Como a framboesa preta é diferente da amora?

Contente
  1. Como saber por um arbusto?
  2. Diferenças em espinhos
  3. A diferença na frutificação
  4. Outras diferenças

Amoras e framboesas pretas não são a mesma coisa que muitas pessoas pensam. As bagas são realmente muito semelhantes, mas também apresentam diferenças significativas. Algo que eles têm em comum: saboroso, saudável, com grandes qualidades decorativas e relativamente fácil de cuidar. Eles podem ser plantados em uma área se a escolha for difícil e você quiser cultivar tudo, mas só sem a vizinhança. Tão semelhantes como irmãs, mas amoras e framboesas pretas não andam lado a lado.

Como saber por um arbusto?

A aparência exata do arbusto não depende da espécie, mas da variedade. Por exemplo, na cultivar "Cumberland" (framboesa preta) arbusto é poderoso e espalha-se. Já o "Bristol" chegará a 3 m de altura, por isso terá que ser amarrado.

Mato extenso e variedade «Vez", tem espinhos grossos e, portanto, amarrar a planta e depois colher - essas ainda são tarefas. O arbusto pode crescer até 2,6 m. A framboesa preta "Boa sorte" vai crescer até 2 m, mas esta variedade tem poucos espinhos, o que significa que os veranistas a preferem a muitos outros "irmãos".

E, no entanto, o que os arbustos de framboesa preta têm em comum:

  • os caules da planta têm uma aparência cadente, um tom cinza-esverdeado; no inverno, a cor muda para um marrom estável;
  • as folhas são ovóides;
  • as flores são coletadas em um pincel;
  • pétalas oblongas;
  • primeiro, os frutos das framboesas são verdes, depois, quando maduros, tornam-se vermelhos e já maduros adquirem completamente a cor preta.

As amoras-pretas são semelhantes às framboesas no sentido de que a forma do arbusto e as suas características também são determinadas pela variedade. Portanto, "Black Satin" será um arbusto vertical de dois metros (máximo). Os rebentos fortes e fortes da variedade de amora-preta "Agavam" atingem já os 3 m de altura e deverão ser cobertos para o inverno. A variedade "Ruben" é resistente ao gelo, é ereta, não requer apoio, é a preferida de muitos jardineiros. A popular variedade "Navajo" é boa porque a planta não tem espinhos, e a altura de dois metros é conveniente no processo de cuidar do mato.

O que as diferentes variedades de arbustos de amora-preta têm em comum:

  • alta semelhança com framboesas;
  • forma ereta de brotos, às vezes semi-deitada;
  • longos brotos;
  • todas as espécies selvagens com espinhos;
  • arbusto mais denso;
  • quando usadas, a cor das hastes não muda - elas são verdes escuras e permanecem.

Parece que a descrição dos arbustos por si só ainda não é suficiente para entender claramente a diferença. Teremos que "quebrar" a cultura em partes, porque as diferenças são detalhadas e não apenas externas.

Diferenças em espinhos

Galhos pontiagudos são comuns a ambas as espécies, porque os espinhos os tornam assim. Apenas variedades de amora-preta cultivadas seletivamente resultam lisas, sem espinhos. Os crescimentos acentuados das framboesas pretas são quase idênticos aos encontrados nas framboesas vermelhas mais comuns. Os ramos são densamente cobertos de espinhos, o que os torna visualmente felpudos.

As amoras têm espinhos maiores do que as framboesas. E na forma são curvos, quase um em um com os que a rosa tem. São mais grossos e nítidos, enfim, parecem muito mais perigosos do que espinhos de framboesa. E, finalmente, o efeito de pilosidade não é criado, uma vez que os galhos não são pontilhados muito densamente.

A diferença na frutificação

No caso das amoras, esse período é mais prolongado e dura em média um mês e meio. As variedades silvestres costumavam começar a dar frutos assim que o verão cruzava o equador, mas os criadores conseguiram desenvolver variedades que davam frutos em épocas diferentes. Isso foi feito a pedido dos jardineiros, o que significa que novas variedades começaram a ser procuradas. Por exemplo, no início de junho, quase no início do verão, a colheita será dada por Natchez e Columbia Star.Em julho será possível desfrutar das variedades LochNess e Loughton. E quem quer saborear frutos silvestres no final do verão, tendo também capturado setembro, deve prestar atenção às variedades "Smutstem", "Triple Crown".

Também há opções com framboesas. Por exemplo, no início do verão, eles se deliciarão com as frutas vermelhas Cumberland e Boysenberry. Ugolyok e Luck são variedades populares de framboesa preta no meio da temporada, e o Bristol produz no final do verão. Ou seja, de acordo com este indicador, os bagos são quase iguais. E a principal vantagem dessa variabilidade no tempo de amadurecimento é que você pode organizar a frutificação da estação inteira em um local: selecione variedades para que os frutos amadureçam ao longo da estação (de junho a setembro).

Claro, se a área do local permitir, e se os donos estiverem prontos para "consertar" os arbustos todos os meses.

Outras diferenças

A framboesa preta é uma planta perene com um ciclo de crescimento de dois anos. No primeiro ano, os brotos vão crescer, no segundo eles vão colher. Os brotos anuais serão finos, ramificados, com uma flor azulada perceptível, com topos visivelmente pendentes. As crianças de dois anos já estão ficando rígidas, ficando marrons, a flor pode ser roxa e vários espinhos aparecem nos brotos. O sistema radicular da framboesa preta é profundo, está bastante desenvolvido. Não há crescimento das raízes (como acontece com as framboesas vermelhas), o que significa que a reprodução se faz por estratificação e também enraizando as copas. A bucha em si é compacta, os cílios têm até 3 m, têm formato de arco, terão que ser cortados. Muitas variedades de bagas pretas são resistentes ao frio, adoecem um pouco e quase não têm medo de insetos perigosos.

As amoras silvestres também são perenes e têm uma estação de cultivo de dois anos. Mas o ciclo deste último pode ser de um ano quando se trata de variedades remanescentes. As formas dos arbustos de amora-preta são diferentes: eretas, rastejantes e até semi-rastejantes. Os rebentos são muito longos e flexíveis, pelo que muitas vezes também requerem poda.

Na maioria das variedades, os chicotes são expressivamente espinhosos, e apenas os híbridos se distinguem pela ausência de espinhos.

Período de amadurecimento

As amoras-pretas têm um período de vegetação mais longo do que as framboesas-pretas. As primeiras variedades amadurecem por cerca de um mês e meio. No final, esse período pode se estender até 2 meses. Curiosamente, no mesmo galho, os frutos podem amadurecer em momentos diferentes. E isso prolonga o tempo de colheita, ou seja, será possível festejar com amoras por um tempo relativamente longo.

As framboesas distinguem-se pela elevada resistência ao frio, o que equivale ao facto de amadurecer mais rapidamente. A primeira safra costuma ser colhida em junho. Parece que, a este respeito, as framboesas pretas são mais lucrativas. Mas as variedades remanescentes desse tipo rendem apenas uma vez por ano (de acordo com o esquema clássico), mas as amoras-pretas às vezes são colhidas até a primeira geada. Para aqueles que priorizam frutas frescas em vez de preservação, esta duração da época de colheita é extremamente importante.

Aparência de fruta

A framboesa é mais arredondada, seu formato é bastante hemisférico. As amoras silvestres são mais oblongas, muito semelhantes, neste sentido, às framboesas vermelhas. Framboesas pretas têm um núcleo oco, amoras não. Se você remover as framboesas de um arbusto, permanece um receptáculo. O blackberry vai sair imediatamente com o talo.

Gosto

As framboesas pretas dispensam aquela acidez característica pela qual as amoras são tão apreciadas. Framboesas são doces, e esse sotaque aromatizante vem à tona, não importa o que se diga. Em termos de suculência e consistência, as framboesas pretas estão mais próximas das variedades tintas. Certos tipos de amoras têm um sabor picante pronunciado. Portanto, esta baga pode ser adicionada a saladas inusitadas, que devem surpreender com o sabor multicamadas.

Ambas as frutas são boas para saladas de frutas clássicas. Eles são usados ​​para decorar sobremesas, sorvetes, por exemplo. Eles são adicionados a iogurtes e leite. E, claro, em um prato você pode combinar as duas frutas, embora na área de uma vizinhança dessas frutas não funcione.

Cuidado

E embora os laços familiares sejam óbvios entre as plantas, eles realmente se dão mal entre si.Você não pode plantá-los por perto, será um fracasso em qualquer caso. Ou seja, em um site, é claro, é possível, mas no bairro - não. E esses arbustos nem são plantados um após o outro. Com o que você não pode resolver framboesas pretas e amoras: com outras variedades de framboesas, berinjelas, tomates, batatas. Este é um tabu para ambos os tipos de bagas.

Aprenderemos como cuidar de amoras e framboesas.

  • Amoras são relativamente despretensiosas, elas adoram umidade, mas suportam um pouco de falta de água (mas se as framboesas pretas forem deixadas sem umidade, elas morrerão rapidamente).
  • As framboesas crescem e se desenvolvem calmamente à sombra, as amoras não toleram isso.
  • As framboesas toleram bem a geada, o que não se pode dizer das amoras. A baga deve ser coberta para o inverno. As framboesas, por outro lado, não são intimidadas por uma queda de temperatura até -25 ° C.
  • Ambas as plantas têm boa imunidade, mas ainda não são "imortais". Se sofrem de alguma coisa, é do fungo. Eles podem ser atacados por septórios, oídio, podridão branca. Dentre as pragas, pulgões, besouros, carrapatos e ursos são especialmente perigosos para as plantas.

Os requisitos para o cuidado são simples: trabalho preventivo contra doenças e pragas, poda oportuna, rega, colheita, abrigo para o inverno se necessário, cobertura morta, amarração de galhos, bem como uma compreensão clara da vizinhança aceitável / inaceitável.

Reprodução

Nisso, as culturas são as mais semelhantes possíveis. As sementes podem ser compradas na loja ou você mesmo pode coletá-las dos frutos maduros (primeiro secando-os). Você também pode usar o método de divisão do arbusto, que é realizado no outono ou na primavera. Mas os velhos arbustos não se dividem - seria um procedimento inútil. Para propagar plantas em camadas, variedades trepadeiras são escolhidas, elas são colocadas no solo.

O método de propagação por jovens rebentos de raiz também é adequado: na primavera são separados da raiz comum, transplantados. O método do rim dormindo também é bom. É necessário cortar os brotos com três botões do arbusto na queda. Para o inverno, eles são enviados para a geladeira ou para o porão. No final de fevereiro, eles tiram e colocam na água com os rins.

As estacas também são utilizadas com estacas verdes ou estacas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário