Cobertura de framboesas na primavera para uma grande colheita
A framboesa é considerada uma safra de frutas despretensiosa. No entanto, para que cresça rapidamente na plantação e dê uma colheita rica, precisa de alimentação periódica durante a estação de crescimento. A fertilização da primavera desempenha um papel especial, pois é nesta época que o arbusto ganha força para o crescimento, a formação dos ovários e a frutificação.
A necessidade de alimentação
O cuidado da primavera desempenha um papel importante no desenvolvimento das framboesas. Com a chegada de uma época quente, o fluxo de seiva começa nos arbustos das frutas, as partes vegetativas - o sistema radicular e os brotos - crescem ativamente. Isso é importante para a cultura, pois é por meio deles que se alimenta o arbusto e se realizam os processos metabólicos.
Nesta fase, a planta necessita de nutrientes. Eles fortalecem a imunidade da planta, aumentam a resistência a infecções fúngicas e ataques de pragas de jardim. Muitas flores são formadas em brotos fortes e longos, com nutrição suficiente, frutos grandes e doces crescerão a partir deles.
As framboesas são muito exigentes na composição do solo. A planta reage mal à falta de certos nutrientes.
Este arbusto de baga requer nitrogênio, bem como fósforo e potássio para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. As framboesas têm uma grande necessidade de magnésio, cálcio, enxofre, ferro, boro e alguns outros elementos.
O tempero nos meses de verão ajuda a melhorar a qualidade das frutas - seu tamanho e sabor. A fecundação no outono prepara o arbusto para a hibernação e geadas. Ao longo da estação de crescimento, os curativos foliares são permitidos, eles criam uma proteção eficaz. Para proteger a framboesa de pulgões e voluntários, jardineiros experientes fazem tratamentos periódicos com compostos biológicos, químicos e populares.
O que você pode alimentar?
Para o pleno desenvolvimento dos arbustos de framboesa, são necessários fertilizantes minerais e orgânicos. Quando se trata de curativo mineral, o nitrogênio é considerado o elemento mais importante. Promove o crescimento ativo da massa verde, fortalece a planta e cria uma defesa eficaz contra doenças fúngicas.
Os compostos de nitrogênio são geralmente aplicados antes do início do período de frutificação. Se você adicioná-los no final do verão ou no outono, isso reduzirá significativamente a resistência à geada das plantações de framboesa.
Os medicamentos a seguir atuam como fontes de nitrogênio.
- Ureia (ureia) - é usado para preparar uma solução na proporção de 30 g de fundos por balde de água, eles derramam um site perto do mato. Em substratos soltos, você pode usar matéria seca, neste caso, 1 sq. m você precisa de 20 g de grânulos.
- Nitrato de amônio - esta ferramenta é usada apenas para tratamento de raízes. É introduzido no substrato na proporção de 10 g por metro quadrado.
- Amônia - 1 Colher de Sopa. eu. os fundos são diluídos em 1 litro de água fria e são realizados curativos de raízes e foliares.
Em terras esgotadas ou com dificuldades de cultivo e produção nas estações anteriores, no final da primavera - início do verão, um complexo de fertilizantes deve ser aplicado ao solo:
- nitrato de amônio - 25-30 g;
- sulfato de potássio - 50 g;
- superfosfato - 50 g.
A proporção é indicada por 1 sq. m.
Importante: os fertilizantes devem ser aplicados em solo umedecido. Se o substrato estiver seco, deve-se regar bem antes e depois da fertilização.
Os complexos de vitaminas e minerais são muito populares entre os jardineiros. Eles contêm toda a gama de micro e macroelementos importantes para manter a saúde dos arbustos de framboesa. A composição mais eficaz é o "Zdraven Turbo", que pode ser usado tanto para tratamentos radiculares quanto foliares. O produto está disponível na forma líquida.
A composição inclui fósforo, nitrogênio, potássio, bem como cobalto, manganês e zinco. A principal vantagem da droga é a ausência de cloro, o que prejudica a imunidade da cultura da framboesa. A solução nutritiva é composta na proporção de 20 g da substância por balde de água. Para um metro quadrado de plantio, são aplicados 8 a 10 litros. Para pulverização, 10 g do medicamento são dissolvidos em um balde de água.
A composição mineral pronta "Gumi-Omi" dá um bom efeito. Ele contém cobre, boro, fósforo, nitrogênio, alguns componentes orgânicos, bem como humatos de sódio. Os grânulos são diluídos em água fria de acordo com as instruções e as framboesas são derramadas com a solução pronta duas vezes na primavera.
As preparações "Gumat + 7 Iodine", "Krepysh" tornaram-se comuns entre os jardineiros domésticos. a composição "arbustos de bagas" dá um bom efeito.
A safra de framboesa responde com gratidão aos fertilizantes orgânicos. Os resíduos orgânicos são entendidos como resíduos de animais e pássaros, bem como resíduos vegetais compostados. Os componentes de origem natural não se acumulam nas células vegetais e não têm um efeito negativo sobre elas. No entanto, a matéria orgânica é bastante agressiva, então você precisa usá-la na dosagem. Caso contrário, pode danificar as raízes dos arbustos.
Entre os compostos orgânicos, os mais comuns são esses.
- Infusões de ervas frescas. A parte verde das plantas do prado é bem triturada, depois despejada com água fria e colocada em local ensolarado por 5-7 dias para fermentação. Esta composição é diluída com água morna na concentração de 1 a 6 e usada para derramar framboesas. O beneficiamento é feito na fase de floração, pois as ervas são uma fonte de potássio de que a planta necessita neste período.
- Estrume. Normalmente é usado esterco de cavalo ou de vaca, que certamente está podre, pois a substância fresca é muito agressiva. A alimentação da raiz é realizada a uma taxa de 4-5 kg / sq. m. Você pode adicioná-lo seco ou dissolvido. Neste último caso, a quantidade especificada de estrume é diluída em 10 litros de água, fermentada por uma semana, depois adiciona-se água na proporção de 1 a 5 e o solo é cultivado no círculo próximo ao caule.
- Excremento de frango. É um fertilizante muito eficaz. Mas está saturado de minerais, por isso é bastante agressivo para os arbustos. Insiste-se de acordo com o mesmo esquema do estrume, mas a concentração é reduzida 5 vezes.
Os remédios populares são altamente eficazes. Aqui estão apenas alguns dos fertilizantes mais populares. A casca de 10 bananas é infundida em um balde de água, depois o solo é cultivado ao redor dos arbustos de framboesa. A infusão resultante é uma fonte inestimável de potássio.
Um pacote de fermento seco é misturado a meio copo de açúcar, diluído em 10 litros de água fria e infundido por 2 a 4 horas. Em seguida, é novamente diluído em água na proporção de 1 para 5 e utilizado para regar o terreno de uma plantação de framboesa.
Ao usar fermento comprimido, você precisará de muito mais - 500 g por balde de água.
50 g de casca de cebola são infundidos em 80 litros de água por 10-14 dias. Esta infusão nutre a cultura da framboesa e, além disso, possui características inseticidas pronunciadas. Essa composição não apenas nutre, mas também protege a cultura de organismos patogênicos.
Uma infusão de urtiga com confrei dá um bom resultado. Para o seu preparo, pegue 500 g de grama crua, despeje em um balde de água fria e deixe fermentar em local aquecido por algumas semanas, mexendo de vez em quando. Antes do processamento, a composição é filtrada e diluída com água na taxa de 1 a 5.
De vez em quando, os arbustos de framboesa precisam ser alimentados com cinzas. Sua composição contém muitas substâncias úteis para esta cultura, embora não haja nitrogênio entre elas.
Esta composição é ideal como fonte de energia no verão ou no outono. Nos meses de primavera, as cinzas só podem ser usadas como um componente adicional.
Os tratamentos com cinzas melhoram a imunidade da planta, permitindo-lhe resistir às infecções fúngicas do solo. Ash combate a grande maioria das pragas de insetos. Além disso, desacidifica o solo, o que atende plenamente as necessidades da cultura da framboesa.
Somente cinzas recém-obtidas ou armazenadas em um ambiente seco são adequadas para o processamento. Qualquer interação com a umidade provoca a remoção de nutrientes da composição. Para compor um tempero de cobertura útil, 250 g de cinza triturada são dissolvidos em 7 litros de água, bem mexidos e imediatamente regados com um arbusto de framboesa. Este volume é suficiente para processar 1 sq. m desembarques.
Importante: Não use cinzas imediatamente após a introdução de compostos contendo nitrogênio, bem como com eles. Também não é recomendável misturá-lo com matéria orgânica.
Nesse caso, são disparadas reações que tornam a alimentação ineficaz. A nutrição com cinzas só pode ser introduzida 10-15 dias após o solo ser enriquecido com nitrogênio.
Atenção especial deve ser dada à alimentação foliar. Eles penetram nos tecidos através das folhas, portanto, fornecem nutrição rápida para os arbustos frutíferos. No entanto, apenas esses tratamentos não são suficientes para a planta, por isso devem ser alternados com os tratamentos de raiz. Esta abordagem fornecerá a fertilização mais completa da cultura.
A necessidade de processamento da folhagem surge nos seguintes casos.
- Em caso de introdução prematura de alimentação de raiz, quando a planta para de se desenvolver.
- Se no momento em que as framboesas precisam de fertilizantes de raízes, o substrato sob os arbustos está excessivamente úmido, então vale a pena alimentar as folhas.
- Em casos de lesão radicular - dano mecânico ou atividade de insetos.
- Com um substrato problemático. Por exemplo, em solos acidificados, alguns elementos de composições de nutrientes são transformados em compostos que são mal absorvidos pela cultura de baga. E em solos argilosos e argilosos, o líquido não consegue chegar às raízes.
- Para o tratamento da plantação, é ideal uma infusão de erva fresca, diluída com água na proporção de 1 a 5. Insiste-se cerca de uma semana em local ensolarado, filtrada e pulverizada. Como alternativa, você pode tomar uréia - neste caso, 1 colher de sopa. eu. os fundos são diluídos em 8-10 litros de água.
Etapas principais
Qualquer processamento de safras de frutas e bagas deve ser realizado no tempo previsto para isso. A eficácia das manipulações depende muito disso. Existem vários estágios principais de alimentação dos arbustos de framboesa, eles dependem da fase de desenvolvimento da cultura da framboesa.
Quando a neve derrete
A primeira alimentação é realizada no início da primavera imediatamente após o inverno, assim que a temperatura é estabelecida em 4-5 graus.
Você também pode fertilizar framboesas em abril - no estágio inicial da estação de crescimento, quando o movimento dos sucos é ativado e os botões começam a inchar.
Nesse período, é importante que a cultura aumente a massa foliar, por isso deve ser alimentada com compostos contendo nitrogênio (nitrato de amônio e uréia ou matéria orgânica). O maior efeito é dado por compostos complexos que incluem nitrogênio junto com fósforo e potássio - por exemplo, nitroammofosk.
Antes da floração
A próxima cobertura é feita na fase de brotamento, antes da floração. As formulações introduzidas neste ponto produzem frutos grandes, doces e suculentos. Nesta fase, a planta necessita de potássio e fósforo, a solução ideal será a composição complexa de "Diammofosk".
Durante a floração
A terceira alimentação é realizada na época da floração ou no início da formação do fruto. Nesta fase, as framboesas devem ser fertilizadas com fósforo e potássio.Com a aplicação oportuna de cobertura, os jardineiros podem contar com uma rica colheita de frutas grandes e doces.
As soluções orgânicas são ótimas hoje em dia.
- Estrume - a solução é preparada a partir de uma proporção de 1 a 50.
- Excrementos de pássaros - primeiro prepare um concentrado na proporção de 1 a 10. Em seguida, 1 litro da composição resultante é diluído em um balde de água fria e os arbustos são completamente eliminados.
- Levedura - 10 g de preparação seca são diluídos em 10 litros de água.
Depois da colheita
Após o término do período de frutificação, é realizada a última alimentação.
São necessários componentes úteis neste momento para que os arbustos possam formar botões para a formação dos frutos na próxima safra e fortalecer sua imunidade diante das geadas prolongadas do inverno.
Um bom efeito neste momento é dado por uma composição de fósforo com uma ligeira adição de potássio. É melhor usar superfosfato ou sulfato de potássio.
Erros comuns
Os erros mais comuns incluem o seguinte.
- Fertilização prematura. Qualquer tipo de curativo corresponde a um determinado estágio de desenvolvimento da planta. Se você alimentá-lo antes ou depois do horário recomendado, as framboesas não serão capazes de usar adequadamente os componentes nutricionais recebidos.
- Overdose ou falta de fertilizante. Um excesso de fertilização é tão perigoso quanto uma deficiência. Por exemplo, uma quantidade excessiva de nitrogênio causa um aumento ativo da massa foliar. Isso afeta negativamente a formação e o crescimento das bagas.
- Violação de tecnologia. As misturas de nutrientes sob a framboesa devem ser aplicadas uniformemente para que todos os arbustos recebam a proporção necessária de nutrientes.
- Uso de curativos de baixa qualidade. Os fertilizantes vencidos não podem ser usados para tratar plantas. Na tentativa de economizar dinheiro, você causará sérios danos aos arbustos, até sua morte.
- Aplicação de fertilizantes com maior concentração de cloro. O cloro se refere a oligoelementos que a cultura da framboesa não percebe. Com sua concentração excessiva, o arbusto adoece com clorose, o primeiro sintoma é o amarelecimento das folhas.
Dicas úteis
Em conclusão, daremos algumas recomendações úteis que lhe permitirão obter uma rica colheita de deliciosos frutos silvestres maduros.
Se, ao plantar um arbusto de framboesa, fertilizantes forem introduzidos na cova de plantio, então, nos próximos dois anos, ele não precisará de alimentação adicional.
Antes de adicionar qualquer mistura de nutrientes, o solo ao redor das plantas deve ser eliminado no mínimo duas horas antes do tratamento. Só então a fertilização pode ser administrada. Se você negligenciar esta regra, as raízes sofrerão uma queimadura severa e o arbusto murchará.
Ao fazer o curativo radicular, deve-se ter cuidado para que soluções líquidas não caiam sobre o caule e as folhas. Se isso acontecer, enxágue a área danificada com água limpa o mais rápido possível.
A alimentação é melhor feita à noite ou de manhã, antes do nascer do sol. Não é recomendado realizar este procedimento ao meio-dia.
O comentário foi enviado com sucesso.