Como transplantar framboesas no outono?
A framboesa é uma planta bastante despretensiosa. Mas para que os arbustos agrade aos seus donos com uma boa colheita, é necessário que sejam devidamente cuidados. Os jardineiros prestam atenção especial à framboesa no outono. Neste momento, alguns arbustos precisam de replantio.
A necessidade de um procedimento
Recomenda-se o transplante de framboesas para um novo local cerca de uma vez a cada 5 anos. O fato é que durante a frutificação, a planta consome uma grande quantidade de nutrientes, portanto, com o tempo, o solo se esgota. Se você não transplantar as framboesas para outro lugar a tempo, a colheita do próximo ano não será tão grande. O sabor dos frutos silvestres também se deteriora com o tempo.
Um transplante de outono de framboesas para um novo lugar também é necessário se os arbustos forem plantados muito próximos uns dos outros. Nesta variante, as plantas permanecem fracas. Além do mais, doenças em tais plantações se espalham muito mais rápido. Para fazer com que as plantas fiquem doentes com menos frequência e os frutos sejam saborosos, framboesas muito grossas no outono precisam ser plantadas.
É importante notar também que um transplante oportuno deixará o local mais arrumado.
Em que mês fazer o transplante?
Jardineiros experientes recomendam replantar framboesas o mais tardar um mês antes de geadas totais. Na hora de escolher o horário ideal para este evento, é preciso levar em consideração as peculiaridades do clima de uma determinada região. Assim, por exemplo, nos subúrbios e na via do meio, as framboesas são transplantadas no final de setembro. No sul do país, as framboesas são plantadas na segunda quinzena de outubro. Na Sibéria ou nos Urais, a época ideal para esse procedimento é o final de agosto.
Muitas pessoas transplantam framboesas de acordo com o calendário lunar. Ele lista a época ideal para o plantio de uma grande variedade de plantas a cada ano. Você pode determinar quando plantar framboesas, concentrando-se em sua aparência. As bagas devem estar totalmente maduras. As variedades precoces de framboesa amadurecem bem no início do verão, as tardias - em meados de outubro. Isso é típico para plantas comuns e remanescentes.
Se tudo for feito na hora, a cultura poderá se enraizar em um novo lugar antes do início das geadas. Caso os proprietários do terreno não levem em consideração essas datas, os arbustos podem não sobreviver ao inverno.
Preparação
Um papel importante é desempenhado pela preparação para o plantio de mudas, bem como pela seleção do local.
Material de plantio
Para o transplante, você precisa colher uma planta com raízes bem desenvolvidas. O arbusto deve ser examinado cuidadosamente. Deve ser absolutamente saudável e também não deve ser danificado por insetos ou outras pragas. Jardineiros que planejam propagar a cultura dividindo o arbusto são aconselhados a escolher plantas com 1 a 2 anos. Eles devem ser fortes e não muito altos.
Os arbustos selecionados devem ser cuidadosamente desenterrados. Nesse caso, a escavadeira deve ser mantida na direção vertical. Isso é feito para não danificar as raízes. Você deve obter a planta junto com um pedaço de terra. Se for preciso movê-lo, as raízes das plantas devem ser embrulhadas com um pano embebido em água. Um grande arbusto é dividido em partes manualmente ou com uma faca de jardim. Isso deve ser feito com cuidado. Antes do plantio, as raízes das plantas devem ser limpas de sujeira. Eles devem ser limpos e uniformes. As plantas selecionadas devem ser colocadas em um recipiente com água morna.
Lugar e solo
Em seguida, é importante encontrar o local perfeito para o plantio de plantas. Você precisa levar em consideração os seguintes pontos.
- As plantas devem ser protegidas do vento. É por esta razão que costumam ser plantadas junto a uma vedação ou a algum tipo de edifício. Recomenda-se organizar arbustos no lado sul do local.
- Os arbustos devem ter os vizinhos certos. As framboesas não devem ser colocadas ao lado de solares. Essa vizinhança pode fazer com que as framboesas fiquem doentes com muito mais frequência. Groselhas, assim como groselhas vermelhas ou pretas, podem ser plantadas ao lado da framboesa.
- O solo no local deve combinar idealmente com as plantas. Vale lembrar que framboesas não crescem bem em solo muito úmido. Em solo pantanoso, as raízes das plantas apodrecem rapidamente. Recomenda-se plantar framboesas em áreas planas e secas.
Tendo escolhido um local adequado para o replantio de arbustos, pode-se começar a preparar o solo. Isso deve ser feito no verão. Algumas semanas antes do replantio, o local deve ser limpo de ervas daninhas. O solo deve ser bem cavado. Isso o deixará mais solto e também ajudará a se livrar de pragas. Ao mesmo tempo, os fertilizantes são aplicados ao solo. Antes do transplante de outono das framboesas, os jardineiros costumam alimentar o solo com matéria orgânica. Você pode fertilizar as plantas com húmus ou composto.
A cinza de madeira também pode ser usada como fertilizante.
Métodos de transplante
Existem várias maneiras de transplantar framboesas. Cada um deles tem suas próprias características.
Trincheira
Este método de plantio é popular na Europa. É mais conveniente plantar plantas dessa maneira em grandes áreas. Essa opção tem várias vantagens ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, uma árvore de framboesa com linhas uniformes parece mais organizada. Em segundo lugar, as plantas plantadas nas trincheiras proporcionam maior rendimento. Além disso, colher bagas dos arbustos é muito mais conveniente neste caso. O processo de abertura de valas para o plantio de framboesas consiste em várias etapas básicas.
- Primeiro, você precisa cavar trincheiras na área selecionada. Sua largura deve ser entre 45-55 centímetros. As marcações de trincheiras são geralmente feitas com estacas de madeira e cordas. Ao planejar o esquema da futura framboesa, é importante levar em consideração que a distância entre os arbustos deve ser de no mínimo 50 centímetros.
- A terra no fundo deve ser cuidadosamente solta. Depois disso, uma pequena quantidade de húmus deve ser despejada na trincheira.
- Então você pode prosseguir diretamente para o plantio de plantas. Suas raízes devem ser bem niveladas. Eles devem se encaixar perfeitamente na trincheira. É importante que as bordas das raízes não dobrem para cima.
- Depois disso, as raízes devem ser cobertas com terra. É melhor fazer isso com um assistente que controlará o processo.
- Após o plantio, cada muda deve ser podada. Um tronco curto com altura não superior a 20 centímetros deve permanecer acima do solo. A poda permitirá que a planta crie raízes mais rapidamente.
Além disso, os arbustos plantados devem ser regados. Cerca de meio balde de água é derramado sob cada planta. Para tornar os arbustos de framboesa mais confortáveis, é recomendável cobri-los adicionalmente com cobertura morta. Para isso, pode-se usar serragem seca, palha ou turfa.
Fita
Esse método tem muito em comum com o anterior. A única diferença é que as trincheiras são alargadas. Cada um deles acomoda três fileiras de mudas. A distância entre os futuros arbustos é de 15-24 cm. A largura padrão dessas trincheiras é de 1 a 2 metros. Plantar arbustos desta forma é bastante simples. O principal é que as plantas não são muito grandes. Caso contrário, será difícil cuidar deles.
Ondulação
O segundo método de plantio de plantas é chamado de covinha ou arbusto. Antes de realizar este evento, o solo é desenterrado. Húmus é introduzido nele. Depois de algumas semanas, você pode começar a transplantar framboesas. Isto se faz do seguinte modo.
- Você precisa cavar um número adequado de buracos idênticos no local. As filas são geralmente espaçadas de 1-2 metros uma da outra. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 55-60 centímetros. Nesse caso, as plantas definitivamente não interferirão umas nas outras.
- Os fertilizantes precisam ser despejados em cada buraco. Normalmente, meio balde de esterco podre é colocado no buraco. Além disso, você pode adicionar fertilizantes de fósforo e potássio.
- Eles devem ser cobertos com uma camada de terra bem solta. A camada deve ser densa o suficiente.
- Os arbustos são plantados nos buracos preparados. Eles são cobertos com terra de cima. A terra ao redor do tronco é cuidadosamente socada.
2-3 brotos são geralmente plantados em um buraco. Nesse caso, o futuro arbusto de framboesa revela-se forte e saudável.
Cuidados de acompanhamento
Para que as plantas jovens criem raízes bem, elas precisam ser devidamente cuidadas. As dicas a seguir ajudarão os jardineiros novatos com isso.
- Regue as plantas regularmente. Para que os arbustos de framboesa se desenvolvam bem e dêem frutos, eles precisam ser regados em tempo hábil. Ao mesmo tempo, em nenhum caso o solo deve ser muito umedecido. Isso pode levar à decomposição das raízes das plantas. Como regra, os arbustos são regados uma vez por semana.
- Remova todos os brotos em excesso. As plantas transplantadas precisarão de poda. Este procedimento deve ser realizado na próxima primavera.
- Fertilize na hora certa. Pela primeira vez, você precisará alimentar as plantas dentro de duas semanas após o transplante. Para isso, utiliza-se verbasco diluído em água morna na proporção de 1 para 10. Um litro dessa infusão costuma ser despejado sob cada arbusto.
- Isole as plantas antes do inverno. Para que no inverno as mudas não congelem no campo, é necessário recobri-las com materiais naturais ou agro-fibras. Arbustos jovens não devem ser pressionados contra o solo.
Se você não negligenciar essas regras simples, as framboesas transplantadas para um novo terreno farão as delícias do jardineiro com uma boa colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.