Recursos e esquemas para poda de framboesas

Contente
  1. Por que o procedimento é necessário?
  2. Visão geral dos métodos
  3. Como podar corretamente para a temporada?
  4. Poda de arbustos negligenciados
  5. Como podar variedades remanescentes?
  6. Cobertura superior após poda

O processo de poda da framboesa é uma etapa essencial e essencial no cuidado do seu jardim e a chave para a colheita de frutas grandes e suculentas. Sem poda, os rebentos da framboesa perdem a força e deixam de dar fruto. É muito fácil evitar o engrossamento da framboesa: basta podar - nos meses de primavera, verão e outono. Infelizmente, poucas pessoas sabem como executar esse procedimento adequadamente.

Por que o procedimento é necessário?

A framboesa é uma planta arbustiva que dá frutos com excelente sabor e propriedades medicinais. Freqüentemente, os jardineiros limitam seu trabalho com framboesas apenas ao plantio de brotos. Nesse caso, os canteiros de baga ficam intransitáveis, cheios de arbustos disformes, dos quais é impossível colher. Somente uma framboesa bem cuidada pode produzir muitos frutos silvestres. A poda é uma etapa importante no cuidado de um arbusto de framboesa.

A poda é considerada uma medida que visa melhorar a qualidade dos frutos e criar condições para a formação de arbustos fortes. Geralmente consiste nas seguintes etapas de trabalho:

  • remoção de brotos mortos;
  • podar ramos doentes, deformados ou danificados;
  • poda de ramos saudáveis;
  • remoção de crescimento excessivo nas raízes.

Vejamos os principais objetivos da poda.

  • Preservação da frutificação. A vida do arbusto é de dois anos e, após a temporada, os brotos que deram frutos morrem. Como resultado, para obter uma nova safra, a planta precisa formar arbustos ou podas.
  • Galhos secos e não cortados com dois anos de idade contribuem para a compactação do arbusto e inibem o crescimento de hastes jovens. No final, costuma-se deixar cerca de 10 caules jovens e fortes por metro quadrado. Só assim os arbustos receberão a quantidade de calor necessária para uma rica colheita.
  • Maior rendimento. Os arbustos de framboesa têm raízes fortes e sempre frutificam bem. Isto leva a uma redução do número de ovários e a uma deterioração da qualidade dos bagos. A poda também é usada para impedir a propagação descontrolada de raízes e brotos.
  • A presença de muitos ramos antigos e a expansão do mato provocam o aparecimento de parasitas., o desenvolvimento do fungo e o crescimento do número de bactérias, o que afeta negativamente a frutificação e leva à morte de toda a planta.

Visão geral dos métodos

Existem duas opções principais para a poda de framboesas.

Dobro

Os arbustos começam a se formar no início de março e terminam no próximo ano. A seguir, daremos uma olhada mais de perto no esquema de cultivo duplo.

  • O primeiro processamento é realizado de 25 de maio a 5 de junho. Os brotos devem ser cortados a 10 cm da copa.
  • No outono aparecem 4 a 8 novos brotos de 50 cm de comprimento, que devem estar dormentes e não será feita mais poda nesta temporada.
  • Um ano depois, quando as primeiras folhas aparecem nos ramos laterais, reduza a altura em 13 cm, o que estimula o crescimento de botões dormentes, que podem crescer 10 vezes antes de o fruto começar a se formar.

A poda dupla é relevante com um bom conhecimento das condições e do momento de encurtamento dos brotos. Se você aplicar todas as regras corretamente, uma pequena framboesa crescerá no lugar de um rebento, que logo ficará coberto de frutas suculentas e dará ao jardineiro uma rica colheita.

A desvantagem desse método é que os arbustos de framboesa ficam mais espessos, a luz do sol e a circulação de ar nos arbustos se deterioram, por isso a árvore pode adoecer muitas vezes e às vezes perder safras.

Para fins de reprodução

Do corte de fortes rebentos jovens, os proprietários podem obter material de alta qualidade para a propagação de arbustos. Para isso, os seguintes pontos devem ser estritamente observados.

  • O botão superior é cortado do caule do novo rebento. O corte deve ser feito sob a folha. Isso é feito para interromper o seu crescimento e direcionar toda a sua força para a formação de raízes.
  • As estacas devem ser tratadas com um estimulante de crescimento e os cortes devem ser feitos no primeiro entrenó. Isso ajudará a estimular a formação de raízes. Em seguida, as mudas devem ser colocadas em uma jarra com água limpa. A água é derramada nos entrenós danificados na parte inferior. Não há necessidade de substituí-lo, você só precisa reabastecê-lo à medida que cresce.
  • Depois que as raízes aparecerem, plante as mudas no lugar.

A principal vantagem deste método é que as estacas mantêm todas as qualidades da variedade original.

Como podar corretamente para a temporada?

O processamento deve ser concluído em tempo hábil. Parte do trabalho é feito durante a colheita do outono e outros na preparação para a estação de crescimento da primavera.

Primavera

Considere os principais objetivos da poda da primavera:

  • estimulação do desenvolvimento lateral do rim;
  • criando boa iluminação para o arbusto;
  • suspensão do desenvolvimento dos brotos centrais;
  • controle preventivo sobre possíveis surtos de doenças e aparecimento de insetos.

As framboesas devem ser aparadas assim que a neve derreter no jardim. Não há necessidade de esperar até que o solo esteja completamente aquecido:

  • usar tesouras de jardim para remover botões fracos ou mortos; podar brotos infectados;
  • retire os brotos anuais, deixando cerca de 7 peças. no mato;
  • encurte os ramos restantes para que cada um dos rebentos tenha cerca de 130 cm de comprimento.

Existe outra maneira de encurtar o comprimento do caule. Esse esquema é chamado de método de escada.

Todas as hastes são divididas em quatro partes. A primeira parte - os caules moribundos - são cortados diretamente da raiz. Os outros três tipos de brotos são podados da seguinte forma:

  • o primeiro deles é cortado a uma distância de 10-15 cm do topo;
  • o segundo - a uma distância de 20 cm;
  • o último grupo deve ser cortado de forma que a metade do caule permaneça.

Assim, quanto mais longos os brotos, mais cedo eles florescerão e começarão a dar frutos, seguidos dos curtos. Somente no final do verão as metades cortadas começarão a dar frutos.

Verão

O trabalho de verão com arbustos de framboesa começa com a prevenção. Quando os arbustos estiverem florescendo, verifique se os brotos murcharam devido a doenças ou infecções virais. Corte os brotos doentes até a primeira folha saudável.

Em julho e agosto, também são tomadas medidas para prevenir o crescimento de framboesas largas. O crescimento excessivo deve ser removido imediatamente. Este procedimento é realizado com um podador. Você precisa cavar até a profundidade de uma baioneta, cortando o excesso de brotos. O processamento de framboesas no verão permite que os ramos frutíferos se desenvolvam ativamente no meio da framboesa.

Outono

O processamento das framboesas no outono pode ser feito no final da frutificação, ou seja, no final do verão ou início do outono: nessa época, os brotos de dois anos que já frutificaram já começam a morrer. Para começar, você deve examinar cuidadosamente os arbustos e determinar os brotos que acabaram de dar frutos e os novos que darão frutos no próximo ano.

A poda de outono consiste em várias etapas.

  • Em primeiro lugar, corte os ramos das mudas com dois anos de idade na base.
  • Deixe os brotos mais fortes, ou seja, aqueles que crescem mais perto do centro do arbusto.
  • Os rebentos fracos e lentos devem ser cortados porque não darão frutos bem.
  • Os brotos fortificados localizados longe do arbusto são cortados das raízes principais com uma pá e usados ​​como material de plantio. O transplante deve ser feito na primavera ou outono.

Poda de arbustos negligenciados

Quase todos os residentes de verão estão interessados ​​em saber se é possível estender a estação de cultivo de uma framboesa sem destruir a antiga, que já rendeu uma colheita de 10-15 anos ou mais? É possível que o rejuvenescimento parcial seja feito melhor nos dias quentes de outono ou primavera. Para fazer isso, você precisa agir assim.

  • Identifique arbustos velhos e de baixo rendimento e corte-os.
  • Use uma pá para recolher a área ao redor do arbusto e, em seguida, corte cuidadosamente as raízes restantes. É preciso trabalhar com cuidado para não danificar os botões adventícios, que estão localizados ao longo das raízes principais.
  • Preencha os buracos resultantes das raízes com composto. Um ano depois, as mudas aparecerão crescendo a partir de novos rizomas.

O processo de corte das raízes deve ser continuado por 3-4 anos, os arbustos frutíferos velhos serão removidos gradualmente.

Como podar variedades remanescentes?

Os métodos de processamento descritos acima são usados ​​por jardineiros para variedades comuns de framboesa que dão frutos uma vez.

As variedades de framboesa reparadas apresentam várias vantagens.

  • Eles dão frutos muitas vezes durante a estação de crescimento.
  • Esses arbustos são de alto rendimento, possuem botões superiores nos brotos, portanto, frutificam desde o primeiro ano. Portanto, se alguns dos ramos morrem após a primeira temporada, o rendimento da planta cai significativamente.

Se você escolheu variedades remanescentes, o processo de poda é executado na seguinte ordem.

  • Após a frutificação, corte todas as partes aéreas dos galhos mortos.
  • Afrouxe o solo ao redor do arbusto e regue. Isso evitará que os arbustos congelem no inverno e será forte o suficiente para produzir muitos frutos no próximo ano.
  • Depois que os primeiros botões aparecerem na primavera, desinfete-os removendo os botões congelados ou secos para o primeiro saudável.

Os rebentos saudáveis ​​irão desenvolver-se e produzir uma colheita de baga de alta qualidade. Respeitando as regras, todo jardineiro pode alcançar os resultados esperados na forma de uma boa colheita, deliciando a si e à sua família com frutas suculentas e um remédio confiável para resfriados.

Cobertura superior após poda

Após a frutificação, as plantas precisam de fertilização. Devido ao seu crescimento ativo, as framboesas empobrecem a terra, privando-a de nutrientes importantes. No outono, é necessário realizar operações complexas para preparar o arbusto para a estação fria. Antes de fertilizar arbustos, os especialistas recomendam que primeiro você os limpe bem, enxágue-os, removendo ervas daninhas e brotos mortos. É necessário fornecer minerais e matéria orgânica às framboesas após a poda. Os jardineiros desaconselham o uso de fertilizantes frescos em árvores de framboesa, pois isso levará à morte da planta.

O solo ao redor das plantas deve ser coberto com cobertura morta a cada outono com uma camada de turfa de 10-15 cm. Isso é especialmente importante em áreas com frio extremo. Isso melhora a qualidade do solo e as plantas recebem nutrientes minerais para a próxima estação.

  • Recomenda-se o uso de fertilizantes de 2 a 3 anos aplicados a uma taxa de 5 kg por 1 sq. m, pelo menos uma vez a cada 3 anos. Use esterco de galinha diluído 1:20 com água. A solução é injetada no solo sob as raízes, 1 litro por planta.
  • A cinza restaura a acidez da terra e satura as framboesas com potássio. Antes do início do frio, adicionar de 10 a 150 g para cada planta, este procedimento também ajuda a repelir as pragas que passam o inverno no solo.
  • Composto feito de cortes de grama, folhas caídas e restos de plantas é uma excelente fonte de nutrientes: há meio balde de composto por quadrado.
  • O cultivo de adubo verde é considerado um tipo eficaz e popular de fertilizante orgânico. A mostarda é plantada, cortada e processada para produzir húmus.

Fertilizantes orgânicos e minerais são usados ​​alternadamente. Recomenda-se o uso de substâncias que contenham fósforo e potássio. Entre os fertilizantes fosfatados, o superfosfato é prioritário: 65 gramas devem ser enterrados a uma profundidade de 10-15 cm.

Você pode fazer uma solução fertilizante para um arbusto de framboesa com suas próprias mãos.

  • Encha um barril de plástico 2/3 cheio com grama cortada ou vegetais (cenoura, beterraba, nabo), adicione 1,5 xícaras de cinza de madeira, 150 g de esterco de galinha (vermicomposto, composto) e 100 g de giz.A mistura resultante deve ser vertida com água quente, o recipiente deve ser bem fechado e deixado a fermentar durante duas semanas. Em seguida, dilua 0,5 litros de solução em 10 litros de água e aloque 3 litros para cada planta.
  • Combine 10 litros de água e 30 gramas de sulfato de potássio, pulverize a mistura resultante em 1 metro quadrado de solo.
  • Diluir 4 g de sulfato de zinco e 6 g de sulfato de manganês em 10 litros de água.
  • Adicione 50 gramas de superfosfato e 10 gramas de cinzas a uma garrafa de água de 10 litros. As plantas jovens devem ser regadas com mais freqüência.

A abertura de valas é um método de manutenção eficaz. Em seguida, uma grande quantidade de solução fertilizante é derramada neles e coberta com cobertura morta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário