Características do plantio de framboesas na primavera
Tendo decidido cultivar framboesas em seu terreno, a maioria dos jardineiros prefere plantá-las na primavera. Você pode plantar arbustos de framboesa nesta época do ano em qualquer região.
Vantagens e desvantagens
Plantar framboesas na primavera tem alguns benefícios.
-
As plantas plantadas nesta época do ano têm tempo para formar um sistema radicular completo no outono. Portanto, a probabilidade de morte de mudas no verão ou no outono é muito baixa.
-
Na primavera, o solo ainda fica bem hidratado. Além disso, durante este período, a maioria das pragas está dormente. Portanto, cuidar da framboesa será bem simples.
-
O solo no início da primavera contém uma grande quantidade de nutrientes. Graças a isso, os brotos rapidamente se enraízam e ficam verdes.
A principal desvantagem do plantio de framboesa na primavera em campo aberto é que as plantas só começam a frutificar no ano seguinte. Além disso, criar uma árvore de framboesa pode ser um problema para as pessoas que trabalham muito no local na primavera.
Cronometragem
Na primavera, não se apresse muito com o plantio de arbustos. No início da temporada, o clima é mutável. Portanto, as mudas costumam ser plantadas em campo aberto na segunda quinzena de abril. Já está bastante quente lá fora este mês. Você pode começar a plantar framboesas somente depois que a neve derreter no local. A temperatura de vários dias antes desse evento deve ser positiva.
Se o tempo estiver muito seco na segunda metade da primavera, é recomendável adiar o plantio das framboesas até o outono. Caso contrário, a planta pode secar rapidamente.
Alguns jardineiros preferem se concentrar no calendário lunar. Nele, você pode encontrar datas mais precisas para o plantio de arbustos de framboesa.
Regras fundamentais
Jardineiros novatos que planejam plantar framboesas em seu site podem usar dicas simples para plantar arbustos.
Preparação de mudas
Para que as plantas criem raízes bem, é preciso ter cuidado com a escolha das mudas. Eles devem ser adquiridos em um bom berçário.
Antes de comprar mudas, você deve inspecionar cuidadosamente. Eles devem ser fortes e saudáveis. Se os botões já se abriram na planta, você também precisa dar uma olhada neles. As primeiras folhas devem ser lisas e verdes. Se estiverem amarelos e letárgicos, a planta está doente ou carece de nutrientes. A raiz da planta deve ser bem desenvolvida. Não pode haver nenhum galho seco que se quebre facilmente.
É melhor comprar mudas em um recipiente. Suas raízes são mais bem protegidas. Além disso, essas plantas sofrem menos estresse durante o transporte. Portanto, eles rapidamente se enraízam em uma nova área.
Se a muda foi vendida em saco plástico, deve ser retirada. As raízes da planta devem ser embrulhadas com um pano úmido. Em alguns casos, uma solução simples é usada para conservar as framboesas. Para prepará-lo, você precisa colocar um pouco de terra fresca no balde. Também é necessário adicionar água morna ali. A mistura deve ser bem misturada. As raízes da muda são mergulhadas nesta solução. Nesse estado, a planta pode ser armazenada por vários dias.
Seleção de assento
A escolha do local para o plantio também precisa ser tratada com cuidado. As framboesas adoram solos férteis bem hidratados. A área selecionada também deve ser bem iluminada pelo sol.
Normalmente, eles tentam plantar framboesas perto de edifícios ou cercas. Nesse caso, as plantas estarão bem protegidas do vento.Isso significa que uma muda jovem não vai quebrar durante a primeira tempestade.
Para uma boa safra de framboesa, as plantas precisam encontrar os vizinhos certos. Os arbustos ficam melhor ao lado de macieiras, peras e ameixas.
Essas plantas se desenvolvem em simbiose, protegendo-se mutuamente de doenças e pragas. Para proteger os arbustos dos ataques de insetos, geralmente são plantados ásteres ou peônias ao lado da framboesa.
Não é recomendado colocar arbustos próximos a espinheiro-mar, groselhas ou uvas. Estas plantas oprimem constantemente as framboesas, impedindo-as de se desenvolverem normalmente. É indesejável plantar próximo a arbustos e malmequeres. Eles afastam as pragas, mas também impedem o crescimento das framboesas.
Distância entre arbustos
Para que as plantas não interfiram no desenvolvimento normal umas das outras, elas precisam ser plantadas a uma curta distância. Deve ter pelo menos 40 centímetros. Ao planejar a localização de sua framboesa, vale a pena considerar as características da variedade de planta selecionada. Afinal, o tamanho dos diferentes arbustos pode variar muito.
Se você escolher a distância certa, será muito mais fácil para o jardineiro no futuro colher, bem como preparar as plantas para o inverno.
Preparação do solo
As framboesas, como outros arbustos semelhantes, crescem melhor em solos leves. Se o solo da área for ácido, é recomendável adicionar um pouco de giz antes de cavar. Em nenhum caso, as framboesas devem ser plantadas no mesmo lugar onde costumavam crescer as soleiras.
Vale a pena preparar o solo para o plantio de arbustos de framboesa no outono. A área selecionada deve ser limpa de ervas daninhas com antecedência. O local deve ser cuidadosamente desenterrado.
Para que a colheita de framboesa seja maior, recomenda-se fertilizar o terreno no outono. Quanto mais pobre for o solo no local, mais fertilizante é usado lá.
Também vale a pena dobrar a porção de fertilizantes se for planejado plantar variedades remanescentes de framboesas no local.
A melhor opção de alimentação é composto podre de alta qualidade. Geralmente é colhido no verão. Após a fertilização, o solo deve ser bem nivelado.
Wells
Covas de plantio de framboesa também são preparadas com antecedência. Normalmente são desenterrados 12-20 dias antes do plantio. Para que as framboesas criem raízes bem, fertilizantes também devem ser aplicados nos buracos nesta fase. Um balde de húmus é colocado no fundo de cada poço. Depois disso, o fertilizante é misturado ao solo.
Em seguida, você precisa adicionar um pouco mais de terra limpa ao buraco. A distância entre o fertilizante selecionado e as raízes da framboesa deve ser de pelo menos 5 centímetros.
Os caminhos
Existem duas maneiras principais de plantar framboesas no local. Cada um deles tem suas desvantagens e vantagens.
arbusto
Ao escolher este método de plantio, o solo não precisa ser preparado com antecedência. Nesse caso, os buracos são cavados na primavera. A profundidade e a largura de cada furo devem estar dentro de 50 centímetros. Parte do solo deve ser bem misturada com uma pequena quantidade de cobertura e enviada de volta para a cova.
Em seguida, uma muda deve ser colocada no buraco. Deve ser cuidadosamente polvilhado com terra. Ao final da obra, o solo pode ser levemente socado.
Freqüentemente, duas mudas jovens são colocadas em um buraco de uma vez. Isso é feito para obter um arbusto maior e mais poderoso.
Um suporte deve ser instalado próximo à planta. Ramos de framboesa estão amarrados a ele. Ao redor de cada arbusto, é necessário aprofundar um pouco o solo, formando pequenos buracos nos quais a água permanecerá durante a rega.
Nas trincheiras
O segundo padrão de pouso é ligeiramente diferente do anterior. Este método é geralmente usado quando as framboesas são cultivadas comercialmente. Mas em sua casa de campo, este esquema também pode ser aplicado.
Nesse caso, o site deve ser preparado com antecedência. Várias trincheiras precisam ser cavadas nele. A distância entre eles deve ser de pelo menos um metro. O comprimento da trincheira depende de quantas plantas você planeja plantar nela.
Em alguns casos, a drenagem é colocada no fundo da trincheira.
Isso é feito se a água for constantemente retida na área.Uma mistura de fertilizantes e solo também é despejada na drenagem. Nesse caso, as raízes da planta definitivamente não apodrecerão com o tempo.
Ao plantar, as plantas são colocadas no centro da trincheira. É melhor fazer esse procedimento juntos. Neste caso, uma pessoa será capaz de segurar o arbusto em suas mãos, e a segunda - descobrir com a terra. É muito importante que as raízes da planta fiquem bem escondidas sob a camada de solo.
Se os arbustos assim plantados criarem raízes bem, darão uma excelente colheita.
Plantando framboesas remanescentes
Separadamente, vale a pena falar sobre o plantio de framboesas remanescentes. Ela dá frutos com mais frequência e também é mais caprichosa de cuidar. Ao plantar tais plantas, os seguintes pontos devem ser considerados.
-
A framboesa precisa ser equipada no local mais ensolarado. As plantas à sombra não agradarão ao jardineiro com uma boa colheita.
-
Os arbustos devem ser mantidos aquecidos. As variedades de framboesa reparadas são geralmente plantadas no lado sul do local. É desejável que haja um prédio, uma cerca alta ou uma fileira de árvores nas proximidades. Neste caso, a planta não será perturbada por correntes de ar.
-
Ao plantar, não comprima muito o solo. Isso pode resultar em umidade insuficiente chegando às raízes. A planta pode até morrer por causa disso.
Com o plantio adequado, até mesmo alguns arbustos de framboesa podem ser colhidos.
Cuidados de acompanhamento
Imediatamente após o plantio, os arbustos de framboesa precisam de cuidados adequados. No primeiro ano de vida, os jardineiros precisam seguir certas regras.
-
Aplique palha no solo. O solo é geralmente coberto com aparas, palha seca ou serragem seca. Este procedimento ajudará a proteger o solo de secar. Além disso, menos ervas daninhas crescerão no local. A cobertura morta certa também pode se transformar em um fertilizante de qualidade com o tempo.
-
Não regue as framboesas com muita freqüência. Se o verão e a primavera são chuvosos, você pode passar sem regar as mudas. Ao mesmo tempo, a terra não deve secar. Afinal, isso fará com que a planta murche e morra.
-
Plantas de ameixa. Depois de plantar as framboesas, elas precisam ser cortadas em 27-30 centímetros. Isso é feito para que a planta crie raízes mais rapidamente. Se você pular a poda de framboesas, o arbusto não se desenvolverá tão rapidamente quanto gostaríamos.
-
Não alimente as plantas. No primeiro ano após o plantio, as plantas não precisam de alimentação adicional. Eles geralmente têm fertilizantes suficientes que foram aplicados no solo no outono.
-
Isole as plantas para o inverno. Mudas jovens precisam de isolamento oportuno. Caso contrário, eles podem não sobreviver ao inverno. No outono, as plantas são cuidadosamente dobradas ao solo e então cobertas com algum tipo de isolamento. Para fazer isso, você pode usar estopa, serragem ou inverno sintético. A escolha do isolamento depende das características do clima.
-
Não deixe as framboesas "rastejarem" sobre a área. Esta planta se reproduz rapidamente. Livrar-se de brotos indesejados pode ser muito difícil. Portanto, é preciso tentar com antecedência limitar o crescimento dos arbustos. Para isso, folhas de ardósia ou material semelhante são enterradas entre as fileiras. Eles estão localizados na mesma profundidade que as raízes das plantas jovens.
-
Proteja os arbustos de doenças e pragas. De vez em quando, as plantas precisam ser inspecionadas quanto a insetos ou danos. Se você notar que algo está errado com o arbusto, os galhos ou folhas infectados devem ser removidos. Se a planta não puder mais ser salva, deve ser destruída antes de infectar outros arbustos.
Em geral, cuidar das framboesas no primeiro ano após o desembarque é bastante simples. Se a planta criar raízes durante este período, será forte e saudável no futuro.
Dicas de plantio para diferentes regiões
Anteriormente, as framboesas eram cultivadas apenas na Rússia central. Todas as variedades desta planta cresceram e se desenvolveram bem ali. Hoje em dia, as bagas doces podem ser cultivadas em qualquer parte do país. O principal é levar em consideração as características de cada região e escolher as variedades certas para o plantio.
Ural
Nos Urais, as framboesas são plantadas muito mais tarde do que nas regiões de Leningrado ou Rostov. O clima nesta parte do país é frio. Portanto, a melhor época para plantar framboesas é o final da primavera. Deve ser dito separadamente que nem todas as variedades de framboesa podem ser plantadas nos Urais. É melhor escolher plantas resistentes à geada para esse propósito.
Eles podem ser apanhados em creches locais.
Os jardineiros dos Urais estão tentando colocar uma planta de framboesa nas profundezas de um grande jardim. Nesse caso, as plantas estarão bem protegidas do vento. Se isso não for possível, os arbustos devem ser colocados perto de uma cerca alta.
Sibéria
Na Sibéria, também é recomendável plantar plantas que toleram bem o frio. Afinal, os invernos nesta região são gelados. Vale a pena plantar framboesas na segunda quinzena de maio. Vale a pena colocar mudas nas áreas mais iluminadas pelo sol. É melhor equipar uma framboesa em uma pequena colina.
Região do volga
Esta região é caracterizada por mudanças climáticas frequentes. Portanto, é bastante difícil escolher o momento perfeito para o plantio de framboesas. Normalmente, os jardineiros plantam as plantas depois que a primeira neve derrete. Isso acontece no início de abril.
Na região do Volga, vale a pena plantar variedades resistentes a temperaturas extremas. Eles não terão medo de geadas leves da primavera.
Pista do meio
Nesta parte do país, as framboesas são plantadas na primavera e no outono. As plantas criam raízes bem de qualquer maneira. Recomenda-se o cultivo de plantas altas e produtivas nesta região. Na região de Moscou, variedades remanescentes de framboesas são freqüentemente plantadas. Nesse caso, a safra pode ser colhida duas vezes. Ao mesmo tempo, os frutos são suculentos e saborosos no verão e no outono.
Você pode plantar arbustos nesta parte do país no final de março. O principal é que não há geada no solo nesse período. Caso contrário, a muda pode morrer. Se o inverno foi frio, deve-se esperar até o início de abril com o plantio dos arbustos.
Se você seguir essas recomendações simples, as plantas criarão raízes muito rapidamente no site. Isso significa que em um ano você poderá aproveitar os frutos do seu trabalho.
O comentário foi enviado com sucesso.