Regras e tecnologia de plantio de framboesa

Contente
  1. Qual é a melhor época para plantar?
  2. Seleção de mudas
  3. Onde você pode plantar?
  4. Preparação
  5. Os caminhos
  6. Tecnologia de pouso
  7. Cuidados de acompanhamento

As framboesas são uma cultura despretensiosa que cresce bem ao ar livre. A maior parte da atenção é dada à planta durante o plantio. Depende do plantio correto dos arbustos quão ativamente a framboesa dará frutos no futuro.

Qual é a melhor época para plantar?

O primeiro passo é escolher a época perfeita para plantar suas framboesas. Na maioria das vezes, o arranjo da framboesa é feito no outono ou na primavera. Ao escolher a época ideal para o plantio, você deve se concentrar nas características do clima local.

Em regiões mais frias, as framboesas geralmente são plantadas na primavera. A época ideal para esse tipo de trabalho é de meados de abril até a segunda quinzena de maio. É muito importante ter tempo para equipar a planta da framboesa antes que os botões comecem a florescer nos brotos. As framboesas plantadas na primavera terão tempo para criar raízes bem e ficar mais fortes. Portanto, será muito mais fácil para ela sobreviver ao frio.

Nas regiões centrais, as framboesas costumam ser plantadas no outono. Os procedimentos podem ser realizados do final de agosto a meados de outubro. O principal é que restem pelo menos 30-35 dias antes do início da geada.

Não é costume plantar framboesas no verão. Afinal, nessa hora o tempo está muito seco. Portanto, as plantas ficarão constantemente sem umidade para o crescimento e o desenvolvimento normal.

Seleção de mudas

Um papel igualmente importante é desempenhado pela escolha de uma muda. É melhor comprá-lo em um viveiro aprovado. Nesse caso, o jardineiro terá certeza da qualidade da planta selecionada.

A muda deve ser forte e saudável. Sua altura ideal é de 20 a 40 centímetros. Não deve haver rachaduras ou qualquer outro dano mecânico no cano. Durante o exame, atenção especial deve ser dada ao colar da raiz. Os rudimentos de novos brotos devem ser localizados próximos a ele. Este é um sinal de que a planta criará raízes e crescerá rapidamente.

Ao examinar uma muda, é necessário prestar atenção ao seu rizoma. Uma planta jovem deve ter 2-3 raízes. É importante que eles sejam fortes e intactos. Para plantar em seu local, você deve escolher plantas com o tronco nu. Os arbustos com mais folhagem se desenvolvem mais lentamente porque carecem de nutrientes.

Onde você pode plantar?

Tendo escolhido a muda certa, deve-se ter atenção para encontrar o local perfeito para plantar a planta. Você precisa prestar atenção aos seguintes pontos.

  • Iluminação. A framboesa é uma planta que adora luz. Portanto, é importante que a framboesa esteja bem iluminada. Se os arbustos crescerem na sombra, os brotos se esticarão rapidamente e o rendimento da framboesa será significativamente reduzido.
  • Composição do solo. As framboesas crescem bem em solo com qualquer composição. Mas, acima de tudo, ela adora terra preta e argila. A acidez do solo também desempenha um papel importante. Se for aumentado, o site precisará ser desenterrado. Depois disso, pode-se adicionar cinzas de madeira.
  • À prova de vento. Na maioria das vezes, arbustos de framboesa são plantados ao longo da cerca. Além disso, eles podem ser localizados próximos a vários edifícios. Nesse local, as framboesas estarão protegidas de forma confiável contra rajadas de vento. Portanto, não se preocupe com as hastes quebrando durante uma tempestade.
  • As plantas são vizinhas. Um papel importante é desempenhado pelo próximo a quais plantas estarão os arbustos de framboesa. Se possível, a framboesa deve ser colocada a uma curta distância do jardim e dos canteiros. Mas se o local for pequeno, você terá que se preocupar em escolher previamente os vizinhos certos para os arbustos de framboesa.Eles definitivamente não devem ser plantados ao lado de morangos e morangos. Isso pode levar ao fato de que as plantas ficarão constantemente doentes e sofrerão ataques de pragas. Muitos jardineiros preferem plantar framboesas e groselhas juntas. Muitas vezes, várias variedades diferentes dessas plantas são cultivadas no local ao mesmo tempo. Eles se dão bem um com o outro.

Se o local atender a todos esses requisitos, as framboesas se desenvolverão bem nele.

Preparação

Tendo decidido a localização da futura framboesa, você pode começar a preparar o local. O primeiro passo é limpar toda a área da folhagem velha e vários detritos do jardim.

Então você pode começar a preparar fossos ou trincheiras. Eles devem ser desenterrados no outono. A profundidade média dos poços é de 35 centímetros. Se você torná-los mais profundos, será difícil para as plantas criarem raízes e crescerem. Os arbustos plantados em buracos rasos começam a secar rapidamente. O diâmetro dos furos deve corresponder ao tamanho do rizoma. Isso é muito importante, porque se as covas forem muito pequenas, as raízes podem quebrar no plantio.

Para acelerar o crescimento dos arbustos, além de aumentar seu rendimento, fertilizantes de alta qualidade devem ser colocados nas covas. Para aumentar a fertilidade do solo, fertilizantes de potássio e fósforo são usados. Ao plantar jardins remanescentes de framboesas, o dobro de fertilizante é colocado na cova.

Na primavera, o solo precisará ser cuidadosamente solto. Só então você pode começar a plantar mudas. Para o plantio de outono, você precisa preparar o local e esperar 3-4 semanas. Depois disso, você pode começar a processar as plantas.

Para acelerar o crescimento das framboesas, suas raízes devem ser tratadas com uma solução especial. Você pode comprar em lojas especializadas. É muito importante manter as proporções. As raízes devem ser ligeiramente aparadas antes do processamento. No dia seguinte depois de preparar as framboesas, você pode começar a plantá-las.

Os caminhos

Agora, existem várias maneiras de plantar framboesas em terreno aberto. Cada um deles tem suas próprias características.

arbusto

Este método de plantio é mais popular com a maioria dos jardineiros. É muito simples e não requer nenhum esforço. Além disso, um enredo desenhado desta forma parece bonito e natural. Os poços para o plantio de framboesas estão localizados a uma distância de 60-70 centímetros. Também deve haver espaço livre suficiente entre as linhas. Nesse caso, será muito mais fácil cuidar do local e colher os frutos maduros.

A quantidade necessária de fertilizante deve ser adicionada a cada cova. Em seguida, eles devem ser cobertos com uma camada de solo fértil. Depois de algumas semanas, arbustos jovens de framboesa podem ser plantados nos buracos preparados dessa maneira. No plantio de arbustos, segundo Sobolev, devem ser instalados pequenos postes próximos aos poços. A uma altura de 40-45 centímetros, você precisa puxar uma grade forte. Os brotos plantados são presos a eles. Após o plantio das plantas, os arbustos devem ser cobertos com solo fértil e regados em abundância.

Privado

Este método de plantio de framboesas também é chamado de plantio em trincheira ou fita. É adequado para grandes áreas. Os arbustos plantados nas trincheiras são muito fáceis de cuidar. Além disso, eles podem ser fertilizados uniformemente. Graças a isso, o rendimento das framboesas é aumentado.

O processo de plantio de framboesas em uma trincheira é o seguinte.

  1. Para começar, a área selecionada deve ser marcada por pinos guia ao longo de seu perímetro. Não use montagens muito altas. As futuras filas devem estar localizadas a uma distância de um metro e meio umas das outras.
  2. Cordas fortes são presas às estacas. Depois disso, longas trincheiras são cavadas ao lado deles.
  3. Uma camada de drenagem é colocada na parte inferior. Então você pode fertilizar a área. Não são apenas os fertilizantes químicos que podem ser aplicados ao solo. Será útil alimentar as framboesas com alimentos orgânicos. O composto é mais adequado para este propósito.
  4. A camada de fertilizante deve ser coberta com solo fértil.
  5. Depois de um tempo, você pode começar a plantar mudas. Eles são colocados a uma distância de cerca de 50 centímetros um do outro.
  6. Depois disso, as plantas são borrifadas com solo fértil e regadas abundantemente.

Como as framboesas se reproduzem muito rapidamente, é importante evitar o crescimento excessivo. Para isso, a poucos centímetros das bordas das trincheiras, é necessário enterrar no solo chapas de ferro ou ardósia desnecessária.

De outros

Além dos métodos mais comuns de plantio de framboesas, existem outros. Muitos jardineiros gostam de plantar framboesas em pneus ou recipientes sem fundo. Esses métodos de plantio têm prós e contras.

Plantar framboesas em um recipiente sem fundo tem muito em comum com o método de cultivo de framboesas pelo arbusto. A diferença é que barris desnecessários de plástico ou metal ficam enterrados nos buracos. Eles devem primeiro cortar o fundo. Depois disso, o recipiente deve ser enterrado no solo, e então o solo deve ser alimentado com uma mistura de esterco e terra. As plantas são então cultivadas da maneira usual. O uso de tais recipientes também evita que a planta se espalhe rapidamente pelo local.

As framboesas são plantadas em pneus da mesma maneira. Alguns pneus desnecessários podem estar localizados acima do solo. As framboesas plantadas em pneus estão sempre bem protegidas das ervas daninhas. Além disso, o solo retém melhor a água.

Você também pode cultivar framboesas em toras. O método de pouso será o mesmo. A diferença é que as toras precisam ser desenterradas de vez em quando e substituídas por outras, pois começam a apodrecer muito rapidamente.

Tecnologia de pouso

Existem também vários métodos de criação de framboesas. Para o plantio, você pode usar estacas, brotos ou mudas cultivadas a partir de sementes.

Estacas

Na maioria das vezes, as mudas são usadas para o plantio. Para que se enraízem bem, devem ser devidamente preparados. As mudas são geralmente cortadas dos arbustos na segunda quinzena de junho. Apenas brotos fortes e saudáveis ​​devem ser escolhidos. Para que as raízes das plantas se desenvolvam mais rapidamente, o botão da coroa deve ser removido imediatamente. O talo resultante deve ser dividido em várias partes. Cada um deles deve ter dois ou três entrenós. Após este tratamento, recomenda-se que a estaca seja colocada em um recipiente com uma solução que estimule o desenvolvimento das raízes por um dia.

A seguir, as mudas devem ser colocadas em um recipiente com areia e turfa. De cima, deve ser coberto com uma tampa ou vidro transparente. Depois de algumas semanas, os brotos começarão a se formar nas estacas. Nesta fase de desenvolvimento, o abrigo pode ser removido.

As plantas jovens podem ser enraizadas na estufa e no campo aberto. As mudas estarão prontas para o plantio em um local de crescimento permanente na primavera.

Fotos

Em quase todas as áreas com framboesas, você pode encontrar uma grande quantidade de crescimento. Os jardineiros podem usar os brotos mais fortes para propagar arbustos de framboesa.

Você pode retirá-los do solo e replantá-los em um novo local depois que o broto estiver velho e forte o suficiente. Sua altura deve ser de 30 centímetros. O rebento escavado e separado do arbusto principal deve ser cuidadosamente aparado. Todas as folhas inferiores também devem ser removidas da planta.

Em seguida, você precisa preencher o buraco com fertilizantes de alta qualidade e, em seguida, colocar o broto lá. O buraco não deve ser muito profundo. Os brotos colocados em um novo local devem ser cobertos com solo nutritivo e, em seguida, regados em abundância. Em seguida, você precisa puxar suavemente o arbusto para cima. Ele não deve se mover.

Sementes

Você também pode cultivar mudas de framboesa jovens a partir de sementes. Este processo é bastante complexo. Além do mais, assim, está longe de ser possível cultivar uma planta ideal e bem produtiva.

Preparar as sementes para o plantio é o seguinte.

  1. Primeiro, eles devem ser misturados com areia. A proporção deve ser de 1 para 5. A mistura deve ser colocada em pequenos sacos de gaze ou náilon. Eles são colocados em uma caixa e, em seguida, deslocados com musgo. Além disso, esses recipientes são colocados em uma adega ou em qualquer outro lugar fresco.
  2. O estado das sementes deve ser verificado de vez em quando. O solo precisa ser ligeiramente afrouxado e umedecido.
  3. Após 4-6 meses, as sementes devem ser retiradas dos sacos. Eles devem ser semeados em recipientes preparados com solo fértil misturado com turfa e areia de rio.
  4. As colheitas acabadas são cobertas com papel alumínio ou vidro. O recipiente de sementes é enviado para um local aquecido e bem iluminado. É importante que não seja exposto à luz solar direta. Caso contrário, as sementes podem superaquecer e morrer.
  5. O tempo de germinação das sementes depende da variedade de framboesa. Portanto, o jardineiro só precisa observar atentamente os brotos. Uma vez a cada poucos dias, o recipiente deve ser ventilado e também inspecionado quanto a mofo.
  6. Depois que metade dos brotos aparecerem, eles podem ser plantados em vasos separados. Assim que aparecerem 2-3 folhas nas mudas, elas devem ser mergulhadas.
  7. Plante plantas jovens no solo isso só será possível em um ano.

Se você fizer tudo certo, as mudas que cresceram sozinhas criarão raízes muito rapidamente.

Cuidados de acompanhamento

Após o plantio em terreno aberto, as framboesas precisam de cuidados especiais. O jardineiro precisa realizar regularmente as seguintes atividades.

  • Rega. Nos primeiros meses após o plantio, as framboesas jovens precisam de rega regular. A água deve ser derramada não diretamente sob a raiz, mas ao longo das linhas ou em ranhuras especialmente feitas. Um balde de água geralmente é derramado sob um arbusto. Regue as framboesas no máximo duas vezes por semana.
  • Mulching. Para reter a umidade no solo, além de proteger as plantas das ervas daninhas, elas devem ser cobertas com uma camada de cobertura morta. Isso pode ser feito com palha seca, folhagem, serragem ou composto.
  • Proteção contra pragas e doenças. Para que as plantas se desenvolvam bem, elas devem ser tratadas regularmente com preparações especiais. A prevenção oportuna ajuda a proteger a framboesa de doenças e pragas. Se, mesmo assim, as plantas estiverem infectadas, os arbustos infectados devem ser removidos do local.
  • Poda. Framboesas reparadas precisam de poda regular. Normalmente, este procedimento é realizado já no próximo ano após o plantio dos arbustos. É melhor podar as plantas após o fim da frutificação. Nesta altura, é necessário retirar todos os rebentos fracos, velhos e ressecados.

Plantar framboesas no seu sítio, assim como cuidar delas, é bastante simples. Portanto, esta planta é ideal para jardineiros que estão apenas começando a equipar seu jardim.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário