Tudo sobre poda de framboesas na primavera

Contente
  1. Por que o procedimento é necessário?
  2. Cronometragem
  3. Ferramentas necessárias e regras de poda
  4. Esquemas de poda
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Dicas úteis

As framboesas são classificadas como plantas bienais. No primeiro ano de vida, os brotos são ativamente formados nos arbustos, que darão frutos no próximo ano. Depois disso, eles devem ser removidos. É importante notar que a poda de galhos velhos de framboesa pode ser realizada no outono e na primavera. Dada a importância do desbaste de arbustos, muitos jardineiros novatos estão ansiosos para aprender tudo sobre esse procedimento. Atenção especial é dada à poda sanitária, bem como beliscar as pontas das framboesas comuns e pretas após o inverno. O principal é saber exatamente quando e como fazê-lo corretamente.

Por que o procedimento é necessário?

Não é segredo que a integridade e a qualidade do conjunto de obras da mola irão determinar diretamente o rendimento dos arbustos cultivados. É por isso que é importante estudar todas as características de um componente do cuidado das framboesas como a poda na primavera. A qualidade e o volume da colheita futura dependem de quão oportuna e corretamente é possível desbastar as plantas.

Por outro lado, muitos iniciantes se enganam ao acreditar que quanto mais brotos, maior será o rendimento.

Na prática, as coisas são diferentes, já que muitas vezes é possível coletar um número recorde de frutos grandes, mesmo do arbusto mais compacto, mas com processamento competente. Ao mesmo tempo, simplesmente aparar as framboesas não será suficiente. A propósito, tal abordagem irresponsável pode ter consequências extremamente negativas.

Os principais objetivos da poda primaveril de arbustos de framboesa.

  1. Distribuição ótima de nutrientes para sua concentração na frutificação. Não é nenhum segredo que ramos enfraquecidos e jovens tiram uma parte significativa de energia e umidade.

  2. Garantindo o máximo conforto ao cuidar de uma framboesa. O fato indiscutível é que é muito mais difícil processar matagais densos do que arbustos limpos, desbastados e amarrados.

  3. Criação de condições confortáveis ​​para a colheita à medida que amadurece. Isso inclui a procura de frutas silvestres, que são muito mais visíveis nas plantas tratadas.

  4. Aumento de rendimento máximo. Todos os nutrientes economizados pela remoção de brotos e galhos desnecessários são enviados para a frutificação.

  5. Melhorando a aparência, o tamanho e o sabor dos próprios bagos. Isso se deve principalmente à iluminação, umidade e nutrição suficientes.

  6. Minimizando os riscos de ocorrência e desenvolvimento de doenças de plantas. Não é segredo que o fungo e os vírus estão se espalhando ativamente em arbustos densos, afetando o máximo de arbustos em tempo recorde. Isso é facilitado pelo contato constante e próximo dos brotos, bem como pelo acesso precário do ar e pela baixa ventilação desses matagais.

  7. Redução significativa nas populações de pragas em campos de framboesa... O desbaste facilita a higienização e também evita condições favoráveis ​​aos insetos.

  8. Segurança iluminação eficaz de plantas e desenvolvimento de fetos, também arejar.

Durante a poda de framboesas no início da primavera, é necessário livrar os arbustos dos seguintes ramos:

  • velhos que não darão mais frutos;

  • danificado;

  • infectados com doenças e pragas;

  • fraco e excessivamente magro;

  • congelado no inverno;

  • jovem, formando-se no sistema radicular da planta.

No processo de desbaste das framboesas, apenas os brotos mais fortes e completamente saudáveis ​​devem ser deixados. Caso contrário, você não deve contar com uma colheita rica e de alta qualidade.

Cronometragem

O procedimento descrito deve ser realizado em tempo hábil. Como mostra a prática, mesmo desvios aparentemente insignificantes do tempo ideal afetam negativamente a produtividade dos arbustos.

Vale ressaltar que a época de poda é determinada pela região e suas características climáticas. Previsivelmente, o primeiro a iniciar fábricas de processamento nas regiões sul.

O prazo aproximado dentro do qual a poda começa nas regiões da Federação Russa é o seguinte:

  • Território Krasnodar e outras regiões do sul - início de abril (em condições favoráveis, é possível a partir do final de março);

  • faixa do meio, incluindo a região de Moscou, - fim de abril;

  • Ural - início de maio;

  • Extremo Oriente e Sibéria - meados de maio.

Outro fator determinante são as reais condições climáticas. É importante lembrar que se a coluna do termômetro não ultrapassar zero, então é impossível aparar as framboesas.... Todo o trabalho necessário é realizado após o início do escoamento da seiva, até o surgimento de novos brotos. É altamente indesejável atrasar o desbaste para o estágio ativo da estação de crescimento. Nesses casos, as framboesas são muito mais dolorosas para suportar a separação dos ramos e os cortes demoram mais para cicatrizar, o que aumenta o risco de infecção.

Outro marco é o calendário lunar, popular entre os jardineiros e jardineiros modernos.

É importante notar que eles há muito reconheceram a importância das fases deste corpo celeste em termos de cuidados com as plantas de várias espécies. Com base nisso, muitas pessoas preferem podar arbustos de framboesa nos seguintes dias:

  • abril - 6, 11, 12, 18, bem como 19 e 24 a 30 inclusive;

  • Poderia - 2, 7, 12, 17 e 20, bem como de 25 a 28 inclusive, 30 e 31.

Como mostra a prática de longo prazo, o processamento de plantas nessas datas permite excluir reações dolorosas à poda. Paralelamente, o processo de vegetação é ativado e os botões "dormentes" acordam mais rápido. De acordo com o mesmo calendário, não é recomendado aparar framboesas:

  • 3, 4, 15, 17 de abril, bem como 20 e 22 de abril;

  • 1, 13 e 14, bem como 18, 19 e 29 de maio.

É importante notar que nos dias indicados, em geral, é indesejável a realização de qualquer trabalho, de uma forma ou de outra, relacionado ao cuidado de plantas... Acredita-se que isso pode causar uma desaceleração significativa no crescimento e redução dos rendimentos.

Ferramentas necessárias e regras de poda

O procedimento descrito prevê a presença de um determinado estoque. Sua lista é o mais simples possível e inclui:

  • faca de jardim;

  • lopper;

  • tesouras de podar;

  • luvas.

É importante que todas as ferramentas utilizadas estejam bem e corretamente afiadas. Paralelamente, deve-se ter atenção à desinfecção. Os ramos mais grossos e fortes são removidos com uma tesoura.

Se você usar tesouras de poda para isso, provavelmente o local do corte será irregular e rachado, o que levará a uma cicatrização prolongada e aumentará o risco de penetração de fungos.

A faca de jardim é projetada para remover a parte superior dos brotos.

As regras básicas de poda incluem vários pontos importantes.

  1. O principal fator para determinar o número de brotos restantes é o método de cultivo de framboesas.... Com as opções de trincheira e arbusto, esse número é de 10 e 5-6 ramos, respectivamente.

  2. É necessário levar em consideração a temperatura do ar e, o mais importante, a probabilidade das chamadas geadas de retorno.

  3. Obrigatório obrigatório siga o cronograma de trabalho recomendado.

Sujeito às regras básicas relativas ao utensílio utilizado, é garantida uma colheita rica e um sabor marcante dos frutos silvestres.

Esquemas de poda

Levando em consideração o tempo de trabalho e seus objetivos, existem várias maneiras de cortar corretamente as framboesas na primavera.... Vale ressaltar que pinçar é uma das formas de formar arbustos e aumentar sua fertilidade. Esse procedimento se resume a beliscar a coroa do broto na altura desejada, o que causa a ramificação.Essas operações são realizadas de maio até o final do primeiro mês do verão.

Separadamente, vale a pena focar no processamento de framboesas (padrão). Ao contrário da grande maioria das variedades comuns, esta variedade tem ramos muito fortes e bem desenvolvidos. Como resultado, esses arbustos parecem pequenas árvores.

Se não forem devidamente cuidados, esses canteiros de framboesa se transformam em uma floresta selvagem em miniatura que dificilmente dará uma colheita normal.

A poda oportuna e executada corretamente ajudará a evitar problemas.... Em primeiro lugar, você deve prestar atenção aos galhos velhos que não dão mais frutos. Freqüentemente, as variedades de árvores são podadas de duas maneiras. Na primeira vez, os brotos desnecessários são retirados no período do final de maio ao início de junho, quando a altura dos arbustos chega a 1 m, com isso, restam cerca de 5 brotos laterais até o final do verão.

A segunda poda é feita no ano seguinte, de meados ao final de maio, e os brotos são encurtados em cerca de 10 cm. É importante lembrar que as variedades padrão são despretensiosas e o cuidado delas não requer um grande gasto de tempo. Dados esses recursos é a framboesa que goza de popularidade recorde entre os jardineiros.

Escalonado

Este método de poda é mais relevante se o objetivo principal de todo o procedimento for estender o período de frutificação. O principal diferencial da técnica é a formação de 4 grupos de brotos. A poda em si é realizada da seguinte forma:

  1. os ramos mais altos devem ser cortados de cima em cerca de 10-15 cm;

  2. o segundo grupo mais alto é reduzido em 30 cm (geralmente em um terço);

  3. os ramos seguintes são cortados ao meio (aproximadamente 70 cm);

  4. o quarto grupo de brotos é cortado em 5 cm.

Como resultado desse tratamento dos arbustos, os galhos mais altos darão frutos primeiro.

Neste caso, a floração e a formação de frutos se estenderão aos seguintes grupos.

A última safra será trazida pelos "tocos" mais baixos próximos a agosto.

Corte duplo de acordo com Sobolev

Na prática, essa técnica provou ser exclusivamente positiva. Com essa poda, registra-se uma melhora múltipla na qualidade e um aumento no volume da safra. Os arbustos costumam dar frutos duas vezes por temporada. Ao mesmo tempo, o principal diferencial é a implantação passo a passo do procedimento com estrito cumprimento dos prazos de cada etapa. Vamos considerar a ordem das ações.

  1. No período de final de maio a início de junho, os ramos jovens são pinçados ou podados a um metro de altura, o que provoca o despertar dos botões "dormentes" e de sua vegetação ativa.

  2. Com a chegada da próxima estação, os ramos formados devem ser encurtados em 10-15 cm.

É importante levar em consideração que, como resultado de tais manipulações, a ramificação das buchas aumenta significativamente.

Além disso, todos os novos brotos parecerão árvores separadas e estão literalmente cobertos de flores.

De acordo com as regras de cultivo duplo não devem sobrar mais do que 5 brotos fortes.

Sanitário

Este tipo de processamento dos arbustos de framboesa é obrigatório na fase em que os botões estão inchados ou já começam a florir. A essência do procedimento de poda, neste caso, é remover galhos danificados e congelados durante o inverno. Paralelamente, é necessário livrar-se de todos os tiros fracos e finos. Como resultado das manipulações, é possível redirecionar todo o fluxo de nutrientes e energia da planta. Eles são guiados não pela vegetação e restauração dos ramos afetados, mas pela formação e maturação de uma boa colheita.

Para variedades remanescentes

É importante levar em consideração que essas variedades de framboesa se distinguem pela capacidade de frutificar tanto os brotos jovens quanto os velhos. Dado esse recurso, a poda é feita de duas maneiras.

  1. Para obter uma colheita abundante, o tratamento das plantas remanescentes começa com o corte dos ramos localizados perto do solo.... Isso é feito com o início da primeira geada. Na primavera, será necessário diluir o crescimento jovem, deixando alguns dos espécimes mais fortes.Este método é mais relevante para as regiões do norte.

  2. Se for necessário estender o período de frutificação, ou seja, remover duas safras, então são retirados apenas os brotos velhos (dois anos). Além disso, as primeiras bagas amadurecem nos galhos do ano passado na primeira metade do verão. A segunda colheita pode ser removida dos rebentos jovens no outono. Naturalmente, duas vezes por ano as framboesas dão frutos apenas em climas quentes.

É importante notar que, independentemente das condições, as variedades remanescentes se distinguem pela frutificação abundante... A planta dará toda a sua força para o amadurecimento da lavoura, que prevê o cuidado dos arbustos ao longo da safra.

Cuidados de acompanhamento

Cuidar bem dos arbustos de framboesa após a poda é tão importante quanto o procedimento em si. É importante lembrar que as plantas são especialmente vulneráveis ​​imediatamente após a remoção de brotos desnecessários.

E antes de tudo, vale a pena focar na alimentação. Como já observado, após a poda, os nutrientes são direcionados para o desenvolvimento dos ramos frutíferos.

Ao mesmo tempo, o número de ovários aumentará previsivelmente e, em paralelo, a carga no arbusto. A matéria orgânica será relevante para a alimentação da framboesa, a saber:

  • húmus;

  • cinza de madeira;

  • resíduos vegetais;

  • turfa;

  • serragem velha.

Se as framboesas são cultivadas em solo arenoso, é recomendado o uso de suplementos minerais. Antes de aplicar os fertilizantes, o solo deve ser umedecido, e eles próprios devem ser distribuídos uniformemente sob os arbustos com um ligeiro aprofundamento no solo.

O próximo ponto importante é uma liga competente de brotos desbastados e aparados. Eles são fixados em um feixe ou forma de leque a um suporte de treliça localizado horizontalmente. Uma liga bem feita torna muito mais fácil cuidar dos arbustos e também fornece ventilação uniforme. Também é importante lembrar que durante o amadurecimento da safra, os ramos frutíferos podem afundar no solo com o peso dos frutos.

Nessas situações, as frutas ficam sujas após a chuva e também são atacadas por formigas e outros insetos.

Além de tudo isso, não se deve esquecer um componente tão importante no cuidado de uma framboesa como o processamento de plantas. Na primavera, eles são especialmente vulneráveis ​​a doenças e pragas. Um remédio eficaz neste caso será o Bordeaux líquido, cuja concentração recomendada na solução para pulverização é indicada pelo fabricante na embalagem. Usualmente, 1% é suficiente para higienizar plantios, mas em situações com plantas dormentes, é permitido o uso de soluções mais saturadas... A primeira pulverização é feita assim que a neve derreter e um calor estável for estabelecido. O reprocessamento é executado imediatamente após o corte.

Dicas úteis

Em princípio, as framboesas pertencem à categoria de plantas despretensiosas. Porém, também requer alguns cuidados, dos quais o rendimento dependerá diretamente. Para fazer a poda correta dos arbustos, você precisa se lembrar de pontos importantes.

  1. Não fique com pena dos brotos, porque quanto mais houver, mais pobre pode ser a colheita.

  2. Os ramos secos são cortados ao nível do solo, ou seja, na raiz, sem deixar o cânhamo.

  3. A remoção e poda dos rebentos devem ser feitas com o máximo cuidado.

  4. É necessário excluir os danos aos botões e ramos adjacentes aos ramos cortados.

  5. É necessário respeitar estritamente o esquema e os termos de trabalho específicos.

  6. Rebentos verdes podados podem ser um bom material de plantio.

  7. Um dos inimigos mais perigosos de uma boa colheita são as densas framboesas. Devido à falta de nutrição, umidade, luz e fluxo de ar, as bagas inevitavelmente começarão a encolher e os próprios arbustos doerão.

Visto que a poda, entre outras coisas, visa atualizar os arbustos e sua saúde, esse procedimento não pode ser ignorado. E isso sem falar no aumento efetivo dos rendimentos.

Infelizmente, às vezes até jardineiros e jardineiros experientes cometem certos erros ao executar o trabalho correspondente.

Os equívocos mais comuns incluem o seguinte.

  • Freqüentemente, a mão não sobe para um crescimento forte e bem desenvolvido. Ao mesmo tempo, é errado acreditar que sua remoção afetará negativamente a colheita.

  • O excesso de brotos é removido superficialmente... Freqüentemente, os jardineiros iniciantes apenas aparam a parte externa do arbusto para se livrar do crescimento extremamente jovem. Os galhos que permanecem dentro da framboesa levam ao seu crescimento excessivo. Como resultado, a frutificação piora e o risco de desenvolver doenças aumenta.

  • Ao desbastar, há entrelaçamento de ramos que podem se tornar a causa da propagação de infecções.

  • Danos renais devido a ações ineptas e pressa durante a poda levam a consequências extremamente negativas.... Isso pode ser evitado seguindo os esquemas e regras básicas. É importante lembrar que os maiores brotos são removidos primeiro e, em seguida, os menores.

  • Freqüentemente, os jardineiros apenas encurtam os brotos e removem os galhos secos. Na prática, essa higienização de plantas não é suficiente. Não se esqueça da necessidade da correta formação dos arbustos de framboesa.

Resumindo, é preciso lembrar mais uma vez que, apesar da despretensão das framboesas, ela precisa de cuidados competentes... A poda correta e oportuna permitirá que você cultive frutos grandes com bom gosto. Ao mesmo tempo, serão proporcionadas condições confortáveis ​​para o cuidado dos arbustos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário