Como e o que alimentar com framboesas?
As framboesas são consideradas frutas e bagas bastante despretensiosas. Mas para que cresça bem em um terreno particular e dê uma boa colheita, ele precisa de fertilizantes. Em nosso artigo, entenderemos as regras para alimentar framboesas.
Por que isso é necessário?
A principal tarefa de qualquer cobertura é enriquecer o solo com micro e macroelementos úteis, graças aos quais as plantas recebem do substrato todos os nutrientes necessários. A aplicação oportuna de molhos melhora muito o estado da planta, estimula o aumento da produtividade e melhora as características gustativas dos frutos. No entanto, um aumento na frutificação está longe de ser a única razão pela qual as plantas podem precisar de alimentação. Então, fertilização adicional pode ser necessária para framboesas nos seguintes casos:
- quando o forte frio do inverno causou danos significativos aos brotos;
- se há excesso ou deficiência de microelementos individuais no solo;
- se a framboesa for gravemente danificada durante o calor e a seca.
Além disso, as framboesas são necessárias para a alimentação se crescerem em solos pobres.
Sinais de falta de nutrição
Existem vários sintomas característicos pelos quais o cultivador pode determinar que a planta precisa de uma porção adicional de micronutrientes. Os sinais podem ocorrer separadamente ou todos de uma vez:
- o arbusto cresce muito devagar, os caules enfraquecem e tornam-se mais finos;
- as folhas estão ficando menores;
- as folhas mudam total ou parcialmente de tonalidade: tornam-se amarelas, marrons ou pálidas.
É possível determinar quais minerais estão faltando nas framboesas por sua aparência. Por exemplo, se tem baixo teor de nitrogênio, então começa a crescer muito lentamente, os entrenós ficam curtos - menos de 10 cm, e as folhas adquirem uma cor verde pálida. O excesso desse mineral, ao contrário, leva ao crescimento acelerado dos brotos e da massa verde, o que da forma mais negativa afeta o tamanho do fruto.
Se as framboesas carecem de potássio, suas folhas ficam marrons, suas bordas ondulam e os frutos secam e perdem completamente o sabor. Devido à falta de fósforo, o sistema radicular sofre, em primeiro lugar, o que provoca o adelgaçamento dos caules - tornam-se secos e quebradiços, as folhas adquirem uma cor verde escura, os bagos apresentam manchas desiguais. A falta de magnésio é indicada pelo amarelecimento do centro das placas das folhas, enquanto o sabor da baga torna-se bastante medíocre.
Se as folhas ficarem amarelas, mas as veias permanecerem verdes brilhantes, isso indica uma deficiência de ferro.
Como fertilizar?
Para o pleno crescimento e desenvolvimento das framboesas, são necessários os seguintes minerais.
- Azoto - o volume de consumo deste microelemento é de 40-100 kg / m2. O nitrogênio está contido na uréia, mais conhecida como carbamida - contém mais de 45% do oligoelemento. Esse fertilizante mineral pode ser usado em todos os tipos de solo, a única desvantagem de usar a uréia é a proibição de misturá-la com quaisquer substâncias alcalinas, como calcário, giz ou cinza. O nitrato de amônio se espalhou entre os jardineiros, e o teor de nitrogênio varia de 25 a 35%. Além disso, contém cerca de 10% de enxofre, o que melhora muito a assimilação do nitrogênio pelas culturas vivas.
- Fósforo - o volume de absorção de um oligoelemento pelas framboesas é relativamente pequeno, não superior a 7 kg / m2.No entanto, sua digestibilidade é amplamente influenciada pela acidez do solo - a taxa de aplicação é considerada em torno de 10 g por 1 kg de água.
- Potássio - este oligoelemento é muito importante para a planta na fase de frutificação. Nesta fase, as framboesas requerem cerca de 5 g de potássio por metro quadrado. Mesmo uma ligeira deficiência deste microelemento reduz significativamente a taxa de crescimento dos rebentos jovens.
- Muitas vezes os jardineiros e jardineiros usam fertilizante combinado nitroammofosfato, o nitrogênio está incluído em sua composição, assim como o potássio e o fósforo em proporções iguais - essa concentração determina um efeito nutritivo e cicatrizante, melhora o estado das framboesas e o valor nutritivo do solo. Nitroammophoska pode ser usado em qualquer tipo de substrato.
- Framboesas são obrigatórias suplementos de magnésio... No solo destinado ao plantio dessa cultura, deve haver cerca de 10 g por metro quadrado.
Em vez de fertilizantes minerais, a matéria orgânica pode ser utilizada na alimentação das framboesas, pois contém todos os micro e macro elementos necessários à planta para o desenvolvimento e formação de frutos saborosos e volumosos.
O nitrogênio é especialmente abundante na matéria orgânica. Na maioria das vezes, os jardineiros usam essas opções.
- Húmus - é um estrume completamente podre sem um odor desagradável específico, este fertilizante é espalhado uniformemente sobre as framboesas ou incrustado no solo.
- Excrementos de pássaros, verbasco ou esterco de cavalo - estas formulações são utilizadas na forma líquida como infusão aquosa. É muito simples de fazer - 1/4 do balde é enchido com matéria orgânica, enchido com água e deixado por uma semana. Durante esse tempo, a infusão fermentará, portanto, é necessário mexê-la periodicamente. O líquido resultante deve ser diluído antes do uso na proporção de 1 para 10, se estamos falando de excrementos de pássaros - então 1 para 20. Regue a framboesa na proporção de 1 balde / m2.
- Infusão de ervas daninhas - especialmente útil para urtigas de framboesa e grama de trigo. As folhas e caules das ervas daninhas são picados, amassados e despejados em água fria, sendo posteriormente encaminhados para a fermentação em local aquecido. Após 7 dias, a solução resultante é diluída com água na proporção de 1 a 5, as regras de rega são as mesmas do verbasco.
Quando alimentar?
Os arbustos de framboesa são fertilizados três vezes por temporada.
Na primavera
A introdução dos curativos de primavera é feita na última década de abril, quando os botões começam a inchar, ou no início de maio - na fase de aparecimento das primeiras folhas. Nesse estágio, as framboesas requerem três tipos de curativos: superfosfato, sais de potássio e preparações de nitrogênio. Os superfosfatos dão às framboesas a força necessária para formar rebentos. O nitrogênio é necessário para que uma cultura aumente a massa foliar, por isso deve ser adicionado ao solo na primeira primavera, antes da semeadura. O potássio ajuda a aumentar a imunidade da planta, permite que os arbustos sobrevivam a geadas e secas recorrentes.
Para o inverno
No inverno realiza-se a última alimentação sazonal da framboesa, normalmente em novembro - após a colheita final. Nesse período, a fertilização permite que a planta se prepare melhor para o inverno e, além disso, a fertilização nesta fase estimula a formação de botões para a nova estação.
Chamamos a atenção para o fato de que no período de outono é proibida a introdução de compostos contendo nitrogênio, pois estimulam a vegetação ativa. Como resultado, a planta não entrará em um estado dormente e não será capaz de resistir ao início da geada.
Verão
No verão, grande atenção é dada à alimentação foliar. Tem antes um valor auxiliar e destina-se a saturar as plantas com os microelementos necessários através da parte aérea. No entanto, a alimentação foliar não deve ser negligenciada - esta é uma ótima maneira de adicionar nutrientes em situações de emergência, por exemplo, na presença de pragas, danos ao sistema radicular ou no caso de solo excessivamente úmido devido a chuvas prolongadas.No entanto, você não deve se esquecer da alimentação de raízes. Seu principal objetivo em junho-agosto é aumentar a produtividade, aumentar o número de ovários e amadurecer rapidamente os frutos, melhorar suas características gustativas.
Quadro de fertilização
Para que as framboesas sejam úteis, devem ser introduzidas exatamente de acordo com o esquema, levando em consideração as peculiaridades do desenvolvimento da cultura nos diferentes períodos da estação de crescimento. A primeira alimentação é feita na fase de plantio. Para fazer isso, adicione 100-200 g de superfosfato e 50-80 g de sulfato de potássio a cada poço e adicione um balde de húmus - todos os ingredientes são misturados com o solo e as plantas são plantadas.
No primeiro ano, não é necessária mais alimentação com framboesas até o outono.
Começando na segunda estação de crescimento, as framboesas precisam ser alimentadas a cada primavera. Neste momento, a planta precisa de nitrogênio para crescer com vegetação. Este elemento é encontrado em abundância em excrementos de galinha e esterco de animais de fazenda. As framboesas gostam especialmente de esterco de cavalo. - é considerado um dos melhores fertilizantes para esta cultura. A lama é preparada à taxa de 1 litro por balde, a solução é vertida em ranhuras formadas a uma distância de 30-50 cm dos arbustos. Se você usar minerais, precisará diluí-los exatamente de acordo com as instruções. A rega é realizada apenas em substrato pré-umedecido. Durante este período, pode-se polvilhar adicionalmente a terra com húmus a uma taxa de 10 kg de substância por metro quadrado e turfa, o que contribui para uma melhoria significativa na estrutura do solo.
Se nitrogênio suficiente for introduzido na primavera, no verão, as framboesas não sentirão a necessidade desse oligoelemento. Durante a frutificação, a planta requer potássio, cálcio, fósforo, além de boro e magnésio. A substituição dos complexos de potássio-fósforo por cinzas tem um efeito muito bom, no entanto, é necessário tomar um fresco ou armazenado em local seco. Chamamos a atenção para o fato de que não é permitida a mistura de cinzas com matéria orgânica ou preparados contendo nitrogênio, pois neste caso é liberada amônia, o que é perigoso para as plantas e para as pessoas.
Para fertilizar as framboesas, esmaga-se 1 copo de cinzas, dilui-se em um balde com água e processa-se o plantio.
Após a colheita, você pode começar a alimentar as framboesas no outono. Para fazer isso, 3-4 kg de húmus bom devem ser adicionados ao corredor, bem como 2 colheres de sopa. eu. preparações de nitrogênio e 4 colheres de sopa. eu. potassa. Além disso, durante este período, você pode adicionar 50 g de misturas complexas projetadas especificamente para framboesas. Todas as substâncias são incrustadas no solo, desenterradas e cobertas com palha. Framboesas remontantes requerem atenção especial - são alimentadas com os mesmos remédios químicos e populares que são usados para fertilizar as variedades mais comuns, mas a concentração deve ser aumentada, uma vez que framboesas remontantes requerem mais oligoelementos para dar uma colheita dupla completa.
Na primavera, a alimentação com chorume, salitre ou uréia é realizada - a carbamida contribui não só para a nutrição da planta, mas também a protege de pragas, cujas larvas podem estar no solo. O processamento de primavera das framboesas remanescentes é realizado imediatamente após o derretimento da neve, podendo alimentar-se com amônia na proporção de 2 a 3 litros por balde, enquanto o consumo de líquido deve ser de 5 litros por cada arbusto.
Na fase de floração, as framboesas remanescentes são fertilizadas com infusões de ervas ou húmus, nitrophoska ou outras misturas de fósforo e potássio devem ser adicionadas.
Conselho de profissional
Em conclusão, considere os erros mais comuns que os jardineiros cometem ao alimentar framboesas.
- O enfeite superior é introduzido fora do tempo. Cada tipo de fertilizante tem seu próprio período, se você alimentar as plantas antes do vencimento ou mais tarde, as framboesas simplesmente não conseguirão utilizar corretamente os nutrientes recebidos.
- Excesso ou falta de fertilizantes. Parece a alguns jardineiros que quanto mais nutrientes a planta recebe, melhor. É um equívoco comum, pois o excesso de micronutrientes, mesmo os mais úteis, é perigoso para a cultura, assim como sua deficiência. Por exemplo, um teor excessivo de nitrogênio estimula o crescimento ativo da massa verde - com isso, a planta não tem força para formar ovários, o que piora significativamente a quantidade de safra obtida.
- Incumprimento de técnicas agrícolas. Os fertilizantes sob a framboesa devem ser aplicados uniformemente, para que cada planta receba sua porção de elementos úteis.
- O uso de formulações inadequadas ou de baixa qualidade. Todos os medicamentos vencidos devem ser jogados fora - eles são inúteis, na tentativa de economizar fertilizantes, você corre o risco de causar danos irreparáveis aos arbustos de framboesa.
- Introdução de preparações contendo nitrogênio com cloro. O fato é que o cloro é um elemento que as framboesas categoricamente não percebem. A partir da sua concentração excessiva, os arbustos começam a sofrer de clorose, o primeiro sinal desta doença é o amarelecimento das folhas. Evite formulações complexas contendo este oligoelemento.
O comentário foi enviado com sucesso.