A que distância plantar framboesas?
As framboesas são um arbusto de jardim favorito. Não só dá frutos com bagas saborosas e saudáveis, mas também é completamente despretensioso no cuidado. No entanto, até ela tem algumas condições de plantio que valem a pena observar para que depois você possa colher uma safra abundante e saudável.
Isso também ajudará no arranjo competente de arbustos, não só em relação às edificações no local, mas também em relação umas às outras. Isso é especialmente verdadeiro para os jardineiros que planejam plantar uma área abundante com esta baga.
Distância entre arbustos e fileiras
Em primeiro lugar, a distância entre os arbustos depende do tipo de framboesa que pretende plantar. Se for espessa, deve-se ter em mente que, ao crescer, essas mudas podem ter até 10 brotos grandes, sendo que a largura do arbusto às vezes chega a 50 cm.... Se você plantá-las muito próximas umas das outras, as plantas não terão luz e ar suficientes, o que significa que não serão capazes de frutificar totalmente.
Para este tipo de arbusto, o pouso será correto a cada metro, e a distância entre as linhas é de no mínimo um metro e meio. Desta forma, cada arbusto terá espaço suficiente para crescer e posteriormente a colheita das bagas não causará problemas ao jardineiro devido à distância suficiente.
A habitual framboesa de jardim, que cresce na maioria das pessoas no país, precisa de muito menos espaço.
Pelo fato de todo o arbusto, na verdade, ser um único ramo com pequenas ramificações, ocupa menos área. Esses arbustos podem ser plantados a cada passo ou a uma distância de 30-40 cm um do outro. Pode-se deixar um metro de espaço livre entre as linhas, mas para conforto das plantas e das que irão colher posteriormente, ainda é recomendável colocar valas para plantio futuro a uma distância de 1,5-2 metros uma da outra. Isso é conveniente não só para colher frutos, mas também para cuidar de arbustos.
Quantos metros deve haver para edifícios?
Durante o plantio, também vale a pena considerar a localização de várias edificações no local, incluindo cercas, galpões e até barracas temporárias com dobradiças.
O fato é que framboesa é uma planta, embora despretensiosa, mas ainda não gosta do calor escaldante de julho ou da sombra profunda. Se você não cuidar disso a tempo, o sol escaldante do meio-dia pode queimar as folhas e, posteriormente, os frutos.
E também vale a pena considerar os ventos. Freqüentemente, suas rajadas muito frequentes e abruptas podem afetar adversamente a floração das plantas e, consequentemente, sua capacidade de dar frutos.
É melhor escolher a parte sul ou sudoeste do local a uma distância de pelo menos 2-3 metros dos edifícios mais próximos e cerca de 1 metro da cerca. Assim, a cerca, se necessário, será capaz de proteger os bagos das correntes de ar, reter mais neve no inverno e permitir que o solo aqueça mais rápido na primavera.
Além disso, outros arbustos grandes como, por exemplo, groselhas e groselhas, bem como árvores de fruto, têm um efeito extremamente adverso no crescimento das framboesas.
Principalmente pelo fato de suas raízes retirarem a maior parte dos nutrientes do solo, o que afeta negativamente não só as framboesas, mas também seus potenciais vizinhos. Portanto, ainda vale a pena aterrissar a uma distância de pelo menos 2 metros dos "competidores" mais próximos.
Padrões de pouso levando em consideração a região
Mas todas essas dicas são inúteis, se você não levar em conta a região em que a cultura está planejada para ser plantada.
Por exemplo, em regiões quentes, como, por exemplo, o Território de Krasnodar, vale a pena considerar as principais características do clima - verões secos e pouca neve no inverno. Nessas condições, você pode começar a plantar arbustos ainda no outono. Se a falta de água suficiente puder ser compensada por uma rega oportuna, o engrossamento das plantações ajudará a livrar-se da abundância excessiva de luz solar. A distância entre arbustos pode ser reduzida em 20-30%. Isso não só ajudará a criar uma sombra natural para os arbustos, mas também protegerá o solo do superaquecimento e também ajudará a manter mais neve no inverno.
Nas latitudes médias, por exemplo, na região de Moscou, existem condições ideais para o cultivo de frutas silvestres. No verão, as plantas têm bastante sol e irrigação natural na forma de chuva, e no inverno há neve suficiente.
Mas na Sibéria e nos Urais, as framboesas esperam invernos gelados e fortes rajadas de vento. Nessas regiões, recomenda-se colocar as mudas separadas umas das outras a uma distância de pelo menos um metro, para que no inverno o tronco já esteja forte o suficiente. Além disso, arbustos localizados separadamente são mais fáceis de curvar ao solo antes da geada.
Além de tudo isso, existem muitas outras maneiras de plantar framboesas. Em muitas regiões, ele se dá bem não apenas em campo aberto, mas também em condições de estufa. E também existem várias variedades especiais que podem até ser cultivadas em vasos. Neste caso, recorde-se que é preferível manter os tachos com framboesas no exterior - na rua ou na varanda, e se as condições climatéricas piorarem devem ser trazidos para dentro de casa ou estufa. As plantas plantadas desta forma não devem, em caso algum, entrar em contato com as folhas, pois isso interfere no seu posterior crescimento e desenvolvimento.
O comentário foi enviado com sucesso.