob uma película. Assim, as plantas jovens e fracas serão protegidas das influências ambientais, como chuva, granizo ou ventos fortes e rajadas. Além disso, o efeito estufa terá um efeito positivo nas mudas. Para um bom resultado coberto, deve-se observar um regime de temperatura constante, o ar deve ser preferencialmente quente e o mais úmido possível.

No entanto, isso deve ser monitorado cuidadosamente, pois o enorme acúmulo de vapor aumenta o risco de infestação de fungos ou parasitas. Portanto, a estufa deve ser deixada ligeiramente entreaberta.

A distância entre os plantios de mudas não deve ser muito pequena ou, ao contrário, grande, 20 cm será o suficiente. A essa distância, as mudas não conseguirão interferir umas nas outras.

Se for armazenar material lignificado até a primavera para plantar mais tarde, deve-se cuidar da segurança antes de colocar as mudas no porão. Acontece que na adega podem se deteriorar, por isso é necessário embrulhar os processos em um pano ou papel grosso. O pacote resultante deve ser ligeiramente polvilhado com areia úmida e deixado até a primavera. Desta forma, você terá uma melhor chance de obter arbustos saudáveis ​​e frutíferos no futuro.

Os brotos das raízes também precisam ser cultivados sob uma cobertura de filme. O filme deverá ser completamente removido após o aparecimento dos primeiros sinais de vida, como folhas ou caules. Não se esqueça da temperatura e do nível de umidade. Ao contrário da prole verde, a prole lignificada é mais vulnerável ao mofo.

Durante o plantio, a muda deve ser enterrada até uma profundidade de 4 a 6 cm, que será mais do que suficiente. Não se esqueça de polvilhar cuidadosamente as mudas com terra, entretanto, não compacte o solo com muita força, pois é necessário deixar espaço para que o ar e a umidade penetrem nas raízes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário