O que e como alimentar framboesas no outono?

Contente
  1. Para que serve?
  2. Cronometragem
  3. Quais fertilizantes são adequados?
  4. Como fertilizar corretamente?

Uma das regras agrotécnicas para o cultivo de framboesas é a alimentação oportuna. A fertilização do outono é de grande importância para a planta.

Para que serve?

A framboesa é uma daquelas plantas cujo sistema radicular está localizado próximo à superfície da terra e, portanto, não tolera bem as geadas.

O molho de outono não só fortalecerá o arbusto enfraquecido após a frutificação e ajudará a sobreviver ao frio do inverno, mas também se tornará a chave para a colheita futura.

Para uma boa colheita, é necessário formar rebentos novos e um grande número de novos rebentos frutíferos. A fertilização do outono permitirá que o solo acumule os componentes minerais e orgânicos necessários para a próxima estação de cultivo. As framboesas têm uma dieta nutritiva que garantirá um bom crescimento e frutificação.

Cronometragem

O momento da alimentação no outono em diferentes regiões da Rússia será ligeiramente diferente devido às condições climáticas. Normalmente, no inverno, as framboesas são alimentadas um mês após o final da frutificação, mas um mês antes da chegada da estação das chuvas e cerca de 2 a 2,5 meses antes do início do frio. Além disso, como as condições climáticas podem variar em anos diferentes, o horário da alimentação também mudará.

Se a frutificação das variedades precoces terminasse em meados de julho, o arbusto deveria ser alimentado em agosto. As variedades tardias terminam a frutificação em agosto, o que significa que a alimentação é realizada em setembro.

Momento aproximado de fertilização no outono em diferentes regiões do país:

  • na Rússia central - na segunda quinzena de setembro;
  • no Extremo Oriente - de 20 de agosto aos dez primeiros dias de setembro;
  • na Sibéria Oriental - na 1ª quinzena de setembro;
  • na Sibéria Ocidental - de 7 a 20 de setembro;
  • nos Urais - de 10 a 25 de setembro.

Framboesas reparadas dão frutos duas vezes: os ramos do ano passado dão a primeira colheita e os frutos amadurecem em julho. Na segunda vez, as bagas amadurecem nos brotos de um determinado ano, em setembro.

O longo período de frutificação também se reflete no tempo de cobertura: eles são deslocados em cerca de 2 ou 3 semanas. Portanto, na faixa do meio, o período de alimentação das framboesas remanescentes é aproximadamente entre o final de setembro e início de outubro.

No outono, até meados de outubro, são plantadas framboesas. Ao plantar arbustos, a fertilização também é necessária.

Quais fertilizantes são adequados?

As framboesas, incluindo as remanescentes, precisam de nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. O nitrogênio é aplicado apenas na primavera. E no outono, as framboesas precisam de fósforo e potássio.

O fósforo é necessário para que a planta cresça e desenvolva um sistema radicular forte e poderoso. Em tal planta, a parte do solo também será forte e saudável. O fósforo é necessário porque todos os nutrientes são absorvidos do solo pelas framboesas com a participação de compostos de fósforo.

Nas plantas, a maior parte do potássio (até 80%) está na seiva celular. O potássio é altamente móvel e pode até ser removido da massa verde pela chuva. Após a entrada do potássio no sistema radicular, o excesso da substância passa para o solo, sendo então reabsorvido pelas framboesas.

O potássio é necessário para a planta para a biossíntese de açúcares e outros carbonos nas folhas, que são então transferidos para outras partes da planta, e também contribui para os processos metabólicos. Com o uso combinado de fósforo e potássio, aumenta a resistência ao gelo e a imunidade das framboesas às doenças. Essas substâncias contribuem para a formação mais rápida de botões de frutas e cascas maduras e, portanto, para um inverno bem-sucedido.

Os fertilizantes potássio-fósforo acumulados no solo são absorvidos pelas framboesas de forma gradativa, conforme a necessidade, ou seja, possuem um período de ação prolongado. Portanto, os fertilizantes aplicados no outono serão consumidos pela lavoura durante toda a próxima safra.

Para alimentar as framboesas no outono, certos tipos de fertilizantes são usados.

Orgânico

A matéria orgânica não só reabastece o solo com nutrientes, mas também o enriquece com húmus, solta o solo. É um excelente habitat para vermes e vários microrganismos do solo que melhoram a estrutura do solo. As framboesas são fertilizadas com alguns tipos de matéria orgânica.

  • Cama de frango. Contém todos os componentes necessários para as framboesas: potássio e fósforo, magnésio e nitrogênio, cálcio, que contribuem para o crescimento pleno e ativo do arbusto.
  • Esterco de vaca. O estrume não é apenas fertilizado com framboesas, mas também usado como cobertura morta para proteger as raízes das plantas no inverno. Além do fósforo e do potássio, o estrume sobreamadurecido contém uma grande quantidade de outros oligoelementos que são necessários para a imunidade das plantas, para a absorção de nutrientes e também afetam o processo de formação dos frutos.
  • Composto. É um produto da decomposição de resíduos de várias origens - vegetais e animais (esterco de galinha, vaca, esterco de cavalo). Para a formação do composto vegetal, utilizam-se ervas daninhas, folhas caídas, cascas de vegetais, espigas de milho e tocos de repolho. Estrume ou estrume são frequentemente adicionados aos componentes das plantas. Após o superaquecimento, um fertilizante nutritivo muito valioso é formado.
  • Farinha de osso. Este tipo de alimentação contém muito fósforo e cálcio e pode muito bem substituir fertilizantes complexos já prontos. Como o teor de nitrogênio na farinha é mínimo, ela é ideal para alimentação no outono. O processo de decomposição da farinha no solo é demorado, e há nutrientes suficientes para a planta por muito tempo.
  • Cinza de madeira. Ele também contém fósforo, potássio e outros oligoelementos benéficos.
  • Siderata. São plantas cultivadas para posterior escavação no solo durante o inverno, a fim de melhorar a estrutura do solo e enriquecê-lo com nutrientes, vitaminas e oligoelementos. As seguintes plantas são usadas como siderados: aveia, mostarda, absinto, trevo, tremoço, ervilhaca.
  • Mineral. Esses fertilizantes têm uma vantagem inegável como leveza e facilidade de uso. Eles estão disponíveis em grânulos e pó. As formulações minerais complexas são convenientes porque contêm todos os nutrientes necessários para a planta de forma equilibrada. Para cada estado da planta, você pode selecionar uma composição específica e controlar a dosagem. Os grânulos são mais convenientes de usar porque são aplicados secos e simplesmente espalhados sob os arbustos ou levemente polvilhados entre as fileiras. Em solo úmido, após regar, eles se dissolvem e saturam o solo com nutrientes. Eles também têm uma longa vida útil, alimentando o solo por cerca de 6-7 meses.

Para alimentar framboesas no outono, os seguintes fertilizantes minerais são usados:

  • superfosfatos (simples e duplos);
  • sulfatos: potássio e zinco, ferro e magnésio;
  • potássio, magnésio e karbofos, oxicloreto de cobre.

Existem também novos tipos de fertilizantes complexos para framboesas: kalimag, monofosfato de potássio, fertilizantes com os nomes "Outono", "fertilizante de outono".

Como fertilizar corretamente?

Ao realizar a alimentação de outono, você deve seguir algumas regras. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o uso simultâneo de fertilizantes minerais e orgânicos em um ano não é recomendado. No entanto, se ainda assim forem usados ​​em combinação, a dosagem de ambos deve ser reduzida à metade.

Além do mais, você não pode alimentar as framboesas com fertilizantes de cloreto de potássio, como cloreto de potássio e sal de potássio, pois eles causam clorose na planta.

Antes de alimentar as framboesas, primeiro você precisa remover todas as ervas daninhas e soltar o solo. Os fertilizantes só podem ser aplicados em solo úmido, portanto, o solo seco é pré-regado.

É importante saber quais nutrientes estão faltando nas framboesas. A falta deles se reflete em sua aparência:

  • com deficiência de nitrogênio nas framboesas, as folhas inferiores ficam amarelas;
  • se não houver fósforo suficiente e seus compostos, os brotos jovens enfraquecem e tornam-se finos, e a folhagem fica com um tom púrpura;
  • uma quantidade insuficiente de potássio leva ao ressecamento das bordas das folhas;
  • a falta de magnésio se manifesta no fato de que o amarelo se espalha do meio da folha para a borda;
  • na falta de ferro, as folhas ficam amarelas, embora as nervuras não mudem de verde.

Um fertilizante complexo é selecionado com uma composição específica de acordo com as substâncias que faltam à planta.

Uma condição importante na realização dos curativos é o cumprimento da sua dosagem. Na embalagem de fertilizantes minerais complexos prontos para uso, é indicada a taxa de consumo.

Os orgânicos são usados ​​dessa forma.

O estrume de galinha pode ser usado seco ou em solução aquosa. É preparado com 1 parte de excrementos e 20 ou 30 partes de água e é aplicado depois de ter fermentado bem. A solução finalizada é filtrada e fertilizada a meio litro por arbusto.

O esterco de galinha tem uma alta concentração, por isso é colocado sob as plantas em uma camada fina (não mais de 1 cm) e depois coberto com terra. Para um arbusto adulto, 5 ou 6 punhados de fezes secas serão suficientes, mas não mais do que 1 kg / 1 sq. m. A norma para excrementos de armazém granulados acabados é 50g / 1kv. m.

É possível introduzir a solução e as fezes secas em ranhuras rasas perto do arbusto, que são então cobertas com terra.

O estrume é colocado sob as framboesas em 2-3 anos, 3 baldes por 1 quadrado. m) Não é recomendado trazer verbasco fresco não decomposto, uma vez que pode conter parasitas (helmintíases) e é um local de assentamento de ursos, besouros e outros insetos nocivos.

Coloque o húmus e o composto sob as framboesas em camadas de 3 a 5 cm de espessura. A taxa de alimentação de estrume é de 0,5-1 balde por 1 sq. m.

A adição de cinzas (vários punhados) ao esterco promove a rápida restauração de solos com alta acidez.

As cinzas podem ser usadas como uma mistura aquosa ou seca. O método mais simples de aplicar as cinzas é simplesmente borrifar as cinzas entre as fileiras de framboesas no solo e, em seguida, soltar levemente o solo e borrifar com água. Por 1 sq. m requer cerca de 300 G. A mistura de água é preparada a partir de 2 copos de cinzas e 10 litros de água. A solução final é aplicada da seguinte forma: próximo a cada arbusto de framboesa são feitos sulcos rasos, onde é despejado o molho, depois de mexido bem, e coberto com terra.

A farinha de composto é introduzida no solo em uma quantidade de 150 a 200 g por 1 sq. m, mas mesmo com uma overdose, não prejudica a planta.

Os fertilizantes minerais são usados ​​para alimentar as framboesas de diferentes maneiras.

Na forma de soluções

A partir de compostos complexos contendo fósforo, sulfato de amônio e potássio, são feitas soluções aquosas na proporção de 250 g de fertilizante por 5 litros de água. Sulfato de zinco (30 g) e magnésio (5 g) também são dissolvidos em 5 le cinzas de madeira (50 g) e superfosfato (50 g) são dissolvidos em 1 l de água. Uma solução de sulfato ferroso é preparada na proporção de 100g / 10l de água.

Este número de soluções é calculado para 1 sq. m de arbusto.

Oxicloreto e karbofos são usados ​​para pulverizar framboesas. 30 g de oxicloreto de cobre ou 20 g de malofos são diluídos em 10 litros de água.

Dissolva os fertilizantes secos em água morna e os superfosfatos em água fervente, pois eles não se dissolvem em água fria. Primeiro, eles são dissolvidos em uma pequena quantidade de água e, em seguida, a água decantada é adicionada ao volume necessário.

O consumo de soluções aquosas de fertilizantes minerais depende do tipo de plantio de framboesas: ao pousar em uma linha - eles consomem 10l / 1sq. m, ao plantar em arbustos separados - 10 litros por arbusto.

Seco

A taxa de aplicação de superfosfato simples por 1 sq. m é cerca de 40-60 ge duplo - de 15 a 25 g. Os grânulos precisam de até 60 g por arbusto, e são polvilhados com terra por pelo menos 7 cm.

Com o uso combinado de curativos de fósforo e potássio, a quantidade de sulfato de potássio é 40 g, potássio magnésio - não mais do que 30 g por arbusto.Essa taxa corresponde a um arbusto adulto e, para framboesas jovens, essa taxa é reduzida em 2 vezes.

O método de aplicação no solo deve ser tal que a cobertura atinja as raízes. Uma vez que o sistema radicular das framboesas está localizado a não mais de 30 cm da superfície, é melhor aplicar fertilizantes desta forma:

  • primeiro você precisa cavar sulcos de 20-30 cm de profundidade ao longo de cada fileira de framboesas a uma distância de 30 a 40 cm do caule do arbusto;
  • espalhe os grânulos e preencha as ranhuras.

Depois de aplicar qualquer fertilizante, o solo deve ser regado com água decantada de um regador para que o fertilizante penetre profundamente nas raízes.

A fertilização das framboesas remanescentes também é realizada com os mesmos tipos de fertilizantes, mas com algumas peculiaridades. No final da frutificação, esta framboesa pode ser cortada pela raiz ou o arbusto pode ser deixado sem cortar para o inverno.

O curativo de outono é aplicado somente sob arbustos não cortados. Por exemplo, você pode usar 1 colher de chá de superfosfato e potássio como fertilizantes, espalhando sob cada arbusto. Em seguida, a framboesa é coberta com uma camada de cobertura morta ou cobertura de composto.

Os arbustos cortados para o inverno são cobertos com estrume ou composto. Na primavera, essa será a fonte de nutrientes para as framboesas.

Além dos métodos geralmente aceitos de alimentação com framboesas, os jardineiros experientes usam outras opções. As infusões de ervas mais comumente usadas.

Urtiga e confrei, ingeridos na mesma quantidade, são despejados em 10 litros de água e infundidos ao sol por 2 semanas. A infusão final é diluída com água em uma proporção de 1/10 antes do uso. A taxa de consumo de um arbusto é de 2 litros de infusão.

Para a preparação de infusões de ervas, você também pode usar qualquer erva, até ervas daninhas.

Estrume (3kg), cinzas (1 copo) e urtiga (1kg) são colocados em água (2 baldes) e postos ao sol durante uma semana. Antes do uso, a infusão também é diluída em água (1/10). 1 arbusto requer 1 litro de composição.

Para obter informações sobre como alimentar as framboesas no outono, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário