Tudo sobre regar framboesas
As framboesas são uma cultura muito caprichosa, por isso os jardineiros precisam de muito esforço e tempo para obter uma rica colheita desta deliciosa baga. Uma das condições para o cuidado adequado das plantas é a rega adequada; a simples irrigação não é suficiente para as framboesas. Vamos falar sobre todos os recursos de irrigação nesta análise.
Com que freqüência você deve regar?
As regras para regar as framboesas são as mesmas para todas as variedades e variedades desta planta de jardim. Umedecimento deve ser realizado se o solo secou por 5 cm ou mais. O fato é que as raízes dessa cultura estão praticamente sob a superfície do solo, à medida que o mato cresce, elas vão se aprofundando no solo. Nesse caso, a taxa de crescimento depende diretamente do teor de umidade do substrato. É por isso que uma irrigação rara, mas abundante, é preferível para esta cultura.
Ao determinar a frequência de rega, os seguintes fatores são levados em consideração:
- grau - amadurecimento precoce ou tardio, remanescente ou comum, parâmetros de resistência à seca;
- fatores naturais e climáticos - a espessura da cobertura de neve no inverno, a frequência das chuvas, a temperatura média diária, a intensidade e força do vento, a duração do verão;
- a idade do arbusto - as mudas precisam de muito mais umidade para se adaptar, ganhar energia e crescer ativamente;
- condições meteorológicas atuais.
Importante: é melhor processar em dias nublados ou à noite. Regar no calor causa queimaduras nos brotos e nas folhas da planta. O jato de água deve ser direcionado à raiz para evitar molhar as folhas e caules - isso evita o desenvolvimento de infecções fúngicas.
Para um arbusto de framboesa adulto, você precisa despejar 10-15 litros de água. Para cada metro quadrado de plantio, devem ir cerca de 40 litros. Se for impossível visitar regularmente o local, a dose de umidade é aumentada em 20% - isso é especialmente verdadeiro para os residentes de verão que vêm aos seus locais apenas nos finais de semana. Se você seguir essas recomendações, poderá contar com uma rica colheita de frutas silvestres.
Volume de água e temperatura
As framboesas são sensíveis à umidade. No entanto, ela não gosta de toda água. A agressividade atua especialmente negativamente sobre ela. Leva ao aparecimento de sais duros no solo, os quais têm o efeito mais desfavorável no crescimento e desenvolvimento das culturas. Se houver abastecimento de água no local, primeiro deve-se defender a água para que fique mais macia ou adicionar amaciantes especiais.
Muitas vezes, os residentes de verão usam água de um chuveiro de verão - tem um grau ideal de suavidade e uma temperatura adequada. O arbusto responde muito bem à chuva e à água do degelo.
A temperatura da umidade para irrigar framboesas não deve diferir muito do nível de aquecimento do ar, uma vez que os rizomas das framboesas reagem de forma bastante acentuada a quaisquer flutuações de temperatura. Na primavera, a água fria é adequada para a cultura - é assim que a planta endurece. Ao mesmo tempo, o uso de líquido gelado não é recomendado. No verão, é melhor regar as framboesas bem quentes, geralmente os moradores de verão pegam água do tanque - o sol aquece em um dia, mas ao passar pela mangueira ela esfria um pouco.
Os caminhos
As plantações de framboesa hidratante podem ser feitas de diferentes maneiras. Na maioria dos casos, os jardineiros regam com uma mangueira, regador ou baldes diretamente na raiz. É mais racional regar grandes plantações usando instalações automatizadas - gotejamento e chuva. Nesse caso, deve-se ter o cuidado de garantir que o manancial esteja localizado próximo às áreas irrigadas.
Na maioria das vezes, os residentes de verão usam um lago ou lagoa próximo, um poço ou um poço próximo ao local.
Diversas técnicas são utilizadas para regar as plantas, todas elas, com o enfoque correto, dão um bom resultado.
Basal
O método mais comum. Ideal para pequenas áreas. Nesse caso, a rega é feita aplicando-se água diretamente na base do caule da planta. Para isso, os jardineiros usam baldes, regadores ou mangueiras sem bico. A taxa de irrigação é de 10-15 litros para uma planta adulta.
Este método permite controlar a quantidade de irrigação, mas é trabalhoso.
Ao longo de sulcos
Na irrigação de grandes áreas cultivadas em ambos os lados dos canteiros a uma distância de 40-60 cm, formam-se valas com profundidade de 10-20 cm, onde se inicia a irrigação até que todo o volume necessário seja selecionado. A força de pressão deve ser fraca, caso contrário, o líquido começará a vazar pelas bordas dos recessos, o que pode causar o encharcamento do solo. Após o término da irrigação, os sulcos são borrifados com terra e o substrato próximo aos arbustos é afrouxado.
A principal vantagem do método é que a umidade não atinge as partes verdes da planta. A desvantagem está associada à impossibilidade de controlar a quantidade de água que entra, pois há sempre o risco de sub ou superumedecimento.
Aspersão
Neste caso, a água da irrigação é pulverizada em forma de gotas de chuva sobre os arbustos de framboesa, bem como na superfície do solo. Para fazer isso, use uma mangueira com bicos de pulverização ou sistemas de sprinklers especializados. Tais instalações atraem com sua mobilidade, podem ser movidas livremente para qualquer lugar na área do jardim. As estruturas consistem em vários módulos dobráveis, seus bicos borrifam água a 6-8 m. Alternativamente, você pode usar bicos centrífugos, eles borrifam umidade ao longo do diâmetro.
O uso de aspersão contribui para o consumo econômico de água, mas ao mesmo tempo pode levar ao alagamento das plantas.
Pingar
Umedecimento por gotejamento envolve o fornecimento de líquido diretamente para as raízes da framboesa. Este método é considerado o mais preciso e fácil de usar possível. Com o auxílio de uma bomba, a umidade da fonte entra no sistema e já é fornecida às buchas por meio de mangueiras.
As vantagens de tal sistema são a capacidade de regular o volume e a pressão do abastecimento de água. A umidade é fornecida em dose medida nos pontos necessários diretamente nas raízes da planta. Ao mesmo tempo, os espaçamentos das linhas permanecem completamente secos. Isso reduz significativamente o risco de alagamento do solo e torna o consumo de água o mais econômico possível.
A única desvantagem desse método é sua dependência de energia elétrica.
Regras básicas para regar
Existem várias regras básicas para irrigar arbustos de framboesa, que são as mesmas, independentemente da variedade e do estágio de desenvolvimento da planta. Ao cuidar dessa cultura, é muito importante mantê-los. Somente neste caso os brotos serão saudáveis e os frutos grandes, doces e suculentos.
Detenhamo-nos um pouco mais nas características da hidratação da framboesa, dependendo da estação.
Verão
No verão, a irrigação das framboesas deve ser feita com o máximo cuidado, pois é neste período que ocorre a floração, o amadurecimento e a frutificação. Os jardineiros devem seguir as recomendações dos especialistas.
A rega dos arbustos deve ser feita na base do caule, na raiz. Caso contrário, o jato de água pode danificar as flores. É necessário irrigar apenas quando a terra seca por 4-5 cm.
Na fase de floração e aparecimento dos ovários, é aconselhável introduzir fertilizantes minerais na água, podendo comprar fertilizantes adequados em qualquer loja especializada. O ideal é usar formulações com magnésio, fósforo e potássio - essas substâncias são necessárias em grandes quantidades de framboesas, estimulam o crescimento acelerado dos frutos, aumentam a qualidade e a quantidade da colheita.
As framboesas não gostam de alagamento, mas o solo também não deve secar. Em condições de escassez de água, os frutos tornam-se ácidos e pequenos. É por isso que é muito importante manter o estado do solo sob controle durante a estação quente.
Dica: para cumprir as práticas agrícolas, é necessário coletar informações sobre as características varietais da framboesa. Algumas variedades nem mesmo toleram secas moderadas. Outros - suportam sem dor a seca de curta duração e irrigação uma vez por semana.
Na primavera
Na primavera, as framboesas acordam. Nesse estágio, ela precisa de tanta umidade quanto possível para que a planta possa passar para o estágio de crescimento ativo. Após o derretimento da neve, o solo deve ser desinfetado com um líquido Bordeaux ou solução de sulfato de cobre - esse tratamento destruirá as pragas de insetos e esporos de fungos que hibernam no substrato. Depois disso, a rega é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- a primeira umedecimento deve ser feita imediatamente após a desinfecção da terra com fertilizante orgânico;
- o segundo tratamento e os subsequentes são realizados à medida que o substrato seca.
Se o solo permanecer úmido por muito tempo após o derretimento da cobertura de neve, não deve ser regado até que comece a secar. No entanto, neste momento, você precisa se alimentar com fertilizantes líquidos. Isso permitirá que a framboesa receba a quantidade necessária de nutrientes minerais e orgânicos imediatamente ao acordar.
No outono
Com o início do outono, as plantas estão se preparando para o sono de inverno, então a última rega deve ser feita o mais tardar 2 a 3 semanas antes da geada. Isso deve ser feito apenas se o solo estiver seco. O arbusto é regado com uma pequena quantidade de água, a taxa padrão é reduzida em 3-5 litros. Depois de aplicar os fertilizantes orgânicos necessários para a hibernação da planta no solo, a irrigação deve ser interrompida.
O sistema radicular leva tempo para se preparar para o inverno frio. Com o início das primeiras geadas, deve estar dormente, portanto, a rega no outono deve ser mínima.
Se você não reduzir a quantidade de fluido que entra, a cultura do jardim não será capaz de se preparar para uma queda brusca de temperatura. Ela continuará a dar folhas novas e brotos, e após a chegada da geada, tal planta morrerá inevitavelmente.
Existem algumas peculiaridades ao regar framboesas remanescentes. Esta planta dá frutos várias vezes por temporada e dá frutos até a primeira neve. As raízes de tal planta requerem troca de ar intensiva. No entanto, uma terra excessivamente úmida causa uma deficiência de oxigênio; para tais solos, o teor de umidade ideal é considerado 60-80% da capacidade mínima de umidade.
Essa cultura experimenta a necessidade máxima de umidade antes da floração e, então, durante o período de crescimento e amadurecimento dos frutos. As plantas são irrigadas de forma que o substrato fique saturado de água até uma profundidade de 25-40 cm. Em clima quente e seco, a intensidade da irrigação e sua frequência podem ser aumentadas: é importante que o solo fique sempre ligeiramente umedecido .
Para evitar que o substrato seque, use uma técnica de gotejamento para irrigar as framboesas remanescentes.
Jardineiros novatos muitas vezes se perguntam como regar arbustos de framboesa pode afetar o rendimento da colheita, se os arbustos devem ser irrigados durante o amadurecimento dos frutos e se é possível combinar umidade com cobertura. Portanto, para concluir, apresentamos as recomendações de jardineiros experientes.
- A deficiência de umidade é muito fácil de determinar pelo estado dos brotos jovens da framboesa. Se forem finos, encurtados e dobrados facilmente, a planta precisa de água.
- A fertilização deve ser combinada com rega, pois qualquer fertilização deve ser feita exclusivamente em solo úmido. Se o fertilizante entrar em contato com raízes secas, existe um alto risco de queimaduras.
- A irrigação por aspersão pode ser feita apenas no início da manhã, à noite ou em tempo nublado, quando a planta não está exposta à luz solar direta.
- O melhor de tudo é que a água entra no sistema radicular com o método de irrigação de trincheiras ao longo das ranhuras.
- Para eliminar as larvas dos insetos-praga, os rebentos da framboesa são tratados com água a ferver, pulverizando-se a uma distância de 1 m, procedendo-se no início da primavera.
A rega é necessária para arbustos de framboesas de jardim em campo aberto durante toda a estação de cultivo. Essa planta precisa de umidade antes que os botões apareçam, na fase de floração, na fase de formação do ovário e no processo de amadurecimento dos frutos. A frequência e intensidade da irrigação, bem como o volume de água, são determinadas levando-se em consideração fatores climáticos e naturais.
A escolha correta da técnica de irrigação e a introdução oportuna de água na quantidade certa tornam-se a chave para o surgimento de uma rica colheita de frutas doces, aromáticas e suculentas.
O comentário foi enviado com sucesso.