Tudo sobre raízes de framboesa
Quase todo jardineiro e jardineiro estão bem cientes dos problemas que podem ser encontrados devido à presença de uma framboesa no local. Para entender as razões de tais fenômenos, vale aprender tudo sobre as raízes dessa cultura. Não é segredo que a maioria das variedades de framboesa são capazes de brotar em canteiros vizinhos já no primeiro ano de vida. Ao mesmo tempo, o arbusto preenche ativamente tudo ao seu redor, se medidas eficazes não forem tomadas em tempo hábil.
Características estruturais
Apesar da ocorrência superficial do sistema radicular, as próprias raízes deste tipo de planta de jardim podem esticar-se até 2 metros e, no caso de variedades remanescentes, o seu comprimento chega a 4 metros.
A razão para o crescimento ativo das framboesas comuns em todas as direções é a formação de um grande número de brotos de raiz.
Existem outras características que distinguem as raízes de framboesa.
-
Cerca de 97% do sistema consiste em raízes, cujo diâmetro não excede 2 mm.
-
Nos locais onde os brotos são formados, o tamanho das raízes aumenta significativamente.
-
Os rebentos crescem a partir de botões subterrâneos.
Quão profundo eles crescem?
Deve-se notar que as raízes axiais são uma característica distintiva exclusivamente dos arbustos de framboesa mãe. Em situações com plantas filhas, este elemento é formado por raízes adventícias. Ao mesmo tempo, a profundidade de ocorrência e crescimento é determinada por fatores-chave.
-
Características da variedade.
-
Condições da planta, em particular densidade de plantio.
-
Características de cuidado (rega, alimentação, poda, liga).
-
Composição e qualidade do solo.
Como mostra a prática da jardinagem, o maior espessamento dos brotos do sistema radicular localiza-se na maioria das vezes na profundidade de 10 a 20 cm, ou seja, no chamado horizonte cultivável. A profundidade de crescimento das raízes depende do solo. Portanto, o solo arenoso é favorável para framboesas. E, neste caso, o indicador em consideração é determinado por características de arenitos como:
-
má retenção de umidade;
-
lavar os nutrientes em camadas mais profundas;
-
estrutura solta;
-
aquecimento excessivo no verão das camadas superiores.
Como resultado, as raízes, em busca de umidade e nutrição, sem encontrar resistência perceptível em seu caminho, aprofundam-se facilmente até 1,5-2 metros.
Se a planta da framboesa for plantada em solo argiloso, os seguintes pontos importantes devem ser considerados:
-
a densidade da estrutura do solo;
-
difícil passagem de umidade, que, como resultado, muitas vezes estagna próximo à superfície;
-
distribuição uniforme de nutrientes;
-
fraco aquecimento na primavera.
Previsivelmente, nessas condições, as raízes ficarão concentradas a uma profundidade que varia de 15 a 60 cm.
O que fazer para impedir o crescimento de framboesas?
Como mostra a prática, sem restrições, a framboesa é capaz de crescer muito rapidamente no campo ou no jardim dentro de toda a parcela. As medidas existentes e utilizadas pelos jardineiros destinadas a garantir que os arbustos não se arrastem em todas as direções podem ser divididas em vários grupos.
-
Mecânica, na lista das quais desenraizamento, instalação de barreiras, inclusive de materiais de sucata, bem como podas sanitárias regulares.
-
Químico, ou seja, o uso de fertilizantes, cuja ação visa o fortalecimento da parte aérea das plantas, e não de seu sistema radicular.
-
Agrotécnica, permitindo limitar o crescimento das framboesas com o plantio dos vizinhos necessários.
A poda correta e oportuna dos brotos oferece não apenas maior produtividade e proteção contra doenças. Para evitar que o plantio tome conta de tudo ao seu redor, é recomendável realizar certas ações na primavera ou no final do outono.
-
Remova todo o crescimento excessivo.
-
Corte os caules velhos dos arbustos-mãe.
-
Encurte o crescimento jovem.
-
Elimine enteados secos.
É importante considerar que em situações com framboesas negligenciadas, a poda pode muito bem se tornar um fator provocador para a formação ativa de brotos. A única saída neste caso seria o desenraizamento total.
A maneira mais fácil de restringir fisicamente o crescimento excessivo é cercar a árvore de framboesa para que as raízes não tenham a oportunidade de se desenvolver em todas as direções. Uma alternativa seria bloquear cada colmeia separadamente. É importante monitorar a integridade da cerca, independentemente de quais materiais e esquemas serão usados. Um fator igualmente significativo será a profundidade de imersão no solo de tais cercas. As funções deste último são freqüentemente desempenhadas por diversos materiais.
-
Ardósia. As telhas são colocadas com uma sobreposição de 15 cm, o que garante a estanqueidade das juntas.
-
Chapas instaladas de acordo com o princípio semelhante à versão anterior. A principal desvantagem neste caso é a suscetibilidade do material à corrosão.
-
Polietileno denso capaz de prevenir o supercrescimento de framboesa por 3-5 anos.
A prática provou que a melhor opção para uma barreira de filme é uma barreira hidro usada na execução de trabalhos de cobertura. Este material possui reforço em tecido e é comercializado em rolos de 50 metros, o que permite a sua colocação em todo o perímetro de áreas bastante extensas.
A fertilização com nitrogênio das plantas ajuda a redirecionar sua energia para o desenvolvimento da folhagem e dos brotos. Paralelamente, o crescimento do sistema radicular é suspenso, que é o objetivo principal. A fertilização adequada deve ser aplicada durante os períodos de abril a maio e de setembro a outubro. Esses são os estágios mais ativos do crescimento da raiz. Vários remédios conhecidos ajudarão a garantir uma concentração suficiente de nitrogênio no solo.
-
Uréia, que é um fertilizante altamente eficaz. Em um "quadrado" de framboesas, adicione de 2 a 4 litros de solução preparada na proporção de 50 g de carbamida por 10 litros de água.
-
Sulfato de amônia, é um elemento eficaz de curativos complexos.
-
Nitrato de amônio contendo até 35% de nitrogênio. Pode ser aplicado como fertilizante independente ou em combinação com outras substâncias. A norma é 10-30 g de cobertura por "quadrado". O principal é que o solo esteja seco, pois esse salitre é rapidamente lavado.
-
Nitrato de cálcio. É importante esmagar bem os caroços antes de aplicar, o que melhorará a absorção do curativo de cobertura. Seu consumo médio é de 30 a 50 gramas por metro quadrado.
É importante lembrar que a alimentação com nitrogênio no verão pode ter um efeito extremamente negativo na frutificação.
Outro método popular e eficaz de conter framboesas é plantá-las ao redor do perímetro de seus concorrentes. Seu sistema radicular satura o solo com resíduos, o que, por sua vez, impede o desenvolvimento das raízes da framboesa. Neste caso, estamos falando de algumas plantas.
-
Alazão, liberando taninos para o solo, criando condições desfavoráveis para o objeto de contenção. É importante que o canteiro tenha pelo menos 0,5 m de largura ao plantar folhagens em 3 fileiras.
-
Metlitsa - uma erva daninha com sistema radicular denso e ramificado. Paralelamente, é capaz de conferir ao fruto contido um aspecto estético.
-
Alho, que deve ser plantada ao redor da framboesa em 2-3 fileiras contínuas.
Na escolha de um método específico, é necessário levar em consideração fatores como as características do solo no local, bem como o seu tamanho. Por exemplo, para solos pesados, os métodos de contenção mecânica serão mais adequados. Quando se trata de solo leve, vale a pena considerar os procedimentos agronômicos e químicos.Um fator igualmente importante serão os recursos de que o jardineiro tem à sua disposição. Nem todos têm a oportunidade de dedicar tempo suficiente a determinados eventos.
Quais variedades não proporcionam crescimento de raízes?
Inicialmente, é importante observar que a reprodução dessas espécies das plantas descritas torna-se mais complicada devido às peculiaridades do sistema radicular. Ao mesmo tempo, as variedades remanescentes apresentam vantagens importantes.
-
Despretensão às condições de cultivo.
-
Maior resistência a várias anomalias naturais.
Como resultado do trabalho dos criadores, surgem constantemente variedades de framboesa que, entre outras coisas, devido às propriedades únicas das raízes, crescem bem em climas frios. Por exemplo, existem diversas variedades que não proporcionam crescimento de raízes.
-
"Cap of Monomakh" - variedade de framboesas cuja principal característica distintiva é a estrutura original do próprio arbusto. Externamente semelhante a uma pequena árvore, cresce até 1,5 m de altura e ao mesmo tempo tem 3-4 brotos com galhos. Bagas densas e bastante grandes (até 10 g) são apreciadas em seu verdadeiro valor pelos jardineiros da região de Moscou e regiões centrais da Rússia.
-
"Beleza de outono" - uma variedade remanescente popular de framboesas entre os jardineiros. Os frutos com peso até 4 g distinguem-se pelo bom gosto e são facilmente separados do pedúnculo. Até 7 kg de frutos maduros são colhidos de um arbusto. Nas condições da região de Moscou, o pico da segunda frutificação ocorre em meados de setembro.
-
"Golden Domes" e "Hercules" - vistas despretensiosas, que são a melhor solução para as regiões centrais. Cerca de 80-90% da safra é colhida até o início de outubro.
-
"Diamante" - uma variedade caracterizada por uma frutificação abundante (até 3 kg de colheita são colhidos no mato). Os bagos têm forma cónica, têm uma cor rubi brilhante e um sabor adocicado com um ligeiro azedume. O peso do fruto chega a 7 g.
Resumindo, é importante notar que todas as variedades híbridas existentes atualmente são caracterizadas por altos rendimentos. Eles se sentem confortáveis tanto em condições climáticas extremas quanto em regiões com clima ameno e geadas tardias.
O comentário foi enviado com sucesso.