O que pode e não pode ser plantado ao lado das framboesas?
Poucas pessoas sabem que as framboesas nem chegam a ser uma baga. Do ponto de vista científico, é uma drupa, frutas que cresceram juntas. E nem todos sabem que as framboesas são um antidepressivo e tanto, contêm muito cobre e outros componentes valiosos, o que explica a sua utilidade mesmo na luta contra os quadros depressivos.
Aqueles que não apenas consomem, mas também cultivam framboesas, também podem não saber os pontos fundamentalmente importantes sobre isso. Por exemplo, os princípios da vizinhança - o que se pode plantar ao lado das framboesas e qual planta vizinha é contra-indicada para ela.
Por que consideração da vizinhança?
Por mais de um século (e isso é modestamente falando), as pessoas têm estudado a compatibilidade das safras cultivadas. E ele não apenas estuda: muitos padrões são bem conhecidos. Tom foi ajudado por longas e bem organizadas observações, graças às quais ficou claro que nem todas as plantas são amigas. Que uns podem suprimir outros, que a vizinhança também pode ser mutuamente agressiva. As plantas muitas vezes não podem crescer nas proximidades porque atraem ativamente as pragas. Por exemplo, morangos e framboesas aos pares criam uma base de forragem para o gorgulho morango-framboesa. Ou seja, sua combinação já é perigosa. A propósito, groselhas e groselhas, que costumam ser adjacentes no terreno, também não "farão amigos".
Por que ainda é impossível plantar muitas plantas por perto, então isso é uma luta - por luz, água, nutrientes... Se ambas as culturas estão enfrentando uma luta para sobreviver, uma delas morrerá. A questão está tanto no sistema radicular quanto em suas características: por exemplo, as raízes de algumas plantas são profundas, mas as raízes sugadoras (as principais na nutrição) permanecem na camada superficial. E eles podem privar uma planta menor e / ou vulnerável que está próxima da nutrição.
Residentes de verão experientes sabem que o jardim começa na cabeça. Este é o layout do site e a marcação (que a princípio pode estar no papel). Jardineiros experientes sabem o que é plantio conjunto, o que é compatibilidade de cultivo.
Este método de pouso é denominado combinado ou combinado. E ele persegue o objetivo, que é criar um ecossistema unificado de jardim e horta.
Por que os plantios conjuntos são eficazes:
- a propagação e o desenvolvimento de insetos nocivos são inibidos (algumas plantas podem agir como repelentes naturais);
- o solo não está em um estado de esgotamento, porque as safras combinadas tirarão dele nutrientes diferentes;
- o sabor da fruta também se torna mais expressivo;
- o território do sítio é utilizado com a máxima racionalidade.
As framboesas também têm vizinhos: algumas são avaliadas como desejáveis, outras como indesejáveis e ainda outras como neutras.... A framboesa em si é considerada uma cultura com raízes poderosas e bastante desenvolvidas, e é problemático removê-las. Se você não controla o crescimento da cultura, as conseqüências muito rapidamente "ocupam" o local. E se o solo não for fertilizado o suficiente, essa velocidade só aumenta: o mato vai buscar alimento intensamente. Portanto, as framboesas são capazes de destruir culturas com rizomas fracos e não demorará muito para isso.
Idealmente, as framboesas devem ser cultivadas sozinhas ou nas proximidades de culturas relacionadas. Obviamente, isso é pouco possível se a área do local for pequena, mas algumas providências podem ser tomadas. Por exemplo, organize o acesso livre aos ramos para que sejam fáceis de cortar, para que seja conveniente colher os frutos. O solo sob o arbusto não deve ser plantado com nada.E também as framboesas precisam de uma vizinhança com plantações extremamente compatíveis com ela.
Plantas adequadas
Existem culturas neutras: elas não ajudarão as framboesas, mas também não farão mal. E quando a escolha é baseada no princípio dos “dois males”, é melhor focar em culturas neutras do que concordar com uma vizinhança de risco. Culturas neutras:
- árvores frutíferas - pereira, ameixa e maçã;
- flores - calêndula, bérberis, e também cravo, rosa;
- vegetais - feijão, abóbora, repolho;
- ervas condimentadas - sálvia e hortelã;
- outros arbustos - groselha preta, ezhemalina, groselhas, lilases, amoras.
Mas algumas vizinhanças podem ser chamadas de condicionais. Por exemplo, a compatibilidade das framboesas com as amoras depende de vários fatores: a dificuldade de poda e colheita. Tanto essa cultura quanto a outra têm aproximadamente os mesmos requisitos de cuidado, de composição e de condição do solo. Ambos podem crescer muito, eles têm espinhos. A pessoa que servirá a esses arbustos achará difícil se eles se aproximarem. Portanto, a largura, suficiente para passagem, coleta, é levada em consideração em primeiro lugar. Se for possível preservá-lo, o bairro será totalmente neutro.
O que vem depois a plantar framboesas para um desenvolvimento bem-sucedido:
- zimbro;
- madressilva;
- tomates;
- Aneto;
- cereais;
- leguminosas;
- certos tipos de rosas e bérberis.
Feijão e Cereais - excelentes fontes naturais de compostos nitrogenados, eles terão um efeito benéfico no crescimento da baga e no seu rendimento, sabor. O solo sob essas plantações será mais nutritivo, friável e absorverá melhor a umidade. Para arbustos de bagas, a umidade é especialmente importante. Se plantar feijão e grãos como suporte para as framboesas, o melhor é fazê-lo nos corredores dos arbustos. A propósito, você também pode combater as ervas daninhas.
Plantas que espantam as pragas das framboesas:
- alho e cebola;
- calêndula;
- sabugueiro vermelho (praticamente o recordista do número de fitoncidas);
- manjericão;
- urtiga;
- camomila;
- tansy;
- pion;
- Manjerona;
- Yarrow;
- salsão;
- coentro;
- samambaia;
- ásteres.
E esses vizinhos são muito importantes, porque as pragas são cruéis com as framboesas. Eles são capazes de anular todos os esforços do jardineiro. Claro, você pode usar produtos químicos e outras preparações especiais, mas mesmo assim eles não podem deixar de afetar a qualidade dos frutos. E para pulverizar com menos frequência (ou não pulverizar), você pode pegar plantas com um cheiro desagradável para insetos - todas estão na lista acima.
Mas o cuidado também não faz mal aqui: por exemplo, malmequeres são os melhores guardiões de pragas, mas podem impedir o crescimento de framboesas. Nem sempre esse efeito colateral é perceptível, as plantas costumam ser “amigáveis”, mas é preciso controlá-lo. Com sabugueiro e alho - os mesmos cuidados, você só precisa ter cuidado.
Muitas vezes você pode ver framboesas crescendo ao lado de uma macieira.... Este bairro, embora considerado neutro, ainda tende a uma união bem-sucedida.
A árvore frutífera protege os arbustos de um fungo tão perigoso como a podridão cinzenta. Mas a framboesa também não fica em dívida: ela, por sua vez, protege a árvore da sarna.
O que não pode ser plantado ao lado de framboesas?
Não sem as plantas "más", o grau de sua agressão contra as framboesas pode ser diferente. Alguns simplesmente inibem o crescimento e isso se torna rapidamente perceptível, alguns afetam seriamente a fertilidade e a taxa de desenvolvimento da framboesa. Existem aqueles que simplesmente atraem insetos nocivos para o mato.
Esses vizinhos indesejados incluem: capuchinha, espinheiro-mar, azedinha, rabanete, salsa, jasmim, morangos, morangos, mirtilos, cerejas, uvas, íris. Em princípio, as framboesas não toleram a proximidade com elas ou com outras culturas. Portanto, é recomendável manter a zona da raiz da framboesa pelo menos um metro (ou melhor, por dois) aberta a partir do meio.
A framboesa precisa de muita luz e muito ar, ela não gosta de crescer no gramado. Portanto, engana-se muito quem planta framboesas perto de uma cerca alta: o arbusto se sentirá oprimido.Se você realmente crescer perto da cerca, então, pelo menos, 3 m dela.
Outras dicas úteis:
- as framboesas crescem bem com quase todas as árvores frutíferas, mas simplesmente não se dão bem com as cerejas - o fato é que as raízes das duas culturas crescem no mesmo nível, como se fossem interferir;
- se as framboesas foram plantadas ao lado de arbustos relacionados (o que é correto), você precisa separar as espécies com diferentes períodos de maturação - tudo é simples aqui, enquanto uma pessoa coleta frutos de um arbusto, ela prejudica a própria frequência de ficar ao lado de um arbusto vizinho;
- vale lembrar que a própria framboesa é um nobre agressor, e para que não prejudique outras culturas, pode-se plantar azedas em todo o perímetro do local;
- se alguém, no entanto, decidiu plantar framboesas e uvas lado a lado, é muito provável que apenas a segunda safra terá uma boa colheita - ela vai "roubar" framboesas, tirar todos os nutrientes;
- endro faz um excelente trabalho de "animador" que atrai insetos para framboesas - este é um ponto importante para a polinização;
- se você quiser combinar framboesas com groselhas, que seja pelo menos um tipo de groselha - vermelha e preta não coexistem bem entre si;
- batatas, pepinos e tomates podem crescer ao lado de framboesas, em alguns casos eles ajudam a melhorar o sabor da baga.
Parece que as framboesas são uma planta bastante caprichosa, e elas próprias são capazes de se tornar um agressor e são exigentes com os vizinhos. Mas ainda assim é o caso quando mexer definitivamente faz sentido.
Por exemplo, as framboesas contêm mais vitamina C do que as laranjas e também contém uma grande quantidade de ácido fólico valioso. Um jardim florido e uma colheita digna de elogios!
O comentário foi enviado com sucesso.