Quando e como transplantar framboesas na primavera?

Contente
  1. A necessidade de um transplante
  2. Cronometragem
  3. Preparação
  4. Diagrama passo a passo

O transplante de uma safra como a framboesa é um dos mais fáceis. Uma das vantagens do transplante é que, após esse procedimento, os arbustos da planta vão dar frutos bons e em grande quantidade. Além dos frutos, também vai melhorar a qualidade das folhas, que também são utilizadas para fins medicinais. Um dos melhores períodos para o transplante é a primavera - é neste período que a cultura transfere o transplante relativamente bem. Sobre como e quando produzi-lo, em que enfocar, bem como as nuances da preparação para esse processo, leia este artigo.

A necessidade de um transplante

Junto com água e alimentação, o transplante é uma parte importante do cuidado da framboesa. Sem ele, a planta murchará e seus frutos serão de má qualidade. Portanto, se se deseja obter uma boa colheita em grandes quantidades, é imprescindível replantar as framboesas a cada cinco anos.

Como as framboesas são um arbusto, depois de crescerem por muito tempo em um lugar, elas começam a ficar cada vez mais grossas. Esse crescimento excessivo prejudica a aparência da planta e também aumenta a probabilidade de parasitas se instalarem nela.

Além disso, esse ambiente é favorável ao desenvolvimento de várias doenças.

Outra razão pela qual o replantio de framboesas se torna necessário é o esgotamento do solo.... Crescendo em um local por muito tempo, as framboesas tendem a extrair uma grande quantidade de nutrientes do solo, mesmo apesar da alimentação regular. Nem sempre é possível determinar isso pela aparência da planta, mas a falta de nutrientes afeta a produtividade. As frutas podem se tornar pequenas, azedas e se formarem em quantidades muito pequenas. Ao transplantar para um novo local, não só os frutos são "renovados", mas também a própria planta. O transplante aumenta o nível de sua imunidade.

Não é totalmente importante para a maioria dos jardineiros, no entanto, não é totalmente agradável e irritante.o problema do arbusto despenteado... Quando transplantados, os arbustos "afinam" e tornam-se esteticamente agradáveis ​​aos olhos.

A necessidade de transplante na primavera também é ditada pelo fato de que se segue um período de calor, o que permitirá que a cultura ganhe espaço em um novo local ao máximo. Mesmo antes do início do inverno, brotos de frutas e raízes adventícias serão formados. E também na primavera há uma grande quantidade de umidade no solo, o que é benéfico para qualquer uma dessas culturas. Deve ser lembrado que uma grande quantidade de água derretida não isenta de regas frequentes.

Cronometragem

Você pode transplantar framboesas na primavera, depois que a neve derreter. É apenas necessário esperar vários dias quentes seguidos e também excluir a possibilidade de geadas repetidas. Como tal, o transplante de primavera é recomendado em março ou abril.

O mês do transplante na primavera depende muito das características climáticas da região.

Nos Urais, o melhor é transplantar framboesas em maio. Em algumas regiões da Sibéria, é recomendável fazer isso ainda mais tarde - nos primeiros dias de junho, mas um transplante no final de maio também é permitido. Para a Rússia central (por exemplo, na região de Moscou), o período ideal é considerado o período do final de março ao início de abril. No sul, o transplante de primavera é praticamente incomum. Em regiões quentes, eles preferem transplantar framboesas no outono.

Preparação

Os quatro aspectos a seguir são os mais importantes para um transplante bem-sucedido dessa cultura.

Escolhendo um novo local

A escolha do local para o transplante é muito importante. Se outro local não for adequado, não há sentido em mudar de avião. Você pode não ver os resultados. O transplante para um local na sombra também afeta negativamente as framboesas. É aconselhável escolher uma área iluminada pelo sol. O ideal é que seja à sombra ao meio-dia. E também as framboesas não gostam de correntes de ar e de ar frio.... Normalmente, arbustos vermelhos podem ser vistos próximos às paredes de casas, prédios e cercas. Eles geralmente são plantados a uma distância de 1 metro deles. A escolha do local também deve depender dos "vizinhos". O melhor de tudo, se for um damasco ou uma macieira. A vizinhança com groselha tem um efeito negativo nas framboesas.

O solo

Não há necessidade de plantar framboesas em áreas úmidas. E também não é necessário transplantá-lo em locais de acúmulo de umidade como ravinas. O solo deve ter um certo nível de acidez - 6,5 ou 7 pH. Simplificando, deve ser neutro, e isso, como regra, é uma variedade de solo franco-argiloso e arenoso. No caso do plantio de framboesas em solo ácido ou alcalino, a cultura deixa de se formar. O solo deve ser bem drenado e saturado com nutrientes com antecedência.

Se cebolas, vários feijões, pepinos ou alho já cresceram no local, então a probabilidade de as framboesas criarem raízes no novo território é bastante alta.

Prepare o solo no outono. Primeiro, é escavado até uma profundidade de cerca de 30 cm, depois é limpo de ervas daninhas e polvilhado com cinza de madeira. Na primavera, o local do transplante é alimentado novamente - de 6 a 8 kg de esterco são distribuídos por metro quadrado de território. E você também precisa usar fertilizantes com muito potássio.

Buraco

São pequenos buracos nos quais os arbustos serão plantados posteriormente. Para as framboesas, é necessário cavar um buraco com um diâmetro de cerca de 30 cm e a mesma profundidade. A distância entre os furos de uma linha deve ser de cerca de 50 cm, e a distância entre as linhas de buracos deve ser de cerca de 200 cm. Um pouco longe do assunto, vale notar outra forma de plantar framboesas - com auxílio de trincheiras . As trincheiras devem ter 30 cm de profundidade e 30 cm de largura e situar-se a 200 cm de distância, sendo os arbustos plantados a uma distância igual a 50 cm um do outro.

Poda

Apesar do fato de que essa cultura muitas vezes se parece com uma série de arbustos separados, o sistema de raízes de várias plantas que crescem nas proximidades é comum. Assim, quando um arbusto é desenterrado, a raiz ou sistema radicular dos arbustos vizinhos serão danificados em qualquer caso.

Em um novo lugar, as plantas devem primeiro restaurar suas raízes. A presença de um longo tronco e um grande número de folhas impedem isso.

A planta gastará sua energia em mantê-los. Para evitar que isso aconteça, você precisa podar os arbustos. Os arbustos são podados com bastante força, quase irreconhecíveis. Em vez de um grande arbusto, devem permanecer tocos finos com uma altura de 40 a 60 cm.

Diagrama passo a passo

O plantio deve ser feito apenas para os arbustos mais fortes, saudáveis ​​e frutíferos. Se o arbusto estiver doente, é preciso aguardar sua recuperação para depois fazer o transplante.

O esquema passo a passo para o transplante de framboesas inclui vários pontos.

  1. Selecione um arbusto adequado com antecedência. Em seguida, você precisa cavar ao redor do perímetro a uma curta distância do tronco. É imperativo fazer isso usando movimentos de pá direcionados estritamente para baixo em um ângulo reto. Isso ajudará a minimizar os danos ao sistema raiz.

  2. Em seguida, é necessário, após a escavação, transferir o arbusto para um novo local em um buraco já preparado (ou trincheira). Você pode realmente transplantar uma cultura corretamente apenas fazendo isso rapidamente - uma longa permanência das raízes ao ar livre tem um efeito prejudicial sobre elas. Se houver necessidade de transportar a planta, a raiz é embrulhada em papel grosso (primeiro deve ser umedecido) e colocada em um saco. É transportado desta forma.

  3. Se você planeja dividir a raiz, precisará fazê-lo após transferi-la para um novo local e com muito cuidado com uma faca. A faca deve primeiro ser embebida em um anti-séptico. Se você quiser plantar vários arbustos que não requeiram divisão da raiz, pule esta etapa e vá para a próxima.

  4. As raízes salientes no buraco (trincheira) devem ser afofadas, se possível, para que não dobrem. A linha de crescimento (o ponto de transição do tronco para a raiz) deve estar no nível do solo ou alguns centímetros abaixo dele. O plantio muito alto ou baixo é igualmente ruim para o enxerto subsequente e o crescimento das framboesas.

  5. A planta está coberta com solo ou cavou terra de um buraco ou trincheira.

  6. Sujeira ao redor de framboesas condensa.

  7. Em seguida, você precisa realizar uma tarefa simples, mas rega abundante.

Após essas etapas, você precisará aguardar algumas horas. Normalmente, durante este período, o solo diminui ligeiramente e mais solo precisa ser adicionado. No dia seguinte, você pode prosseguir para as seguintes ações.

  1. Um pino deve ser instalado próximo a cada bucha.... Você precisa amarrar uma planta a ele. Isso é feito para que o arbusto não dobre sob a influência do vento ou de outra precipitação. A corda não deve ser amarrada com muita força e não deve danificar a planta. O pino em si também não deve tocar o sistema radicular.

  2. As framboesas gostam muito de cobertura morta.... Portanto, é necessário realizar este procedimento para cada bucha. Para isso, via de regra, utiliza-se húmus ou serragem. Você precisa cobrir o solo ao redor da planta, a área ao redor do tronco deve ser deixada livre a uma distância de vários centímetros.

Recomenda-se regar as framboesas com freqüência após a conclusão do transplante. O melhor método neste sentido é o sistema de irrigação por gotejamento. Na primavera, é recomendável fazer o controle de pragas. Mas você não precisa fazer isso imediatamente após o transplante. É necessário esperar até que as mudas cresçam pelo menos 10-15 cm Não é necessário superalimentar as framboesas - elas não toleram bem. Um transplante de primavera pode ser substituído por um transplante de verão se a primavera foi muito fria ou seca.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário